máquina fotográfica até 300 €

A6JC

Membro
[h=2]Bom dia, estou para comprar uma máquina fotográfica e queria saber as vossas opiniões

Questionário para recomendação de equipamento
[/h]
  1. O QUE: máquina fotográfica
  2. POR QUANTO: até 300€ de preferência
  3. PARA FAZER O QUE: principalmente insetos, mas gostaria de poder fotografar aves também. Por vezes fotografias de grupo também.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite (pouco importante), interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Já fui aficionado mas para já serei mais casual
  6. JÁ TENS: Tive uma olympus 760 uz, mas o carregador foi-se e agora estou sem nenhuma.
  7. COMO É A TUA "REDE": praticamente só eu é que tenho máquina
  8. ONDE COMPRAR: de preferência numa grande superfície
Eu estive a ver as Olympus, principalmente porque gostei da que tive, e vi a nova 820 UZ. Qual a vossa opinião?
Sei que uma dslr com uma boa lente macro seria muito melhor, mas também muito mais cara, para além que depois para fotografar aves..
Gostaria de ter a opção de zoom manual mas numa point and shoot é para esquecer.. Gostaria ainda que o ISO mínimo fosse abaixo dos 100, mas se a qualidade ao ISO minimo for boa também não tem problema.

Obrigado


 
A 760UZ já é muito antiga, mas é possível que as novas tenham macro pior.

Eu pessoalmente não gosto nem das Olympus (fazem cor feia) nem de bridges baratas (não têm sensor BSI, tudo o resto é o mais rasca possível para poupar no preço). Mas neste momento este tipo de máquinas parece ter um factor de aumento um pouco maior.

Apesar de tudo, acho preferível ir para uma bridge decente, acho que já andam pelos 300€ na Amazon UK, por exemplo. Nomeadamente a Nikon P510, Sony HX200 e a Fuji HS30.
http://www.photographyblog.com/reviews/nikon_coolpix_p510_review/image_quality/
http://www.photographyblog.com/reviews/sony_cybershot_dsc_hx200v_review/image_quality/
http://www.photographyblog.com/reviews/fujifilm_finepix_hs30exr_review/image_quality/
Comparando com a 820UZ, que até se aguenta bem para a classe, mas que em uso real nem deve ser comparável:
http://www.photographyblog.com/reviews/olympus_sp_820uz_review/image_quality/
 
Obrigado pela resposta

pois eu gostava bastante do macro desta, permitia-me chegar a 1cm e a qualidade da imagem era bem boa.
já vi que a 820 também permite mas não consigo achar fotos macro dela a 1cm para ver..

Infelizmente essas que apontaste em portugal são bem mais caras que os 300 euros, e eu não queria mandar vir da amazon pois se tiver algum problema é uma chatice.
Podes-me dar algumas escolhas para comprar em portugal que existam numa grande superfície?
 
Grandes superfícies só lixo e/ou preços inflacionados. Coisas decentes a preço decente quando há vendem-se logo.

Reparei agora que há a HS25 na *****.pt a 230€, que parece ser uma HS30 mas sem RAW. Dado que as bridges a esse preço normalmente não têm RAW, não me parece grande desvantagem. É a bridge com sensor BSI mais barata que já vi. De resto em relação à HS30 segundo o snapsort só perde a autonomia e a super camara lenta. A ser verdade é claramente muito melhor opção que as bridges rascas nesta gama de preços.
 
Obrigado.
De facto está com uma promoção valente, apesar de ter visto em blogs algumas pessoas a dizer que tem uma qualidade de imagem questionável, no flickr achei uma galeria com esta máquina e parece bem boa até.
Outra que está em promo é a "Samsung EC-WB100"
Desta já estou com maior dificuldade a achar fotos, alguém a conhece?

Fazem ideia até quando serão os descontos até menos 75%?

Grandes superfícies só lixo e/ou preços inflacionados. Coisas decentes a preço decente quando há vendem-se logo.

Reparei agora que há a HS25 na *****.pt a 230€, que parece ser uma HS30 mas sem RAW. Dado que as bridges a esse preço normalmente não têm RAW, não me parece grande desvantagem. É a bridge com sensor BSI mais barata que já vi. De resto em relação à HS30 segundo o snapsort só perde a autonomia e a super camara lenta. A ser verdade é claramente muito melhor opção que as bridges rascas nesta gama de preços.
 
Última edição:
A WB100 é das que eu chamo "bridges rascas", daí ser barata. Não tem sensor BSI pelo que, por muito "boa" que seja, nunca chegará ao nivel da HS25.
 
ok obrigado,

em principio vou mandar vir a hs25 então, na galeria do flickr tirou umas fotos bastante boas, ja no photographyblog... -.-
usar isos 1600..

já agora, podes me indicar um site para ver reviews de maquinas que tenham fotos tiradas por estas?
conheço o dpreview, mas esse não tem de todas as máquinas e muito raramente tem fotos tiradas por elas.
 
Eu costumo fazer o mesmo que tu, ver no photographyblog e no Flickr... Apesar do PB deixar imenso a desejar, é o único que faz análises a máquinas mais baratas de forma minimamente sistemática e comparável.

ISO 1600 é o que a vida real exige a não ser que andes sempre ao Sol... É por isso que este tipo de máquinas ainda está longe de ser ideal para instantâneos do dia-a-dia. Mas as Fuji têm modos EXR que permitem baixar o ruído para metade, à custa de também reduzir a resolução para metade. Isto no papel tem imenso potencial, mas infelizmente este aspecto nunca é devidamente analisado, portanto não sei até que ponto funciona na prática.
 
pois eu também não sei bem, na minha antiga, tirava fotos no máximo a 400 de iso quando de dia, mesmo por vezes à sombra (mas não muito escuro) eles lá têm isos bem elevados mesmo de dia por isso não sei..
Ainda por cima fotos de macro que é o que mais quero não tem nada de jeito no blog, mas no flickr tem, por isso que muito possivelmente vou comprar.
ver fotos tiradas pela máquina é sempre melhor que apenas review em texto.

uma vez mais obrigado
 
Já está encomendada.

Depois logo ponho aqui o que acho da máquina :)

EDIT:

já tenho a máquina, ainda bem que encomendei logo pois agora já está indisponível.
Estou bastante contente com ela, tem bom zoom, boa qualidade de imagem e um macro também bom considerando o preço e o facto de ser uma lente fixa.

Obrigado pela sugestão :)
 
Última edição:
Onde compraste? Essa Fujifilm FinePix HS25 está a 230€ na *****. Vale a pena comprar na amazon?

Eu comprei na *****.pt, no entanto hoje quando fui ao site já diz indisponivel.
Eu prefiro comprar em lojas em portugal e se possível perto de mim porque se for necessário ativar a garantia é mais cómodo.
 
Olá,

Desculpem aproveitar este post, mas não quiz fazer um novo e este está fresquinho ainda. No entanto ando de volta de máquinas compactas até 300€, com algumas caracteriscas avançadas, deparei-me com a Panasonic Lumix DMC-TZ30 (Worten 245€), vi algums criticas possitivas, e ontem na ***** tentei tirar duvidas e de facto recomendaram-me esse modelo uma vez que para compacta estava entre as melhores, e rivalizava com as bridge.
Uma vez que não percebo ainda quase nada de fotografia queria dar os primeiros passos, no entanto prefiro compacta, pois ainda vou só ser fotógrafa casual, e dá-me mais mobilidade, posso levá-la sempre para onde quiser e aproveitar qualqer ocasião para tirar boas fotos e testar o máximo do potencial da máquina.

Obrigada
Acham que é uma boa compra? Ou por esse preço há melhor?
 
Esse preço parece-me excessivo quando há a SX220 na *****.pt por 150€, que é praticamente a mesma coisa (pessoalmente prefiro a cor da Canon) ou a SX240 que é mesmo a mesma coisa, mas é mais pequena e mais barata (não na *****, mas Amazon UK por exemplo).
As Canon só não têm a panorâmica automática.
 
Última edição:
Eu se fosse buscar ia á worten, no entanto a Lumix foi recomendada por ter lentes Leica, de qualquer modo não queria comprar pela Amazon, tenho receio que seja preciso algo dentro da garantia.
De todo axas que são mesmo identicas? Pela Iso a Lumix é superior. De resto de facto não tenho mais conhecimento.
Se tivesses de escolher, sendo que é para comprar em loja, qual escolherias?
 
É incrível como o marketing faz uma máquina inferior parecer melhor que as outras, não é?

"Leica" é só um nome que a Panasonic pagou para usar. Lentes realmente feitas pela Leica custam milhares :P

O ISO máximo não serve para nada, é só uma coisa que o pessoal do marketing arranjou, o ISO máximo que estas máquina aguentam para fotos boas é 400. Para fotos tipo facebook consegue-se ir aos 1600, nada mais.

As Canon parecem-me melhores em todos os aspectos, excepto na panorâmica automática. A Panasonic está atrasada em termos de sensores, apesar disso o sensor dessa parece estar ao nível da Canon, mas nunca será superior. Também prefiro a cor que a Canon faz e já usei uma Panasonic desse tipo e detestei. Eu se tivesse que comprar em loja encomendava a SX220 no site e escolhia a opção de a ir levantar a uma loja. Não vejo razão nenhuma para pagar +100€ pela mesma coisa. Sinceramente, enquanto a SX220 estiver a 150€ não recomendo nenhuma máquina mais cara a não ser de 350€ para cima. Só a esse preço é que se arranja algo com sensor melhor.
 
Agora tiraste-me o deslumbramento todo, tirando estes modelos, e fora da canon até 300€ (talvez se possa exceder aos 350€), há mais alguma coisa que valha a pena? O meu objectivo era ter algo para ir brincando ás "fotografias", mas explorar o suficiente para poder um dia poder passar para uma bridge ou uma reflex, caso tire um curso decente. Mas não queria gastar só por gastar. Há mais alguma coisa além de Cannon? Em que se possa confiar a nivel de compactas?

Obrigada e desculpem ignorância no assunto... :)
 
Fora da Canon, compactas de viagem com controlos manuais só essas Panasonic e as Fuji, salvo erro.

Bridges há a Nikon P510; piores mas mais baratas há as Fuji HS30 e HS25. Destas só a última está na ***** abaixo de 300€. Há uma catrafada de bridges da treta mais baratas que estas mas não as recomendo minimamente.

Depois há a Fuji X10 que esteve até há pouco tempo por 321€ na Amazon, mas agora está mais cara. Vai certamente baixar de preço para o mês que vem.
 
Pois de facto estou mesmo a fugir ás bridge, se algum dia comprar uma não compacta seria uma SLR e ai gastaria mais, mas como para isso é necessário saber mais, não quero por a carroça á frente dos bois. A bridge não tem a parte de ser compacta e fácil de levar para qualquer lado. Realmente vou tentar ficar pelos 300€ no máx, se me dizes que a SX220 é melhor, vou ver se encontro em loja ou algo nessa gama. Se tiveres mais alguma ideia, vai dizendo, não vou comprar para já.

Obrigada :)
 
A SX220 serve perfeitamente para cresceres na fotografia tem um bom sensor para uma compacta para fotos com menos luz, tem os modos manuais todos para ires experimentando, tem modos de cena se preferires, tem vários filtros e tem zoom suficiente.

Na minha opinião e a não ser que queiras coisas mais específicas como GPS ou Panorama in camera, não vale a pena gastar mais €€€ se ainda a encontrares à venda.
 
Back
Topo