Linux: corre nesta makina?

Originally posted by 20COMER
em duvida se dará:

O CPU tá clockado e tá a 266mhz
Placa Gráfica: AGP 4Mb
48Mb EDO-RAM
Disco Maxtor de 1.2Gb

Come com isso perfeitamente mesmo em modo gráfico, só tens de te preocupar em não meter nemo KDE nem o Gnome.

Mete um ambiente gráfico levezinho como o windowmaker ou qq coisa do género
 
Originally posted by banid0
deves tar a gozar n? akilo ta a korrer win98!!!

por isso e ke axo estranho dizerem k n da modo grafico em linux n sei

Calma.

Como disse o problema do modo gráfico nesse comp não tem tanto a haver com a placa gráfica, mas com o disco ( não sei se tens espaço ).

Experimenta um ambiente gráfico mais leve.
 
Originally posted by Nemesis11
Calma.

esu estou calmo ; espero k n tenhas levado a mal o "deves tar a gozar" :rolleyes:

knto ao hd tlvz arranje por ai um disco pekanito ao menos ja e IDE ; era um dos meus maiores receios ser uma fixe toda estranha ke vi num 486 :-D :-D :-D
 
Voltando à questão inicial.

Recomendo vivamente a quem queira aprender linux que siga o caminho da consola. Não faltam manuais e guias de referência para isso.

Num sistema microsoft é legítimo dizer que se dominou o SO indo pela interface gráfica. Em *nix não é.
Isto não é ser dinossauro nem nada parecido. Claro, conseguem-se fazer coisas muito giras nos ambientes gráficos do linux. Aliás, tudo que se faz pela consola pode-se fazer no ambiente gráfico, nem que seja numa janela de consola (e entra o elemento duh).

Mas um novato não sabe o quão volátil pode ser o ambiente gráfico. Um serviço desactivado e *puff*, foi-se. E aí? Como o restaurar? Pois é.

No entanto não sou um fundamentalista.
Se a ideia é aprender a usar a plataforma linux com software de semelhante ao usado habitualmente no windows (produtividade, jogos), realmente não faz muito sentido investir tempo nos meandros da linha de comandos. Nesse caso o melhor é escolher um ambiente gráfico adequado e ir por aí.
Para o caso de se querer fazer algo diferente com a máquina ou realmente querer aprender como mexer no linux, então a consola - e ferramentas nela baseadas - é a opção que faz mais sentido.

Claro que no início é complicado. Mas à medida que se vai montando o "puzzle", cada vez as coisas fazem mais sentido e as vantagens se vão tornando mais óbvias.

Pessoalmente, se eu tivesse um p100 e quisesse lá instalar linux, não quereria saber de ambientes gráficos para nada. Pura perda de recursos. Mas isso sou eu, que vejo redes e servidores em todo o lado...
 
boas... em relação ao assunto de por o P(oderoso)100 a fazer de router tens o Linux Router Project basta criares a diskete e nem precisas de instalar nada num disco... akilo corre directamente pela drive

quanto a pores um linux a correr ai com ambiente grafico... eh possivel... se meter por exemplo slackware com fluxbox fica um sistema muito bom... e 1gb chega perfeitamente... eh claro k tens sempre o knoopix ou o suse live eval... corre apartir dum cd e tens ambiente grafico, programas para tudo, office, jogos, etc...

eu kando tou num pc k n seja meu e me apetece ir "brincar" com linux uso sempre o suse live eval (8.1)... anda sempre na minha bolsa de cds ;) nunca se sabe quando vai ser preciso
 
Boas!

Aproveitando a maré, estou agora a fazer um LLF (Low Level Format) num portátil ainda recente (XP 1800+ 512M SDRAM c/16 partilhados para VGA) e queria fazer novamente uma configuração dual boot com o XP PRO e uma boa distro de Linux.
O portátil vai ser usado, principalmente, para administração de redes e "deployments" de sistemas através de GhostCasting

Alguém sabe qual a distro "ideal" para estes fins?

Thanx...
 
Qual é a gráfica disso...?

Em princípio todas as distros correm bem nisso... Por isso passa a ser apenas peli gosto pessoal...

PS. o que é o GhostCasting...?
 
Exacto! Podem até, eventualmente, estarem-se a clonar centenas de discos através duma única imagem (Massive installation :D ) a partir duma única sessão (multicasting).

A gráfica do portátil é uma VIA Twist K S3 que partilha 16MB da RAM para video...
 
Originally posted by kazuza
Exacto! Podem até, eventualmente, estarem-se a clonar centenas de discos através duma única imagem (Massive installation :D ) a partir duma única sessão (multicasting).

Por acaso tem piada ver o tráfego da rede durante esses abusos :D

O Knoppix já testei e está excelente... fica algo lento a abrir as appz pq tem de aceder ao CDRom mas em geral é um "package" de appz mt fixe para quem quiser começar.

Ainda tenho de testar essa versão do Suse...

Quanto a PC's antigos podem sempre recorrer aos Terminal Services do Win2k :D com 2 ou 3 Pentiums ou 486 ligados a um servidor de TS já se trabalha bem.
 
Originally posted by Korben_Dallas
Por acaso tem piada ver o tráfego da rede durante esses abusos :D

Porquê?
Se é MultiCasting, o mesmo "pacote" vai para as máquinas todas...

(Corrijam-me se estou enganado!...)

Tafinho: Na tua opinião, qual seria a melhor distro para o fim que se quer? (Redes)

Obrigado...
 
Última edição:
Originally posted by kazuza

Tafinho: Na tua opinião, qual seria a melhor distro para o fim que se quer? (Redes)

Qualquer uma come isso, só depende da forma como queres o desktop, e o trabalho que estas disposto a ter, mandrake/RedHat 3 clicks, 40mins, Gentoo 3 Clicks, 30 mins de teclado e 3 horas a compilar coisas... (ou 30 mins e pouco teclado com as precompiladas)
 
Back
Topo