Utilizo 2 cartões Vodafone Go Total (pré-pago) para ter serviço de internet numa segunda residência, onde não me convém instalar serviço fixo por causa da fidelização, e depois ter que lidar com burocracias caso tenha que mudar de residência a meio da mesma.
Instalar sem fidelização também não é grande opção em termos de custos, pois acaba por ficar proibitivo por ter um aumento na mensalidade e ter que pagar a instalação do serviço. Pelo que recorri à opção de internet móvel.
E aqui utilizo 2 cartões para contornar a limitação do tarifário Vodafone Go Total - tem dados ilimitados, mas levas com um nerf de velocidade que passa dos 40 Mbps para os 10 Mbps após os 200 GB consumidos. Pelo que, carrego 1 cartão para 15 dias, e depois o outro para outros 15.
Assim nunca sinto muito o nerf, pois quando o mesmo acontece aos 200 GB consumidos, já estou praticamente no fim dos 15 dias e logo troco de cartão. Quando preciso de voltar a carregar o cartão anterior, já o plafond de ambos os cartões teve a renovação mensal.
Mas isso vai de acordo com o meu tipo de utilização nesta residência, e vai depender da utilização de cada um. Mas nada como consultar o
tópico do tarifário Go Total.
Quanto à velocidade, durante o dia oscila um pouco e depende sempre do dia e da hora (se é dia útil ou não, por exemplo), pois a antena mais próxima presente na freguesia só debita velocidades até 75 Mbps, e estando um pouco sobrecarregada, muitas vezes não chego a ter os 40 Mbps que supostamente deveria ter. Consigo contrastar bem isso quando verifico a velocidade de madrugada, por exemplo, onde obtenho até mais que os 40 Mbps, face a uma hora de final de tarde/início da noite. Nunca tive no entanto interrupções de serviço de maior.
Nesse aspecto, podes começar por verificar o
Mapa de Cobertura Móvel da Vodafone e as velocidades suportadas na tua zona.
De resto, e agora a propósito da Black Friday, também vi esse tarifário de
internet móvel pós-pago no website da Vodafone a 21 € para actuais clientes (sou cliente Vodafone Fibra na minha primeira residência) e fiquei tentado. Passaria a pagar menos 8 € mensalmente, e evitaria o trabalho de ter que andar sempre a trocar cartões e chatices associadas. Teria que ficar fidelizado 2 anos mas, tratando-se de internet móvel que não está presa a uma morada, e face à poupança, acho que vale a pena.
Como router uso um Huawei B311-221 que é LTE Cat. 4, que está de acordo com o que este tarifário
supostamente oferece em termos de velocidade: 150 Mbps down/50 Mbps up, mesmo sabendo que estou limitado pela antena local do operador a 75 Mbps.
Falta também dizer que instalar uma Nedis ANOR5G10WT (conforme aconselhado
neste tópico) como antena externa melhorou bastante a estabilidade do sinal e também a velocidade (antes era difícil atingir os 40 Mbps, fosse a que hora fosse).
Em relação à Meo, estive a ver
o que referes, mas os 16 € são apenas durante o primeiro ano, sendo que após isso o preço sobe para os 30 € (clica no botão Aderir para ver as condições), e fazendo as contas a 2 anos, não compensa face à Vodafone, olhando unicamente para o factor monetário. Isto para mim que já sou cliente Vodafone.
Tu não sendo cliente de nenhum operador (pelo que percebo), tens que primeiramente jogar com o facto de a Vodafone te pedir 21 €/mês durante 1 ano (27,90 €/mês após isso) com fidelização de 1 ano, e a Meo te pedir 16 €/mês (30 €/mês após isso) também com fidelização de 1 ano. Quer faças as contas a 1 ano (tempo de fidelização) ou a mais (para verificares os aumentos após a fidelização), a Meo para ti compensa em termos de custo face à Vodafone.
A campanha da Vodafone termina hoje dia 28/11 e a da Meo termina 30/11.
De resto não te posso ajudar muito, pois não sou cliente Meo (nunca fui), mas podes sempre tentar ver a cobertura e velocidade móvel da Meo na tua zona.
NOS pelo que vejo
não tem nada de jeito em termos de preçário.
EDIT: Existe quem use
RED Infinity para este caso, usando-o num hotspot ou router 4G, mas isso aparentemente vai contra os Termos e Condições do serviço, e estás sujeito a que te suspendam o mesmo, embora não haja relatos disso, além de umas mensagens a alertar para o uso excessivo.