Jogos em HD

Bem este tópico está a deixar-me confuso.
Eu jogo Cod4 com as definições no máximo num monitor Samsung 901N à resolução de 1280*1024, se comprasse um full HD (ex: HP W2228h) e escolhesse as definições no máximo tb mas à resolução nativa do novo monitor a qualidade da imagem ia ser a mesma, apenas teria uma imagem maior. Não é? :confused:

sim.

Ha malta que faz muita confusão, influenciados obviamente por algum markting.

O chamando HD já existe em jogos para pc há uma dezena de anos, pelo menos.

Não é preciso nenhum cabo hdmi banhado a ouro para usufruir do "HD" os interfaces normais para ligar uma gráfica ao monitor servem perfeitamente (rgb, dvi, hdmi)

O HD diz apenas respeito à resolução. Pode haver jogos com uma maior resolução mas com uma pior qualidade gráfica. A qualidade de imagem tem mais factores do que apenas resolução!
 
HD é como o Morais disse aqui, um nome bonito para vender resoluções acima do que foi standard em vídeo doméstico durante mais de 40 anos, 720×480 nos EUA e 720×576 na Europa.

O PC permite resoluções HD desde o tempo da Maria Cachucha, bastava que o PC e a gráfica aguentassem. O pessoal da PS1 ainda jogava com resoluções manhosas 320x240, abaixo da resolução standard do televisor (low definition), e já havia muita gente com PC a jogar Half-Life 1 com resoluções a 1024x768 ou mesmo mais. Isto já é considerado HD.
Eis as resoluções consideradas HD possíveis, que varia consoante o monitor, 4:3, 16:9 e 16:10


1920x1200
1920x1080 - resolução usada em vídeo
1680x1050
1600x1200
1440x900
1360x768
1280x1024
1280x960
1280x800
1280x768
1280×720 - resolução usada em vídeo
1152x864
1024x768
800x600

A entrada VGA e DVI permitem todas estas resoluções, e mais algumas, são entradas de dados, basta ter PC e monitor que aguente.
As entradas componentes e HDMI são entradas de vídeo, só permitem as resoluções usadas em vídeo, 1920x1080 e 1280×720 .
As placas gráficas usam preferencialmente saídas DVI e/ou VGA pois são mais compatíveis com as várias resoluções e monitores que proliferam no mercado. Algumas placas gráficas têm saída HDMI, mas com o intuito principal de ligar a um Plasma / LCD ou então monitor com colunas incorporadas e não tanto para ligar a um monitor PC típico.
 
HD é como o Morais disse aqui, um nome bonito para vender resoluções acima do que foi standard em vídeo doméstico durante mais de 40 anos, 720×480 nos EUA e 720×576 na Europa.

O PC permite resoluções HD desde o tempo da Maria Cachucha, bastava que o PC e a gráfica aguentassem. O pessoal da PS1 ainda jogava com resoluções manhosas 320x240, abaixo da resolução standard do televisor (low definition), e já havia muita gente com PC a jogar Half-Life 1 com resoluções a 1024x768 ou mesmo mais. Isto já é considerado HD.
Eis as resoluções consideradas HD possíveis, que varia consoante o monitor, 4:3, 16:9 e 16:10


1920x1200
1920x1080 - resolução usada em vídeo
1680x1050
1600x1200
1440x900
1360x768
1280x1024
1280x960
1280x800
1280x768
1280×720 - resolução usada em vídeo
1152x864
1024x768
800x600

A entrada VGA e DVI permitem todas estas resoluções, e mais algumas, são entradas de dados, basta ter PC e monitor que aguente.
As entradas componentes e HDMI são entradas de vídeo, só permitem as resoluções usadas em vídeo, 1920x1080 e 1280×720 .
As placas gráficas usam preferencialmente saídas DVI e/ou VGA pois são mais compatíveis com as várias resoluções e monitores que proliferam no mercado. Algumas placas gráficas têm saída HDMI, mas com o intuito principal de ligar a um Plasma / LCD ou então monitor com colunas incorporadas e não tanto para ligar a um monitor PC típico.
Por HDMI também ligo noutras resoluções do essas que dizes. É mais simples dizer que qualquer que seja as interfaces em causa dá para ter as resoluções que quisermos. Desde que o hardware restante as suporte.
 
Portanto o que pode mudar a qualidade gráfica, no meu caso, é só o jogo que eu possa comprar certo? Pois, por isso tenho de ter uma boa máquina xD tenho de trocar de gráfica
 
Sim... Repara: se (falando de uma forma mesmo muito simples) o fundo do jogo original é um bitmap de 800*600 não é por teres mais resolução que vês melhor. Agora se o bitmap original for de 1920*1080 quanto mais te aproximares da fullhd melhor vai parecer.
 
Bem tentando ser simples.

Pegando num exemplo simples e contrastante, é lógico que ao aumentares a resolução a qualidade de imagem aumenta, mas atenção que a qualidade gráfica do jogo não aumenta ( quer dizer vês a imagem com menos efeitos de escadinha e etc...)

Mas se por exemplo pegares num monitor HD e jogares Quake 3 a resolução de HD (1920*1080) em termos de grafismo não será melhor que o Crysis por exemplo a uma resolução inferior a HD isto no caso dos jogos.
 
Ganha só imagem se o ecrã nao tiver entrada DVI. Se o ecrã so tiver VGA e HDMI o hdmi ganha pelo menos ruido que tem. Se o ecrã tiver também DVI então não ganha mesmo nada.



Atão diz me como pls!

É que a minha Bravia tem 2x HDMI
2x Scart
1x Antena
1x DVI

E com DVI não consegui por a TV a 1920x1080P

Tive que ir comprar um Cabo HDMI e funcionou a TV até diz FullHD 1080P
 
Se a televisão suporta ou não certas resoluções por determinadas interfaces é um problema dela.

Podes ver o pinout do DVI e do HDMI e vais ver que a parte do DVI que corresponde a imagem digital é a copiado pelo HDMI no que toca a imagem.
Assim como o DVI também tem analogico e podes ter comprado um cabo DVI-DVI mas que transporte VGA. A televisão, caso seja disso, pode ter detectado como VGA (ainda que ligado ao DVI) e pode nao suportar fullhd no VGA.

Banhado a ouro? Podes ter o cabo mais rasco do mundo (feito com fios de... zinco sei lá) que a qualidade é a mesma e funciona desde que a resistencia nao seja mais do que a que devia. Tal como eu: uso o cabo mais barato que encontrei. Em ligações analógicas acredita que a qualidade do cabo diz tudo. No digital desde que não haja resistencia suficiente para nao haver comunicação a qualidade mantém-se...


Não é o mesmo mas dá para perceber: é como televisões em que um scart tem RGB e o outro não...
 
É mesmo DVI ,liguei directo à porta DVI da TV e não da mais que 1600X

Se meto o PC a 1920 Pumba ecran da TV fica a preto e diz que "SINAL NÃO SUPORTADO"

Então comprei um Cabo HDMI e com o Conversor que postei acima funcou tal como disse ;)
 
Já agora, quer dizer que por exemplo caso eu use esse conversor (HDMI para DVI) posso ligar o cabo HDMI da PS3 ao meu monitor, que apenas tem DVI?
 
Back
Topo