Linux para n00b

O que podes tentar e que já disseram aí é o DamnSmallLinux. As distros actuais,mesmo com WM's como o Fluxbox, nesse PC,esquece.
Digot-te isto porque instalei o DamnSmallLinux na minha máquina, que também é um P1 166 MHz, com 16 Mb de RAM (tou a ver se arranjo mais memória para a máquina). Demora a iniciar, é verdade, mas corre o que é preciso. :P Mais ou menos... :p
 
lol Metro, estava só a brincar...

Questão: qual é o gerenciador de janelas mais parecido com windows, pode não ser em aspecto gráfico mas no minimo, a nivel da facilidade de utilização?
 
A meu ver, Kde. Ou gnome, mais simples ainda, e mais directo.

no meu P1 150 (so bombas aki :D) com 92mb ram (ha pois é), usei Dammsmalllinux e corre bacano, mas nao me dou com aquilo. pena ter metido tdo "original" nova/ (win95 powa, ha pois) senao testava umas distros. mas no meu caso, tou "bem servido" de ram para a maquina que é.
(nunca vi 1 win95 tao rapido :D)
 
Oi pessoal,

Obrigado pelas respostas :)

Estou neste momento a teclar da versao LIVE CD do Ubunto mas da minha máquina :D

O P1 166 tem 128MB de RAM (simm powa!) mas acho que vou esquecer e vai levar com Win2k Pro... até porque vai para uma pessoa que tem conhecimentos de utilizador a nível de windows. Não vou complicar :P

Anyway curto o look do Ubuntu e tou a pensar fazer dual boot na minha máquina principal (n me apetecia usar VMs)... qual a melhor app?

Existe alguma versão do Linspire q n seja a pagar? A minha ideia é mesmo começar e o Ubuntu parece bem... como disseram é começar e qd me habituar vou entrando na command line...
 
aqui vai a minha opinião.
bem com uma máquina dessas recomendo instalares o Xubuntu ou então Ubuntu em modo server e meter o Fluxbox. ( mais leve que está ultima opção não há)

O Xubuntu usa o Xfce, um sistema leve e até parecido com Gnome.
 
Anyway curto o look do Ubuntu e tou a pensar fazer dual boot na minha máquina principal (n me apetecia usar VMs)... qual a melhor app?

Deves tar a falar de um boot loader. O Ubuntu traz um por defeito, o GRUB, k instala sempre k reconhece outro SO instalado na makina.

Se alguma vez tiveres um prob., o grub é relativamente fácil de configurar bastando editar um menu.lst a partir de um livecd por exemplo!

Quanto à tua bomba, win2000 vai amarrar! Tenho um p2 @ 200MHz k anda aos soluços com o win2k!
 
Korben:

Faz backups primeiro.
A seguir o que recomendo é que libertes o espaço que queres para o Ubuntu no disco. Qd digo libertar é meteres mesmo como não formatado. Pq assim qd instalas o Ubuntu ele dá 3 hipoteses:
1º Usar o disco tudo apagando tudo.
2º Particionares manualmente.- nãso funca bem.
3º Usares o espaço livre. Escolhes esta opção.

No final ficas com tudo a funcar com o grub tudo 5 estrelas.
Comigo não me falhou ainda. Mas à cautela faz backups.
 
Korben:

Faz backups primeiro.
A seguir o que recomendo é que libertes o espaço que queres para o Ubuntu no disco. Qd digo libertar é meteres mesmo como não formatado. Pq assim qd instalas o Ubuntu ele dá 3 hipoteses:
1º Usar o disco tudo apagando tudo.
2º Particionares manualmente.- nãso funca bem.
3º Usares o espaço livre. Escolhes esta opção.

No final ficas com tudo a funcar com o grub tudo 5 estrelas.
Comigo não me falhou ainda. Mas à cautela faz backups.

Metro desta vez não posso concordar com o que dizes da opção 2. Mas já agora quais os problemas que encontraste fazendo a opção 2? é que eu de 3 ou 4 instalações só 1 me deu problemas com o grub como reportei aqui acima. É a isso que te referes?
 
Visto que já optaste pelo ubuntu..., não tenho nada a dizer :P Embora que o DamnSmallLinux seria o ideial :)

@Metro, também tenho de discordar contigo :P Tenho particionado sempre manualmente pelo particionador da respectiva distro e nunca tive problemas :) O unico senão é que não é sempre next e convem ler :P

abraços, HecKel
 
Agoa é tudo gráficamente, antes à pata era mais complicado, agora dois ou 3 passos e configuras manualmente as partições para um utilizador comum é super fácil, o problema é que o pessoal tem sempre receio de fazer porcaria lol :P
 
O mais importante e que já muita gente disse: backups.
Isso é extremamente importante, visto que algo pode correr mal (é cada vez mais complicado acontecer, mas ...).
 
o melhor para um pc tão antigo é sem duvida o http://www.damnsmalllinux.org/ ,pois qualquer outro vais ter enormes dificuldades para correr.Alguns nem sequer instalam, posso dizer que já experimentei varios tipos de linux e o unico que correu num p1 foi o damnsmall linux,ultra rapido e bastante confiravel ,com office ,editores as carradas ,xmms,RECOMENDO.
PS: podes correr a partir de CD ou então instalar
 
Back
Topo