Lenovo Thinkpad T460- não reconhece ram

casta

Power Member
Boa tarde,

tenho um lenovo t460 (https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/thinkpad/t-series/ThinkPad-T460/p/22TP2TT4600) e pensei em fazer um upgrade à ram e passar para 16GB, vi que memorias seriam compatíveis (ddr3l até 1600mhz) e comprei 8GB, quando instalei as mesmas, nem no windows nem na bios atualizou e só aparece os 8GB que já tinha.

Testei a nova memoria (kingston KCP3L16SD8/8), não fosse um problema, no primeiro socket e arrancou bem, quando meto as duas memorias acontece que o windows arranca normalmente mas não reconhece os 16GB.

Poderá ser um problema de socket da ram estragado?

Como consigo ver isso?

Edit: tenho a ultima versão da bios instalada
Cumprimentos

WindWalker

Power Member
Talvez as memórias sejam de configurações dos chips diferentes (1Rx8, 2Rx8, 1Rx16), daí que quando usadas em conjunto possam não ser compatíveis.

A forma fácil de perceber se é um problema dos slots de RAM é experimentar um mesmo módulo de RAM em cada um dos dois slots, sem instalar o outro módulo. É suposto um mesmo módulo de RAM funcionar em qualquer slot, sem que o outro slot precise de estar ocupado.

Idealmente, testar também cada um dos módulos de RAM usando o memtest86 numa pen USB para despistar erros de funcionamento das memórias.

ruimoura

Power Member
Pode ser o segundo slot danificado. Tenta arrancar com uma só, no segundo slot. Por acaso tenho um T460 e está com 16GB, vinha com 8 (comprei usado no ebay) e consegui encomendar na amazon outros 8 exatamente iguais. Bela máquina, ainda hoje ;)