Máquina de café: manípulo ou cápsulas?

Bem rebrand ou não encomendei a minha que tá com desconto na Amazon Espanha. Depois dou feedback

a menina chegou....

IMG_20220105_124501.jpg
IMG_20220105_124331.jpg
 
Última edição:
Ainda não consegui tirar mas darei feedback

entretanto um vídeo da minha velhinha Morphy Richards que ainda está aí para as curvas!

se a nova tirar um café tão bom como este já me dou por satisfeito!
 
Última edição:
Malta,

a maquina de café da minha mãe deixou de tirar café de um momento para o outro, não sai água pelo manipulo, se o tirar sai porquíssima água, gotas. A maquina nunca foi descalcificada, será esse o motivo que está a causar o problema?

A máquina em questão é uma Saeco Poemia

274784-philips-saeco-poemia-focus-hd8323.jpg
 
Quase que certeza sim, deve estar entupido por calcário... Agora o procedimento que nem sei, ainda mais neste estado.

@DIsier Parece-me que essa máquina é idêntica à Oster Xpert Perfect Brew à venda no Brasil:
Hum, vale a pena por olho nesta marca?

Este modelo tá sem stock, mas esta aqui me dava um jeitaço! Faz café de pó, com capsula Nespresso e com deposito para leite!

https://www.oster.com.br/cafeteira-oster-primalatte-ii-red/p

E tem outra versão:

https://www.oster.com.br/cafeteira-espresso-oster-nova-primalatte-inox/p
 
Última edição:
a maquina de café da minha mãe deixou de tirar café de um momento para o outro, não sai água pelo manipulo, se o tirar sai porquíssima água, gotas. A maquina nunca foi descalcificada
Pode não ser por causa do calcário.

Já testaste por a funcionar sem o manípulo engatado? Pode ser simplesmente o filtro entupido (é a peça que mais limpeza necessita neste tipo de máquina). Ou então o mecanismo interno do manípulo, que também acumula muitos restos de café.

vale a pena por olho nesta marca?
Não faço ideia. As reviews/opiniões sobre as máquinas deste grupo são muito escassas. Em termos de análises com alguma qualidade, aquele canal brasileiro foi o mais completo que encontrei.

Este modelo tá sem stock, mas esta aqui me dava um jeitaço! Faz café de pó, com capsula Nespresso e com deposito para leite!
O canal em questão também tem uma análise sobre esse modelo:
 
Vou ver. No fundo e saber se a maquina e boa e funcional e o que mais me preocupa e durabilidade/resistencia e suporte tecnico. Como é natural, a garantia é de apenas 1 ano.
 
Já testaste por a funcionar sem o manípulo engatado? Pode ser simplesmente o filtro entupido (é a peça que mais limpeza necessita neste tipo de máquina). Ou então o mecanismo interno do manípulo, que também acumula muitos restos de café.

Sem a manípulo sai pouquíssima água, gotas apenas. O filtro do manípulo é limpo com muita regularidade, não é esse o problema.
A máquina simplesmente não deita água suficiente pela peça onde encaixa o manípulo, o vapor sai normalmente...
 
Sem a manípulo sai pouquíssima água, gotas apenas. O filtro do manípulo é limpo com muita regularidade, não é esse o problema.
A máquina simplesmente não deita água suficiente pela peça onde encaixa o manípulo, o vapor sai normalmente...
E pelo bico para o leite a água sai normalmente? (Abrindo a válvula lateral e ligando a máquina no modo "café")
 
bom já tirei a breville da caixa e já andei a experimentar...
infelizmente ainda não atinei a tirar um café de jeito... os filtros que vêm de origem parecem-me não pressurizados e pelo que sei para acertar bem com as settings pode ser algo complicado...
já experimentei várias definições do moinho (tem 30), mais fina e mais grossa e o raio do café saí sem creme nenhum tipo aguado mas em termos de sabor até é bom...
alguma dica? poderá ter haver com a quantidade do café que coloco no filtro?
entretanto sei que vendem também filtros pressurizados, se calhar vou ter que optar por esses...
por acaso pensei que vinha com a máquina os 4 mas não... os filtros são de 58mm alguma boa marca que possa adquirir? já ouvi falar muito bem dos VST
 
bom já tirei a breville da caixa e já andei a experimentar...
infelizmente ainda não atinei a tirar um café de jeito... os filtros que vêm de origem parecem-me não pressurizados e pelo que sei para acertar bem com as settings pode ser algo complicado...
já experimentei várias definições do moinho (tem 30), mais fina e mais grossa e o raio do café saí sem creme nenhum tipo aguado mas em termos de sabor até é bom...
alguma dica? poderá ter haver com a quantidade do café que coloco no filtro?
entretanto sei que vendem também filtros pressurizados, se calhar vou ter que optar por esses...
por acaso pensei que vinha com a máquina os 4 mas não... os filtros são de 58mm alguma boa marca que possa adquirir? já ouvi falar muito bem dos VST
Eu tenho uma duo temp pro com o moinho dose control pro e tiro café muito bom com portafilter (o não pressurized), como é da mesma marca da tua devem ser parecidas.
Meia volta sai-me um café mais amargo porque falho em alguma coisa, mas cheguei a estas definições para o meu setup:
- Moagem: O meu moinho tem 60 settings, normalmente uso ali entre o 10 e 15
- Dosagem: O ideal seria pesar o café, mas não o faço. Por tentativa erro já cheguei ali a uma quantidade a olhometro que funciona bem, se calhar podes tentar pesar o café algumas vezes para teres noção da quantidade. Lembra-te de distribuir bem o café antes de fazer a pressão.
- Pressão: Este foi o meu erro no inicio, fazia demasiada pressão.
- Quantidade de agua: se tirares cafés demasiado longos também noto que perde bastante qualidade.

Estas variaveis de cima todas parecem estar relacionadas umas com as outras e podes compensar umas com as outras, por exemplo: Se a moagem for mais grossa podes fazer mais pressão para compensar isso.

Parece muita coisa mas acho que é uma questão de habito :)
Qualquer coisa diz
 
Sim tive a ver uns vídeos e essas variáveis, dosagem, moagem e o tempo de extração interferem muito já tinha essa noção e é um facto. Para já adquiri um daqueles acessórios de"rosca" que se encaixa no filtro e distribui o café uniforme e um copo de alumínio para pesar os graos e se calhar uma balança digital Normalmente sugerem 18g de café e extrair em 25 segundos para 25ml de água e ajustar a partir daí. Vamos ver. No ***** curiosamente tem imensos acessórios.
Uma coisa que não tinha noção é que 18g por café um pacote de grãos de 250g da para uns 15 cafés certo?
Pensei que desse para mais! As cápsulas não contém apenas 7g de café?
 
Sim tive a ver uns vídeos e essas variáveis, dosagem, moagem e o tempo de extração interferem muito já tinha essa noção e é um facto. Para já adquiri um daqueles acessórios de"rosca" que se encaixa no filtro e distribui o café uniforme e um copo de alumínio para pesar os graos e se calhar uma balança digital Normalmente sugerem 18g de café e extrair em 25 segundos para 25ml de água e ajustar a partir daí. Vamos ver. No ***** curiosamente tem imensos acessórios.
Uma coisa que não tinha noção é que 18g por café um pacote de grãos de 250g da para uns 15 cafés certo?
Pensei que desse para mais! As cápsulas não contém apenas 7g de café?

O normal é 7/8gr de café.
Tanto que algumas marcas de café tem no pacote quantos cafés dá cada embalagem. Os Sical de 1KG se não me engano tem escrito 128 cafés.
 
Então mas nos vídeos que vi não falam nessa dosagem falam em 18g para 1 café e 36g para 2! Até porque já reparei que metendo pouco café fica ali um espaço entre o filtro e a cabeça da bomba e fica uma mistela. Os filtro são de 58 mm são bastante largos
 
Então mas nos vídeos que vi não falam nessa dosagem falam em 18g para 1 café e 36g para 2! Até porque já reparei que metendo pouco café fica ali um espaço entre o filtro e a cabeça da bomba e fica uma mistela. Os filtro são de 58 mm são bastante largos

Pois, pode variar de marca para marca. Eu não sei dar uma resposta concreta relativamente a isso.
 
Pois isso varia de máquina para máquina. Mas penso que nestes filtros de 58 o recomendado é 18g. Vou é experimentar com o filtro de 1 tirar 2 cafés a ver como sai o filtro tem 2 saídas e tem
 
Última edição:
como é da mesma marca da tua devem ser parecidas
Como já disse há uns posts atrás, são marcas completamente diferentes.

por acaso pensei que vinha com a máquina os 4 mas não
Também pensei que vinha com os quatro, até porque a gémea Oster vendida no Brasil inclui os quatro. Mas de facto é o que diz no site da breville.co.uk:
Breville Barista Max Espresso Machine VCF126X, 58mm portafilter, 1 and 2 shot single-walled filter baskets, Tamper, 450ml stainless steel milk jug, Cleaning brush, Cleaning disc, Cleaning pin, Instruction booklet.

Em princípio, o filtro não pressurizado até permite um café melhor. O problema é que é necessário verificar muitas condições. Caso contrário, o café sai pior do que com um filtro pressurizado. O user @ZePestao já deu umas quantas boas dicas, à qual eu acrescentava que a qualidade do café (e sobretudo há quanto tempo foi torrado) é importante. Se usares café velho, o mais certo é nunca conseguires boa crema, por melhor que seja a tua técnica e equipamento.

os filtros são de 58mm alguma boa marca que possa adquirir? já ouvi falar muito bem dos VST
Os VST são muito bons. Infelizmente são fisicamente incompatíveis com o portafiltros dessa máquina (a peça de plástico dentro impede inserir o filtro completamente) a não ser que modifiques o porta-filtros (tires a peça de plástico) ou troques por outro (ex.: um porta-filtros "naked").

Então mas nos vídeos que vi não falam nessa dosagem falam em 18g para 1 café e 36g para 2!
Por um lado, tem em atenção que provavelmente esses vídeos que viste não foram feitos a pensar no gosto português (e acho que o italiano é similar). Para mim, por exemplo, o máximo para uma "bica" é 12g.

Por outro lado, para conseguires um bom tempo de extração com apenas 8g/9g precisas de: (1) moer ainda mais fino do que com maior quantidade de café; (2) ter um filtro suficientemente bom para lidar com café mais fino. O problema é que nessa máquina, nem o moinho nem os filtros são suficientemente bons para isto.

Duas soluções que já vi para este problema:
- Aumentar ligeiramnte a dose. 11g parece ser um bom ponto de partida para esta máquina.
- Só tirar cafés duplos (com 18g de café ou algo mais)
 
Última edição:
Back
Topo