Processador Intel Raptor Lake [2022]

Já se falou nisso. A Intel tem a gama KS preparada para responder nessa altura.
Mas são CPUs que vão passar fácil os 1000€ de ambos os lados.
Não sei se 200/300mhz serão suficientes para os ganhos que 3d cache vai trazer, fora consumo extra por parte da Intel em fazer extra oc vs 3d cache que consome menos e tem maior ganhos em gaming .
Estou com feeling que AMD vai ser de novo o Rei do gaming como foi no 5800x3d mas em breve já vamos ficar a saber .
1000€ + só se for versão 7950x3d e a versão KS o 7800x3d deve ser mais em conta.
13900k vs 7950x em media é 11% melhor em gaming no geral , 3d cache tras melhorias de 15% ou mais em cima , vai ser uma luta interessante de se ver .

Cumps
 
Última edição:
Vi a review do HUB e nem o i5 escapa a atingir 100ºC com um AIO de 360mm e a fazer throttle dos clocks.
Se por um lado se poupa no custo da plataforma na intel, o que se poupa é evaporado e ultrapassado pelo cooling que é necessário. Para um ryzen até um bom thermaltake dual fan de 40-50€ serve perfeitamente, para o intel é preciso um 360mm que começam em 110-115€.
E depois há que considerar que nem toda a gente tem caixas com bom airflow, isso ainda vai afetar ainda mais as frequências atingidas pelo cpu.
Eu pessoalmente não vejo o valor nesta plataforma, os cpus são uns fornos e gastam demasiada energia... o custo fica mais caro se tivermos em conta o cooling necessário e a energia gasta a longo prazo, ainda por cima numa plataforma sem perspetiva de upgrade alguma.
Honestamente acho que quando sair o 7800x3d vamos rir-nos do i7 e do i9.
 
Vi a review do HUB e nem o i5 escapa a atingir 100ºC com um AIO de 360mm e a fazer throttle dos clocks.
Se por um lado se poupa no custo da plataforma na intel, o que se poupa é evaporado e ultrapassado pelo cooling que é necessário. Para um ryzen até um bom thermaltake dual fan de 40-50€ serve perfeitamente, para o intel é preciso um 360mm que começam em 110-115€.
E depois há que considerar que nem toda a gente tem caixas com bom airflow, isso ainda vai afetar ainda mais as frequências atingidas pelo cpu.
Eu pessoalmente não vejo o valor nesta plataforma, os cpus são uns fornos e gastam demasiada energia... o custo fica mais caro se tivermos em conta o cooling necessário e a energia gasta a longo prazo, ainda por cima numa plataforma sem perspetiva de upgrade alguma.
Honestamente acho que quando sair o 7800x3d vamos rir-nos do i7 e do i9.
Os ryzen tb não atingem os 95 graus independentemente do cooler usado? Ambas as plataformas foram feitas para puxar mais e mais até os processadores atingirem essas temperaturas.
 
Os ryzen tb não atingem os 95 graus independentemente do cooler usado? Ambas as plataformas foram feitas para puxar mais e mais até os processadores atingirem essas temperaturas.

Mas os 95 graus diz ryzen são bem diferentes das temperaturas altas destes Intel.
Os ryzen mantêm a performance, podes estar horas com eles a 100% load sem haver perda de performance, o que não acontece com os Intel...
 
A litografia dos ryzen é mais avançada, do ponto de vista de engenharia é bem diferente teres 95ºC nos N5 da TSMC do que 100 nos 10nm da Intel. Isto pelo menos no que toca à teórica longevidade do silicio.

Independentemente disso, a degração acelerada do silicio só acontece acima dos 120ºC. Portanto mesmo não sendo ideal, estes chips devem durar. No entanto quem for cliente disto não tem mal nenhum em tentar diminuir o consumo e temperaturas abdicando um pouco da performance.
 
Os ryzen tb não atingem os 95 graus independentemente do cooler usado? Ambas as plataformas foram feitas para puxar mais e mais até os processadores atingirem essas temperaturas.
Exceto que nos ryzen fazes PBO undervolt e ficas com melhores temperaturas e melhor performance, aqui nem sei o que dá para fazer acho que isto já vem tudo chupado de fábrica.
 
Exceto que nos ryzen fazes PBO undervolt e ficas com melhores temperaturas e melhor performance, aqui nem sei o que dá para fazer acho que isto já vem tudo chupado de fábrica.

Na intel reduces o AC_LL...

Em gaming as temperaturas devem ser melhores que ryzen até. E os consumos são semelhantes...
 
Última edição:
A nível de memórias, qual a melhor combinação nestes cpus a nível de ddr5?

2x dual rank ou 4x single? (imaginem o cenário de colocar 2x32GB ou 4x16Gb)
 
Eu gostava era de ver comparações/review`s de outras combinações de memórias DDR4/DDR5 que não as típicas DDR4 3600 ou DDR5 6000+mhz.
 
@M4N!4K
Dual continua a ter vantagem.
Many thanks!

Pois, estava aqui a brincar às "configurações", e apercebi-me que 2x 32 é dual rank, e as restantes são single.

Obviamente que no meu caso é indiferente pois por norma uso o que sai da caixa. Mas estava a tentar entender o porque ainda não haver sticks de 32gb com mais de 5200mhz (ou pelo menos não se encontrar) e deparei-me com esta situação single / dual :P
 

Bem o 13600K é realmente uma máquina. Embaraça completamente 7600X, igualando ou excedendo o 7700X e com menos gasto energético e menores temperaturas. Impressionante!!
 
Estou curioso pelo 13500... A ver o que sai, e a que precos... Para um sistema "basico" para jogos, para casar com uma 3080 parece-me suficiente para os proximos 3-5 anos sem stresses para 3440*1440
 
Estou curioso pelo 13500... A ver o que sai, e a que precos... Para um sistema "basico" para jogos, para casar com uma 3080 parece-me suficiente para os proximos 3-5 anos sem stresses para 3440*1440
Já há várias gerações que o "best bang for the buck" tem sido o xx400, cheira-me que nesta vai ser igual. 13400 + DDR4 irão fazer 95% do que fazem os outros (a partir de 1440p) por uma fracção do custo.
 
Sim. Mas falei em especifo no 13500 porque aparentemente será igual ao 13600 com menos 200Mhz mas na mesma com 6P +8E , ao invés do 13400 que falam em 6P + 4E.
 
Back
Topo