I. Móvel Internet móvel para uso em casa regular. MEO ou Vodafone

Xiribu

Membro
Olá,
Preciso de colocar um serviço de internet numa casa que não tem acesso a fibra. Qual a rede que esta a dar melhor fiabilidade? Já tive NOS noutra ocasião, não neste local, e as velocidades eram péssimas, mesmo com tráfego ilimitado, não permitia uma navegação descontraida.
MEO e Vodafone oferecem um serviço de internet móvel por 16€/mês e 21€/mês respetivamente, ambas com tráfego ilimitado, mas a prioridade para mim é um serviço de internet decente, que permita streaming.
A zona é arredores de Coimbra norte.
Alguém tem opiniões sobre qual o melhor serviço?
 
Utilizo 2 cartões Vodafone Go Total (pré-pago) para ter serviço de internet numa segunda residência, onde não me convém instalar serviço fixo por causa da fidelização, e depois ter que lidar com burocracias caso tenha que mudar de residência a meio da mesma.
Instalar sem fidelização também não é grande opção em termos de custos, pois acaba por ficar proibitivo por ter um aumento na mensalidade e ter que pagar a instalação do serviço. Pelo que recorri à opção de internet móvel.

E aqui utilizo 2 cartões para contornar a limitação do tarifário Vodafone Go Total - tem dados ilimitados, mas levas com um nerf de velocidade que passa dos 40 Mbps para os 10 Mbps após os 200 GB consumidos. Pelo que, carrego 1 cartão para 15 dias, e depois o outro para outros 15.
Assim nunca sinto muito o nerf, pois quando o mesmo acontece aos 200 GB consumidos, já estou praticamente no fim dos 15 dias e logo troco de cartão. Quando preciso de voltar a carregar o cartão anterior, já o plafond de ambos os cartões teve a renovação mensal.
Mas isso vai de acordo com o meu tipo de utilização nesta residência, e vai depender da utilização de cada um. Mas nada como consultar o tópico do tarifário Go Total.

Quanto à velocidade, durante o dia oscila um pouco e depende sempre do dia e da hora (se é dia útil ou não, por exemplo), pois a antena mais próxima presente na freguesia só debita velocidades até 75 Mbps, e estando um pouco sobrecarregada, muitas vezes não chego a ter os 40 Mbps que supostamente deveria ter. Consigo contrastar bem isso quando verifico a velocidade de madrugada, por exemplo, onde obtenho até mais que os 40 Mbps, face a uma hora de final de tarde/início da noite. Nunca tive no entanto interrupções de serviço de maior.

Nesse aspecto, podes começar por verificar o Mapa de Cobertura Móvel da Vodafone e as velocidades suportadas na tua zona.

De resto, e agora a propósito da Black Friday, também vi esse tarifário de internet móvel pós-pago no website da Vodafone a 21 € para actuais clientes (sou cliente Vodafone Fibra na minha primeira residência) e fiquei tentado. Passaria a pagar menos 8 € mensalmente, e evitaria o trabalho de ter que andar sempre a trocar cartões e chatices associadas. Teria que ficar fidelizado 2 anos mas, tratando-se de internet móvel que não está presa a uma morada, e face à poupança, acho que vale a pena.

Como router uso um Huawei B311-221 que é LTE Cat. 4, que está de acordo com o que este tarifário supostamente oferece em termos de velocidade: 150 Mbps down/50 Mbps up, mesmo sabendo que estou limitado pela antena local do operador a 75 Mbps.
Falta também dizer que instalar uma Nedis ANOR5G10WT (conforme aconselhado neste tópico) como antena externa melhorou bastante a estabilidade do sinal e também a velocidade (antes era difícil atingir os 40 Mbps, fosse a que hora fosse).

Em relação à Meo, estive a ver o que referes, mas os 16 € são apenas durante o primeiro ano, sendo que após isso o preço sobe para os 30 € (clica no botão Aderir para ver as condições), e fazendo as contas a 2 anos, não compensa face à Vodafone, olhando unicamente para o factor monetário. Isto para mim que já sou cliente Vodafone.

Tu não sendo cliente de nenhum operador (pelo que percebo), tens que primeiramente jogar com o facto de a Vodafone te pedir 21 €/mês durante 1 ano (27,90 €/mês após isso) com fidelização de 1 ano, e a Meo te pedir 16 €/mês (30 €/mês após isso) também com fidelização de 1 ano. Quer faças as contas a 1 ano (tempo de fidelização) ou a mais (para verificares os aumentos após a fidelização), a Meo para ti compensa em termos de custo face à Vodafone.
A campanha da Vodafone termina hoje dia 28/11 e a da Meo termina 30/11.

De resto não te posso ajudar muito, pois não sou cliente Meo (nunca fui), mas podes sempre tentar ver a cobertura e velocidade móvel da Meo na tua zona.

NOS pelo que vejo não tem nada de jeito em termos de preçário.

EDIT: Existe quem use RED Infinity para este caso, usando-o num hotspot ou router 4G, mas isso aparentemente vai contra os Termos e Condições do serviço, e estás sujeito a que te suspendam o mesmo, embora não haja relatos disso, além de umas mensagens a alertar para o uso excessivo.
 
Última edição:
Magnífica ajuda @Raen
Muito agradecido.

Confirmo, não sou cliente MEO nem Voda, pelo que a fidelização é 12 meses.

O que me deixa apreensivo é a impossibilidade de testar: ou seja, estes serviços contratam-se, mas, se depois as velocidades são instáveis, ou a cobertura de rede no local é fraca, para rescindir e optar por outra rede, mesmo durante os 14 dias pós-pedido, é cobrado um valor de instalação/activação, que obviamente dispensaria.

Agradeço também as sugestões da antena, e já agora, em relação ao Router, seria então de dispensar os hotspots que as operadoras vendem, e optar por um router desse tipo?

Creio que, dada a incerteza sobre a qualidade do sinal no local para ambas as operadoras, e tendo em conta que daqui por um ano poderei reavaliar a opção, optarei para já pela mais barata, a MEO portanto.
 
Se queres primeiro testar, eu até diria para comprares um pré-pago sem fidelização, um Vodafone Go Total ou um equivalente da Meo, e carregares por uns dias, não terás no entanto grandes velocidades (o Go Total como disse está limitado a 40/40 Mbps).

Em relação aos equipamentos, a única vantagem do hotspot é poderes levá-lo contigo para qualquer lado, mas para isso também pegas no cartão e o metes no telemóvel, se for dual-SIM. Se for para ficar sempre ligado à tomada, é preferível optares logo por um router 4G, e dispensas preocupações com a degradação da bateria que os hotspots possuem. Os hotspots por norma têm também antenas internas piores e não permitem ligar antenas externas.
Se puderes, opta por um router 4G com MIMO (não é o caso do meu, que só permite ligar 1 antena exterior), se fores para tarifários com velocidades mais elevadas. Tens mais info sobre routers 4G no tópico que coloquei no post anterior acerca da antena.

Reparei à pouco num pormenor importante, o tarifário que é oferecido pela Vodafone a 21 € com 150 Mbps down e 50 Mbps up é limitado a 5 Mbps após os 200 GB consumidos, tanto para actuais como para novos clientes:
Após ultrapassados os 200GB de tráfego mensais, a velocidade de acesso à internet será reduzida para 5 Mbps.

Pedi há pouco migração de um dos meus cartões Go Total para este pós-pago em campanha da BF, mas só reparei nisto após receber a proposta de adesão à qual ainda tenho que confirmar. Vou ter que voltar com a decisão atrás, pois se no Go Total consigo contornar este limite de 200 GB após o qual a velocidade sofre redução para 10 Mbps, ao utilizar 2 cartões intercalados, neste pós-pago iria ter que ficar o resto do mês a sofrer com uma velocidade ainda menor de 5 Mbps, e facilmente atinjo os 200 GB em 10-15 dias. É um limite absurdo...

Já estive a ver o website da Meo e não vi qualquer referência a uma limitação deste género, mas pode ter-me escapado algo, e o melhor será entrar em contacto com eles para ter a certeza.

Infelizmente não existe nenhum tarifário de internet móvel ilimitado sem fidelização e que se aproveite realmente, sem algum tipo de condicionante.
 
Última edição:
O que me deixa apreensivo é a impossibilidade de testar: ou seja, estes serviços contratam-se, mas, se depois as velocidades são instáveis, ou a cobertura de rede no local é fraca, para rescindir e optar por outra rede, mesmo durante os 14 dias pós-pedido, é cobrado um valor de instalação/activação, que obviamente dispensaria.
Os tribunais arbitrais têm sistematicamente condenado as operadoras a devolver esse valor de instalação/ativação. As operadoras, segundo o CNIACC, o CIAB (é o nome desses tribunais) só podem cobrar um valor proporcional de penalização que acaba por ser irrisório. Há uma fórmula para calcular o valor. É dividires o preço contratual total pelo número de dias da fidelização e esse resultado multiplicares por 14). O preço contratual total é o valor das ofertas que tiveste tipo o valor da oferta do router + o valor da instalação/ativação + a soma do valor total das mensalidades do contrato).

Eu optaria por um bom router 5G. É mais caro mas é future-proof. Imagina, pode acontecer que numa determinada zona de noite tenhas 2 Mbps em 4G, 20 Mbps em 4G+ ou 4G com seleção de banda e num router 5G consigas ter 300 Mbps à mesma hora. Depende se há 5G com N78 ou não na zona etc.
 
Dá uma vista de olhos no Kanguru XL. Podes pedir um cartão gratis com 1 dia incluído para testares o serviço visto que não viste a velocidade deles nesse sitio. Varia imenso de antena para antena pelo que a experiencia não é igual em todos os sitios.
Idealmente procura um equipamento que suporte 5G se tiveres cobertura 5G. Usar um telemóvel 5G barato como hotspot é uma boa opção.

Na NOS consegues 15.26€ com 5G ativo, sem limites (sem redução de velocidade).
Se tiveres preso a 4G, arranja um equipamento que te permite escolher as bandas. Muitas vezes consegue-se melhorias enormes só mudando a banda 4G em uso. Routers Huawei costumam dar para fazer isso e são baratos usados. Procura um modelo que tenha 4G+ no minimo (B525, B535, etc)
 
Última edição:
Dá uma vista de olhos no Kanguru XL. Podes pedir um cartão gratis com 1 dia incluído para testares o serviço visto que não viste a velocidade deles nesse sitio. Varia imenso de antena para antena pelo que a experiencia não é igual em todos os sitios.
Idealmente procura um equipamento que suporte 5G se tiveres cobertura 5G. Usar um telemóvel 5G barato como hotspot é uma boa opção.

Na NOS consegues 15.26€ com 5G ativo, sem limites (sem redução de velocidade).
Se tiveres preso a 4G, arranja um equipamento que te permite escolher as bandas. Muitas vezes consegue-se melhorias enormes só mudando a banda 4G em uso. Routers Huawei costumam dar para fazer isso e são baratos usados. Procura um modelo que tenha 4G+ no minimo (B525, B535, etc)
15.26€/mes? Não encontro esse preço em lado nenhum.
 
Back
Topo