Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Tenho duas dúvidas:

Não há dados sobre o distrito de Évora ?
O que são as etiquetas com números ?
No distrito de Évora era para ser a NOS o host do ran-sharing, e de facto na zona de Mora há alguns sites em ran-sharing com a NOS como host.
No entanto apareceu um site em Landeira (Marateca) em que o host é a Vodafone. Por isso não sabemos como vai ser no resto do distrito. A informação foi compilada por entusiastas da matéria, não é nada "oficial".

Os números são os prefixos dos eNb 4G usados pela NOS e pela VDF em cada zona.
Podem-se visualizar os eNb no mapa do CellMapper.
Consultar também o documento sobre ran-sharing onde se encontra mais informação.
No grupo Telegram CellMapperPT também poderei responder a dúvidas de forma mais interactiva.

Existe alguma razão para essas divisórias terem sido feitas assim? É que nem por concelho foi, existem concelhos que metade tem Ran-Sharing e outra metade não.
No geral as divisões são por Distrito, mas depois as zonas de exclusão não respeitam qualquer divisão administrativa (nem têm de o fazer, as operadoras são livres de dividir a rede como quiserem).
Só a NOS e VDF saberão as razões exactas para os limites das zonas de exclusão.
O que podemos especular é que serão limites "históricos" herdados de divisões da rede antigas, motivadas pelo uso de diferentes fornecedores de hardware em cada zona.
Por exemplo, creio que a NOS está a usar o fornecedor Nokia na zona de exclusão de Lisboa, enquanto no ran-sharing está a ser usado Ericsson.
 
Última edição:
O site da ETLA já tem ran-sharing NOS/VDF. Tem 5G N28, 4G B20 + B1, 3G e 2G B8.
Existe um site também já com ran-sharing no terminal de contentores.

Na torre VDF de Monte Chãos, a de betão, as antenas do andar de cima são VDF e as de baixo NOS.
Neste site estão a preparar também o ran-sharing.
No final ficará apenas 1 conjunto de antenas no andar de cima, as que se nota estarem mais branquinhas.
Certamente ficará pelo menos com 5G N28, 4G B20 + B3 + B1, 3G e 2G B8.

A DIGI, se avançar, será na torre da MEO.
O Alentejo, à semelhança do resto do interior do país, vai ser coberto em ran-sharing NOS/VDF.
Muito obrigado pela resposta @alexmol :D:D

Assim sendo na de monte Chãos deve de ficar só aquelas 3 novas e tudo o resto deve de ser retirado.
Neste caso, quem é que está a proceder a instalação NOS ou VDF? digamos uma instala e configura a sua e mais tarde vai a outra, ou quem instala "configura" logo as 2 operadoras?
Já agora se me conseguires responder, no hotel Sinerama e no farol (que só tem VDF) cá em Sines também, o mesmo irá acontecer?

edit: vi agora as outras respostas e segundo o link acima vai ser a VDF (35), ou seja é ela que está a alterar as coisas nesta zona certo?
 
Última edição:
Por aqui ainda não vejo qualquer vantagem no ransharing, passou tudo para pior, velocidades baixas/limitadas.

Alias por vezes o router liga se a uma antena que nem faço ideia onde está.
 
Última edição:
Muito obrigado pela resposta @alexmol :D:D

Assim sendo na de monte Chãos deve de ficar só aquelas 3 novas e tudo o resto deve de ser retirado.
Neste caso, quem é que está a proceder a instalação NOS ou VDF? digamos uma instala e configura a sua e mais tarde vai a outra, ou quem instala "configura" logo as 2 operadoras?
Já agora se me conseguires responder, no hotel Sinerama e no farol (que só tem VDF) cá em Sines também, o mesmo irá acontecer?

edit: vi agora as outras respostas e segundo o link acima vai ser a VDF (35), ou seja é ela que está a alterar as coisas nesta zona certo?
Sim, em Monte Chãos, no final deverão apenas ficar as antenas que foram colocadas novas.
Em cada zona há um host para o ran-sharing, deverá ser esse operador o que coordena os trabalhos, mas é apenas palpite da minha parte, não tenho inside information.
As antenas e rádios são partilhados, por isso não há razão técnica para não ir para o ar tudo ao mesmo tempo desde que os circuitos backbone estejam prontos.
O ran-sharing vai abranger todos os sites grandes, só vão ficar de fora os indoors e alguns casos especiais (como parece ser o caso da VDF no terminal de contentores). Por isso os sites existentes da VDF ou levam ran-sharing e passam a ter também NOS ou são desmontados.
 
Boa tarde
Tenho aqui uma questão que não sei se enquadra neste tópico
No meu smartphone tenho 2 operadoras. vdf e meo
O que acontece é que no meu telefone tenho sempre mais sinal da vdf do que da meo, ou seja no telefone tenho máximos de 4 traços e a vdf está normalmente no máximo e a meo 2-3, o 4 normalmente muito perto da torre
Tenho verificado isto e as torres da vdf e meo juntas, não só na minha área de circulação.
Parece- me que o sinal da vdf é sempre mais forte que o da meo.
Será do cartão sim da meo?
Obrigado pela atenção.
 
Boa tarde
Tenho aqui uma questão que não sei se enquadra neste tópico
No meu smartphone tenho 2 operadoras. vdf e meo
O que acontece é que no meu telefone tenho sempre mais sinal da vdf do que da meo, ou seja no telefone tenho máximos de 4 traços e a vdf está normalmente no máximo e a meo 2-3, o 4 normalmente muito perto da torre
Tenho verificado isto e as torres da vdf e meo juntas, não só na minha área de circulação.
Parece- me que o sinal da vdf é sempre mais forte que o da meo.
Será do cartão sim da meo?
Obrigado pela atenção.
Um teste que poderia fazer seria trocar o cartão da vdf com o da meo no smartphone, para perceber se não é o equipamento que está a provocar essa situação
 
Bom dia
Finamente chegaram ao centro da cidade da Marinha Grande com colocação de ferros em 2 prédios.
Darei mais informações quando colocarem as antenas.
 
Boa tarde
Tenho aqui uma questão que não sei se enquadra neste tópico
No meu smartphone tenho 2 operadoras. vdf e meo
O que acontece é que no meu telefone tenho sempre mais sinal da vdf do que da meo, ou seja no telefone tenho máximos de 4 traços e a vdf está normalmente no máximo e a meo 2-3, o 4 normalmente muito perto da torre
Tenho verificado isto e as torres da vdf e meo juntas, não só na minha área de circulação.
Parece- me que o sinal da vdf é sempre mais forte que o da meo.
Será do cartão sim da meo?
Obrigado pela atenção.
Não é o cartão da Meo, a rede é que é uma vergonha
 
Bom dia
Finamente chegaram ao centro da cidade da Marinha Grande com colocação de ferros em 2 prédios.
Darei mais informações quando colocarem as antenas.
Boa tarde

Num prédio já estão montadas as antenas, falta ligação
Aqui vai 39.745582.-8.930462
Marinha Grande
Tirei foto mas não sei como colocar aqui
 
Última edição:
Há por aqui algum infiltrado da Altice a quem me queixar que a cobertura da minha zona está cada vez pior, estando neste momento praticamente inutilizável? (Zona densamente povoada às portas de Lisboa)

Pelos canais normais é a mesma coisa que reclamar com uma parede...
 
@Red_Beret sofri do mesmo... mudei de operadora.
Cheguei a enviar para a provedoria uma lista com 100 numeros com problemas de cobertura e a resposta deles foi "existe cobertura xpto na localidade em questão, não temos reporte de problemas na zona", e fecharam a ocorrência.
 
Pois... Vai ter de ser no livro de reclamações então. Mesmo que não sirva para nada, serve para os funcionários da Anacom terem lá mais papel onde limpar o rabo...

Há algum software para Android simples onde consiga tirar informações mais detalhadas para anexar à reclamação?
 
Há por aqui algum infiltrado da Altice a quem me queixar que a cobertura da minha zona está cada vez pior, estando neste momento praticamente inutilizável? (Zona densamente povoada às portas de Lisboa)

Pelos canais normais é a mesma coisa que reclamar com uma parede...

Mais vale mudar, até em grande clientes empresariais de cada vez que há queixas que determinado local tem má cobertura é um filme. Os gestores de clientes são sempre muito solícitos mas depois primeiro que as coisas mudem ... recentemente lá meteram LTE 800 Mhz num desses locais mas é a exceção não a regra.
 
Mais vale mudar, até em grande clientes empresariais de cada vez que há queixas que determinado local tem má cobertura é um filme. Os gestores de clientes são sempre muito solícitos mas depois primeiro que as coisas mudem ... recentemente lá meteram LTE 800 Mhz num desses locais mas é a exceção não a regra.

Pois, mas ainda tenho 1 ano e meio de fidelização pela frente
 
Back
Topo