Intel (Raptor/Alder) Lake (12th/13th gen) - Feedback & Diário de bordo

A ram faz bem mais que 4100, se for single rank deve dar perto de 5000mhz, dual rank ~4500.
Mas com o 12400 esquece... Isso tem voltagem do imc bloqueada, faz no máximo 3400-3600 em gear 1.

A ideia é ter o 12400 até arranjar um bom negócio por um 12700k.
Mas fico contente por conseguir esses valores. Vou ver se consigo 3600. Que timings posso contar, CL16?
 
Before:
QvJrkqu.jpg


After:
Wq28vhF.jpg



As temperaturas melhoraram um pouco, ~7ºC como no gamersnexus. OC na memória exatamente igual, faz 3900mhz gear1 stable, dá para fazer bench a 4000g1. Em gear2 4400mhz, igual também. Ou seja, não tem problemas de pressão e montei à primeira, tentei aplicar +- o mesmo torque nos 4 parafusos. Não apertei muito.

Por 10€ e ainda inclui um tubo de thermalright tf7 acho que valeu a pena.
40€ pelo thermal grizzly acho um roubo...
 
Última edição:
Já estive para fazer no meu, mas desmontar o watercooling e voltar a montar tudo não me apetece.
Até porque as temps estão boas e não compensa o tempo perdido.
 
Já estive para fazer no meu, mas desmontar o watercooling e voltar a montar tudo não me apetece.
Até porque as temps estão boas e não compensa o tempo perdido.

Pois, com costum loop não vale a pena. Só o trabalho... E depois também só sabes se vale a pena depois de veres o spread da pasta térmica após retirares o bloco. Há muita gente que não tem o problema.
 
Já estive para fazer no meu, mas desmontar o watercooling e voltar a montar tudo não me apetece.
Até porque as temps estão boas e não compensa o tempo perdido.
não consegues tirar o bloco e mover pro lado para instalar isso sem desmontar tudo/purga do líquido?
 

JPgod

Este tipo de coisas gosto de fazer quando estou de férias, já ando à meses para trocar um dos radiadores mas ainda não vai ser este mês/nem no próximo por falta de tempo.
Com algum cuidado até devo conseguir instalar sem esvaziar o loop, mas temo que o esforço não compense em resultados, até porque as temps estão boas.
 
isso é um bloco gigante... dificil mesmo :D

alem como vai para a gráfica nem da para deixar pendurado. :wvsore:

Ou seja tem que desmontar mesmo o loop para sakar o CPU, uma seka ahah.
 
Última edição:
Tenho um 12600k air cooled (Noctua NH-D15) com 32Gb corsair vengeance 3200 cl16 e uma RTX 3080, que consigo espremer daqui assim para não abusar muito, mas para dar para brincar um bocadinho?

1º OC ram, com tudo stock. Essa ram é b-die? as corsair vengeance acho que ás vezes trazem b-die. usa o thaipon burner para veres. A primeira coisa a ver é a frequência máxima estável em 1:1 gear 1. Os 12600k normalmente ainda tem imc mais fraco que 12700k. Ou seja 3800-4000mhz. Depois ajustar timings.
2º oc cpu
3º oc ring/cache
 
Última edição:
Before:
QvJrkqu.jpg


After:
Wq28vhF.jpg



As temperaturas melhoraram um pouco, ~7ºC como no gamersnexus. OC na memória exatamente igual, faz 3900mhz gear1 stable, dá para fazer bench a 4000g1. Em gear2 4400mhz, igual também. Ou seja, não tem problemas de pressão e montei à primeira, tentei aplicar +- o mesmo torque nos 4 parafusos. Não apertei muito.

Por 10€ e ainda inclui um tubo de thermalright tf7 acho que valeu a pena.
40€ pelo thermal grizzly acho um roubo...

Esse kit da thermalright conseguiste cá em Portugal ou tiveste de mandar vir de fora?
Obrigado
 
Possivelmente a malta nao sabe, mas ja ha uma chip "Renesas RC26008 allows users to increase the BLCK of their 12th or 13th Gen Core non-K processors."
Ou seja permite OC por BCLK agora, a board que se vende por ai e a Mortar sem o MAX essa nao tem o chip pelas imagens....

MAG B760M MORTAR MAX WIFI DDR4 (esta sim faz e a B660 MAX tb)
Se virem alguma ha venda apitem sff.

Source:
https://www.hardwaretimes.com/intel...by-600mhz-to-5ghz-on-budget-b760-motherboard/
https://www.tomshardware.com/news/msi-brings-bclk-oc-pcie-50-to-intel-b660-ddr4-motherboard




Cps
 
Última edição:
Ta top ashkan esse sistema ta msm ali afinado a espremer o maximo de frames, mt paciencia =)
4300 16 16 16 36 , ta excelente realmente.

Paciencia nem por isso. A ram ao ser b-die é super fácil de ajustar, basicamente foi ver o máximo que o imc consegue porque os timings eu sei por para qualquer frequência. Só consigo 4266mhz y-cruncher estável. 4300 estava estável mas era só no testmem5.
Este IMC deve dar 4300-4400mhz gear 1 com ram single rank, com dual rank perdes sempre um pouco. Já no meu 12700k dava 3900mhz com single rank e 3866mhz com dual rank.

Em termos de UV:
O máximo que consigo é 0.25 AC_LL com LLC 3 ou seja tira ~40mv em load, mais que isso dá erros no y-cruncher.


Edit: Desligar os e-cores reduz logo o vcore reportado na bios de 1.36v para 1.3v (stock). Ou seja com e-cores off dá para reduzir consumo/fazer mais OC.
Com 12th gen desligar os ecores dava para aumentar ring/cache bastante, mas também era necessário mais voltagem para ring clocks elevados.

No entanto nos dois jogos que testei tenho menos performance com E-cores off, com 12th gen era ao contrário por causa do ring clock.
 
Última edição:
Back
Topo