Linux? Conselhos?

owny

Power Member
Ola Pessoal nunca trabalhei com LINUX...
por isso Vinha aki pedir-vos que me explikassem algumas vategens de usar o LINUX e qual é a versão que aconcelham ....
Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Boas!

Vantagens..., basicamente é um sistema operativo gratuito, estável, código aberto, existem poucos virus para Linux (pessoalmente não conheço nenhum), tens N ferramentas para o mesmo, bastante orientado à programação, grandes comunidades de suporte, forte ascensão no mercado..., é pá..., tanta coisa...

Mais vale dizeres para que o queres usar..., e aí torna-se mais simples :p

abraços, HecKel
 
HecKel disse:
Boas!

Vantagens..., basicamente é um sistema operativo gratuito, estável, código aberto, existem poucos virus para Linux (pessoalmente não conheço nenhum), tens N ferramentas para o mesmo, bastante orientado à programação, grandes comunidades de suporte, forte ascensão no mercado..., é pá..., tanta coisa...

Mais vale dizeres para que o queres usar..., e aí torna-se mais simples :p

abraços, HecKel

Bem queria usar mais nakela de exprimentar.... matar o bixinho...LOL

Também gostava de fazer um servidor em LINUX... File Server, Web Server.. whatever...
 
Boas!

Para experimentar.., Ubuntu :x2:

Para server..., nunca experimentei a instalar um server mas pelo que tenho ouvido dizer Fedora é bacano para servers..., mas não tenho qualquer credibilidade nesse assunto :(

abraços, HecKel
 
OKis... vou primeiro começar por explorar então... e depois ivestigar para criar um server ....

O Ubuntu é freeware?
Se sim existe algum site onde possa fazer o FULL download?

Thnk's [[ ]]'s
 
HecKel disse:
Para experimentar.., Ubuntu :x2:

Para ficar com p*la pequena -> Ubuntu :x2: :205: :lol:


HecKel disse:
Para server..., nunca experimentei a instalar um server mas pelo que tenho ouvido dizer Fedora é bacano para servers..., mas não tenho qualquer credibilidade nesse assunto :(

Debian rula. E mais não digo. :msmiley1: :bounce:

Oh vizinho! Bota debian nisso e não te arrependes. :D Experimenta o MEPIS ou outro que tal. :P

[[]]
 
redalert disse:
Debian rula. E mais não digo. :msmiley1: :bounce:

Oh vizinho! Bota debian nisso e não te arrependes. :D Experimenta o MEPIS ou outro que tal. :P

[[]]

man não percebo nada do k disses-t :P nã osou nada entendido em OS linux's...


Explika-me como se fosse muito burro...LOL
Sabes onde posso sakar o FULL do UBUNTU?

mais uma vez obrigado
 
redalert disse:
Para ficar com p*la pequena -> Ubuntu :x2: :205: :lol:
Not funny.

redalert disse:
Debian rula. E mais não digo. :msmiley1: :bounce:

Oh vizinho! Bota debian nisso e não te arrependes. :D Experimenta o MEPIS ou outro que tal. :P

[[]]

Ubuntu é baseado em Debian..., como ficamos?

owny disse:
man não percebo nada do k disses-t :P nã osou nada entendido em OS linux's...


Explika-me como se fosse muito burro...LOL
Sabes onde posso sakar o FULL do UBUNTU?

mais uma vez obrigado

Debian, Slack(abreviatura de Slackware), Ubuntu, Fedora, and so on são distribuições de GNU/Linux.

Sobre a outra pergunta do "é freeware", sim, todas as distribuições para uso pessoal são gratuitas.

Mais informações sobre Ubuntu: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90379

Links Uteis sobre GNU/Linux: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=72333

ETC: http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=98 :x2:
 
OK... tou a sakar o UBUNTU que tem kuase 800Mb e tá a uma velocaidade boa 500Kb/s... daki a 30 minutos já tenho :D
Depois isto da para correr no VmWare certo?
 
Leste a thread do Metro? :p Salvo erro o tutorial que ele tem foi mesmo feito enquanto ele instalava no VmWare :x2:

Nunca usei o vmware...., mas acho que é fácil de se avançar :)

abraços, HecKel
 
redalert disse:
Para ficar com p*la pequena -> Ubuntu :x2: :205: :lol:




Debian rula. E mais não digo. :msmiley1: :bounce:

Oh vizinho! Bota debian nisso e não te arrependes. :D Experimenta o MEPIS ou outro que tal. :P

[[]]

Ah e tal o Mepis é baseado no Ubuntu :x2:
 
Server em Ubuntu não é muito boa ideia, gosto do ubunto para um "Desktop",,

Exprimenta um Fedora 5 ou um Slackware apesar de não ser muito boa ideia ires já para Slackware, isto se quiseres criar um server, se for mesmo para desktop Ubuntu, Fedora são muito porreiros.
 
Desculpem lá o off topic mas quando o pessoal vem pedir ajuda e é novato não venham lá com o "há e tal...... debian é que é bom", "há e tal......gentoo.....".
Eu senti-me assim quando comecei pq fui logo à matador para as distros mais dificeis. Depois fiquei decepcionado e não evolui o que devia. Vamos lá ajudar o pessoal para que se mude para o "Light Side".

Eu aconselho a quem se está a iniciar a usar uns live cd para experimentar. As distros que acho melhores são Ubuntu, Fedora 5 e o Suse e parece que o Mepis tb está bom (não experimentei). Ao verem distros como KDE e o Gnome podem ver qual se sentem mais à vontade.
Depois batalha-se nas distros mais hardcore, quando já se estiver bem evoluido tecnicamente:x2: .

Para server: eu aconselho o ClarkConnetc 3.2 ou a evolução se já houver. É facil de configurar com o Webconfig e sempre a aviar. Isto para começar. Depois vêm as outras distros.
 
ja tenho o ubuntu... terça vou formatar o pc e dpois criar umas paetições para o virtual machine... e ja vou exprimentar o ubuntu :D
Dpois digo news x)
 
Desculpem lá o off topic mas quando o pessoal vem pedir ajuda e é novato não venham lá com o "há e tal...... debian é que é bom", "há e tal......gentoo.....".
Concordo inteiramente, esse tipo de comentarios não ajudam em nada quem quer exprimentar pela primeira vez um distribuição gnu/linux ou outro sistema qualquer livre.

Outra ponto que acho importante, é dizer as coisas como realmente elas são, para não se desinformar ao invés de informar.
Por exemplo:
O Ubuntu é freeware?

Sobre a outra pergunta do "é freeware", sim, todas as distribuições para uso pessoal são gratuitas.

Corrigindo: Não, nem o ubuntu nem qualquer outra distribuição de gnu/linux é freeware.
Freeware são softwares de codigo fechado distribuidos de forma gratuita, gnu/linux(caso do ubuntu) é free software cujo o nome não tem nada a ver com gratuito mas sim com livre, alias não sei onde foste buscar isso de todas as distribuições serem gratuitas, efectivamente grande parte delas são distribuidas gratuitamente, mas dai generalizar assim...
Não vou alongar mais neste assunto porque existe muita informação na net, se quiseres saber mais sofre a filosofia do software livre, segue o link em baixo.
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html

Só queria deixar o meu ponto de vista, que é basicamente que se deve tratar as coisas pelos seus nomes, para nao surgir confusões, enganos, que posteriormente são passados de pessoas em pessoa.
 
Boas!

Visto que o ultimo quote é de uma frase minha, a justificação é simples, o que escrevi não está errado como tu dizes. Se reparares disse de uso pessoal, por exemplo, o RedHat quando criou o Fedora (uso pessoal) não descontinuou a distribuição RedHat como muita gente pensa, o RedHat continua mas de forma empresarial e é aqui que este software começa a ser pago, quando se trata de empresas.

Já agora,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Freeware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opensource

O facto de ser opensource não implica que seja freeware como muita gente pensa, no entanto no caso das distribuições para uso pessoal de GNU/Linux, são opensource e freeware.

abraços, HecKel
 
Back
Topo