Lentes M42

jjmaia

What is folding?
Boas,

Desde que comprei a E-M10 que tenho usado mais a minha Helios, e tenho adorado a lente, o problema e’ mesmo o crop factor que atira a lente para os 116mm.

Estava a pensar comprar um speed booster para M42 -> M43, mas nao se justifica para apenas uma lente.

Presumindo que boa parte das lentes M42 se arranjam baratinhas (a Helios custou-me £15), podia comprar mais alguma coisa interessante para justificar o investimento, que lentes e’ que acham que valem a pena para estar atento nos usados?


Obrigado.
 
Havia uma lente feita pela Komine, Vivitar 135mm f2.8 e há a versão com mount m42, até dizem bem dela e mais wide tens a Takumar 35mm f3.5
 
Porreiro, se calhar vou mandar vir uma do ebay, já que pelo que tenho visto na net, em wide open até é bastante sharp no centro o que é óptimo considerando a minha Canon FD 50mm, só a partir de 2.8 é que se torna sharp, já que a F1.8 não é assim grande coisa, é apenas mediana.
 
Não se arranjam facilmente objectivas antigas wide o suficiente para com crop factor (ainda para mais crop factor de m43) ficar num FOV "aceitável".

O mais comum se não estou em erro são os 28mm e mesmo aí já te atira para os 40/50mm.
 
ah ok, nesse caso sempre é mais aceitável.

O mínimo de distância focal que me lembro de ter visto em objectivas antigas foi 20mm se não estou em erro. Por um lado acabam por ser mais exóticas e não arranjas ao preço da helios.

Algo à volta dos 40€/50€.
 
Depende, se tiveres em andamento é um bocado difícil, mas no meu caso com o focus peeking é 50/50, tem que se ter uma reacção rápida quando os pontos vermelhos aparecerem na área que eu quero focar em andamento, e carregar no botão instantaneamente.
Agora se estiver parado ou andar devagarinho, até é muito fácil.
 
o peaking focus é porreiro mas na rua por vezes tens menos de um segundo e não te podes dar ao luxo de falhar. Para mim isso é essencial, saber que a única coisa que tenho que fazer na rua é observar, se ainda estiver preocupado em focar manualmente a probabilidade de falhar um registo é maior.
 
Todas essas teleobjectivas com aberturas porreiras são jeitosas. Há a canon 135mm, a helios 135mm, etc.. dessas todas a canon acho que é a melhor opticamente mas acaba por ser tudo a mesma coisa.

Depois tens a helios 85mm f2.5 (se não estou em erro) que é um bicho mas também custa 300 e muitos € e não é fácil de se arranjar.
 
mas na rua por vezes tens menos de um segundo e não te podes dar ao luxo de falhar
Pois nesses casos é mesmo para esquecer...
BTW, encontrei uma Vivitar 135mm F2.8 aqui perto por £20, vou busca-la
Depois posta aqui uma mini review dela se não te importares, já que pode dar jeito para a minha prima a qual também já têm o meu vicio das lentes vintage e têm uma olympus e já com o adpatador para M42.
 
A piada do speedbooster, para mim, é usar lentes Canon e aproveitar o AF e o crop inverso :D
Um speedbooster + 18-35mm 1.8 ficas quase com a mesma focal que terias numa APS-C (mais wide um bocadito) e ainda mais luminosidade.
O problema é que a maior parte das lentes vão ser muito pesadas e compridas, ainda para mais em cima de um adaptador.

Eu cheguei a usar a minha 18-35mm 1.8 com adaptador, mas não era muito confortável.

Cumps
 
Encontrei esta lista :p

Carl Zeiss Jena 35mm f2.4
Aus Jena T 50/2.8
Carl Zeiss Tessar 2.8 50mm
Takumar 135mm 3.5
400 6.3
Super-Takumar 55mm f/1.8
Industar 50 pancake
Pentax 55 1.8
 
De futuro quem sabe. A questao e' s'o o facto de ja ter uma lente M42 e querer justificar o speed booster. Mas porreiro porreiro era o speedbooster dar para mudar a o mont para usar lentes canon por exemplo.

EDIT: Posso comprar um speedbooster canon para M43, e depois usar um adaptador M42 para canon para usar lentes M42?
 
Back
Topo