LaTeX? O que é isso?

Acabei de instalar o MiKTex para Windows XP.
Experimentei com um ficheiro .tex, o seguinte: fui ao DOS, coloquei-me na directoria onde tinha o ficheiro e fiz: latex nomedoficheiro.tex. Apareceram centenas de linhas no DOS relacionadas com o LaTeX, mas na directoria onde me encontrava apenas surgiu um único ficheiro: texsys.aux.

Isto é normal? Onde foi para o *.div ou *.pdf que deveria gerar?

Obrigado
 
não deu nenhume erro?

Tentei novamente e ele agora pediu-me acesso à Internet e sacou um package.
De qualquer forma, deu mais uns erros, mas estão relacionados com \VerbatimInput{ex1.c}.
Não fui eu que criei este documento, tirei apenas da página desta cadeira...
Conseguiu criar um ficheiro *.dvi. E agora, como faço para ter o pdf?

Obrigado
Keith
 
Boas!

Não me recordo se o MiKTeX vem com o pdflatex, de qualquer das formas experimenta isto na consola:

Código:
pdflatex ficheiro.tex

abraços, HecKel
 
Tentei novamente e ele agora pediu-me acesso à Internet e sacou um package.
De qualquer forma, deu mais uns erros, mas estão relacionados com \VerbatimInput{ex1.c}.

esse comando permite-te "copiar" texto de um ficheiro para o teu documento, isto se o documento existir (o que não deve ser o caso e é provavelmente a origem do erro).
 
esse comando permite-te "copiar" texto de um ficheiro para o teu documento, isto se o documento existir (o que não deve ser o caso e é provavelmente a origem do erro).

Pois, eu apercebi-me disso. No meu último post ia descrever o erro, quando me apercebi que afinal o comando estava a chamar um ficheiro.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

Keith
 
Enquanto escrevia a minha tese de final de curso descobri dois excelentes programas opensource para criar documentos em LaTeX, que ainda não foram referidos:

TeXmaker: http://www.xm1math.net/texmaker/
TeXnicCenter: http://www.toolscenter.org/

O TeXmaker tem versões para Windows e Linux. O TeXnicCenter (nome todo atrofiado) é exclusivamente para Windows. Pessoalmente prefiro o TeXnicCenter em Windows e o Kile em Linux (de certo modo são semelhantes), mas o TeXmaker também é jeitoso.

Para quem qiser fazer apresentações em LaTeX recomendo que investiguem a classe beamer. Custou-me um bocado a entrar no esquema ao princípio, mas o resultado final valeu a pena.

Espero que isto seja útil a alguém.
 
O LaTeX tem imensas vantagens:

->Poupa trabalho porque permite estruturar os documentos como um programa, divididos em vários ficheiros.
-> Não me preocupo com a formatação, só escrevo o meu texto, o que leva a melhores resultados. Concentramo-nos no que realmente interessa.
->Para fórmulas matemáticas é espectacular, parece que escrevemos tal e qual lemos, a fórmula flui naturalmente na escrita em LaTeX.
->Se quisermos que um programa nosso produza documentação automaticamente, podemos gerar a source LaTeX automaticamente e compila-la automaticamente! Por exemplo, podemos produzir tabelas porreiras a partir de outputs de um programa, e criar logo um pdf com tudo ;)
->Existem programas para passar de LaTeX para HTML, por exemplo o TTH... Podemos gerar o html para uma página, aplicar uma CSS (um template por exemplo) e tá feito! Fiz um site (http://frio.pt.vu) todo assim ;). Depois podemos ter HTML com a conteúdo e o PDF para a malta sacar e ler offline, e sao so duas instruções na makefile/batch!
->Até existem scripts em Python para podermos converter uma source LaTeX para sintaxe Wikimedia....
->Para anexar source code ao vosso documento é simplesmente bom demais :-D . Com o pacote listings, podemos criar caixinhas com syntax highlight para o nosso código. Suporta imensas linguagens, com numeração automática das linhas, e o melhor: ele lê das source files para o LaTeX ao compilar! isto quer dizer que podem desenvolver o vosso projecto e o relatório ao mesmo tempo. Ao mudarem um ficheiro dos vários que constituem o vosso programa n têm que voltar a colar a source toda, como no word, e depois corrigir as linhas k teimam em ficar quebradas! Basta recompilar, ele le novamente de todas as source files e actualiza o PDF.

Numa palavra, LaTeX é fantástico. Pode demorar a entrar na cena, mas depois de saber o básico, esquece-se o Word.

Sinceramente meus amigos, digo-vos que depois de ter usado LaTeX, até me faz nervos usar o Word... Word só para documentos com até 3 páginas :P :P
 
Última edição:
Neste momento todos os documentos que necessito são criados em latex.

Digámos que dá outra qualidade aos documentos.

Para ser mais explicito: quando recebo de professores, templates de relatórios em doc por exemplo, faço o mesmo em latex e depois sim faço o relatório!

Ah!!e se por acaso for mesmo obrigado a trabalhar com doc, continuo longe do Word!!
 
instalei esse teXnicCenter e parece porreiro. Parece um mix de word + latex. É capaz de dar uma ajuda em algumas situações, mas permite ao mesmo tempo a liberdade habitual do latex. Mt obrigado.
 
Estou com um novo problema. :'(
Estava a testar um relatório escrito por um colega meu, e aparentemente com ele funcionou. Não sei se estava em Windows ou Linux.
Bem, quando executo o comando pdflatex ao ficheiro pretendido, ele queixa-se da falta de um package: listings.sty. Tentei saca-lo através da janela que apareceu para esse efeito, mas ele não consegue encontrá-lo.

Alguém pode indicar um link ou arranjar uma cópia do ficheiro, caso isso funcione?
Obrigado,
Keith
 
Estou com um novo problema. :'(
Estava a testar um relatório escrito por um colega meu, e aparentemente com ele funcionou. Não sei se estava em Windows ou Linux.
Bem, quando executo o comando pdflatex ao ficheiro pretendido, ele queixa-se da falta de um package: listings.sty. Tentei saca-lo através da janela que apareceu para esse efeito, mas ele não consegue encontrá-lo.

Alguém pode indicar um link ou arranjar uma cópia do ficheiro, caso isso funcione?
Obrigado,
Keith

já procuraste no CTAN? de certeza que encontras essa package lá..
 
Estou com um novo problema. :'(

Estava a testar um relatório escrito por um colega meu, e aparentemente com ele funcionou. Não sei se estava em Windows ou Linux.
Bem, quando executo o comando pdflatex ao ficheiro pretendido, ele queixa-se da falta de um package: listings.sty. Tentei saca-lo através da janela que apareceu para esse efeito, mas ele não consegue encontrá-lo.​

Alguém pode indicar um link ou arranjar uma cópia do ficheiro, caso isso funcione?
Obrigado,
Keith​

Eu instalo o package pelo package manager quando ele mo pede,nunca tive problemas, mas tenta assim:

Extrai o zip para a pasta seguinte:

Exemplo no meu PC:
C:\Program Files\MiKTeX 2.5\tex\latex

Vai criar uma nova pasta 'listings' com o que precisas, julgo eu.

http://rapidshare.com/files/21518688/listings.zip.html

Happy TeX'ing! :D
 
Última edição:
Done!
Já funciona.
Rui Carlos, eu procurei no CTAN antes de perguntar aqui, e de facto encontrei um package com o nome listings, mas não havia nenhum ficheiro listings.sty; parti do principio que não seria aquilo que estava à procura...

Obrigado Homem Bomba e Rui Carlos,
Keith
 
LaTeX não é uma linguagem, mas sim um sistema de tipografia. De facto assemelha-se bastante a uma linguagem e até dá para criar classes e package que "reagem" como um programa mas mesmo assim eu não considero que seja uma linguagem de programação, afinal de contas seria uma linguagem de programação bastante limitada..., apenas para criar documentos?

Linguagem de processamento de texto?
 
Yep!

A Bíblia! :D Onde comecei a sério com LaTeX ;) Recomendo vivamente esse PDF e uma cusquice pelos exemplos que o MiKTeX tem perdido pelas pastas ;)

abraços, HecKel
 
LaTeX não é uma linguagem, mas sim um sistema de tipografia. De facto assemelha-se bastante a uma linguagem e até dá para criar classes e package que "reagem" como um programa mas mesmo assim eu não considero que seja uma linguagem de programação, afinal de contas seria uma linguagem de programação bastante limitada..., apenas para criar documentos?

o LaTeX não é uma linguagem de programação, mas é uma linguagem (assim como o HTML, por exemplo, ou como uma qualquer expressão regular são linguagens).
 
Última edição:
Boa tarde.

Estou com um pequeno problema no que toca a numeração de páginas em LaTeX.
É possível definir secções de modo a que a numeração seja apenas iniciada na 2ª página do documento, tal como se pode fazer em Word?

Desde já, obrigado
Keith
 
Back
Topo