• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Intel vs AMD Ryzen

Status
Fechado a novas mensagens.

KickassPT

Power Member
Solicito uma pequena ajudinha sff
Não tendo intenções de meter o CPU a 5 ou + GHz, qual escolhiam, 8700 ou 8700k?
Os 3.20 GHz (8700) para os 3.70 GHz (8700k) de base fazem assim tanta diferença num PC para gaming?!
 
Se não tens intenções de fazer OC vai para o 8700 porque é bem mais barato (logo, a relação preço-performance) é mais apetitosa.

De resto, a diferença entre os clocks de um e do outro não interessam muito porque ambos têm boost clock para valores semelhantes. Para além disto, ter mais Ghz é porreiro porque dá uns FPS extra, especialmente util se queres jogar a 144hz, mas fora isso... Se um i5 8400 com bem menos clock speeds anda a ter resultados fantásticos nos jogos, o 8700 vai ser muito bom CPU.
 
Última edição pelo moderador:
i7 8700 + Kit de memórias rápidas. Pelo que se vê na internet (não o testei pessoalmente) todos conseguiram colocar o 8700 a 4,6ghz nos 6 cores e a velocidade das memórias em casos de uso intensivo de CPU, dá mais fps do que um overclock a 5ghz com memórias mais lentas como podes ver aqui:

S37TQtC.png


Tudo isto com menos consumo de energia, menores temperaturas, dinheiro poupado em extra cooling (porque não é qualquer cooler que sustém 5ghz num chip destes), dinheiro poupado no CPU.
 
Última edição pelo moderador:
Isso não é bem assim, só se for nesta plataforma. Eu em DDR3 joguei Witcher 3 tanto a 1600 como 2400 e não vi diferença nenhuma.
O único jogo que me lembro (e que jogo) que tira uso de maior frequência é o PUBG onde os minimos podem ver ganhos de 20FPS de 1600 para 2400.
 
Eterno debate que já cansa. As velocidades das memórias influenciam o número de fps em Skylake/Kabylake/Coffee. Está em todo o lado em inúmeros testes. Depende do quanto o jogo em questão está a usar o teu CPU. Para HighRefresh, memórias rápidas são um must.
 
Última edição:
Eu acho que, como em tudo, depende de jogo para jogo. O bottleneck existe sempre em algum lado. Para uns jogos vai ser CPU, para outros GPU, para outros memória, para outros latências, and so on.

Um gajo tem é de ter sorte quando vai a comprar material. As RAMs agora andam a preços ridiculos, mas por acaso quando comprei as minhas dei relativamente pouco dinheiro (dei menos por 3200mhz do que agora custa a variante de 2400mhz do mesmo modelo).

Mas adiante, isto é offtopic. O proposito era só mostrar que a diferença entre um 8700K e um 8700 não é muita, e considerando que o 8700 é relativamente mais barato, é uma excelente aposta. O unico senão é que neste momento tens de comprar uma board Z370 da qual não tirarás grande proveito (para um 8700 o ideal seria uma H370 que só vem para o ano...)
 
Mas adiante, isto é offtopic. O proposito era só mostrar que a diferença entre um 8700K e um 8700 não é muita, e considerando que o 8700 é relativamente mais barato, é uma excelente aposta. O unico senão é que neste momento tens de comprar uma board Z370 da qual não tirarás grande proveito (para um 8700 o ideal seria uma H370 que só vem para o ano...)

A board Z370 não é problema visto que vou montar o PC do zero... estou inclinado para uma Gigabyte

Acho que os 70€ que poupo no processador (entre o 8700k e o 8700) dá para ajudar no investimento da gráfica..
 
Já fiz as minhas contas. Ryzen, come to me :bounce:

Voa no CS:GO e Overwatch, corre 60 FPS minimo nos jogos (com gráfica capaz), estou vendido!

Ah, e o Ryzen 7 1700 está 100€ mais barato que o i7 8700.

O Ryzen não voa assim tanto no CS e no OW, não comparativamente a Intel, estás em clara desvantagem. Agora depende da tua exigência, se é para jogar só uns joguinhos sem grande seriedade, chega e sobra :)
 
A board Z370 não é problema visto que vou montar o PC do zero... estou inclinado para uma Gigabyte

Acho que os 70€ que poupo no processador (entre o 8700k e o 8700) dá para ajudar no investimento da gráfica..

Sim, num budget limitado definitivamente compensa-te investir mais na gráfica. 70 euros pode ser a diferença entre uma 1060 e uma 1070, que vai provocar um ganho muito mais notorio em gaming que passares de um 8700 para um 8700K (raios até uma 1070+i5 8400 era melhor que uma 1060+i7 8700, por exemplo).

O Ryzen não voa assim tanto no CS e no OW, não comparativamente a Intel, estás em clara desvantagem. Agora depende da tua exigência, se é para jogar só uns joguinhos sem grande seriedade, chega e sobra :)

CS e OW são jogos para se jogar a 144 na minha opinião. Não me metia num CPU que tivesse problemas com isto. Não que aconteça no CS né, porque não é dificil um par de cpu e gráfica aguentar bem o jogo, mas no OW a conversa já não e a mesma.

Pessoalmente Ryzen não me atrai porque apesar de ser muito competitivo vs um i5 (Kaby), investir extra num Ryzen 7 não dava nada em Gaming. Se queres absolutamente a melhor experiencia gaming, tens que ir para um Intel. Especialmente se tiveres uma GPU de topo. CoffeeLake acabou por ser o melhor das duas coisas, mantém o nível de gaming e melhora no resto do multitasking. Mas claro, há um preço a pagar... Cabe é a cada um ver o que compensa mais. Em budget's limitados onde um gajo não pode ir para 'o melhor do melhor' acredito que Ryzen continue a bater muito boas cartas.
 
No meu Ryzen CS GO é sempre 200 fps para cima e overwatch é sempre 170 fps para cima (e aqui até deve ser bottleneck de gráfica pois jogo nos high sem AA's) e tenho ecrã de 144hz.
 
O Ryzen não voa assim tanto no CS e no OW, não comparativamente a Intel, estás em clara desvantagem. Agora depende da tua exigência, se é para jogar só uns joguinhos sem grande seriedade, chega e sobra :)

Parece-me algo exagerado dizer que o ryzen apenas serve para "jogar uns joguinhos sem grande seriedade".
Quanto muito não é a melhor escolha para os fanáticos dos 200+fps em alguns (poucos) jogos muito especificos.
 
Ok, vamos então desmitificar o tema, com dados objetivos.

Overwatch Intel vs AMD:

alsHvfT.png


Battlefield 1 Intel vs AMD:

dOwyxJC.png


Rocket League Intel vs AMD:

yigxHzs.png


GPU utilizado: gtx 1080ti

Vídeo original/fonte, com mais jogos testados

Não há um único, repito, um único jogo testado que consiga suster 120fps trancados (leia-se mínimos) utilizando um cpu Ryzen a 3,9ghz. Nem vou sequer entrar pelos 240hz, que isso então é para esquecer. Agora se acham que os jogos no futuro não vão é puxar mais pelo CPU ao invés de menos, continuem a achar que Ryzen é bom investimento para e-sports ;)

Cheers.
 
A sério a gente lê com cada coisa aqui... Ainda há gente a afirmar boa gerência da parte da Intel, outros a dizer que Ryzen agora fica obsoleto, outros a dizer que com Ryzen a não ser para uns joguitos sem seriedade, nem sequer serve para entrar numa build...

Quanto mais o tempo avança, mais se nota que os Coffee estão "aquém" do que o pessoal espera por parte de uma empresa que tem o monopólio...
O 1600 anda taco a taco com o 8400 em quase todos os jogos... Se formos pensar que compramos hardware para mais de 2 anos, então nem sequer se pensa duas vezes. Plataforma AM4 é muito mais avantajosa... Se agora nos jogos single core o 1600 anda taco a taco, viu-se que nos multi core havia uma bela margem para o ryzen... Contando que no futuro cada vez mais os jogos vão aproveitar de vários cores, já assim, pelo preço, ryzen é mais avantajoso... Mas se pensarmos no facto que com plataforma am4 ainda vão vir 1-2 séries de cpu's compatíveis, então é no brainer mesmo... Um upgrade de um 1600 daqui a 3-4 anos ficará mais em conta do que intel obviamente...

8400 seria boa escolha se as motherboards H370, H310 e b360 já estivessem cá fora... Por enquanto o 1600 continua, na minha óptica, melhor escolha por ter o dobro de threads, o que só se poderá revelar avantajoso no futuro (~ 2 anos).
Sendo que será possível fazer upgrade, utilizando a mesma motherboard, nem sequer dá que pensar...

Eu que no início pensava mesmo que o 8400 podia ser uma boa escolha para mim, vou mesmo esperar pelos ryzen+, que imagino que será o big "bang for the buck" no momento que sairá...

E por amor da santinha, só pelo facto de ryzen+ não (hipotéticamente) atingir 4.8GHz com OC, quer dizer que será pior escolha do que Coffee Lake? Como conseguem afirmar que coffee é melhor que ryzen só pelo facto de suporem que ryzen+ não vai conseguir chegar aos 4.8GHz??? Já o 1600 a 4.0GHz anda taco a taco com o 8400, os ryzen+ chegando aos 4.5GHz vão passar por cima sem qualquer dificuldade.....


E por favor pessoal, se querem recomendar ao pessoal aqui a comprarem Coffee lake, utilizem bons motivos e válidos... A única coisa que estão a fazer é a induzir pessoal em erro, sem terem muito conhecimento na matéria... Para qualquer pessoa que quer comprar algo, por favor passem na secção "Aquisições/Upgrades PC".
1° Assim escusam de andar aqui no offtopic
2° Podem aproveitar de ajuda de pessoas que andam todos os dias a sugerir e a ajudar, e muito bem, o pessoal a comprar... Esta gente que tenho visto aqui na tentar induzir-vos a comprar Coffee lake não percebe patavina disto, pelas barbaridades que dizem, e não têm experiência alguma aqui no fórum a sugerir material. Há pessoas que fazem isto aos anos e são muito mais competentes, por isso aproveitem deles na secção correta...


Cumps


edit: @Logi_pt meteres aqui as imagens que mais te convêm só para tentares provar os teus argumentos manhosos é muito fácil, mas de pouca honestidade também... Primeiro porque estávamos a falar de 1600 vs 8400, visto que está no mesmo price range... Segundo porque falamos de gaming e para tal um 1700 não nos interessa... Deverias ter comparado o 7700k com o 1600, porque aqui temos um verdadeiro "embate" por um ser melhor e por outro ser mais baratos, sem haver diferenças enormes de performance... Opa, desta vez sou eu a meter os benchmarks que me interessam para provar o que digo.. Yup, é manhoso mesmo...

rncCQG8.png

kJAynXt.png

Q9VU7hT.png

VSYLPAl.png


Aqui estão os teus tão queridos esports... E então?? Onde está a grande diferença de um 7700k a 4.9GHz e de um 1600 a 4.0GHz?? Pois é... No máximo 8 fps para o lado da Intel...

fonte:


Se quiseres dizer que ryzen não vale a pena o investimento e que está a léguas dos coffee para esports, tenta prova-lo e argumentar de maneira honesta. Repito, andares aqui a induzir erradamente pessoas a comprar coffee para o que pretendem, é manhoso...
 
Última edição:
Rysen queiram defender ou não em jogos a intel está com boa vantagem . Rysen melhorou imenso a distancia de multi tasking vs intel .
cores vs cores intel ganha no geral pelo ipc melhor .
Que estes rysen ganham é no preço mas é pena pecarem nos jogos infelizmente se não era um must buy num todo . Para work pesados são best buy pelo preço e desempenho .

AMD nos rysen 2 apenas tem que melhorar no ipc para ser mais competitiva nos jogos .
 
A sério a gente lê com cada coisa aqui... Ainda há gente a afirmar boa gerência da parte da Intel, outros a dizer que Ryzen agora fica obsoleto, outros a dizer que com Ryzen a não ser para uns joguitos sem seriedade, nem sequer serve para entrar numa build...

Quanto mais o tempo avança, mais se nota que os Coffee estão "aquém" do que o pessoal espera por parte de uma empresa que tem o monopólio...
O 1600 anda taco a taco com o 8400 em quase todos os jogos... Se formos pensar que compramos hardware para mais de 2 anos, então nem sequer se pensa duas vezes. Plataforma AM4 é muito mais avantajosa... Se agora nos jogos single core o 1600 anda taco a taco, viu-se que nos multi core havia uma bela margem para o ryzen... Contando que no futuro cada vez mais os jogos vão aproveitar de vários cores, já assim, pelo preço, ryzen é mais avantajoso... Mas se pensarmos no facto que com plataforma am4 ainda vão vir 1-2 séries de cpu's compatíveis, então é no brainer mesmo... Um upgrade de um 1600 daqui a 3-4 anos ficará mais em conta do que intel obviamente...

8400 seria boa escolha se as motherboards H370, H310 e b360 já estivessem cá fora... Por enquanto o 1600 continua, na minha óptica, melhor escolha por ter o dobro de threads, o que só se poderá revelar avantajoso no futuro (~ 2 anos).
Sendo que será possível fazer upgrade, utilizando a mesma motherboard, nem sequer dá que pensar...

Eu que no início pensava mesmo que o 8400 podia ser uma boa escolha para mim, vou mesmo esperar pelos ryzen+, que imagino que será o big "bang for the buck" no momento que sairá...

E por amor da santinha, só pelo facto de ryzen+ não (hipotéticamente) atingir 4.8GHz com OC, quer dizer que será pior escolha do que Coffee Lake? Como conseguem afirmar que coffee é melhor que ryzen só pelo facto de suporem que ryzen+ não vai conseguir chegar aos 4.8GHz??? Já o 1600 a 4.0GHz anda taco a taco com o 8400, os ryzen+ chegando aos 4.5GHz vão passar por cima sem qualquer dificuldade.....


E por favor pessoal, se querem recomendar ao pessoal aqui a comprarem Coffee lake, utilizem bons motivos e válidos... A única coisa que estão a fazer é a induzir pessoal em erro, sem terem muito conhecimento na matéria... Para qualquer pessoa que quer comprar algo, por favor passem na secção "Aquisições/Upgrades PC".
1° Assim escusam de andar aqui no offtopic
2° Podem aproveitar de ajuda de pessoas que andam todos os dias a sugerir e a ajudar, e muito bem, o pessoal a comprar... Esta gente que tenho visto aqui na tentar induzir-vos a comprar Coffee lake não percebe patavina disto, pelas barbaridades que dizem, e não têm experiência alguma aqui no fórum a sugerir material. Há pessoas que fazem isto aos anos e são muito mais competentes, por isso aproveitem deles na secção correta...


Cumps

Mais offtopic é estar a falar de Ryzen quando o tópico diz, and I quote, "Intel Coffee Lake ( 2018 )". Mas comparações são inevitáveis.
Agora falar de aquisições referentes a estes Coffee Lake não me aparece offtopic mesmo podendo ou não existir outros humanos mais capazes de debater este assunto.

Eu nesta matéria sei zero ou até mesmo -1 e gosto de ler o que o pessoal tem a dizer.
 
Última edição pelo moderador:
A sério a gente lê com cada coisa aqui... Ainda há gente a afirmar boa gerência da parte da Intel, outros a dizer que Ryzen agora fica obsoleto, outros a dizer que com Ryzen a não ser para uns joguitos sem seriedade, nem sequer serve para entrar numa build...

Quanto mais o tempo avança, mais se nota que os Coffee estão "aquém" do que o pessoal espera por parte de uma empresa que tem o monopólio...
O 1600 anda taco a taco com o 8400 em quase todos os jogos... Se formos pensar que compramos hardware para mais de 2 anos, então nem sequer se pensa duas vezes. Plataforma AM4 é muito mais avantajosa... Se agora nos jogos single core o 1600 anda taco a taco, viu-se que nos multi core havia uma bela margem para o ryzen... Contando que no futuro cada vez mais os jogos vão aproveitar de vários cores, já assim, pelo preço, ryzen é mais avantajoso... Mas se pensarmos no facto que com plataforma am4 ainda vão vir 1-2 séries de cpu's compatíveis, então é no brainer mesmo... Um upgrade de um 1600 daqui a 3-4 anos ficará mais em conta do que intel obviamente...

8400 seria boa escolha se as motherboards H370, H310 e b360 já estivessem cá fora... Por enquanto o 1600 continua, na minha óptica, melhor escolha por ter o dobro de threads, o que só se poderá revelar avantajoso no futuro (~ 2 anos).
Sendo que será possível fazer upgrade, utilizando a mesma motherboard, nem sequer dá que pensar...

Eu que no início pensava mesmo que o 8400 podia ser uma boa escolha para mim, vou mesmo esperar pelos ryzen+, que imagino que será o big "bang for the buck" no momento que sairá...

E por amor da santinha, só pelo facto de ryzen+ não (hipotéticamente) atingir 4.8GHz com OC, quer dizer que será pior escolha do que Coffee Lake? Como conseguem afirmar que coffee é melhor que ryzen só pelo facto de suporem que ryzen+ não vai conseguir chegar aos 4.8GHz??? Já o 1600 a 4.0GHz anda taco a taco com o 8400, os ryzen+ chegando aos 4.5GHz vão passar por cima sem qualquer dificuldade.....


E por favor pessoal, se querem recomendar ao pessoal aqui a comprarem Coffee lake, utilizem bons motivos e válidos... A única coisa que estão a fazer é a induzir pessoal em erro, sem terem muito conhecimento na matéria... Para qualquer pessoa que quer comprar algo, por favor passem na secção "Aquisições/Upgrades PC".
1° Assim escusam de andar aqui no offtopic
2° Podem aproveitar de ajuda de pessoas que andam todos os dias a sugerir e a ajudar, e muito bem, o pessoal a comprar... Esta gente que tenho visto aqui na tentar induzir-vos a comprar Coffee lake não percebe patavina disto, pelas barbaridades que dizem, e não têm experiência alguma aqui no fórum a sugerir material. Há pessoas que fazem isto aos anos e são muito mais competentes, por isso aproveitem deles na secção correta...


Cumps


edit: @Logi_pt meteres aqui as imagens que mais te convêm só para tentares provar os teus argumentos manhosos é muito fácil, mas de pouca honestidade também... Primeiro porque estávamos a falar de 1600 vs 8400, visto que está no mesmo price range... Segundo porque falamos de gaming e para tal um 1700 não nos interessa... Deverias ter comparado o 7700k com o 1600, porque aqui temos um verdadeiro "embate" por um ser melhor e por outro ser mais baratos, sem haver diferenças enormes de performance... Opa, desta vez sou eu a meter os benchmarks que me interessam para provar o que digo.. Yup, é manhoso mesmo...

rncCQG8.png

kJAynXt.png

Q9VU7hT.png

VSYLPAl.png


Aqui estão os teus tão queridos esports... E então?? Onde está a grande diferença de um 7700k a 4.9GHz e de um 1600 a 4.0GHz?? Pois é... No máximo 8 fps para o lado da Intel...

fonte:


Se quiseres dizer que ryzen não vale a pena o investimento e que está a léguas dos coffee para esports, tenta prova-lo e argumentar de maneira honesta. Repito, andares aqui a induzir erradamente pessoas a comprar coffee para o que pretendem, é manhoso...

1- Os benchmarks que mostraste estão limitados pelo GPU (GTX1080 vs GTX1080ti do GN, citando-te, "manhoso" no mínimo)
2- Ainda assim é fácil verificar que os fps mínimos são superiores na Intel
3- Percentagem mínima dos compradores de Ryzen conseguirão clocks de 4ghz estáveis (falando em "honestidade"...)

E para mim este tema está encerrado, até porque o moderador já deu o aviso.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo