Ivy Bridge 3770K + Asus P8Z77-V + Corsair Vengeance Red 2133Mhz Cl11 -> OC POWER !!

infected_

Power Member
Montei ontem o meu upgrade ao pc. Decidi brincar um pouco com estes Ivy Bridge:



Mais tarde, para o inverno vou ver o que ele aguenta. Agora o proximo passo que tenho os 4.8Ghz estáveis, é brincar com os timmings das Corsair a ver o que elas aguentam com stock volts.

Agradeço comentários.

infected_
 
Última edição:
watercooling... bloco cpu Swiftech Apogee XT, radiador Black-ice GTX Lite 240, 4x fans 120mm Noiseblocker Multiframe S3HS 1800 rpm, bomba Swiftech MCP350 (355 Mod) e reservatório Danger Den Single 5 1/4" Bay.
 
Última edição pelo moderador:
Devias pensar em sacar o IHS fora, as temps tão uma vergonha :)

Vê se consegues apertar os timing das memórias e subir um pouco a frequência, é que a eficiência não está nada por aí além.
 
Acho que para um overclock de 1.3Ghz a mais, e menos de 1.3v vcore, está muito boas as temps... :)

Não vou subir mais a frequência dele, 4.8Ghz chega para 24/7... Só vou mexer nos timmings das Corsair. Depois no inverno puxo por ele... :P
 
Última edição pelo moderador:
Com essa voltagem o sistema é mesmo estável? Tipo já meteste isso em full load a serio? Tenho um sistema muito parecido com o teu, quando chegar a casa vou experimentar, normalmente tenho o OC em 4.6Ghz mas com cerca de 1.32v, já meti a 4.8Ghz também mas para ficar estável estava a usar 1.34v...

Se é realmente estável são resultados bons para o CPU, nas memórias acho que como o stoned disse os timings não estão lá muito bons. Com essas temps e essa voltagem podes puxar mais pelo CPU sem grande esforço também. Já agora estás a fazer OC completamente manual na BIOS ou usaste alguma das configurações predefinidas da ASUS e depois fizeste acerto?
 
Fiz 20 laps de linx com 6144mb de memoria, como podes ver no print, ainda nao testei no prime95, occt e folding. ainda hj de manha testei os 4.8Ghz com a mesma config de ontem e passou em 10 laps de linx com 6144mb.

Estou neste momento a "primar" em custom com 6144mb, 5m cada "algoritmo", com ele a 4.6Ghz, estou com oscilações entre 1.232v e 1.240v de vcore no cpu-z e temps de 77ºC mais alta num core. Temperatura ambiente de 25ºC...



vai em 7:30m só ainda.
 
Última edição pelo moderador:
Acho que para um overclock de 1.3Ghz a mais, e menos de 1.3v vcore, está muito boas as temps... :)

Não vou subir mais a frequência dele, 4.8Ghz chega para 24/7... Só vou mexer nos timmings das Corsair. Depois no inverno puxo por ele... :P

O overclock em si é optimo, esse CPU é bom. 4.8 com menos de 1.3v entra na categoria daqueles que já são acima da média. Eu estava a falar de eficiência, isto é à frenquencia que tens devias sacar na boa +10Gflops.

Quando estava a falar em subir a frequencia falava das memórias, 2200 ou 2400 seria o ideal, sendo 2200 com cl9 e 2400 com cl10, mas lá está não sei se essas memórias conseguem fazer isso.

As temperaturas estão más, isso assim a chegar aos 90ºC e mesmo com a maior resistência que os transistores 3D vieram trazer, não vai demorar muito tempo a teres degradação elétrica e começar a dar o pifu. Das duas uma ou passas para os sub 1.2v se não quiseres alterar o CPU e perder a garantia ou optas por remover o IHS e ficar com a coisa decente.

Podes ver aqui um pouco daquilo que falo, repara na diferença de temperaturas:

3770k 4_8.jpg


4800_1352.jpg


Com essa voltagem o sistema é mesmo estável? Tipo já meteste isso em full load a serio? Tenho um sistema muito parecido com o teu, quando chegar a casa vou experimentar, normalmente tenho o OC em 4.6Ghz mas com cerca de 1.32v, já meti a 4.8Ghz também mas para ficar estável estava a usar 1.34v...

Se é realmente estável são resultados bons para o CPU, nas memórias acho que como o stoned disse os timings não estão lá muito bons. Com essas temps e essa voltagem podes puxar mais pelo CPU sem grande esforço também. Já agora estás a fazer OC completamente manual na BIOS ou usaste alguma das configurações predefinidas da ASUS e depois fizeste acerto?

Com aquelas runs de Linx é muito provavel que esteja mesmo estável. É um bom CPU. Efectivamente as memórias é que não estão mesmo nada de especial.

Fiz 20 laps de linx com 6144mb de memoria, como podes ver no print, ainda nao testei no prime95, occt e folding. ainda hj de manha testei os 4.8Ghz com a mesma config de ontem e passou em 10 laps de linx com 6144mb.

Estou neste momento a "primar" em custom com 6144mb, 5m cada "algoritmo", com ele a 4.6Ghz, estou com oscilações entre 1.232v e 1.240v de vcore no cpu-z e temps de 77ºC mais alta num core. Temperatura ambiente de 25ºC...



vai em 7:30m só ainda.


Não deves precisar de tanta voltagem para 4.6 e faz um favor a ti próprio com essas temperaturas não corras testes tão prolongados porque vais dar cabo desse CPU.
 
Porque que só testas 2688Mb no linx..? deves testar 90% da tua memoria... n considero isso estável no linx... em relaçao as temperaturas, não sei como é possivel teres 65ºC de max num core a correr o linx... o meu WC deve estar todo marado.... :|

Que watercooling tens?

Quanto metes-te no CPU PLL, 1.70000v? O LLC está em auto? O que metes-te no CPU Voltage Frequency, 350? No CPU Power Phase Control tens em Extreme? Usas aquilo do "offset" no vcore? eu nao me entendo com isso... E o Ratio Synchronizing Control, tens enabled?
 
Última edição:
Vamos por partes, na print do linx o objectivo não era testar estabilidade estava só a ver os Gflops que conseguia com aquele kit àquela frequência ( diga-se de passagem q não estava famoso ). Por outro lado estava a usar 2x2GB ( como podes ver no CPU-Z ) e em 4GB de memória é perfeitamente normal só conseguir correr o Linx com pouco mais de 2.5GB, isto deve andar perto dos tais >90% de memória utilizada.
Depois o teu WC não está marado ( compara as temperaturas nos meus dois prints ), uma é antes de tirar o IHS fora e mudar a massa térmica a outra é depois, como disse são ~20ºC de diferença.

No entanto o meu sistema de WC é sem dúvida superior ao teu.
  • Cooling
    • TFC Xchanger 360
    • EK XTX 360
    • Magicool slim 360
    • 12x GT AP-15 1850rpm
    • 2x MCP-35X
    • 2x EK FC7970
    • EK Supremacy

Quanto ao resto, o PLL podes baixar para 1.55v, o LLC uso em ultra-high, assim o que colocas na bios é quase o que tens no windows e as oscilações entre idle e load é muito pouca. Voltage Frequency podes brincar um bocado com isso e varia com as boards, no entanto se não usares os C-states e speedstep isto de pouco te vale. No phase control control isso depende um bocado do que queres, o extreme usa sempre todas as fases de alimentação activas o que leva a maiores consumos mas maior estabilidade nas transições idle->load, podes também brincar com a opção "manual" e colocares no ultra-fast. Vcore não uso "offset", uso manual e ponho os volts que quero. Ratio synch isso penso que só se usa quando tens multiplicadores diferentes para diferentes quantidades de cores carregados.
 
Eu tenho exactamente as mesmas memorias, o mesmo processador e a mb apenas muda para a versão Pro, tenho air cooling e a 4.6Ghz nunca passei dos 65ºC, mas também nunca corri esse tipo de testes, vou agora para casa testar isso e já dou feedback.
 
Entao devo usar os C-States? Quais?

" opção "manual" e colocares no ultra-fast" a qual te referes? nao vejo nd "ultra-fast"... :|

EDIT: Já achei a opçao Ultra-Fast no CPU Power Phase Control.

Então tenho que usar o C3 e o C6 nos C-states?
 
Última edição:
Não, não uses os C-states.

Entre o manual e o extreme a estabilidade é quase igual ( o extreme continua a ser melhor ) mas o manual consome menos energia, eu acho-o o melhor relação energia/performance.
 
Com estas settings faz 2 laps com 6144Mb de linx e crasha...:

AI Overclock Tuner -> Manual
BCLK -> 100
Turbo Ratio -> Disabled
All Cores -> 45
Internal PLL Overclocking -> Enabled
EPU Power Saving Mode -> Disabled
DRAM Timing Control -> 2113Mhz a 11-11-11-30-1N
CPU Power Management:
CPU Ratio -> 45
Speedstep - > Disabled
Turbo Mode -> Disabled
Resto das settings em Auto
DIGI+ Power Control
:
CPU LLC: Ultra High
CPU Voltage Frequency -> Manual (350)
CPU Power Phase Control -> Extreme
Resto das settings em Default
CPU Voltage -> Manual (1.22000v)
DRAM Voltage -> 1.50000v
VCCSA Voltage -> Auto
CPU PLL -> 1.55000v
PCH Voltage -> Auto
CPU Spread Spectrum -> Disabled

O que nao estou a fazer correto? Já lhe dei mais vcore e crasha na mesma... CPU-Z marca 1.208v
 
Uhm como é que tu tinhas o vcore definido naquele print dos 4.8GHz ? Que settings estavas a usar ?

Settings quando consegui os 4.8Ghz 2x:

AI Overclock Tuner -> Manual
BCLK -> 100
Turbo Ratio -> Disabled
All Cores -> 48
Internal PLL Overclocking -> Enabled
EPU Power Saving Mode -> Disabled
DRAM Timing Control -> 2113Mhz a 11-11-11-30-2N
CPU Power Management:
CPU Ratio -> 48
Speedstep - > Disabled
Turbo Mode -> Disabled
Resto das settings em Auto
DIGI+ Power Control:
CPU LLC: Auto
CPU Voltage Frequency -> Manual (350)
CPU Power Phase Control -> Extreme
Resto das settings em Default
CPU Voltage -> Manual (1.28000v)
DRAM Voltage -> 1.50000v
VCCSA Voltage -> Auto
CPU PLL -> 1.82500v
PCH Voltage -> Auto
CPU Spread Spectrum -> Disabled

Foram estas settings que usei e tenho gravado num o.c. profile..
 
Última edição:
Settings quando consegui os 4.8Ghz 2x:

AI Overclock Tuner -> Manual
BCLK -> 100
Turbo Ratio -> Disabled
All Cores -> 46
Internal PLL Overclocking -> Disabled
EPU Power Saving Mode -> Disabled
DRAM Timing Control -> 1866Mhz a 11-11-11-30-1N
CPU Power Management:
CPU Ratio -> 46
Speedstep - > Disabled
Turbo Mode -> Disabled
Resto das settings em Auto
DIGI+ Power Control:
CPU LLC: Auto
CPU Voltage Frequency -> Manual (350)
CPU Power Phase Control -> Extreme
Resto das settings em Default
CPU Voltage -> Manual (1.22000v)
DRAM Voltage -> 1.50000v
VCCSA Voltage -> Auto
CPU PLL -> 1.6500v
PCH Voltage -> Auto
CPU Spread Spectrum -> Disabled

Foram estas settings que usei e tenho gravado num o.c. profile..

Testa isto, assumindo que queres 4.6Ghz
 
estou acabar 20 laps de linx com 6144mb a 4.4Ghz e 1.200 vcore no cpu-z, vai na 15º lap já. A seguir testo essas settings. Reporto daqui a nada.

EDIT: Achas que não é pouco vcore para 4.6Ghz, nas tuas settings, visto precisar 1.200v para 4.4Ghz?

EDIT2:

20 laps de linx com 6144mb, a 4.4Ghz, 1.21000v na bios e 1.20000 no cpu-z, 74ºC no core mais quente. Memorias a 2133Mhz a 10-10-10-24-1N com 1.65v....

EDIT3:

20 laps de linx com 6144mb, a 4.6Ghz, 1.24000 na bios e 1.232 no cpu-z, 78ºC no core mais quente. Memorias a 2133Mhz a 10-10-10-24-1N com 1.65v...

CPU PLL estou em "Auto" em ambos.

Não vou tirar o IHS do cpu, posso danifica-lo e dps não sei como-o voltar a colar....
 
Última edição:
Tirar o IHS é só uma questão de jeito, com uma lamina de barbear faz-se muito clean mesmo. Para voltar a colar e isto só se quiseres, eu não tenho o meu colado, usas uma silicone preta boa ( suporte 180ºC por exemplo ) e tá feito.
 
Back
Topo