Mais Interlog...

Grande tráfico de macs que anda por aí.

Qualquer dia sou abordado por um espanhol na rua a perguntar-me se lhe quero comprar uma coisa branca.
 
Meus amigos...

Este tipo de comportamento é natural. Apesar de prejudicar os potenciais compradores, é prática comum em todo o mundo dos negócios.

Por um lado permite a salvaguarda dos interesses da empresa que o pratica, por o outro, trata-se de um adiamento de fornecimento, e não uma suspensão, ou impossibilidade, inclusivamente sem alteração de preços por açambarcamento ou dumping.

Não é prática ilícita... apenas gestão estratégica, que neste caso afecta a característica mais importante de uma empresa... a sua sobrevivência.

No entanto levanta algumas questões de ordem prática.

1 - Não devíamos ser nós a "barafustar" mas sim as dezenas de empresas que foram lesadas por não terem vendido em 2006. Essas empresas é que deveriam apresentar uma queixa junto da autoridade da concorrência... desde que consigam demonstrar que a Interlog é monopolista no mercado em que actua (Informática) que julgo ser improvável.

2- O acumular de vendas para 2007 gerará um problema semelhante no final deste ano, e por ordem de ideias, cada vez mais cedo.... provavelmente quando o Leopard sair... não haverá computadores :)

3- o silêncio da Interlog é assustador... demonstra bem o tipo de desinteresse que têm pela comunidade de clientes, defensores da marca... que lhes pagam o salário... mas isto é típico em Portugal, apesar de não ser típico do ecossistema gerado em torno da Apple e seus produtos...
 
[PT]latrine;2058706 disse:
Meus amigos...

Este tipo de comportamento é natural. Apesar de prejudicar os potenciais compradores, é prática comum em todo o mundo dos negócios.

Por um lado permite a salvaguarda dos interesses da empresa que o pratica, por o outro, trata-se de um adiamento de fornecimento, e não uma suspensão, ou impossibilidade, inclusivamente sem alteração de preços por açambarcamento ou dumping.

Não é prática ilícita... apenas gestão estratégica, que neste caso afecta a característica mais importante de uma empresa... a sua sobrevivência.

No entanto levanta algumas questões de ordem prática.

1 - Não devíamos ser nós a "barafustar" mas sim as dezenas de empresas que foram lesadas por não terem vendido em 2006. Essas empresas é que deveriam apresentar uma queixa junto da autoridade da concorrência... desde que consigam demonstrar que a Interlog é monopolista no mercado em que actua (Informática) que julgo ser improvável.

2- O acumular de vendas para 2007 gerará um problema semelhante no final deste ano, e por ordem de ideias, cada vez mais cedo.... provavelmente quando o Leopard sair... não haverá computadores :)

3- o silêncio da Interlog é assustador... demonstra bem o tipo de desinteresse que têm pela comunidade de clientes, defensores da marca... que lhes pagam o salário... mas isto é típico em Portugal, apesar de não ser típico do ecossistema gerado em torno da Apple e seus produtos...

E o silêncio da Apple? Vais dizer que a Apple não sabe? Há anos que há problemas destes com a Interlog.. a culpa não é só da interlog..
 
A Apple neste caso limita-se a receber os reports dos seus olhos e ouvidos em PT que é a Interlog.

Se a Interlog diz que está tudo bem, podes estar certo que eles aceitam essas indicações pois não têm pessoas (ainda por cima que saibam português) a ler os blogs da malta...

A Apple deve saber inclusivamente que esta falta de encomendas no fim de ano é uma jogada de gestão de stocks ( e não deve ser só a Interlog a fazê-lo), mas como em tudo na vida, não é porque a duas semanas do fim do ano alguém deixa de encomendar que o gato vai às filhós... Para se tomar a decisão de entrar directamente num país com uma estrutura própria teria que ser bastante mais do que esta diminuição das encomendas...

Imagina que o contrato foi firmado às 1.000 unidades por ano, só se chegassem aí a Outubro/1200 unidades e parassem as encomendas é que "actuavam"... até lá devem ter bandas de flutuação bem largas...

Provavelmente passaram a estar debaixo de olho, em termos de acompanhamento de stocks...mas nada mais do que isso.
 
Sei de fonte segura que vária lojas do grupo ***** (Jumbo & Pão de Açucar) cortaram todas as relações com a Interlog devido à má assistência técnica da Interlog (o grupo ***** ao fim de 30 dias devolve o dinheiro, se o computador/electrodoméstico/produto não estiver arranjado, e eles perderam muito dinheiro). Por isso Apple no Jumbo só mesmo iPod e mesmo esses é só por venderem muito bem e porque sai relativamente "barato" devolver o dinheiro.

Posso dizer que estou desde Janeiro à espera de um cabo para o transformador, é que o meu cabo veio com ficha US, os senhores da interlog nunca mais mandam o raio do cabo, chateei-me e comprei um adaptador.
 
[PT]latrine;2060507 disse:
A Apple neste caso limita-se a receber os reports dos seus olhos e ouvidos em PT que é a Interlog.

Se a Interlog diz que está tudo bem, podes estar certo que eles aceitam essas indicações pois não têm pessoas (ainda por cima que saibam português) a ler os blogs da malta...

A Apple deve saber inclusivamente que esta falta de encomendas no fim de ano é uma jogada de gestão de stocks ( e não deve ser só a Interlog a fazê-lo), mas como em tudo na vida, não é porque a duas semanas do fim do ano alguém deixa de encomendar que o gato vai às filhós... Para se tomar a decisão de entrar directamente num país com uma estrutura própria teria que ser bastante mais do que esta diminuição das encomendas...

Imagina que o contrato foi firmado às 1.000 unidades por ano, só se chegassem aí a Outubro/1200 unidades e parassem as encomendas é que "actuavam"... até lá devem ter bandas de flutuação bem largas...

Provavelmente passaram a estar debaixo de olho, em termos de acompanhamento de stocks...mas nada mais do que isso.
Mas não achas que se toda a gente se queixar à Apple Inc. e a Interlog continuar a dizer que tá tudo bem, não vai despertar à atenção?
É uma incoerência muito grande, por isso é necessário que nos queixemos, não é vir contar histórias da carochinha aqui para o fórum. Se há barraca, queixei-se à Apple. Se houver muitas queixas, eles tomam medidas.
 
Mas não achas que se toda a gente se queixar à Apple Inc. e a Interlog continuar a dizer que tá tudo bem, não vai despertar à atenção?
É uma incoerência muito grande, por isso é necessário que nos queixemos, não é vir contar histórias da carochinha aqui para o fórum. Se há barraca, queixei-se à Apple. Se houver muitas queixas, eles tomam medidas.

Perfeitamente de acordo ja estou a preparar a queixa em ingles.

Das 3 vezes que telefonei para lá obtive sempre a mesma resposta: "não sabemos dar tempos de entrega, nós não mantemos stocks porque não somos vendedores somos retalhistas". E com um mau humor que só visto !

São o pior que pode existir para a Apple (a propria frase e no minimo triste) ! Uma vergonha ! Encontrar um MacBook em Portugal e uma tarefa ingrata ! E a minha carta vai directa ao Steve Jobs !
 
Acho que o Steve Jobs vai parar o Mundo apenas para ler a tua carta...

Aliás, segundo dizem o Steve Jobs tem como maior preocupação a Interlog e o mercado português Apple. Dizem mesmo que ele não dorme a pensar nisso!!!!

Get a freakin' life. Não são meia dúzia de gatos pingados que vão mudar o que quer que seja. Já foram feitas petições enviadas para a Apple a queixar de situações semelhantes, e nada!


Se querem que isto seja resolvido apontem as baterias para outro lado! Bombardeiem a Apple Espanhola de modo a esta tomar conta do mercado nacional! Se os nuestros hermanos coños se ficarem convencidos que o mercado Apple em Portugal vale a pena, podem ter a certeza que eles vão cair em cima de nós!

Agora andar a chatear a Apple com isto até dá vontade de rir. Muitas cidades norte-americanas têm mais vendas em meio ano, que Portugal inteiro num ano!


FAÇAM O FORCING PARA A APPLE ESPANHA!!!
 
Mas não achas que se toda a gente se queixar à Apple Inc. e a Interlog continuar a dizer que tá tudo bem, não vai despertar à atenção?
É uma incoerência muito grande, por isso é necessário que nos queixemos, não é vir contar histórias da carochinha aqui para o fórum. Se há barraca, queixei-se à Apple. Se houver muitas queixas, eles tomam medidas.

E achas que já não houve queixas? já ha meses mandei um mail a queixar-me quando o meu portátil avariou da assistência nem resposta tive acho que só recebi um email a dizer que a minha mensagem tinha sido recebida..

O nosso mercado não é assim tão grande.. se isto está acontecer também é culpa da apple... ninguem obrigou a apple a por a interlog como representante.. se a interlog não presta a culpa é da apple foi a apple que escolheu a interlog.
 
Todas as relações com intermediários acabam por criar fricção em intervenientes que se desculpam e sacodem a água do capote, pois por vezes os problemas são mesmo da responsabilidade de mais do que um interveniente.

Por exemplo... a chegada tardia dos novos equipamentos a PT face às outras lojas (Espanha)

Quando a Apple lança um equipamento e este passa a estar "disponível" em Espanha, foi usada uma capacidade interna de distribuição que não está no local... passo a explicar.

A loja oficial Espanhola é uma loja online (só pois as lojas físicas são revendedores... não há Apple Stores oficiais, apenas "Apple Centers"). O equipamento que lá é comprado não está armazenado em Espanha, mas sim no hub Europeu que está em Londres ou na Irlanda... Nenhuma loja física espanhola sabe das novidades, até que a loja online e toda a estrutura Apple é actualizada. Um Macbook é lançado e a loja online actualizada, compras online, e o equipamento é enviado por correio expresso para tua casa a partir do HUB londrino ( e.g. eu mandei imprimir um livro de fotos na Apple espanhola, e o livro foi impresso e enviado na Polónia).

Quando se lança um produto novo a Apple dá primazia às suas estruturas internas para distribuir as novidades, e só então responde aos pedidos dos importadores... que apenas sabem o mesmo que nós... que vai haver novidades porque o Steve vai a uma keynote... mas não sabem o que é exactamente (nem os lojistas das apple stores oficiais sabem exactamente os pormenores, apenas têm os caixotes disponíveis para entrega imediata nas lojas, nem têm nenhum dos novos para exposição).

No caso português, depois de apresentado um novo Macbook, há que fazer contas aos stocks (Na Apple pode-se deitar tudo para o "lixo" contabilístico mas para um importador faz mossa) para os escoar por vendedores que estão fora do controlo da Interlog, e que provavelmente, nesse momento já estão a pedir os novos. Com base nestes pedidos, a Interlog firma então as novas encomendas à casa Mãe, que devido à quantidade envia o material por barco para o Hub Europeu, e depois por Comboio/camião até aqui.

Neste caso de quem é a culpa?

- É da Apple e o seu secretismo, a preferência pelos seus canais privados
- Dos transportes usados, que são lentos para serem baratos
- É da Interlog porque é lenta a processar as novas encomendas, e tem que, para "sobreviver", escoar os stocks do equipamento obsoleto de alguma forma...
- É nossa porque comparamos o importador com a loja online da Apple Espanhola, que nem ela própria tem os equipamentos, e o site nem é mantido em Espanha, mas sim em Londres onde existe toda a cadeia de distribuição...

Quanto ao apoio técnico, isso sim, deveria ser da responsabilidade da IMC prestar um bom serviço de apoio técnico... quanto mais não fosse deveria usar os stocks de computadores antigos para emprestar a clientes com os computadores estacionados, em troca de um plano /seguro anual adicional... entregavas o teu estragado, e numa tarde passavam os teus dados pessoais para o computador de substituição... Não era perfeito, mas era uma opção optima... e não deveria ser assim tão difícil de manter...
É que como é certo e sabido a predominância de utilizadores dos macs usam os seus computadores para trabalho, e passar 3 meses sem ferramentas alternativas para trabalhar é dose!!!
 
[PT]latrine;2060507 disse:
Se a Interlog diz que está tudo bem, podes estar certo que eles aceitam essas indicações pois não têm pessoas (ainda por cima que saibam português) a ler os blogs da malta...

Esta teoria cai por terra quando temos muitos blogs Portugueses a falar disso que são escritos em inglês. Eles a esta hora estão fartos de saber.
Eu continuo convencidissimo que a guerra da apple é os Estados Unidos o resto é paisagem.
Se há país na Europa famoso pela adopção de tecnologia é o nosso.
 
Esta teoria cai por terra quando temos muitos blogs Portugueses a falar disso que são escritos em inglês. Eles a esta hora estão fartos de saber.
Eu continuo convencidissimo que a guerra da apple é os Estados Unidos o resto é paisagem.
Se há país na Europa famoso pela adopção de tecnologia é o nosso.

Não interessa... não interessa mesmo... no domínio das grandes corporações o mercado Português é um papa-restos... as maiores empresas portuguesas são peanuts... se juntares as 40 maiores empresas portuguesas de construção civil não chegas ao valor da vigésima colocada em Espanha... que ainda tem 19 empresas maiores em termos de valor!!! e é mesmo aqui ao lado!!!

Enquanto a PT (Empresa que mais impostos paga em PT) comprou metade da VIVO no Brasil e com muito custo, a TELFÓNICA já comprou os maiores operadores incumbentes (vulgo PT's) de quase todos os países da América latina!!!
 
Seria tão fácil para a Apple fazer um mísero site em português e a nossa vida seria tão mais fácil.

Bastava-lhes criar a Apple Store Online oficial e pronto, sem mais preocupações, pois o material viria do mesmo sitio que vai para Espanha e outros países. Se eles enviam facilmente para outros países da União Europeia, facilmente enviariam para Portugal.
 
Seria tão fácil para a Apple fazer um mísero site em português e a nossa vida seria tão mais fácil.

Bastava-lhes criar a Apple Store Online oficial e pronto, sem mais preocupações, pois o material viria do mesmo sitio que vai para Espanha e outros países. Se eles enviam facilmente para outros países da União Europeia, facilmente enviariam para Portugal.

Mas ai é que ves o respeito e a preocupação que a apple tem.. o pessoal tem que aprender a culpa é toda da apple.. mesmo que a interlog faça porcaria a culpa é toda da apple porque foi a apple que a escolheu.. é o que dá não ser o representante oficial. Este topico não devia ser mais interlog mas sim mais porcaria da apple que se recusa a deixar a interlog. Temos assistencia de porcaria.. os produtos são limitados e demoram a chegar.. tudo culpa da apple.. querem-se queixar, queixem-se à apple ou deixem de comprar os produtos dela.

Há 5 anos atrás ainda se compreendia mas agora.. só dá para ver que a preocupação deles connosco é 0! Por isso deixem de ser fan boys e abram os olhos para a realidade..
 
Seria tão fácil para a Apple fazer um mísero site em português e a nossa vida seria tão mais fácil.

Bastava-lhes criar a Apple Store Online oficial e pronto, sem mais preocupações, pois o material viria do mesmo sitio que vai para Espanha e outros países. Se eles enviam facilmente para outros países da União Europeia, facilmente enviariam para Portugal.

Não podem fazer isso pois escolheram a Interlog como representante, que está protegida por um contrato que tem que ser quebrado por uma das partes, de certeza com lugar a indemenização...

Business life suxs...
 
Para empresas como a HP, Toshiba, Sony o mercado Português é um mercado válido em que oferecem boa assistência mas como a Apple é uma empresa ainda maior que estas (ou então não) o mercado Português é uma maravilha, ninguém compra nada, aliás nós nem temos uma das poucas iTunes Music Store que existem, é tudo uma farsa!
 
É impressão minha ou os MacBookPro com as specs mais baixas nem vê-los. Recebi o catálogo da ***** e apenas têm o 2.4 anunciado. É apenas impressão minha ou está novamente a acontecer.
 
É impressão minha ou os MacBookPro com as specs mais baixas nem vê-los. Recebi o catálogo da ***** e apenas têm o 2.4 anunciado. É apenas impressão minha ou está novamente a acontecer.

Eu já tenho o meu... desde setembro.

Se quiserem posso-vos dar o contacto de quem o comprei. ;)
 
[knap];2064692 disse:
Para empresas como a HP, Toshiba, Sony o mercado Português é um mercado válido em que oferecem boa assistência mas como a Apple é uma empresa ainda maior que estas (ou então não) o mercado Português é uma maravilha, ninguém compra nada, aliás nós nem temos uma das poucas iTunes Music Store que existem, é tudo uma farsa!

Yeap... you're right...
Compara os números das vendas das marcas que indicaste e depois vês porque é que causa assim tanta estranheza...

Se não fossem os IPODS, provavelmetne a Apple nem importador/estrutura local tinha (já teve para desaparecer)... Tería que ser tudo recambiado para Espanha para fazer reparações mais "dúbias" que os diversos operadores locais/lojas não conseguissem resolver...

Itunes Music store é software, sediada num local qualquer no estrangeiro, para satisfazer as exclusividades do mercado em questão... provavelmente, nos "outros países que não têm loja local" podem comprar directamente da loja original para a europa (UK), em vez de uma loja local castrada de grande parte dos conteúdos disponíveis lá por fora. è outra forma de ver a coisa não?
 
Back
Topo