Macbook - Percebendo o aumento de preços

Os portáteis Thinkpad são os únicos que considero equiparáveis ao que a Apple faz ao nível de qualidade dos componentes. É a nata dos portáteis Windows. Tanto híbridos como não híbridos.

Mas lá está o preçário é mais elevado que a DELL ou HP. O que ilude é o preço do Thinkpad de entrada, mas apartir do momento que tentas equiparar em specs ao um MacBook Pro o preço revela-se muitas vezes mais caro e com piores specs.

Toda a gente diz que a série Thinkpad está uns pontos acima da série XPS nem que seja pelo SSD do Thinkpad que está o nível do MacBook Pro. Mas claro está, toda a gente gosta de ignorar isto e comparar o XPS ao MacBook Pro.

O que é bom no Windows também se paga, e paga-se muito, muito bem. Até o que não é bom se paga muito bem.
 
Para os 2000 euros ja se arranjam bons ThinkPads. Com processadores intel HQ e nVidia Quadro.

Possivelmente. Mas também MacBooks. Isto guiando-me exclusivamente pelo preçário online em dólares de cada uma das empresas (mesma base). Caso contrário é impossível comparar.

PS: A série ThinkPad já foi muito mais cara que um Macbook Pro. O que forçou está série baixar de preço?

A determinada altura as empresas começaram a comprar MacBook Pros.
 
Última edição:
A entrada no mercado da serie EliteBook da HP e a Dell a fazer precos mais competitivos.

Não sei. É uma afirmação demasiado lata para concordar ou discordar.

O que convido é as pessoas a compararem não apenas as labels - Core i7/ Core i5, SSD, RAM, Retina/FHD/QHD - mas irem mais afundo e ver os modelos do CPU (há vários modelos Core i7 por exemplo), que SSD têm (há vários modelos), RAM (há várias velocidades e paridades) etc etc. Porque se o fizerem e escolherem de qualquer marca componentes equivalentes o que aqui afloro rapidamente se revela.

As pessoas normalmente têm aquilo que pagam. No Windows não é pouco frequente as pessoas comprarem gato por lebre em matéria de performance e robustez ponta à ponta, mas também poucos sabem o que isso é nesse mundo. Na Apple é mais difícil ... penso que na linha MacBook Pro e iMac acontece uma em 10 anos (o melhor é não ir comprar com pré reservas e deixar passar o gado). No iPad já me aconteceu. O iPad 3 é o maior limão a qualquer preço (primeira versão retina) que mandou cá para fora nos últimos tempo, ao ponto de na altura querer o meu dinheiro de volta e ter começado a experimentar outras opções. Mas lá está um exemplo em 10 anos. Infelizmente do outro lado ... o primeiro e o segundo exemplo, a médio prazo revelaram-se limões para o preço.

Mas como disse, penso que a Apple não tem necessidade para andar a esticar a corda como tem andado mesmo que o mercado dos PCs esteja a subir de preço na generalidade face aos componentes que integram as soluções (mais margem). Por outro lado há a questão da inovação, que em certa medida muitos toleram valores supostamente mais elevados, por causa da inovação e quando essa parte começa a ficar fustigada, o preço vem à baila ... pese embora muitas das vezes injustamente. É o que dá estarem a fazer marketing comparando os seus produtos a Porshes e St Laurants e coisas mais. Em vez de salientarem a performance, robustez, solidez ... coisas mais positivas.

Fica bem.

PS: No meu MacBook Pro novo, as ventoinhas não se ouvem para nada, mesmo em desenvolvimento, fresquinho. Comparativamente com a experiência com portáteis Windows a fazer as mesmas coisas, parece que está morto. Isto não só é cómodo, mas também contribuí imenso para a longevidade dos componentes internos do dispositivo. Creio que este vai pelo caminho de de 2009 ... que hoje passados 7 anos ainda bomba.
 
Última edição:
a gama de preços de Macs para profissionais nunca me pareceu muito cara porque tem que ser comparada com a gama para profissioanis doutras marcas, como da dell e da hp (precision e elitbooks e afins). O publico em geral não ter tanto acesso e percepção desses productos é outra historia.
Mas o problema começa é ai, ninguém nem nenhuma empresa em áreas mais criativas e pesadas (renders, pós, produçao, etc) se dispoe a pagar 3000 para cima por maquinas mais lentas e vão ser trocadas ou sofrer upgrades em 2-3 anos. Se ela é bem feita e vai durar é uma questão, que nesta gama, não se coloca. Mas mercado "hardcore" criativo apple ja o perdeu há uns anos, acho que ng acha que os filmes para cinema fora pós produzidos em macs pros ou macbooks pros em final cut... ainda para mais quando nem correm alguns softwares necessarios.

O ipad pro é simplesmente uma não questão neste mercado, o unico pessoal que lhe dá uso é mais concept artists e afins, para aquele sketch mais on the move, mas nunca pode ser la finalizado, porque o software para um sistema operativo de tablet pode ate ter o mesmo nome, mas não faz as mesmas coisas...e pior que ser lento é simplesmente nem fazer.

Eles que se deixem é de tangas e deem opcao de ter o SO completo. Nada justifica este preços numa gama profissional...
 
vocês acham que toda a gente compra macs para editar fotos e videos? não sabia que em Portugal este mercado já tinha assim tanta gente.. (face aos macs que se vêem por ai)

e não há nenhum PC de 13' que consiga correr o photoshop sem problema? se calhar estão a exagerar...
 
Ja vi muitos artigos, dezenas, a apontar o XPS 13 como alternativa ao MBP13 2016 e ate cheguei a ponderar.
Mas bastou me uma visita a foruns para encontrar alguns problemas que me assustaram, principalmente o ajuste automatico de luminosidade que nao e possivel desativar.

Tenho alem do MBP um ThinkPad x250, que e uma boa maquina mas por vezes mete-se a bufar quando nao estou fazendo tarefas pesadas...Atualmete custa 800euros, com ecra HD 1368 e um i5-5300u.
O W10 esta muito estavel, mas a situacao de updates obrigatorios mete medo para maquinas de producao. Penso que vai ser possivel desativar no proximo grande update.

O ajuste automático é só preciso desativar nas funções avançadas do gestor de energia. O meu Mac tem windows e faz a mesma coisa, eu desativei e ficou cinco estrelas.
A Dell tem uma coisa de bom, quando há problemas, vêm um técnico a casa reparar!
 
ui e quantos pc Windows vi eu com qualidade de ecrãs nojentos a custar mais de 1700 euros? já o mac vem calibradinho da silva, pode não parecer, mas isso vale muito dinheiro para quem preza os seus olhos..
 
O ajuste automático é só preciso desativar nas funções avançadas do gestor de energia. O meu Mac tem windows e faz a mesma coisa, eu desativei e ficou cinco estrelas.
A Dell tem uma coisa de bom, quando há problemas, vêm um técnico a casa reparar!

O problema dos Dell XPS nao da para alterar essa opcao no Windows, esta bloqueado na Bios.
Apos alguma pressao lancaram bios desbloqueada para desativar o ajuste de luminosidade, mas apenas para um numero limitado de modelos.
 
O problema dos Dell XPS nao da para alterar essa opcao no Windows, esta bloqueado na Bios.
Apos alguma pressao lancaram bios desbloqueada para desativar o ajuste de luminosidade, mas apenas para um numero limitado de modelos.
O meu XPS 13 (9333) dava... a partir daí já não sei. Eu acho estranho não dar. Aliás, é mesmo estúpido não dar!
 
Back
Topo