Limpeza do sensor de uma dSLR

Há uns dias apareceu-me uns pontos no viewfinder depois de trocar de objectiva.

Ao tentar limpar só fiz porcaria, acabei por ficar com umas manchas no sensor.

Resultado: 106€ na assistência técnica da cânon para substituir o ecrã de foco, o suporte e limpeza do sensor.

Remédio santo, não volto a mexer lá dentro.
 
Como é que se suja o sensor ao trocar uma objectiva?
O espelho não cobre o sensor por completo?
Eu tenho mesmo muito cuidado a trocar objectivas, tento sempre fazer o mais rápido possível e mantenho sempre o corpo da câmara apontado para baixo...
De vez em quando uso o "bufa" para tirar alguns possíveis pózinhos que possam estar no espelho.
Mas só uma vez levantei o espelho para ver o sensor.
Mas não lhe fiz nada. Aí só mexe quem sabe ;)

Cumpz
 
Há uns dias apareceu-me uns pontos no viewfinder depois de trocar de objectiva.

Ao tentar limpar só fiz porcaria, acabei por ficar com umas manchas no sensor.

Resultado: 106€ na assistência técnica da cânon para substituir o ecrã de foco, o suporte e limpeza do sensor.

Remédio santo, não volto a mexer lá dentro.
Não és o primeiro nem serás o último :)

Como é que se suja o sensor ao trocar uma objectiva?
O espelho não cobre o sensor por completo?
Eu tenho mesmo muito cuidado a trocar objectivas, tento sempre fazer o mais rápido possível e mantenho sempre o corpo da câmara apontado para baixo...
De vez em quando uso o "bufa" para tirar alguns possíveis pózinhos que possam estar no espelho.
Mas só uma vez levantei o espelho para ver o sensor.
Mas não lhe fiz nada. Aí só mexe quem sabe ;)

Cumpz
ao trocar de lente pode entrar pó para dentro da camara, e depois é uma questão de tempo até ficar agarrado ao sensor.
 
Sujo nao.. Cagado para xuxu.. :P Isso com F 5.6 ja comecam a aparecer forte e feio, se isso foi com esse F ou maior, é normal. Existem várias e podes tu tb fazer em casa, com swabs + liquido se fores alguem com calma, jeito e precisão.
 
Nada disso, não mexam no sensor em casa, nem com jeito nem sem jeito :P
Eu pelo menos não me aventuro nisso.
Já li sobre montes de casos que se aventuraram a limpar o sensor em casa e tiveram que investir mais de 100€ para corrigir a cagada que fizeram...

Cumps
 
Nada disso, não mexam no sensor em casa, nem com jeito nem sem jeito :P
Eu pelo menos não me aventuro nisso.
Já li sobre montes de casos que se aventuraram a limpar o sensor em casa e tiveram que investir mais de 100€ para corrigir a cagada que fizeram...

Cumps
se o preço do arranjo foi 100€ foi porque tentaram limpar o despolido (ecra de foco) e não o sensor (se o danificassem seria bem mais).

limpar o sensor não é nenhum bixo de 7 cabeças, aquilo é resistente (ao contrario do despolido), mas é preciso obviamente cuidado e paciencia (eu passei bastante tempo de volta do meu porque os swabs não cobriam o sensor na totalidade...)
 
Eu fui recentemente a macrozoom, mesmo em frente do bolhao! Paguei 30€ e fica pronta no dia. Se poderes esperar 1/1:30h fazem isso. E recomendo
 
Já agora, tenho uma 450D e há algum tempo que tenho uns pontos (umas manchas pequenas) que aparecem em algumas fotos, não é sempre depende do Zoom. Recentemente apareceu-me um risquinho preto no viewfinder, mudei de lente e continua, assoprei o viewfinder e continua a aparecer..

Nunca limpei o espelho nem assoprei, tento sempre mudar as lentes o mais rápido possível sem sequer olhar para o espelho. Em todo o caso, acham que compre algum pincel e passe no espelho?
 
A meu ver só deves mandar limpar se a sujidade te estragar as imagens.

Se está no viewfinder está longe do sensor e não te vai interferir em nada na imagem.
 
Back
Topo