Intel Reveals 4 Watt "Diamondville" Processor Details

a) a Intel não desenha os IGP's actuais da marca, mas sim a Videologic/Imagination Technologies (criadora do PowerVR).

b) o GMA950 já tinha shaders implementados directamente no hardware (embora apenas pixel shaders, os vertex shaders eram emulados por software na CPU), e suportavam até o Shader Model 2.0 do DX9.

c) desde o X3100 que os shaders são implementados directamente na Northbridge, e são do tipo unificado. O X3500 apenas aumenta o seu nº de 6 para 8, e apresenta suporte "oficial" para DX10.
Ceeeerto :p

Quando fiz o meu comentário estava-me a referir às GMA950, x3100 ainda não me actualizei, ouvi que eram unificados, mas que os drivers não funcionavam decentemente.

Não sabia que era a PowerVR, até simpatizo com os senhores; menos mal.
 
a) a Intel não desenha os IGP's actuais da marca, mas sim a Videologic/Imagination Technologies (criadora do PowerVR).

b) o GMA950 já tinha shaders implementados directamente no hardware (embora apenas pixel shaders, os vertex shaders eram emulados por software na CPU), e suportavam até o Shader Model 2.0 do DX9.

c) desde o X3100 que os shaders são implementados directamente na Northbridge, e são do tipo unificado. O X3500 apenas aumenta o seu nº de 6 para 8, e apresenta suporte "oficial" para DX10.

No wikipédia diz que são 8 stream processors.

a diferença qé que o X3100 é o GM965 e o X3500 é o G35 desktop.

o X4500 que vai subir para 10 shaders

http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_GMA#GMA_X3000
 
No wikipédia diz que são 8 stream processors.

a diferença qé que o X3100 é o GM965 e o X3500 é o G35 desktop.

o X4500 que vai subir para 10 shaders

http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_GMA#GMA_X3000

Exacto.
Mas eu também não mencionei o X4500, mencionei o X3500. :P

É que o GM965 e o G35 são parentes muito próximos (são o mesmo core, fabricado no mesmo processo de fabrico, mas com steppings para aumentar a performance).
O G45 é um core encolhido para 65nm, embora partilhe a maior parte das features com o G35 (foi o encolher da área da die que permitiu integrar mais 2 stream processors e adicionar ainda suporte para decoding de H.264).
Relembro que quer o AMD 780G, quer o Nvidia 8200/MCP78 (ambos para CPU's AMD) são chipsets que beneficiam da ausência do controlador de memória (está na CPU) para adicionar features.
 
Última edição:
Back
Topo