mac portatil

xplor

Power Member
Viva, ppl.

ando ja ha uns tempos a leráh cerca de macs, e produtos apple related.
mas continúo com algumas duvidas importantes.

em principio para o ano que vem vou entrar para a universidade, e em principio comprar um portatil, e pensei em comprar um mac. so que n sei até que ponto existe compatibilidade com:

- as redes sem fios existentes nas universidades. posso ligar-me ah net sem problemas ai?
- e em casa? posso ligar á net, pcs e macs?
- posso usar pendrives e análogas para passar ficheiros como, mp3 e outros de um mac para um pc e vice-versa?


ja agora, entre um powerbook e um ibook ( em principio 12' ) qual escolheriam? será uma maquina para trabalho da faculdade exclusivamente.


cumps
 
Sim, sim, sim :D

Podes ligar isso tudo ...

Os powerbooks vêm mais equipados ... mas tu é k sabes se te compensa a diferença de preço.
 
cool, cool, cool :D

agora andei ah procura de um rato na loja da apple, mas so existe aquele com apenas um botão? ha algum modelo compativel com mac que tenha 2 botões e roda de scroll? é q pra quem ta habituado a um MX900 deve ser uma beca xocante :D


mas voltanto ah vaca fria. em casa vai ser mt dificil ligar o mac ah net? por exemplo se eu tiver um dos pcs a fazer de server (tenho 2 actualmente) e tiver a usar um hub ? ou seria mais simples se eu usa-se um router?
 
Praticamente todos os ratos são compatíveis com o Mac desde que sejam USB, claro. Basta ligá-los. :D Esses mouses da Apple com um butão só é do mais atrasado e idiota que pode haver. Enfim, manias de outros tempos. Até a Apple está a pensar em meter mais butões nos seus mouses. Eu, por exemplo, uso um MX500, no Desktop, e uso TODOS os butões, os 7 mais o scroll.
 
hum...
cool :)

tou a gostar de saber... bem. powerbook all the way, so falta saber se os velhotes n se importam... :P lol

agora tenho outra duvida, 12' ou 15' o de 15 parece-me mt grande :S


bem, brigado a vcs plas respostas ;)
 
Xpirit disse:
Esses mouses da Apple com um butão só é do mais atrasado e idiota que pode haver.

Eu uso desses "ratos atrasados" há mais de 2 anos com programas que realmente precisam do 2ª butão...e sabes que mais ? i dont fucking need it :) Só custa ao inicio...depois das primeiras semanas não te faz klk falta o 2ª butão...trust me. O mal do rato é nao ter scroll...esse é o maior defeito dele, pk o 2º butao é completamente dispensável. Isso de usar os 7 butoes do rato nao lembra a ninguém...só mesmo para aplicações 3D e mesmo assim não me via a trabalhar assim...para alguma coisa existem os comandos, os quais eu me prezo por decorar :D

xplor: tudo o que perguntaste é feito/configurado num mac em "5 segundos"...net é flawless, wireless tb, pens sao logo montadas no desktop...é tudo point-and-click.
 
kidloco disse:
Eu uso desses "ratos atrasados" há mais de 2 anos com programas que realmente precisam do 2ª butão...e sabes que mais ? i dont fucking need it :) Só custa ao inicio...depois das primeiras semanas não te faz klk falta o 2ª butão...trust me. O mal do rato é nao ter scroll...esse é o maior defeito dele, pk o 2º butao é completamente dispensável. Isso de usar os 7 butoes do rato nao lembra a ninguém...só mesmo para aplicações 3D e mesmo assim não me via a trabalhar assim...para alguma coisa existem os comandos, os quais eu me prezo por decorar :D

xplor: tudo o que perguntaste é feito/configurado num mac em "5 segundos"...net é flawless, wireless tb, pens sao logo montadas no desktop...é tudo point-and-click.


cada vez fico mais convencido em arranjar um mac. mas sinceramente, se arranjar um rato, n será certamente um da apple, pq n me quero habituar a uma coisa desse genero.

fica aqui uma pergunta sobre o software (ainda n pesquisei sobre isto): existem análogos do word, excel e powerpoint certo? têm as mesmas capacidades de processamento de texto e opções certo?

cumps
 
xplor disse:
cada vez fico mais convencido em arranjar um mac. mas sinceramente, se arranjar um rato, n será certamente um da apple, pq n me quero habituar a uma coisa desse genero.

fica aqui uma pergunta sobre o software (ainda n pesquisei sobre isto): existem análogos do word, excel e powerpoint certo? têm as mesmas capacidades de processamento de texto e opções certo?

cumps
Claro q sim... existe o Office para Mac (feito pela Microsoft ;))
 
johncool disse:
Claro q sim... existe o Office para Mac (feito pela Microsoft ;))


e isso significa que os ficheiros criados são do tipo, .doc, .xls e .pps .... capaz de ler em sistemas windows... interessante... :cool:


:004:


bem, bem. vou pesquisar bem sobre este assunto.


brigado pla vossa ajuda ;)
 
Podes fazer tudo o que perguntaste.
No entanto vou-te dizer algumas das dificuldades que encontrei e que me levaram a trocar para o x86:

- cadeiras em cenas MS é boca (C#, asp, sql server, etc)
- alguns programas não bombam em osx, e podes encontrar equivalentes mas se calhar vais ouvir "ah ya, podes fazer com isso, mas n damos suporte"
- portar algum tipo de código para linux, vai-te dar dores de cabeça, pq as bibliotecas nem sempre são as mesmas.
- quando bombares código máquina, como eu fiz em compiladores, é grupe

mas pronto, com um pouco de esforço acho que consegues dar a volta à coisa.
Eu troquei, pq n tive pachorra, mas se queres saber .. tou a pensar voltar para mac, mas a bombar linux :P
 
wow! grande kidloco :P

@ xtr3me : brigado, por avisares, é provavel q va precisar de trabalhar em algumas cenas + fdds em mac... é por isso que ando a estudar este assunto. ;) de qq das formas vou manter o meu pc aki em casa. se por acaso n conseguir no mac tenho este pc (não é portatil).


cumps
 
Melhor, o que eu ganho com um imac ou powerbook em relação a um portatil x86 (ou seja, A64, centrino, etc)
e os apple não são nada amigaveis em termos de €€€ :(

Tal como o xplor, o interesse principal é trabalho de faculdade, embora uma graficazita jeitosa tb é bem vindo para uma jogatana ocasional... (para alem de melhor desempenho geral, só pelo facto de não roubar memória)

Kidloco, o interesse de ir para o x86 é basicamente a tradição do windows e em breve, linux, e o facto do desktop ser retrocompativel com o portátil baseado em x86, agora ter 3 SO's a bulir e 2 hardwares diferentes (windows e linux no desktop e mac OS no apple portátil) é algo massador...

Claro que coisas como imagens, musica, video e documentos do office. (visto existir office para max e open office para linux lida com *.doc *.xls, etc) é na boa, mas no resto, puff...

Mas digam lá as vantagens (visto que as principais desvantágens já mencionei) de um apple portátil (seja ibook ou powerbook) em relação a um x86, o design é uma delas, pelo menos seu eu disso :P :p
 
Última edição:
Gentoo powa :P

Centrino é bom ... axo k foi a unica plataforma boa k a Intel teve nos ultimos anos (é a unica que tenho :P). Mas agora o seu hype já tá a passar... e os Turion tão a chegar ... os turion e os Sonoma ... :P
 
Back
Topo