iPhone iPhone 13 Pro e 13 Pro Max

Já agora, uma chamada de atenção para algo que reparei hoje enquanto comparava lado a lado as specs do 12 Pro Max com o 13 Pro Max.

A câmara telephoto do 12 Pro Max é uma f2.2 e a do 13 uma f2.8.
Não sei o tamanho do sensor, mas só na abertura da lente, a do 13 Pro max é 2/3 de stop mais lenta do que a do 12.
Isso é uma grande diferença na capacidade de captação de Luz!

Isso deixa-me a pensar se realmente para o meu caso o 13 será ou não um upgrade, já que a maioria das fotografias que tiro são a pessoas e são com a telephoto.
Está certo que este ano temos uma DF equivalente a 77mm na telephoto, o que para mim é excelente, já que nas câmaras 35mm, a minha DF favorita para fotografar pessoas sempre foi 85mm.
Mas daí a perder 2/3 de stop…. Já não sei…
Em termos leigos o sensor é maior. Apesar de captar menos informação a nível de luz vais ter maior distância focal e mais detalhes . Não esquecer que o lidar é de 2 geração que vai ajudar com os contornos e com o bokeh
 
Em termos leigos o sensor é maior. Apesar de captar menos informação a nível de luz vais ter maior distância focal e mais detalhes . Não esquecer que o lidar é de 2 geração que vai ajudar com os contornos e com o bokeh

Eu andei à procura da informação do tamanho do sensor e não encontrei em lado nenhum.
Vou esperar por comparativos. E de qualquer forma amanhã fazer a pre-order. Alguma coisa também se cancela.
 
Eu fiquei foi curioso. Estou a comparar o 13 pro com o meu 12 pro max e consigo mais 2 horas de video e mais 8 de streaming com o 13 pro. Acho isto estranho

Foi referido na apresentação que o display em geral consome menos. Além disso, como tem ProMotion, consegue reduzir o refresh rate para 30fps ou 24fps conforme o vídeo for. Além disso provavelmente o 4G e 5G são mais eficientes, assim como o A15.

Alguém sabe quando a Amazon ES costuma ter a pre-venda?
 
Para o Pro Max Sierra Blue estou indeciso entre a capa de silicone Blue Jay ou Abyss Blue.
Exactamente a minha questão também. Acho que o Blue Jay é mais "parecido" com o Sierra Blue mas o contraste o azul escuro do Abyss Blue com a lente azul clara também é apelativo.

Vou esperar até sair um video no youtube com todas as combinaçoes. Normalmente há sempre alguem que compra todas as capas e as coloca em todos os modelos.

Vejo muita crítica relativamente ao facto de ser apenas intruduzido agora o promotion. A apple no site deles nesta novidade afirma que se quisessem meter 120 Hz por meter já o tinham feito. O ano passado foi mais que falado que a tecnologia já estava pronta mas que a quantidade de demangind de iphones não permitiu à Samsung conseguir produzir tantos displays. Do que vi da apresentação esta é a implementação mais inteligente de maior taxa de refresh rate. Aquilo adapta-se à velocidade do nosso scrolling. Muitos android tem adaptativo mas o adaptativo ou 120Hz quando se toca no ecra ou 60 quando esta parado. A apple sempre valorizou muito a experiência de utilização. Enquantos mts android nos iludem com numeros e vendem specs estes vendem experiencia de utilização. Acredito que isto seja muito bem implementado. O promotion pra mim vale a pena o salto (desde que se consiga vender o 12 a bom preço) senao é deitar dinheiro fora

Não só por aí, mas há muito android que não faz os 90/120hz bem. Alguns xiaomi's têm 120hz (e até 144hz) nos primeiros meses e depois chapéu. Com flickering, stuttering e revertem a 60hz do nada. Alguns casos para arranjar isso é mesmo preciso ir para uma custom ROM.
Num iPhone, decerto que teve de se fazer muito trabalhinho no iOS para isto do ProMotion funcionar correctamente.
 
Já agora, outra pequena nota…
O pro max este ano engordou bem!
Já vai em 240gr.
A título de curiosidade, nos tempos em que explorava os modelos Android, cheguei a ter um tablet de 8 polegadas da Samsung que pesava 265gr. :)
 
Por acaso, o peso é a única queixa que tenho do meu 12 Pro Max. Aliás, este ano não haver diferenças entre o pro e o pro max é o único motivo que me está a ponderar trocar, para poder ficar com o modelo mais pequeno.

Realisticamente, este telefone é uma máquina e não me falta nada, mas que pesa no mindinho, isso pesa
 
Sabem se o 13 normal e o Pro podem partilhar as mesmas capas, como no ano passado?

Dei uma olhadela rápida pela Amazon espanhola e só vi capas para o 13 normal e para o Pro Max; achei estranho...
 
Sabem se o 13 normal e o Pro podem partilhar as mesmas capas, como no ano passado?

Dei uma olhadela rápida pela Amazon espanhola e só vi capas para o 13 normal e para o Pro Max; achei estranho...

Se for como o 12. O Modelo "normal" e Pro partilham as mesmas capas. A versão Max, não. Sãoo maiores.
Edit:
Ao que parece não, o módulo da cam do Pro é maior
 
Última edição:
Por acaso, o peso é a única queixa que tenho do meu 12 Pro Max. Aliás, este ano não haver diferenças entre o pro e o pro max é o único motivo que me está a ponderar trocar, para poder ficar com o modelo mais pequeno.

Realisticamente, este telefone é uma máquina e não me falta nada, mas que pesa no mindinho, isso pesa

Imagina eu que ando com o S21 Ultra. Nem sequer me cabe no bolso quando ando no trabalho.
É extremamente desconfortável apesar de ser uma máquina autêntica a nível de tudo, contudo o peso e o tamanho são realmente desconfortáveis e chega a aleijar o mindinho passado um tempo de o segurar com uma mão. O facto do 13 Pro ter as mesmas características do Max, ao contrário do ano passado, deixa-me a pensar numa possível troca devido ao tamanho mais pequeno...

Estou bastante indeciso. Não fui para iPhone no ano passado por causa dos 60hz (sou sensível e já não passo sem 120hz, até no monitor do PC noto diferença em praticamente tudo). Temo que vá perder bastante dinheiro com a venda do Ultra e que as câmaras do iPhone sejam piores. Decisions...
 
Imagina eu que ando com o S21 Ultra. Nem sequer me cabe no bolso quando ando no trabalho.
É extremamente desconfortável apesar de ser uma máquina autêntica a nível de tudo, contudo o peso e o tamanho são realmente desconfortáveis e chega a aleijar o mindinho passado um tempo de o segurar com uma mão. O facto do 13 Pro ter as mesmas características do Max, ao contrário do ano passado, deixa-me a pensar numa possível troca devido ao tamanho mais pequeno...

Estou bastante indeciso. Não fui para iPhone no ano passado por causa dos 60hz (sou sensível e já não passo sem 120hz, até no monitor do PC noto diferença em praticamente tudo). Temo que vá perder bastante dinheiro com a venda do Ultra e que as câmaras do iPhone sejam piores. Decisions...
tenho os dois s21 ultra e 12 pro max e o 12 pro max apesar de mais pequeno é mt mais desconfortavel por causa das flat edges. Quanto as cámeras o s21 ultra tem melhor hardware e em certos cenários tira fotos (de dia) melhores mas na grande maioria das vezes o 12 pro max é mais fiável. No modo noturno iphone é bem superior. E em vídeo não tem ponto de comparação. Nenhum android chega perto para filmar.
 
Back
Topo