Intel, o dilema dos Mhz

pnabais

Power Member
Bem, o artigo está aqui ...

http://www.theinquirer.net/?article=5230

e refere um pormenor que não deixa de ter uma certa graça ...

No proximo ano a Intel ira lançar o Banias para portateis.

No entanto o CPU, que têm muito bom aspecto, têm um pequeno inconveniente ... suporta clocks mais baixos que o PIV-M.

Por isso, parece que para ver alguem da Intel todo azul basta perguntar:
"Então, mas porquê é que os Mhz interessam para os desktops mas não interessam para portateis?"
 
LOL

A intel e continua a bater na mesma Tecla, mas espero que os fabricantes de portáteis começem a frequentar alguns Fóruns, pois se continuarem a deixarem-se levar pela intel podem ter algumas desilusões. Mas depois em relação aos AMD para portáteis temos um problema aquecem muito e a ventilação de um Laptop é muito fraca.

Há umas semanas estive c/ um nas mãos c/ um AMD, e depois de jogar Quake 3 alguns minutos e teclado parecia uma fritadeira, agora digam o pensam fazer para resolver o problema de aquecimento, de certeza que não vamos andar c/ todo um sistema de WC atráz de nós para arrefecer o processador.
 
PNabais,

Ultimamente tenho delirado com as opiniões dos AMD biased
boys e da veborreia que libertam para justificar o injustificável.
Por isso resolvi intervir.

Os temas mais discutídos no próximo ano serão sem dúvida
o Banias vs. nada e o Hammer vs. Prescott.

A resposta à tua pergunta é simples. Basta olhar para a
diferença entre um Desktop e um Portátil. O primeiro, hoje
em dia dedicado a aplicações multimédia, interessa que seja
rápido em instruções tipo SSE2 e o mais simples
do ponto vista arquitectural para que possa ser melhorado
com aumento simples e natural da frequencia de operação
com a diminuição natural do tamanho dos transistores.

Um CPU para portátil precisa no entanto de ser eficiente
do ponto de vista energético e aqui os Mhz pesam principalmente
numa máquina que passa grande parte do tempo em idle.
O futuro dos CPUs para portáteis pode mesmo vir o
clock-less CPU-
 
iJFerreira is ALIVE :P

1º ... rewelcome

Nao entendo a logica da Intel ... se aposta numa táctica de Mhz ... e os users já tao acostumados ... porque descer ? agora os users incultos vao chegar e vao ver os portateis NOVO INTEL BAIAS a 1,4 ghz !! e dp vêm um p4 2,0g portatil ... kual eskolhem ?
 
O Jorge voltou! O Strakata deve rejubilar quando souber! :-D ;)

Mas desculpa lá Ferreira, achas mesmo que o Banias não vai ter concorrência? Isso é a mesma coisa que dizer que a Intel não tem nenhum Yamhill para o que der e vier! :rolleyes:

Madril, lá vai ter a Intel de usar o mesmo marketing da AMD que tanto criticou nestes anos! :D
 
Pessoalmente eu percebo a tactica, um portatil não é um servidor, muito menos foi desenvovido pa ser um computador pessoal para jogos, a ideia é que seja um computador de serviço, mas coisas tipo office e net e pouco mais, dai que como é para andar sempre "On The GO" tenha que ter uma autonomia de bateria muito boa e se para isso se tiver que cortar nos MHz para reduzir o consumo de energia e de calor dissipado sou todo a favor que o façam !
 
Nabais,
Num mundo perfeito aparecerá uma entidade 100% independente a conduzir uma série de testes (ou conjunto de testes; uns para Internet, outros para Jogos, outros....) e a carimbar a CPU de acordo com aquilo que ela vale.

Mas nem AMD nem Intel devem ter lá muito interesse numa entidade dessas; e mesmo que tivessem, era complicado conjugar variáveis como RAM, chipset e boards para fazer os testes.

Assim o zé povinho que continue a ser engrupido e quem não o quiser ser que continue a ler reviews.


Ps: "Graças à Deus!" que existe o Quantispeed, nem quero pensar no que seria se o zé povinho andasse a fazer comparações PIV 1.8GHz vs. Athlon 1.8GHz.....



Madril,
Se nos PIV já há a versão normal, A e B, nos portáteis devem começar a fazer como nos carros. Metem uns GSI, GT, GTI, GTA, TDI, TDCI e por aí fora para diferenciar a cilindrada ;)
Ou seja, o que eles têm feito, um Quantispeed que não é.



Zealot,
Felizmente o vBulletin tem a opção de Ignore.
 
Eu tenho um portatil com um p4m 1.6 que faz 3 horas nas baterias (sem poupanças macacas). Um amigo meu tem um com AXP 1500+ e aquilo raza as duas horas (mesma configuraçao). Com o pormenor de o meu ter um TFT 15" e o dele ser 14,1". Ja para nao falar que a VIA nao mexe o cu para arranjar um chipset que se veja para os portateis AMD. e a medida que as frequencias aumentam o problema da fritadeira aumenta. Sinceramente nao acredito nesse tipo de portateis do office. o grande objectivo vai ser sempre ter substitutos de desktop. pode-se nunca chegar la mas a diferença e cada vez menor. Senao para que e que o ppl anda a enfiar DVD/RW nos portateis e a nvidia e ati se matam em mais uma frente?
Essa teoria do on the go tb nao cola. no maximo as baterias tem de aguentar uma viagem de comboio ou de aviao. E para isso 3 horas chega e sobra.
Mas de facto para dar o litro um portatil e insubstituivel. Quando se experimenta nao da para voltar para tras.
Parece-me simplesmente que esse processador da intel e para o low end e para aqueles brinquedos engraçadecos estilo pda.

PS: A comparaçao dos portateis nao e muito cientifica porque o dele e compaq e o meu hp mas tendo o meu um ecran maior ate acho que o amd parte em vantagem...
 
Timber, 3 horas chegam e sobra? Epá, eu já andei de comboio de Lisboa para o Porto e 3 não chegam! E também do Algarve para Lisboa, e 3 horas também não chegam! E já fui de avião para os Açores e 3 horas também não chegam!

A VIA pode ter muita culpa no cartório, mas dizer que a Intel tem soluções para as minhas necessidades (jogar) não posso dizer que tem!

Straka, tu és mauzinho! ;p
 
É apenas uma questão de comprares um bom portátil, com uma baía para meteres uma segunda bateria, e comprares 3 ou 4 baterias extra. Leva-las todas carregadinhas e dá para as tuas necessidades.

Ou queres que a Intel desenvolva baterias que durem 10 horas a jogar?
 
Eu não percebo como é que muita gente daqui não tem uma fábrica de CPU's, ou um cargo importantíssimo numa delas. Afinal de contas, quase toda a gente sabe dizer que a AMD ou a Intel (por esta ordem, meramente alfabética...) não fazem as coisas bem, não pecebem do assunto.

Ou quem sabe fazer chipsets para portáteis?

Caramba, ideias é que não vos faltam...

ARGHHHHHHHHHHHHH!!! desabafo.. hihi
 
Se tres horas entre lisboa e o porto nao te chegam tens de deixar de andar em regionais e dar uso ao pendular que aquilo e porreiro e rapido.
Nao deves ter ido para Sao Miguel no mesmo aviao que as outras pessoas. Nos avioes que eu ando demora no maximo hora e quarenta.
Para o Algarve eu nao gosto de ir a mexer no computador enquanto conduzo. E complicado. Se nao for a conduzir obviamente que o isqueiro da sempre jeito. Se for de comboio e capaz de nao chegar mesmo. Mas olha 2 baterias ja da 6 horas.
De qualquer maneira 3 horas sao sempre mais que 2 ou nao?
O problema dos portateis so e culpa da intel se forem eles a fazer a placa grafica. O problema da VIA e que nem DDR os coitados dos AXP tinham. Espero que ja tenham resolvido isto.
Continuo achar que o AXP 1700+ que tenho em casa foi a melhor compra e esta la muito bem. Pelo preço que foi nao arranjava melhor
 
Oh pessoal, eu sei que posso comprar duas baterias, mas também posso (e devo) ser exigente quanto ao consumo de energia nos portáteis! :rolleyes:

E timber, de facto não devemos apanhar o mesmo avião! :D
 
Apesar dos portateis serem um produto especifico temos de ver que hoje em dia, já existem portateis bastante bons, mesmo para jogos.
Por exemplo, aqui na Unreal vendemos um por 400cts mais ou menos que tem as seguintes caracteristicas:

ASUS Modelo L3C:
Pentium 4 1700mhz/256mb ddr/ ecrã LCD de matriz activa com 15.0" com resolução máxima de 1280x1024 (SXGA), controlador de Video AGP 4X ATI M7 ATI RADEON 7500 DDR com 32 Mb de memória (suporta até 1600 x 1200, com 64 mil cores em monitor externo)....
Ou seja isto ja corre a grande maioria dos jogos hoje em dia...
Á coisa de 2 anos, quem comprava um portatil não podia contar correr jogos 3D.
Claro que não podemos correr o UT2003, mas podemos correr 99% dos jogos disponiveis.

Nota: É com bastante prazer que vejo que o iJFerreira ainda frequenta o nosso Forum! :)
 
Originally posted by Poiuy

Nota: É com bastante prazer que vejo que o iJFerreira ainda frequenta o nosso Forum! :)

É verdade pareçe q o "rapaz" n se conteve mais e vem salvar uma vez mais a honra do "convento Intelista", através da sua amplamente conhecida forma caustica de defesa das suas ideias.

Sê bem vindo Ferreira.
 
Back
Topo