Macbook pro 2.0 vs (exemplo) Toshiba Satellite P100-209

Sox

Power Member
É a primeira vez que participo no forum. Vim para tirar algumas duvidas. Sempre fui um utilizador de PC mas gostaria de mudar para Mac para uso mais profissional (produçao musical, para usar programas como Reason, Cubase, Logic, etc)

Estava a pensar comprar um Macbook pro 2.0, mas ao fazer certas comparaçoes pos-me a questionar o pk da disparidade de preços se formos fazer comparaçoes.

Aqui estão os dados de Toshiba Satellite P100-209 que custa 1.499€

• Processador Intel® Core™ Duo T2400
• 1,024 MB DDR2
• Disco de 80GB
• Ecrã Panorâmico de 15,4"
• Gráfica ATI Mobility™ Radeon® X1600 256MB

Visto assim por alto este PC portatem tem:
-o mesmo processador
-mais memoria ram
-o mesmo espaço de hard disc
-o mesmo tamanho de ecra
-uma grafica "melhor"
-E é mais barato uma media de 500€!!!!!


Eu usei este toshiba como meio de comparaçao mas podia ter usado muitos outros.

Eu sempre fui fascinado pela tecnologia da apple, mas será que vale a pena dar mais para ter menos?

Eu sou um simples leigo na materia, mas gostaria de ouvir as vossas opinioes sobre o pk de se dever comprar um Macbook pro 2.0 mesmo podendo comprar algo como este toshiba por menos dinheiro.
 
Os portáteis da Apple a meu ver são um bocado dificeis de comparar

O MBP tem muita mariquice que lhe inflaciona o preço e que muita gente considera desnecessária mas que realmente custa algum dinheiro

O MB tem processadores quase topo de gama e um gráfica manhosa num chassis normal

Para comparar com esse Toshiba o ideal seria um chassis MB com TFT 15,4 Wide e uma gráfica normal coisa que naturalmente não existe

Portanto muitas vezes a comparação é dificil e tens que ser tu a ver se te interessa o que cada fabricante te quer vender
 
Não vou fazer comparações sobre a qualidade ou sequer o preço de ambos os portáteis mas posso dar-te um conselho muito simples: pensa apenas no que queres utilizar no computador e na produtividade que tens em cada um.

Se vais precisar de usar software que só há para Windows compra logo o mais barato (já que ambos correrão Windows).

Se, por outro lado, precisares de software que há apenas para Mac torna-se evidente que precisas do MacBook Pro.

Num meio termo poderás ter programas que existem para ambos e aí terás de experimentar os dois sistemas operativos e a forma como as aplicações correm em cada um para teres uma ideia de em qual te sentes melhor. O que tu sentes a utilizar o sistema é bem mais importante do que a velocidade indicada no CPU ou o tamanho do disco.

Também é importante não esquecer o preço do software, não faço ideia o que está incluído no Toshiba mas tem em atenção o preço da experiência completa e não apenas o do hardware.

Edit:
Acrescento que fui espreitar o site da Toshiba e notei que o portátil que referes tem monitor de 17 polegadas e não 15,4.
 
Última edição:
Estar a comparar esses dois portáteis é um pouco manhoso...

Bem, para salientar os pontos comuns, ambos correm Windows. Ambos têm uma qualidade acima da média. A mim, agradam-me ambos.

Para mim, como escolha, se tivesse hipótese escolheria o MacBook Pro. Isto porque eu sou programador e às vezes dá jeito ter acesso a várias plataformas, vários sistemas operativos, e a Apple foi a primeira a suportar *oficialmente* os três grandes da zona. Os três que me interessam.
Escolheria também a Apple pela excelente qualidade dos componentes e pela qualidade da assistência técnica. Vejo nos portáteis deles uma preocupação extrema com os pormenores e qualidade do produto final, e para mim, isso é importante. Para não falar das inovações que eles têm na máquina em si, que me agradam bastante (tais como o MagSafe).

Se escolheria o MacBook só pelo Mac OSX? Nem por isso. Prefiro um sistema que corra Linux e Windows do que o Mac OSX. Mas visto que poderia ter os três... e juntando o pretexto da qualidade...

Cumprimentos.
 
Atenção ao software.

Os Macs vem com DVDS originais. e vem também com o iLife que é incluido no preço. E depende também da própria marca e da loja. é td uma questão de negócio.
 
Pois acho que me vou mesmo ficar pelo Macbook pro.. agora e questão de angariar fundos e ponderar mais um ponto ou outro.
 
É... pessoalmente também iria para o Macbook Pro :)
Gosto do sistema em si, e do software bundled (iLife). Com a vantagem de correr Windows, fica um pacote muito apetecível :D. Agora não te esqueças de pôr pelo menos mais 512 MB de RAM nisso, para teres uma "pleasant experience" (com o Dashboard e algumas aplicações não-nativas esgotas facilmente os 512 MB de RAM... e eu que o diga :P)
 
Os portáteis da Apple a meu ver são um bocado dificeis de comparar

O MBP tem muita mariquice que lhe inflaciona o preço e que muita gente considera desnecessária mas que realmente custa algum dinheiro

O MB tem processadores quase topo de gama e um gráfica manhosa num chassis normal

Para comparar com esse Toshiba o ideal seria um chassis MB com TFT 15,4 Wide e uma gráfica normal coisa que naturalmente não existe

Portanto muitas vezes a comparação é dificil e tens que ser tu a ver se te interessa o que cada fabricante te quer vender
A grafica não é o problema, uma GMA 950 serve para 70/80% das pessoas... A aceleração 2D dela é completamente capaz... enquanto que eu a acho inaceitável para um desktop meu... não jogo em PC's, pelo que num portátil a história é outra.

O calcanhar de aquiles absoluto dos Macs... é a limitação de RAM maxima, um PC com MacOS 10.4 nem devia correr com menos de 1 GB... No entanto, os Macbooks (ambos) têm limitação de 2 GB de RAM; maquinas que são compradas para trabalho, requerem mais que isso, até para serem future proof.

Tenho 1,5 GB de RAM no meu Desktop Pentium 4 e idealmente queria mais... ter o tecto logo nos 2 GB é amargo tendo em conta que temos portáteis por 500 euros que suportam 4 GB de RAM... se os macbooks como mais baratos que são tivessem limitação de 2 GB e os macbooks pro 4 GB... ainda compreendia, e justificava a compra do modelo "mais avançado" mas assim é uma estupidez.

---------------------------------------------​

Respondendo ao tópico... neste momento uma das minhas prioridades é mesmo ter uma maquina de trabalho. com MacOS nativo (embora presise sempre de ter windows) mas unicos portáteis que eu comprava não sendo Apple (e atenção k estamos a falar de portáteis para eu correr maioritáriamente MacOS) era ou um Lenovo/IBM (sempre adorei o estilo dos portáteis da IBM), ou um LG...

O S1 é o equivalente do Macbook Pro em segmento/specs:

-> http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3107

O extra de ter um teclado numérico integrado de série é deveras impressionante.

Mas o que eu queria mesmo... era o LG LW25... que é um ultra-leve (menos de 2 quilos) sem sacrificar nem a potencia do processador nem drives internas (ao contrario da grande maioria do seu segmento) pode levar 4 GB de RAM, e... é o unico ultraleve que conheço que pode ter drives amoviveis (a drive de CD's pode sair, como uma gaveta, sem parafusos, para gastar menos bateria, pesar menos; ou simplesmente trocar.

-> http://www.poweron.pt/portal/index....ge&product_id=5706&option=com_phpshop&Itemid=
Vou só esperar que lhe façam a revisão para um Merom (e respectivo novo socket com 800 fsb) e em principio... compro um... (se estiver até 1700 euros). Pontos negativos... dizem que discos de 1,8" tendem a ser significativamente mais lentos.

Mas sinceramente... os apple são suberbos... mas 2 GB de RAM maximos na gama média e especialmente num topo de gama por 2700 euros... é intolerável.
 
Mas pera lá... pelo que eu sei, o Macbook pro podes meter até 4g de ram, não?
É esse o problema:

512MB (single SODIMM) of PC2-5300 (667MHz) DDR2 memory on 2.0GHz configuration; and 1GB (single SODIMM) on 2.16GHz configuration; two SODIMM slots support up to 2GB
Fonte: http://www.apple.com/macbookpro/specs.html

Na crucial não vendem memórias de mais de 1 GB para, tanto Macbooks como Macbooks pro, dado que a computador tem 2 slots para RAM... é fácil fazer as contas.
 
já existem memorias de 2gb custam é uma fortuna.

se não ouver nenhuma limitação na efi julgo que servem.

http://www.crucial.com/store/partspecs.Asp?IMODULE=CT25664AC667

Vai pelo configurador da crucial:

MacBook Pro @ 2.16GHz, 17"

-> http://www.crucial.com/store/listpa...ro+2.16GHz+Intel+Core+Duo+(17-inch)&submit=Go

Maximo vendido é "2GB kit (1GBx2)" por alguma razão é, porque se a crucial pudesse... ai não k não vendia 2 GB num SODIMM, a própria apple fala de tal limitação no site, se é por causa da BIOS (e pode ser resolvido), ou tamanho/encaixe no slot, etc... não me interessa... interessa-me que a falha está lá.
 
Bem, houve uma data de Macs em que o limite na altura em que o lançaram era substancialmente inferior aquele que é agora... :)
Temos o Pismo, uma data de PowerMacs... é só escolher. O problema é que na altura a memória era estupidamente cara, e punham esses limites por causa disso. (o meu IIci de 1989 pode levar até 128 MB de RAM, mas isso era capaz de ficar mais caro (só a memória) que um Mac Pro topo de gama com 2 TB de disco e dois ecrãs de 30'' :D:D:D)
 
Mas atão tipo, quer dizer que quando aparecerem placas de 2g de ram os Macbook pro podem levar 2 slots de 2 placas de 2 gigas cada e assim ficarem a 4gigas?

Ou está mm limitado e n vai haver epotese ninhuma se eu comprar um Macbook pro de daki a uns 2 anos ter mais de 2g de ram?
 
Não sei. Only time will tell... :p

De certo que ninguém em '89 pensava em pôr 128 MB num computador... se pusesse 8 MB já era imenso.

Claro que os 4 GB são mesmo o limite, já que o Yonah só usa registos de 32 bits.
 
que intressa ter um computador que diz que pode levar até 4gd qd isso custa mais do dobro do proprio computador!!
Não estamos a falar de servidores! nem nada que pareca!

E quase que aposto que os simms de 2gd servem no macbook pro! são exatamente da mesmas especificações dos de 1gb e de 512 só varia na capacidade.

E pode mt bem ser uma limitação por efi!
os bmws tb não passam dos 250! por estárem castrados.!


Apple pode dizer que o maximo é de 2gb só por uma questão de preço.



http://www.crucial.com/store/partspe...E=CT25664AC667
 
Última edição:
que intressa ter um computador que diz que pode levar até 4gd qd isso custa mais do dobro do proprio computador!!
Não estamos a falar de servidores! nem nada que pareca!

E quase que aposto que os simms de 2gd servem no macbook pro! são exatamente da mesmas especificações dos de 1gb e de 512 só varia na capacidade.

E pode mt bem ser uma limitação por efi!
os bmws tb não passam dos 250! por estárem castrados.!


Apple pode dizer que o maximo é de 2gb só por uma questão de preço.



http://www.crucial.com/store/partspe...E=CT25664AC667
A apple diz no site deles que o limite é 2 GB... os SODIMMS de 2 GB nem são assim tão cáros, sem contar que todos os asus, acer's, toshibas e coisas dessas no mercado levam 4 GB, não é por uma questão de preço que uma marca destas vai dizer o contrário... ainda para mais a apple num portátil de 2700 euros... qual a vantagem para a apple em "mentir" no site que têm limite nos 2 GB? isto é como tudo, quem não presisa não compra...

E a verdade é que se assim fosse já muita gente k estava a comprar macs metia 4 GB e era divulgado pela internet... e claro a Crucial que vende RAM não oficial tinha aqui um negócio da china a vender 2 GBx2 pelo configurador...

Nem se mete em causa que a limitação existe, se é da BIOS ou não... isso é que podemos especular. mas eu para comprar um portátil é para uso diário nos próximos 4 anos... enquanto que a grafica não é relevante para mim... a RAM é... e muito; 2 GB é o que eu presiso hoje para estar confortável, obvio que daqui a 2 anos vou presisar de mais.
 
Última edição:
mas qual é o problema dos 2 gb, a maioria dos portáteis que são vendidos hoje em dia, sofrem da mesma limitação, deixem-se coisas. Não queiram comparar um portátil a um desktop.
 
Back
Topo