1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Latências e frequência da RAM ->Qual a configuração que dá mais desempenho ao PC?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ASUS_SUPPORTER, 4 de Novembro de 2007. (Respostas: 30; Visualizações: 2126)

1. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Boas,
    Tenho aqui algumas dúvidas e pedia que colaborassem no esclarecimento de algumas dúvidas, isto, se não se importarem.
    É o seguinte:
    1.Tenho a intenção de aumentar a frequência da RAM e diminuir os timings de forma a ter uma maior perfomance. Actualmente tenho a frequência da RAM a 533MHz (2*266MHZ por ser DDR2) e os timings são 4-4-4-12 e queria pôr a pelo menos 3-3-3-9 e a frequência a 533MHz (edit não dá)
    Continuem no post nº8 s.f.f.

Cumprimentos.

Última edição: 5 de Novembro de 2007
  2. ASUS_SUPPORTER

Ninguém?:'(Please

3. Marco André

Marco André Power Member

Boas,

Se tens a RAM a 533MHz e a queres a 400MHz, não estás a aumentar a sua frequência... :wow:

4. ASUS_SUPPORTER

Eu queria que a Ram ficasse a 800 MHz (400MHz*2)

5. ASUS_SUPPORTER

Que timmings é que recomendam? 3-3-3-9 ou quê?

6. rustyballzz

rustyballzz Power Member

na bios da board tens la opçoes para mexer nos timmings e na frequencia das rams.
    mas tens de ter em conta que o ideal é ter as rams em sintonia com o cpu - FSB : DRAM ficarem a 1:1

cumpz.

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

epah memoria 533 a fazer 800 e com timings mais baixos e tipo quase impossivel...a n ser k a mem seja mesmo boa...

8. ASUS_SUPPORTER

Já estive a mexer nas latências e pus 3-3-3-9 a 533 MHz, mas o pc empancou. Lá mexi nos jumpers e fiquei com 3-3-3-9 @ 400 MHz. A minha pergunta é: O meu pc fica mais rápido com 3-3-3-9 @ 400 MHz ou com 4-4-4-12 @ 533 MHz?
    Obrigado

9. ASUS_SUPPORTER

Em que é que ficamos? Se a frequência de ram fôr de 400MHz (3-3-3-9) em vez de 533MHz (4-4-4-12), isso torna o pc lento ou não.

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

4-4-4-12 @ 533 e mais rapido k 3-3-3-9 @ 400 MHz

11. ASUS_SUPPORTER

Quando pus a frequência a 400 MHz e as latências a 3-3-3-9 fui ver ao CPU-Z e tinha lá FSB-DRAM--> 1:1, tal como disseste.

Quando pus os timings a 4-4-4-12 e a frequência a 533 MHz o FSB-DRAM ficaram a 3:4

Quem é que têm razão? É melhor deixar a configuração em 4-4-4-12 @ 533 ou a de 3-3-3-9 @ 400MHz?
    Obrigado

12. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

400Mhz ou seja 2*200 certo?!

13. ASUS_SUPPORTER

Sim, exactamente. E com os 533MHZ (2*266 MHz)

14. Marco André

Marco André Power Member

533MHz, penso eu.

Porque a diferença de 3-3-3 para 4-4-4 não é assim tão grande, enquanto em termos de MHz a diferença de uma opção para a outra já é qualquer coisa!

15. ASUS_SUPPORTER

Está bem. De qualquer maneira, se alguém tiver outra opinião que a apresente e quem tiver a mesma opinião que a dê a conhecer para reforçar a opinião de que 4-4-4-12 @ 533MHz é mais rápido do que 3-3-3-9 @ 400 MHz

16. WindWalker

WindWalker Power Member

É igual.

De 3 para 4 há um aumento da latência em 33% (4 = 133%*3). 133% de 400MHz dá 533MHz (133%*400=533). Ou seja, o aumento de 33% da latência é compensado pelo aumento da frequência na mesma proporção, mantendo-se a """latência geral""" (com muitas muitas aspas).

Mas para aplicações que dependem muito da largura de banda das memórias, 533 deve ser melhor (com 400MHz a largura de banda é menor), e a """latência""" é a mesma.

17. Marco André

Marco André Power Member

WindWalker, já agora para que seria melhor os 400MHz @ 3-3-3-9?

18. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Penso que a explicação é suficiente para a tua dúvida!!!

19. WindWalker

WindWalker Power Member

Mas eu não disse que era melhor :S

Vou editar o post anterior para se perceber melhor.

EDIT: editado.

20. ASUS_SUPPORTER

Muito bem fundamentado. Parabéns pela explicação e thank you.

Partilhar esta Página