Máquina Fotografia - Mais uma indecisão

A A710IS é mais barata que a A640. ;)

Se usares ISOs muito altos as fotos vão ficar com má qualidade, tenta usar sempre o ISO mais baixo que conseguires.
Se aumentares o tempo de exposição, e se alguém se mexer, tens grandes probabilidades de a foto ficar mal.
Também podes aumentar a abertura (ou diminuir o valor da abertura na máquina) mas aqui penso que tens que tomar mais atenção à focagem.

O facto de a máquina não suportar ISOs tão altos não implica que precise de "equivalências", muito menos para qualidade, pois com ISOs muito altos as fotos ficam cheias de ruido. Já vi fotos de máquinas com ISOs de 1600 e 3200 e sinceramente para mim pouco ou nada servem (A minha vai até 800 e mesmo assim eu já evito usar acima dos 400). Em ultimo recurso tens o flash.
 
A A710IS é mais barata que a A640. ;)

Se usares ISOs muito altos as fotos vão ficar com má qualidade, tenta usar sempre o ISO mais baixo que conseguires.
Se aumentares o tempo de exposição, e se alguém se mexer, tens grandes probabilidades de a foto ficar mal.
Também podes aumentar a abertura (ou diminuir o valor da abertura na máquina) mas aqui penso que tens que tomar mais atenção à focagem.

O facto de a máquina não suportar ISOs tão altos não implica que precise de "equivalências", muito menos para qualidade, pois com ISOs muito altos as fotos ficam cheias de ruido. Já vi fotos de máquinas com ISOs de 1600 e 3200 e sinceramente para mim pouco ou nada servem (A minha vai até 800 e mesmo assim eu já evito usar acima dos 400). Em ultimo recurso tens o flash.

Err...
A A640 na ***** está a 289 -
http://www.*****.pt/particulares/produtos/ficha.asp?prodID=F5AAF4F3-48F5-45DC-AC58-B917E94A0050&sis=

Por seu lado na vobis (uma vez que n encontro na *****) a A710 esta a 339 mais caro portanto...
http://www.vobis.pt/ProductDetail.aspx?pid=03653829&oid=9|4141&c=

Obviamente que a A640 na vobis é mais cara, mas se encontrar na ***** a 710IS mais barata acho que se calhar aproveito, ou a A640 é melhor... O que me atrai na A710 é o IS que não sei se a A640 tem...


Fiquem bem.
 
Uma coisa que na worten/vobis existe (nem sei se é de lei lol já agr que souber pode esclarecer-me isso) é que se tiveres um azar e for para a garantia e nao receberes o teu produto em 30 dias uteis eles dão-te um credito do mesmo valor.

Na ***** fazem isso?

O meu zen micro deu o peido e pimba deram credito e pelo msm preço comprei um melhor... este foi agr de novo e já me disseram que deve acontecer o mesmo... e pimba lá vou novamente renovar o meu leitor com apenas um investimento inicial lol

Tudo isto para dizer que se estiveres indeciso onde comprar (ou a diferença for irrisória) eu ia para a vobis...
 
Uma coisa que na worten/vobis existe (nem sei se é de lei lol já agr que souber pode esclarecer-me isso) é que se tiveres um azar e for para a garantia e nao receberes o teu produto em 30 dias uteis eles dão-te um credito do mesmo valor.

Na ***** fazem isso?

O meu zen micro deu o peido e pimba deram credito e pelo msm preço comprei um melhor... este foi agr de novo e já me disseram que deve acontecer o mesmo... e pimba lá vou novamente renovar o meu leitor com apenas um investimento inicial lol

Tudo isto para dizer que se estiveres indeciso onde comprar (ou a diferença for irrisória) eu ia para a vobis...


Eh, pah são 110€ de diferença entre a A640 na vobis e *****... Acho que diz tudo...

Mas entre a A640 e a 710IS a 710 é melhor ou pior? parece-me pior tirando o IS, mas mais uma vez não sei...
 
Eh, pah são 110€ de diferença entre a A640 na vobis e *****... Acho que diz tudo...

Mas entre a A640 e a 710IS a 710 é melhor ou pior? parece-me pior tirando o IS, mas mais uma vez não sei...
710 aqui
640 aqui (não há mais barato que os 290, mas é pra veres)

sem perceber mto, e estive a comparar um pco à pressa e sem ver fotos de uma e outra, a 640 tem um sensor mais pequeno o que é melhor... o resto parece-me igual, por isso talvez seja melhor...

deixa ver alguem que te responda e que saiba do que está a falar lol
 
Bom, decidi-me pela A640...

Por enquanto para aprender a brincar com os modos manuais e mais sobre fotografia acho que é mais que suficiente.

Quando realmente me sentir à vontade talvez passe para uma bridge ou até uma slr.

Ainda pensei na A710IS, mas acho que não vale o € a mais... por isso, depois das férias posto aqui a opinião acerca da máquina.

Já agora, confirmem-me se é asim que se faz:
Para conseguir fotos em ambientes escuros, pode-se aumentar o ISO, ou então o tempo de exposição certo?
Suponho que fazer as duas coisas ainda é melhor. O unico problema é que maior tempo de exposição significa mais probabilidades há da foto se estragar, daí a necessidade de usar um tripé...

Estando isto correcto e sendo a A640 menos "sensivel" (no ISO) que a 5700, para obter fotos "equivalentes" à suposta "qualidade" da 5700 (ou 6500fd) terei de aumentar tempo de expos em iso mais baixo, e se for com resolução inferior à máxima melhor...

Estou correcto? Se não elucidem-me porque acho que o raciocinio seria mais ou menos este...

tens a f31 por 220€ +/- na ***** http://www.*****.pt/contacto/ pode ser que te de jeito

relativamente à tua questão e indo um pouco de encontro à resposta do rjem a questão de isos altos e má qualidade é o resultado de uma proporcionalidade entre valor iso e tamanho do sensor.
aumentar o iso faz com que o sensor aumente a sensiblidade à luz. qt mais pequeno for o sensor (geralmente 1/2.5") maior será o ruido. num sensor maior (1/1.6" no caso da f31/s6500) o mm valor iso vai gerar menos grão.
aqui fica uma comparação entre os 2 tipos de sensores para veres a diferença a iso800 http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmF31fd/page13.asp (iso 1600 está na pagina seguinte)
aumentar o tempo de exposição apenas é viavel se for para fotografar sujeitos imoveis, pois a velocidades abaixo de 1/50 qq tremor pode ser fatal
agora a pergunta é: que raio vai a tua mulher fotografar? interiores de bocas? ela é dentista?
vai haver sempre a necesidade de usar flash para isso
 
710 aqui
640 aqui (não há mais barato que os 290, mas é pra veres)

sem perceber mto, e estive a comparar um pco à pressa e sem ver fotos de uma e outra, a 640 tem um sensor mais pequeno o que é melhor... o resto parece-me igual, por isso talvez seja melhor...

deixa ver alguem que te responda e que saiba do que está a falar lol

a 640 tem um sensor maior, o que possivelmente criará melhores resultados e o visor manobravel e a 710is tem mais zoom e sensor mais pequeno
 
Deixa ver se percebi....
A A640 está a 290€ na *****, e a mais 110€ (400€) na Vobis, a A710IS está a 330€ e tu achas mais cara? Consegues comprar a A710IS por 260€ (foi o que eu paguei pela minha). No entanto a Fuji é uma boa opção. E mais barata.

A diferença mais notória entre a A640 e a A710IS além do sensor é a lente. A A710IS tem um Zoom maior.

Já agora uma nota para a tua mulher!
Conheci um dentista que tirava fotos para fazer o registo da evolução dos seus pacientes e digo-te já duas coisas:
1- As fotos são tiradas em Macro e por norma precisas de flash (Isto porque mesmo com a luz da cadeira, a máquina faz sobra).
2- O flash de uma máquina compacta não funciona como deve ser em Macro (Tem distâncias minimas de 30 a 50cm e a essas distâncias vais tirar um retrato, não uma foto à boca).
 
Última edição pelo moderador:
Bom, parece que há uma eleita: A640

Respondendo um pouco a todos:
1- Tenho de me cingir ao "mercado" existente perto da minha localidade (ou seja Viana do Castelo), logo só nas grandes superficies consigo alguns "descontos".
2- A máquina é para já a ter no fim de semana (ou seja, vou compra-la amanha/sexta feira) e o tempo não abunda com todos os preparativos pro casório no sábado. Eu sei que as compras em cima do joelho não dão grande coisa...
3- Acabei por decidir pela Canon, pelo sensor maior, uma vez que acho que não andarei a fezer muito de "mirone" e usar e abusar do zoom (sei que por vezes dá jeito, mas acho que chega o da A640)
4- A minha futura esposa não é dentista, é terapeuta da fala, mas o objectivo é o mesmo que o referido anteriormente. Neste ponto, o rjem focou bem a história de macro, é um assunto a estudar, mas não há muitas alternativas (ou será que há...?), no entanto ela normalmente tira mais fotos um pouco recuada em relação ao paciente, o objectivo é a boca, mas não propriamente "todo" o interior da boca... Como eu disse é um bom assunto para eu "estudar" com ela.

Mais uma vez obrigado a todos pelas as ajudas e esclarecimentos.

Talvez daqui a uns tempos (uns anitos) apareça aqui a perguntar qual a melhor slr a comprar :)

Até lá espero usufruir em grande e aprender o máximo com a máquina, afinal foi esse o motivo de tanta indecisão. é que era muito mais fácil comprar uma Point&shot, sem modos manuais e outras "*****" para muita gente, mas que aprenderia eu de fotografia? Nada!
Até pode ser que esteja errado, mas pelo menos se não aprender mais nada, pelo menos aprendi o básico de fotografia, sem ser o olha praqui, tira a foto e jáestá...
 
As desvantagens das Poin&Shoot não ficam só por aí. Tens as limitações que o tamanho e o preço implicam (normalmente estas máquinas são sempre compactas e o preço sobe com facilidade), e também tens a "obrigação" de tirar a foto como a máquina quer, o que nem sempre é boa ideia, especialmente quando são situações mais fora do normal.
 
Recebi um panfleto da ***** com a canon a630,(que é basicamente a a640 mas com 8mp em vez de 10), a 199 euros. Tens aí em Viana, e sinceramente acho que ias igualmente bem servido e a um preço bem mais baixo.
 
Bom, actualizando o tópico: Acabei comprando a A570IS.
Passo a explicar:
1- Cheguei à loja e tinham vendido a ultima A640 "à umas horas"....
2- Decidi gastar menos € (vendo as opções que tinha na loja) para depois mais tarde investir em algo melhor...

Conclusão:
Passadas estas semanas, (em que tive a sorte de disfrutar do México sem furacões:)), aprendi, experimentando e lendo o manual (durante a viagem de avião) um pouco sobre fotografia.
Vou ainda dizer que fiz bem em não gastar mais €, principalmente porque muitas vezes senti um pouco falta de um pouco mais de zoom (óptico).
Apesar de não gostar do zoom digital, sem ir ao extremo deste acho que até escapa (isto vendo no visor da máquina, uma vez que ainda não passei pro pc as fotos...).
Acabei por perceber como funcionam os modos manuais, mas ainda tenho de perceber melhor a história da focagem (maior parte das vezes acaba por ser a máquina a focar automáticamente..)..
Já me diverti a tirar fotos sem lcd (através do viewfinder (defini uma abertura e f para o local que me encontrava e usava o view finder para enquadrar), mas admito que foi mais pro "show" e para experimentar...
Houve momentos em que tive de guardar a máquina, pura e simplesmente porque "é melhor não inventar", obviamente refiro-me a situações com água (principalmente piscina e um parque temático que fomos visitar...). Posto isto, acabei por comprar lá uma descartável à prova de água (se me lembrasse da do preservativos...:))...
Bom, mas no fim tirei cerca de 3GB de fotos, que me vão dar chatisses só em seleccionar as melhores, que fui descarregando pro meu disco externo (um bom investimento pra não andar com muitos cartões atrás...).

E agora, concluindo: soube-me a pouco... Sei que com uma máquina melhor posso explorar e aprender mais, no entanto pra começar esta vai dando pro gasto... Não estou decontente com a máquina e um tripé será bevindo prás próximas fotos "nocturnas". Só uma coisa muito má: pelo que vi no lcd da máquina, fotos em iso400 e superiores já começam a apresentar muito ruído, se bem que com 400, até pode ser que aproveite alguns "shots", mas é pra esquecer acima disso, mais vale iso menor com tempos maiores (pois é o tripé dá mesmo jeito, e desde que o motivo não seja móvel, obviamente...).

Quando fizer a selecção das fotos da viagem e das festas de Viana (pós Honeymoon) posto aqui umas 2 ou 3 só para ouvir opiniões...

Depois a ver se também vos chateio um pouco com questões relativamente a focagem e macro, é o meu p´roximo step de aprendizagem, se não se importarem, claro...

Bom, desculpem o testamento e fiquem bem.
 
Quanto a focagem desconhecia que essa máquina tinha focagem manual. Já a situação do ISO vais ter que te habituar. Mesmo máquinas de gama bem acima têm dificuldades em tirar fotos em condições com valores de ISO elevados. É aí que entra o sensor. Pelo que eu sei (que também é pouco) quanto maior for o sensor e menos MP tiver, menos ruido vão ter as fotos tiradas com ISO elevado. Isto porque cada célula fotosensivel vai ser maior, logo vai captar mais luz (cada 4 células destas representam 1 pixel na imagem caso não haja artificios da máquina para aumentar os mega pixeis).
Daí o sensor da fuji F30 ser um dos melhores neste aspecto: o tamanho é 1/1,7" (o normal costuma ser 1/2.5") e tem apenas 6MP. Máquinas profissionais têm sensores que já nem são medidos em polegadas, bem grandinhos, e têm valores de MP semelhantes a muitas compactas, algumas até têm bem menos.
No entanto, por motivos que eu ainda desconheço, já me disseram que tempos de exposição muito longos também podem dar origem a ruido.

Em relação a macro não te sei diz práticamente nada. Só te disse aquilo do flash pois basta ver a distância minima de utilização do flash.

Se estás a pensar aprender com essa máquina e depois mudar-te para algo melhor, pensa em juntar bastantes "trocos". :) Pelo que eu andei a ver, neste mundo, para aprender, o melhor que se pode comprar anda mesmo nos 200-300€. Depois há mais uma ou outra lá para os 350-400€. Mas melhores mesmo só saltando para a casa dos 500-600€.
 
Última edição pelo moderador:
o problema do iso como já foi dito é de dificil resolução. podes sempre tentar no photoshop, mas é complicado
apesar de tudo em impressões normais de 10*15 penso que é suportavél o iso até 400
relativamente a usares velocidades mais baixas para compensar o iso, n te esqueças que n vais conseguir tirar fotos a td com essa tecnica.
apenas a deves utilizar para assuntos estáticos
qt à macro coloca as duvisas que a gente se souber ajuda
 
Na A710IS acho que o ISO400 nem é muito mau. Tenho fotos impressas em 20x30 e 20x25 que foram tiradas com ISO400 e quase não se nota o ruido. Se for impresso em papel Mate (aquele mais rugoso) penso que se deve notar ainda menos. ISO800 visto no PC é que já está praticamente destruida, ainda assim com ajuda do Photoshop talvez se consiga fotos minimamente em condições para 10x15. O programa Neat Image também consegue resultados bastante satisfatórios com noise reduction, mas perde-se sempre detalhes.
Mas é como o adolfo disse, não tiras fotos a tudo com essa técnica, muito menos sem tripé.
 
Back
Topo