• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Intel vs AMD Ryzen

Status
Fechado a novas mensagens.
Pior que isso e tentarem comparar CPU's de price range diferentes... Ryzen e neste momento (e enquanto a Intel nao decidir de facto baixar os precos decentemente, assim como os fabricantes de board apresentarem boards a precos decentes!) a melhor bang for the buck!

Para resumir um pouco as vantagens:
Ryzen:
  • Relacao Preco vs Performance superior na grande maioria dos casos;
  • Possibilidade de Overclock em todos os SKUs;
  • Motherboards a precos acessiveis e com capacidade de overclock (B350 e X370);
  • Bastante "frescos" mesmo em Overclock;
Intel:
  • Maior clock mesmo de origem;
  • Performance per clock;
  • Maior compatibilidade com memorias (velocidades);
Desvantagens:
Ryzen:
  • Ainda existem problemas de incompatibilidades com alguns perfis XMP de memorias;
  • Dificilmente atingem os 4Ghz;
Intel:
  • Preco/Performance abaixo da concorrencia;
  • Preco das Board acima da media;
  • CPU's desbloqueados com precos acima da media;
  • Apenas CPU's K sao possiveis de fazer OC;
  • Bastante quentes e com necessidade de excelentes cooler (para quem quer fazer OC e recomendado WC);

E so fazer as contas!!! Para 90% dos usuarios Ryzen e a melhor compra possivel, para entusiastas com guito no bolso?! Intel claro!
 
Dizer que um drop para 150 FPS é "motivo mais que suficiente para deixar de jogar o jogo" parece-me um bocado extremista.
Acho piada todo o circo à volta dos 300 FPS constantes e depois jogam competitivos em servidores de 64 tick. Aí já ninguém se importa.

Sim, já tive 300 FPS constantes. Agora tenho menos. Já tive num ecrã de 144 Hz agora estou com um ecrã de 100 Hz. Não caiu o carmo e a trindade. Consigo jogar perfeitamente após umas semanas de habituação.

Pois consegues. Eu também consigo jogar a 60hz ou a 30fps. O Joaquim também consegue jogar com um rato de 20€. A diferença está entre o conseguir e aquilo que é ideal, e parece que algumas pessoas têm dificuldade em perceber isto.

Não têm, é tudo Damage Control.

Isto já vem de há muitos anos. Primeiro foi o "Human eye can´t see past 30fps"; seguiu-se o "brain can´t process 120hz", entretanto já vamos nos ecrãs de 240hz e ainda temos pessoas indiferentes a quedas de fps para 80. Autêntica Twilight Zone. Para defenderem o que têm dentro do seu computador, vale tudo.

Pior que isso e tentarem comparar CPU's de price range diferentes... Ryzen e neste momento (e enquanto a Intel nao decidir de facto baixar os precos decentemente, assim como os fabricantes de board apresentarem boards a precos decentes!) a melhor bang for the buck!

Para resumir um pouco as vantagens:
Ryzen:
  • Relacao Preco vs Performance superior na grande maioria dos casos;
  • Possibilidade de Overclock em todos os SKUs;
  • Motherboards a precos acessiveis e com capacidade de overclock (B350 e X370);
  • Bastante "frescos" mesmo em Overclock;
Intel:
  • Maior clock mesmo de origem;
  • Performance per clock;
  • Maior compatibilidade com memorias (velocidades);
Desvantagens:
Ryzen:
  • Ainda existem problemas de incompatibilidades com alguns perfis XMP de memorias;
  • Dificilmente atingem os 4Ghz;
Intel:
  • Preco/Performance abaixo da concorrencia;
  • Preco das Board acima da media;
  • CPU's desbloqueados com precos acima da media;
  • Apenas CPU's K sao possiveis de fazer OC;
  • Bastante quentes e com necessidade de excelentes cooler (para quem quer fazer OC e recomendado WC);

E so fazer as contas!!! Para 90% dos usuarios Ryzen e a melhor compra possivel, para entusiastas com guito no bolso?! Intel claro!

Não precisas de fazer overclock absolutamente nenhum em Intel para teres muito mais performance em jogos que AMD. Em AMD sim precisas de fazer overclock ao limite do CPU, para conseguires reduzir a diferença de gigante para grande em situações CPU bound.
 
Última edição:
Não precisas de fazer overclock absolutamente nenhum em Intel

Se precisasses, também não podias, na maior parte deles. :002: J/K.

Agora a sério, tendo em conta que o título do thread é "AMD vs. Intel" e não "AMD vs. Intel em e-sports a 720p" penso que convém sempre ressalvar a situação a que se referem. ;)
Isto porque na maioria dos jogos, em resoluções e níveis de detalhe do séc. XXI, a diferença é alguma, mas longe de gigante. E o OC permite reduzi-la para negligenciável, na maior parte dos casos, para a maior parte das pessoas. Mas quem lê certas coisas fora do contexto pode ficar a pensar que os Ryzen não servem para o seu GTA V casual, ou coisa que o valha, o que estaria muito longe da verdade.

BTW, eu tenho um i5 6400 dentro do meu computador. :)
 
Não precisas de fazer overclock absolutamente nenhum em Intel para teres muito mais performance em jogos que AMD. Em AMD sim precisas de fazer overclock ao limite do CPU, para conseguires reduzir a diferença de gigante para grande.

Acho que não há necessidade de continuar a generalizar desta forma.
Ou isso ou então clarificar o que é uma diferença gigante para ti...

Se formos a generalizar penso que é melhor olhar para os builds budget.
Obviamente não tenho números, mas se fossemos ver talvez 50% dos utilizadores andam no segmento Ryzen 1200/1400 ou Intel G4600/i3 8100.
Para estes casos qual a real diferença entre AMD e Intel?




 
Última edição:
Pois, eu cá acho que os dias até estão bons e dar uma volta era melhor que esta discussão da treta dos esports.

Sou de uma geração bem mais velha, que não nasceu com um rato na mão e sinceramente não consigo perceber as diferenças insignificantes que vocês conseguem ver entre, ratos, teclados, fones, etc...
Falo desta maneira quando estamos a falar de material com qualidade.

Levam a análise a extremos ilógicos e perdem a noção da realidade e do bom senso.
Neste momento os cpu's Intel são melhores para gaming, mas farão diferença para 0.01% das pessoas que jogam.

Isto é uma dica para quem quiser, quando aconselham alguém sobre este tema, tentem não partir da vossa visão limitada mas antes de uma com bom senso e adequada à situação.

Cumprimentos
 
SideWalker Certo, mas uma coisa te garanto. Se eu jogasse a 60fps @ 60hz não comprava um Ryzen de 6 cores, comprava um Pentium por 3/4 vezes menos dinheiro. E se precisasse de threads para outras tarefas, além de jogar casualmente ou single player, comprava um Ryzen, e se jogasse jogos que necessitam de framerates altas a 180hz, ia para Intel. Cada chip com a sua utilidade.

Os problemas começam quando certas pessoas se sentem triggered e começam a dizer erradamente que afinal um dos chips é o ideal para toda e qualquer situação, quando se sabe perfeitamente que não, e vêm com o "ah e tal jogar a 80 ou 200 é a mesma coisa" "ah e tal eu não noto nada "ah e tal deves achar que és do e-sports". Simples.

Pois, eu cá acho que os dias até estão bons e dar uma volta era melhor que esta discussão da treta dos esports.

Sou de uma geração bem mais velha, que não nasceu com um rato na mão e sinceramente não consigo perceber as diferenças insignificantes que vocês conseguem ver entre, ratos, teclados, fones, etc...
Falo desta maneira quando estamos a falar de material com qualidade.

Levam a análise a extremos ilógicos e perdem a noção da realidade e do bom senso.
Neste momento os cpu's Intel são melhores para gaming, mas farão diferença para 0.01% das pessoas que jogam.

Isto é uma dica para quem quiser, quando aconselham alguém sobre este tema, tentem não partir da vossa visão limitada mas antes de uma com bom senso e adequada à situação.

Cumprimentos

Foste o primeiro a perder o bom senso depois de dizeres que os dias estão bons e que dar uma volta era melhor, quando secalhar há pessoas que têm obrigatoriamente de estar agarradas a um computador, porque a vida infelizmente não são só voltas e apanhar sol, principalmente em Outubro. Pensa nisso.

Em relação às restantes barbaridades que fizeste questão em dizer (gabo-te a coragem) nem vou comentar.
 
@Logi_pt explica-me então como é possível que tenha um amigo global elite no CS GO com 200 fps de média com drops no máximo para 170 fps com um 1600 que nem lhe fez overclock...
Os Ryzen não são tão instáveis quanto tu crês que são por teres visto o reviewer x a dizer que era não quer dizer nada pois 0.1% de lows pode ser um momento de loading ou algo semelhante num benchmark logo não é algo que acontece no dia a dia de gameplay. E volto a dizer aqueles benchmarks do GamerNexus são no minimo estranhos pois nunca senti drops tão grandes a jogar tanto rocket league como overwatch e acredita que quando tenho 110 fps já me começa a fazer um pouco de comichão num monitor de 144hz.
 
Logi_PT falei no geral mas agora vou ser mais específico, os teus posts denotam uma clara falta de senso comum e exagero, já várias pessoas o mencionaram mas parece que não surtiu efeito.

Mais bom senso, precisa-se. Cumprimentos
 
SideWalker Certo, mas uma coisa te garanto. Se eu jogasse a 60fps @ 60hz não comprava um Ryzen de 6 cores, comprava um Pentium por 3/4 vezes menos dinheiro.

Nem necessitas de o fazer. Compras um Ryzen de 4 cores, por mais 20€ que o Pentium.

As imagens que deixei mais acima mostram a realidade da grande maioria dos utilizadores.
 
Necessitar de 300 FPS no CS e depois jogar com tudo ao máximo é cómico. Tanta coisa por causa de FPS, ter o melhor ambiente possível, e depois jogar com as settings no máximo(o que torna mais difícil ver os inimigos em certas situações) é no mínimo cómico. Entre ter 200 FPS e ser uma m*rda, mas ter uma base que me dure, e ter 300 e ser igualmente uma m*rda, mas com uma base que me dura menos... escolho o que me durar mais/for mais barato. É como ouvir/ler aqueles gajos que dizem que o fox ainda é máquina xD
 
Ninguém falou em maioria ou minoria. Porque um produto é aconselhável para 90% das pessoas, não significa que seja o melhor para os restantes 10%, e aqui os discursos assumem que sim.

não consigo perceber as diferenças insignificantes que vocês conseguem ver entre, ratos, teclados, fones, etc...

@Raspa falando em exageros...
 
Não precisas de fazer overclock absolutamente nenhum em Intel para teres muito mais performance em jogos que AMD. Em AMD sim precisas de fazer overclock ao limite do CPU, para conseguires reduzir a diferença de gigante para grande em situações CPU bound.
Oi?! Estas a comprara os velhinhos SKT 939 com os novos intel ou estou enganado?!?! Muito mais performance e o k?! +10FPS?! ou mais 50% de FPS?!

A segunda afirmacao ainda mais "non-sense e"! Ser CPU bound pode ser muita coisa, mais velocidade de clock, mais threads, mais FSB, mais cache, etc etc etc... Para te dar um exemplo de um jogo CPU bound em que os Ryzen se portam extremamente bem, WoW! E nao, nao precisam de OC! Alias, a diferenca do meu 1700 @ stock para 3.9Ghz e marginal em 99% dos jogos... E nao, CS-GO, OW ou ate BF1 nao sao amostras significativas. Sao 1% (se tanto) no universo que existe de PC Gaming!!! Deal with it...
 
Ninguém falou em maioria ou minoria. Porque um produto é aconselhável para 90% das pessoas, não significa que seja o melhor para os restantes 10%, e aqui os discursos assumem que sim.

Então também não se pode fazer afirmações referentes a 200 e 300 fps como termo de comparação. Para isso é preciso falar em minorias...
A única coisa que tentei explicar, e que muitos já tentaram fazer o mesmo, é que a diferença que afirmas é algo minoritário e relevante para muito poucas pessoas. E assim sendo, não se pode afirmar que um produto é a melhor compra baseado apenas em minorias.
 
A questão é que tu falas sem teres testado, a sério queria que testasses jogar durante uns dias os jogos ditos e-sports com um Ryzen e depois falares então por experiencia e não em numeros, eu posso não ser um jogador profissional mas jogo diáriamente Overwatch e nem com uma D-Va a explodir ao mesmo tempo que a mei usa um ultimate e a mercy faz um Resurection vejo os drops do GamerNexus no 0.1% de lows, no máximo lá desce para 180 fps.
Os numeros do Hardware Unboxing parecem-me bastante mais credíveis no overwatch por exemplo pois são os numeros que lido diáriamente.
Eu antes de ter este Ryzen tinha um i5 6400 com board Z com bios alterada em que lhe fiz overclock para 4.6ghz e em alguns jogos sim tinha ligeiramente mais fps como o cs go e o lol mas como tenho vários monitores e uso máquinas virtuais para simulações para mim o Ryzen é uma melhor escolha mas não senti necessidade de volta para um i5 nem com ecrã de 144hz nesses jogos pois é uma diferença que considero minima.
 
Oi?! Estas a comprara os velhinhos SKT 939 com os novos intel ou estou enganado?!?! Muito mais performance e o k?! +10FPS?! ou mais 50% de FPS?!

A segunda afirmacao ainda mais "non-sense e"! Ser CPU bound pode ser muita coisa, mais velocidade de clock, mais threads, mais FSB, mais cache, etc etc etc... Para te dar um exemplo de um jogo CPU bound em que os Ryzen se portam extremamente bem, WoW! E nao, nao precisam de OC! Alias, a diferenca do meu 1700 @ stock para 3.9Ghz e marginal em 99% dos jogos... E nao, CS-GO, OW ou ate BF1 nao sao amostras significativas. Sao 1% (se tanto) no universo que existe de PC Gaming!!! Deal with it...

6k6YBHv.png


Os mais jogados atualmente no Steam. Todos eles têm mais performance em Intel. Falta ainda o OW, também com mais performance em Intel.

A questão é que tu falas sem teres testado, a sério queria que testasses jogar durante uns dias os jogos ditos e-sports com um Ryzen e depois falares então por experiencia e não em numeros, eu posso não ser um jogador profissional mas jogo diáriamente Overwatch e nem com uma D-Va a explodir ao mesmo tempo que a mei usa um ultimate e a mercy faz um Resurection vejo os drops do GamerNexus no 0.1% de lows, no máximo lá desce para 180 fps.
Os numeros do Hardware Unboxing parecem-me bastante mais credíveis no overwatch por exemplo pois são os numeros que lido diáriamente.
Eu antes de ter este Ryzen tinha um i5 6400 com board Z com bios alterada em que lhe fiz overclock para 4.6ghz e em alguns jogos sim tinha ligeiramente mais fps como o cs go e o lol mas como tenho vários monitores e uso máquinas virtuais para simulações para mim o Ryzen é uma melhor escolha mas não senti necessidade de volta para um i5 nem com ecrã de 144hz nesses jogos pois é uma diferença que considero minima.

Os números do HU fazem-te mais sentido porque te convém mais. Mas como já referi na primeira ou segunda página é um teste muito mais limitado que o do GN, devido ao GPU utilizado. Vês o vídeo do GN e ouves a conclusão dele.

Btw, gostava que esta discussão tivesse também intervenientes sem "Ryzen 1xxx" na assinatura. Tudo faria mais sentido :) Desde assinatura a "eu não noto drops" "eu confio mais neste teste" "ninguém quer saber de fps mínimos", fica complicado alguém vos levar a sério.
 
Última edição:
Pois consegues. Eu também consigo jogar a 60hz ou a 30fps. O Joaquim também consegue jogar com um rato de 20€. A diferença está entre o conseguir e aquilo que é ideal, e parece que algumas pessoas têm dificuldade em perceber isto.

Não têm, é tudo Damage Control.

Isto já vem de há muitos anos. Primeiro foi o "Human eye can´t see past 30fps"; seguiu-se o "brain can´t process 120hz", entretanto já vamos nos ecrãs de 240hz e ainda temos pessoas indiferentes a quedas de fps para 80. Autêntica Twilight Zone. Para defenderem o que têm dentro do seu computador, vale tudo.

Não venhas com analogias da treta sff.
Todos sabemos que existem diferenças entre 60 / 100 / 200 / 300 fps mesmo em monitores de 60 Hz. Não é isso que está em causa, nunca foi.

O que está em causa são os teus argumentos para descredibilizar Ryzen.
Nem todos jogam esports, nem todos sentem as diferenças, nem todos tem as tuas elevadas exigências.

Para defenderem o que têm dentro do seu computador, vale tudo.
Hoje tenho AMD, amanhã Intel. Parte para outro argumento.
Na minha primeira intervenção disse que Intel é melhor para quem quer FPS elevados.

Vale a pena discutir com pessoas como o @VelhoDoRestelo que sabe ver os prós e os contras de ambas as plataformas, infelizmente são poucos como ele.
 
Porque lhe convém? Se são parecidos aos números que ele obtém... E não me vais dizer que no OW o problema vai ser o GPU, pois não? xD
P.S: tenho um I5, logo não estou a defender a minha compra.
 
Amigo logi_PT já estás a tornar-te um pouco ridículo.
Leva a taça, tu tens razão e os outros não.

Quando falo de diferenças de ratos por exemplo são ratos com o mesmo sensor e implementação ligeiramente diferente. Não diferenças referentes aos formatados e tamanhos dos ratos.

Cumprimentos
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo