Hardware MacBook Pro 14"/16" & Mac Mini M2 Pro/M2 Max (já disponíveis)

@Trance, esta resposta é para mim?

Não. Olha face ao que descreves arrumava a coisa com o Mini de 1500. Creio que te irá durar mais de 7 anos pelo menos com esse tipo de necessidades. A não ser que o browser engorde desmesuradamente, coisa nada provável ... não precisas de 32GB.

PS: Falas em ficheiros grandes. Contêm o quê? Fotos, texto, video, CAD? Se for fotos, mesmo que venham dum Sony XPTO chega e sobra. Se for texto chega e sobra. Video depende, se vierem do iPhone chega e sobra ... se vierem de uma RED já não ....
 
Não quero portátil, quero de mesa.
A questão é que entre o mini pro com 32 GB de ram e o studio de entrada, são… 300€.
Vale a pena os 300€ ou não?
Não é uma diferença assim tão grande num valor tão elevado.
Mas que não preciso de tanto, não.

Eu percebi.
Vai depender se equacionas no futuro adquirires monitor(es) superiores a 6K de resolução, pois o M2 Pro suporta até 8k e o M1 Max suporta até 6k.

Depois tens mais entradas, nomeadamente na frente do equipamento.

Agora e olhando de forma racional, se não vai ter uma utilização com tarefas que requerem muita performance, não sei até que ponto é que justifica comprar um equipamento deste calibre.

Mas quanto a isso cada analisa as suas opções e orçamento disponível e depois toma a sua opção de compra em conformidade.
 
Percebo. Mas então e comprar hoje um computador para usar na secretária por 2k sem suporte HDMI 2.1. Para mim neste contexto isto é importante para o futuro. É que se compras algo para durar sem grandes compromissos convém olhar para isso. Parece-me que estás a olhar apenas para a velocidade do disco como fator decisivo e a comprometer tudo o resto não? E então o CPU/GPU, portas e coisas mais já não interessa?



Pois. Olha Mac mini M2 Pro 1TB, 32GB, HDMI 2.1, 2271 euros. Nem é 2k nem 2.5k fica a meio dos dois. E está mais bem preparado para a longevidade sem compromissos de qualquer uma dessas opções. E em promo certamente irá rondar nos 2k, valores que estás a tomar como opção possível para o teu orçamento.

Quem compra algo a olhar para a longevidade deve aceitar o fato que inicialmente vai comprar algo não precisa na plenitude de especificações já e agora. Agora podes achar um excesso, daqui a 3 ... a 5 anos já não, vais apreciar. Quão a sério queres levar a tua edição de vídeo?

Bom. O que te sugiro é que tens decidir primeiro se precisas de um bom computador de secretária ou de um bom portátil. Começa primeiro por aí. Não mistures as coisas.

Porque é que o Mac mini a 958 não te serve mesmo? Ou o que está a 1500? Porque não irão ambos durar tanto como pretendes?

Abraço.

PS: Como portátil, os que mencionas apresentam uma excelente relação de custo beneficio ... são excelentes portáteis. Agora como computador de secretária creio que os modelos mais recentes configuram-se uma melhor opção. São de fato melhores e mais baratos para o efeito.
@Trance percebo o teu ponto de vista, eu não me estou a ver a comprar um monitor 8k para beneficiar do hdmi 2.1 , porque ter um monitor de 27", 32" ou mesmo 37" que já acho demasiado grande para mim.

Depois vou ter que fazer scaling para resoluções muito inferiores de forma a conseguir ler, então compro algo xpto e depois rebaixo a sua resolução , perco área de utilização... não sei eu honestamente ainda não consegui engolir isso.

Só compreendo um monitor e 8k se for de 50" ou mais, mas lá está, para ter um monitor que é gigantesco (para estar numa secretária) e para mim não é prático trabalhar num écran tão grande.

Quanto á velocidade do disco, choca-me ver que a velocidade do novo modelo é muito inferior a velocidade da geração anterior, e jamais em tempo algum iria comprar algo que tecnicamente é inferior. Para colmatar, terei que fazer um upgrade o tamanho de disco acima, de forma a ter 2 memórias instaladas e assim sim quase duplicar a velocidade.

Se me perguntares se funciona e dá para fazer tudo aquilo que pretendo, claro que dá! No entanto ao ficar decepcionado com a atualização, então mais vale comprar um modelo da geração anterior que ai sim foi uma revolução e poupar uns cobres valentes que se calhar já ajudam para outra coisa que precise no sistema.

São opções e formas de pensar, cada um tem a sua e eu vejo as coisas desta forma.
 
@Morg2k2 o monitor vou comprar o studio display.
o da LG é caro e foleiro, está para sair o viewfiniti s9 da samsung, que tambem é 5k, mas as tantas o preço é ela por ela.
monitor 8k, não me estou a ver nessa onda, tão cedo.

mas o disco de 512 tb só tem um modulo, ou esse problema só se verifica no de 256?
ainda n percebi essa parte
as reviews que vejo andam nos 3000mb/s, ha alguma coisa a 7000?
 
@omega eu também estava com as mesmas dúvidas que tu sobre isto dos discos nas versões do M2, e após ver diversos compreendi que todas as versões base dos computadores desktop ou portátil com o M2 só trazem 1 memória instalada, o que faz com que o performance de leitura e escrita em média 1/2 dos discos onde estão instalados as 2 memórias.

Ou seja,

No caso do Mac mini Pro M2 que vem de base com 512 MB tem o performance de 3000 MB/s aprox. e ao fazer o upgrade para a versão com 1 TB de ssd já tem a velocidade de 6200 MB/s conforme apurei no vídeo abaixo minuto 3:35


E no caso dos mac mini M2 normais acredito que as 2 versões base á venda (de 256 e 512) só tem um módulo instalado.
Acho que neste quesito a Apple deveria ter sido muito mais transparente do que tem sido. Não digo que informe o numero de módulos instalados, isso é tecnico q.b, no entanto deveria informar das velocidades máximas dos discos em cada uma das opções.

E a marca que é vende bem qualquer produto, por isso não existe razão para a omissão desta informação.
 
@Morg2k2

Para 27” o HDMI 2.1 em monitores de 27” fundamentalmente trás como benefício suportar Variable Refresh Rates como suportam os monitores dos portáteis e telemóveis da Apple. É isso que trás aquela suavidade de movimento que observas nesses dispositivos. Não é uma questão de resolução. Tenho quase a certeza que isto vem para preparar o lançamento de um monitor da Apple com esta capacidade. Daqui a 5 anos compras isso “barato”. Monitors OLEDs com isso vai estar por todo o lado para o ano. Este ano aparecem os primeiros.

Não estás a comprar algo tecnicamente inferior. Antes pelo contrário. Estás a comprar algo mais bem preparado para o presente futuro. Mais, como te indiquei esse se não resolve-se com a versão com 1TB. Que diga-se passagem, se estás a pensar em longevidade parece-me a opção óbvia.

Depois tens outras coisas … como uma memória mais rápida, CPU/GPU mais capaz.

Em suma, uma vez que estás à procura de um desktop não vejo que a ida para um MBP Pro do ano passado seja uma boa solução. Tirando o fato ser portátil, contas feitas considerando tudo não é mais barata para o efeito como dizes.

Se estamos a falar em promoções o modelo que te indiquei provavelmente dentro de poucos meses compras por menos de 2k.

Digo isto porque o teu orçamento parece ir aos 2k para um desktop. Caso contrário há opções mais baratas tb com os devidos acertos na específicação.
 
Última edição:
Esta história dos discos dos computadores com o chip M2 base é bastante confusa, pois a Apple não abordou nada sobre este tema e obviamente que está a gerar muito ruido.

Na prática todos os modelos com o chip M2 base sofreram um corte de 40% - 50% na velocidade de leitura e escrita, porque foram instalados menos módulos de memória para reduzir custos, estamos a falar de reduções de custos muito baixas, honestamente não compreendo como uma marca dominante faz estas manobras.

Assim para poderem perceber melhor partilho um vídeo de um criador que me parece isento, pelo menos não é pago pela marca e comprou os portáteis da gama Macbook PRO versão base, versão com upgrade de disco e até trouxe um modelo com o chip M1 base para fazer a comparação.


Na minha humilde opinião bastava apenas colocarem um disclaimer sobre o limite de velocidade nos modelos base, pois assim acho que muitos compradores vão sentir-se defraudados e provavelmente irão trocar os equipamentos por novos com upgrade aos discos.

Por outro lado é uma forma de obrigar os clientes a comprarem diretamente na marca, onde esta irá faturar mais, e controlar melhor os preços, descontos, etc.
 
Última edição:
Precisava de um Mac de secretaria, apenas preciso do básico para coisas do dia sem grande "computação", pensei em arranjar um Mac mini M1 em 2ª mão mas o valor deste novo M2 com o desconto para a educação ficava quase ela por ela.

Recebi o Mac mini M2 no dia 24, versão base 256gb/8gb, apenas posso fazer a comparação para o meu MacBook Pro de 2016 15" i7 16gb ram / 256gb, embora estivesse ciente que seria no mínimo mais rápido que o portátil não estava a espera que o fosse mas pelo dobro, tudo demora metade do tempo.

A palavra que me vem mais a cabeça é silêncio, não que o MacBook seja barulhento (muito pelo contrário) mas habituei me a ouvir logo as ventoinhas mal esteja na transferência de ficheiros (NAS) ou a ver um video no YouTube a 1080p/60hz, realmente só o som de o ligar.

Também noto um acréscimo de velocidade na transferência de dados pelo wifi mas também penso que qualquer Mac seria sempre mais eficaz que um portátil, não sei.

A única coisa que aponto (não sei se é exclusivo ao meu ou a não) é quando ligo e no ecrã da password tanto o Magic Keyboard como o Magic Mouse não assumem logo, tem ali uns 5 segundos que tenho que esperar até que respondam.

Tenho visto todo este "drama" dos SSD e penso sempre que, o era um lançamento de produtos apple sem um problema qualquer, existe sempre algo, acredito que para quem tem um M1 não seja razão para o upgrade por outro que o M2 não terá no fim do dia melhor cpu/gpu? Pior na escrita mas melhor em outras áreas? Não será melhor globalmente?

Isto porque em muito que li e vi (videos) passam quase um atestado que o novo mini é inferior ao antigo, ou dão esse entender.
De resto fiquei agradado (para já) com uma máquina tão pequena e tão simples, penso até em adquirir mais tarde outro mini, o M1 caso este apareça em 2ª mão a bom preço.
 
entretanto perdi a cabeça
estava à espera do mini M2.
queria comprar o M2 Pro com 32GB de RAM, acabei a comprar o Studio Max. enfim... mais o studio display e lá foram 4000€
o efeito psicologico faz de nós irracionais, não preciso nada de tanta potencia, mas enfim, espero que o investimento se dilua no tempo, o antigo iMac durou 11 anos, este se fizer o mesmo (acredito que sim), já não é mau, quanto ao ecrã, duvido que daqui a 10 anos ainda o queira reaproveitar
 
Última edição:
Tens monitor para uma vida.

Eu só quero saber se o Mini reconhece qualquer monitor antigo com cabo conversor vga-hdmi ou dvi-hdmi.

Tenho um monitor de 20" parado ha anos e pensei dar-lhe vida com um Mini base. Não sei se consigo aproveitar o desconto educação por ja nao ser estudante ha muitos anos.
 
Tens monitor para uma vida.

Eu só quero saber se o Mini reconhece qualquer monitor antigo com cabo conversor vga-hdmi ou dvi-hdmi.

Tenho um monitor de 20" parado ha anos e pensei dar-lhe vida com um Mini base. Não sei se consigo aproveitar o desconto educação por ja nao ser estudante ha muitos anos.
A comprar não me pediram nada, supostamente podem pedir depois mas que é aleatório, contactei a apple para perceber o que acontece se não conseguires provar e nem eles me souberam responder, apenas disseram, "compre a vontade".
 
Ainda bem que comprei o Mac Studio numas promoções porque o novo Mac Mini com o M2 PRO está a 100€ do Mac Studio com os mesmo specs de memória e disco, mas o Mac Studio com o M1 Max superior ao M2 Pro... Quando o M2 Max chegar ao Mac Studio, upa, upa
Sem dúvida. Foi também a minha opção e cada vez me convenço que a grande promoção que aproveitei do Mac Studio em Novembro, foi a melhor coisa que fiz.
 
Só para ter noção, qual o preço mais baixo que o studio ja atingiu em promoção?
Outra curiosidade, o M2 pro (no Mac mini) nao tem um cpu superior (usando a mesma base de memória e disco)?

cumprimentos.
 
Precisava de um Mac de secretaria, apenas preciso do básico para coisas do dia sem grande "computação", pensei em arranjar um Mac mini M1 em 2ª mão mas o valor deste novo M2 com o desconto para a educação ficava quase ela por ela.

Recebi o Mac mini M2 no dia 24, versão base 256gb/8gb, apenas posso fazer a comparação para o meu MacBook Pro de 2016 15" i7 16gb ram / 256gb, embora estivesse ciente que seria no mínimo mais rápido que o portátil não estava a espera que o fosse mas pelo dobro, tudo demora metade do tempo.

A palavra que me vem mais a cabeça é silêncio, não que o MacBook seja barulhento (muito pelo contrário) mas habituei me a ouvir logo as ventoinhas mal esteja na transferência de ficheiros (NAS) ou a ver um video no YouTube a 1080p/60hz, realmente só o som de o ligar.

Também noto um acréscimo de velocidade na transferência de dados pelo wifi mas também penso que qualquer Mac seria sempre mais eficaz que um portátil, não sei.

A única coisa que aponto (não sei se é exclusivo ao meu ou a não) é quando ligo e no ecrã da password tanto o Magic Keyboard como o Magic Mouse não assumem logo, tem ali uns 5 segundos que tenho que esperar até que respondam.

Tenho visto todo este "drama" dos SSD e penso sempre que, o era um lançamento de produtos apple sem um problema qualquer, existe sempre algo, acredito que para quem tem um M1 não seja razão para o upgrade por outro que o M2 não terá no fim do dia melhor cpu/gpu? Pior na escrita mas melhor em outras áreas? Não será melhor globalmente?

Isto porque em muito que li e vi (videos) passam quase um atestado que o novo mini é inferior ao antigo, ou dão esse entender.
De resto fiquei agradado (para já) com uma máquina tão pequena e tão simples, penso até em adquirir mais tarde outro mini, o M1 caso este apareça em 2ª mão a bom preço.
@psycho46 Ao vires de um mac antigo o aumento de performance de qualquer mac mini com o chip M1 ou M2 é no mínimo brutal. Quando eu frisei a questão dos discos é no sentido que é uma quebra de performance vs o M1 de entrada.

Claro que isto não quer dizer que o equipamento é lento, e que vai se arrastar, como já conhecemos a Apple nunca iria permitir tal coisa.

Em cenários de vida real, depende muito do perfil do utilizador, pois segundo a tua necessidade dá e sobra para os gastos. Agora para quem tem um M1 de entrada e compra o M2 de entrada, imagina para fazer um upgrade, vai ter um corte logo de entrada de 40% a 50% e depois vai depender da sua utilização.

E o performance na maioria das aplicações de áudio e vídeo ressentem-se significativamente a vários níveis, levando ao limite que em muitas aplicações o performance do M1 de entrada é superior ao M2 de entrada. Este problema é colmatado ao fazer o upgrade de disco e dependendo do caso também da RAM de 8GB para 16GB.

Mas para o teu perfil é mais que suficiente.

A titulo de exemplo eu tenho em casa um IMAC M1 8/512 que é onde a minha esposa edita os vídeos do seu canal em 1080p e até hoje não teve problema nenhum.
 
entretanto perdi a cabeça
estava à espera do mini M2.
queria comprar o M2 Pro com 32GB de RAM, acabei a comprar o Studio Max. enfim... mais o studio display e lá foram 4000€
o efeito psicologico faz de nós irracionais, não preciso nada de tanta potencia, mas enfim, espero que o investimento se dilua no tempo, o antigo iMac durou 11 anos, este se fizer o mesmo (acredito que sim), já não é mau, quanto ao ecrã, duvido que daqui a 10 anos ainda o queira reaproveitar

@omega parabéns pela excelente escolha que fizeste. Podes não precisar dessa bomba toda eheh, mas que vai durar no mínimo 10 anos, lá isso vai. Eu acredito que deverá durar até bem mais que isso, mas acho que a upgradite aguda é capaz de entrar em cena nessa altura :)
 
Última edição:
Só para ter noção, qual o preço mais baixo que o studio ja atingiu em promoção?
Outra curiosidade, o M2 pro (no Mac mini) nao tem um cpu superior (usando a mesma base de memória e disco)?

cumprimentos.
Eu lembro-me de ter visto em Novembro/Dezembro o modelo base por 1990 EUR

mac-studio-price-history.png
 
Há grande vantagem em comprar um Mac mini M1 256 16gb ram vs Mac mini M2 512 8gb ram?
@amg_tech essa questão depende muito do que vais fazer em termos de utilização com o mac mini.

Se for para um perfil de utilização simples (ex. ver videos, redes sociais, office, etc...) até o 8/256 dá , claro que o 8/512 é melhor porque tem mais espaço e o disco terá o performance melhor.

Se tiveres um perfil de utilização mais avançada (ex. edição de audio/video 3d), se tivesse que escolher iria para os 16/256 e posteriormente utilizaria um disco externo por TB3 com velocidades superiores ao mac mini m2 base.

No entanto se puderes e estiveres no perfil mais avançado eu optaria por fazer upgrade á RAM e ao Disco.
 
Realmente depende muito do uso...
Neste momento, para o meu uso básico, acho que se encontrasse um Mac mini M1 recondicionado abaixo dos 500€ era perfeito!
 
Back
Topo