Jolla Breathes A New Life Into MeeGo: Sailfish OS

sendo proprietario de um Nokia N9,achei o SO algo complicado e com demasiados swipes para todos os lados,apesar de ser ainda uma versao beta,mas o facto de ter apps android torna mais interessante que o meu N9...infelizmente a pre-reserva nao esta disponivel para Portugal :mad:
 
Se for como OS Da BB, sim é.
É que é assim. Como eu disse o telefone até é engraçado e o OS parece-me interessante. Mas como é um novo player, e a correr apps android, isso não vai fazer com que os developers se estejam a marimbar para o OS já que corre as apps android ja feitas?
E como eu disse, para correr apps android vale sempre mais comprar um android.

Mas vamos ver, eu gosto é de ver concorrencia, e de preferencia de boa qualidade
 
Sim, mas a questão e mesmo o OS , que está bastante interessante..

http://www.youtube.com/watch?v=_RVQVtiL1os

A questão aqui é a seguinte. Dou como exemplo o WP. Desde que foi lançada a versão 8 que tem vindo a subir estavelmente (embora lento até pq a concorrencia é feroz), Só a Nokia já vendeu mais de 10 Milhões de WP8 fora as outras marcas. Tem já mais de 10 modelos diferentes a correr WP8. Tem a Microsoft sempre a descascar dinheiro e a desenvolver apps.
E mesmo assim para receber jogos e apps atempadamente é um Deus me livre, se bem que tem melhorado bastante. Como vais ser para um novo player que entra agora e apenas com 1 modelo? Será que vai haver investimento dos developers?
Ou vai ficar condenado a emular apps de droid?
São questões a ponderar num possivel investimento. Até porque é um aparelho de 400€ e não de 100...
 
A questão aqui é a seguinte. Dou como exemplo o WP. Desde que foi lançada a versão 8 que tem vindo a subir estavelmente (embora lento até pq a concorrencia é feroz), Só a Nokia já vendeu mais de 10 Milhões de WP8 fora as outras marcas. Tem já mais de 10 modelos diferentes a correr WP8. Tem a Microsoft sempre a descascar dinheiro e a desenvolver apps.
E mesmo assim para receber jogos e apps atempadamente é um Deus me livre, se bem que tem melhorado bastante. Como vais ser para um novo player que entra agora e apenas com 1 modelo? Será que vai haver investimento dos developers?
Ou vai ficar condenado a emular apps de droid?
São questões a ponderar num possivel investimento. Até porque é um aparelho de 400€ e não de 100...

Mas se não desse para correr Apps android ai é que não levantava mesmo ,
acho que há uma maior probabilidade de os developers começarem a fazer versoes das suas apps optimizadas para o OS quando já houver uma base razaovel de user's , mas users não vão estar a comprar um telemovel que não tenha acesso a apps..

Penso que o permitir correr apps android seja essencial, pelo menos até haver uma base razoavel de utilizadores que chamem a atenção dos developers
 
The first production batch of Jolla smartphones fully booked with demand from 136 countries

The first production batch of Jolla smartphones has been fully booked by consumers and selected sales channels. Jolla launched its first smartphone at the #JollaLoveDay event in May. At the same time, Jolla kicked
off an online pre-order campaign, whih reached its first batch limit by mid-July. Online pre-orders were received from 136 countries in all.

"We are delighted to see this great worldwide interest towards our very first device. When you see someone wearing an I am the First One T-shirt, you see a proud future owner of Jolla,” says Tomi Pienimäki, CEO of Jolla. “For those, who missed the first opportunity, we are now doing our best to offer a second chance, a new batch of Jolla smartphones later in the autumn. I encourage everyone interested in Jolla to sign up at jolla.com and be the first to know about any new developments, such as the opening of
the next pre-sales campaign.”

The first Jolla is targeted to begin shipping by the end of 2013, starting in Europe. The Jolla phone production program me is proceeding as planned and sales will start in Finland with DNA, the first operator in the world to offer Jolla smartphones.
http://jolla.com/media/documents/Jolla_press_release_21.8.2013.pdf
 
tomei conhecimento deste telemovel apenas hoje.
parece interessante e tal mas 400 euros por um dual core de 4.5 polegadas qhd com 1g de ram sem lte nem nfc, etc... para alem de apenas julgo eu emular apps android
nao dava este dinheiro pelo telmovel nem vejo com bons olhos o futuro da empresa. nao li nada sobre vendas mas duvido que sejam algo de extraordinário
 
A Jolla seria um bom laboratório para a (verdadeira) Nokia aplicar o seu know-how e preparar um eventual regresso ao mercado em 2016.
 
Só se se aliarem à Mozilla...ou o destino é o fecho. A Blackberry já arrepiou caminho, a MS anda à nora com o WP e só há lugar para 3 ( é como num pódio). Para mim o 3 vai ser o WP apesar de tudo. O resto ou fecha ou converte-se ao Android. Foi bonito enquanto durou a ilusão, mas agora é get real.
 
Última edição:
Aparentemente também o licenciaram a um consórcio chinês.

Sailfish China consortium

Jolla has signed a licensing agreement with a new consortium, which gives them exclusive rights to further develop a Chinese operating system based on Sailfish OS. This variant of Sailfish OS will be based on solutions for e.g. secure smartphones, the automotive industry, TV, IoT and smartwatches.
https://blog.jolla.com/wrapping-up-mwc-2017-jolla/
https://jolla.com/wp-content/uploads/2017/02/China_announcement_MWC2017_FINAL.pdf?x12599
 
Back
Topo