Máquinas Digitais

A mim não me faz falta nenhum, o fotometro chega e se a primeira foto não sai exactamente como queremos, a segunda sai de certeza. Acho que só existe uma dSLR que tem essa função, não sei ao certo qual é, penso ser Olympus E-330. Depois de tirares algumas fotos com a dSLR tiras tão bem ou melhor só utilizando o fotometro.
 
Focagem manual

Nas consultas que continuo a fazer, vou encontrando vantagens e desvantagens das maquinas tipo bridge sobre as reflex. Ontem voltei a disparar com uma canon 350d, com uma objectiva 70-300 +/-, e constatei que era dificil tirar a foto com zoom maior, mantendo a imagem estabilizada. Ao procurar alguma coisa sobre o tema constatei que há muito poucas reflex com estabilizador de imagem, e que existem lentes com estabilizador, mas muito mais caras. A maioria das bridge têm estalizador. Tenho um colega que tem uma Panasonic fz5 que, apesar de satisfeito, diz tirar fotos com algum ruido e que tem dificuldades por vezes em tirar fotos com a focagem automatica. Diz que a máquina tem um tipo de focagem manual, mas que na verdade não é regulado com a mão. Sabem-me dizer se há maquinas tipo bridge que tenham menos problemas deste genero?
 
Para resolver o problema de não tirar fotos tremidas, a maior parte das pessoas dizem para utilizar uma velocidade de obturação com o mesmo número que a distancia focal da objectiva. Tentando explicar,com essa máquina e essa objectiva 70-300mm, queres tirar uma foto com a distância focal de 300mm. O sensor dessa máquina é mais pequeno que o filme, tem um crop de 1.6 . Multiplicando a distancia foca da objectiva, 300, pelo crop que o sensor tem, 1.6 vai dar 480 e é esta a velocidade que terás de utilizar para as fotos não ficarem tremidas, a não ser que faças de proposito(se quiseres tirar a foto com uma distancia focal de 70mm, tens que substituir os 300 por 70 e fazer novamente a conta). Com o estabilizador de imagem podes ter uma velocidade de obturação bem mais lenta, mas se estiver uma pessoa, carro, animal a mover-se o mais natural é essa pessoa/carro/animal ficarem tremidos.

Tenho quase a certeza absoluta que todas as bridge's têm esse "problema". Sensor pequeno é igual a bastante ruido a ISO's "altos" (400 para cima). A focagem "manual" é um tanto ou quanto manhosa, tu escolhes a que distância é que a máquina vai focar, nunca focas mesmo manualmente como uma objectiva de uma reflex.
 
paraver disse:
Já agora, qual a diferença entre uma compacta e um reflex? Obrigado.

Imagina o LEGO, eu não sei pork gosto imenso de Legos :x2: !

Tens o preschool - fácil, intuitivo, peças grandes, pouco elaborado, destinado a gente "míuda" - Compacta.
Tens o Technic - onde basicamente estás limitado pela tua imaginação. Complexo, tudo é "tweakavél" - reflex.

É um exemplo um tanto ou quanto grosseiro mas fornece uma ideia desses dois mundos.
 
timber disse:
Epá são tantas...
Queres diferenças técnicas da construção da máquina ou queres diferenças práticas?

Em primeiro lugar, agradeço todas as respostas.

A minha questão pede uma resposta genérica. Pelo que percebi aquelas máquinas pequenas tipo cartão são as compactas. Certo?

Aproveitando a boleia, SLR é...?

Obrigado.
 
SLR quer dizer single lens reflex. A parte a focar é o "reflex" e deriva da maneira como se obtem a imagem no visor óptico. Existe um espelho do caminho da luz que reflecte a imagem para o visor. A imagem é corrigida através dum prisma ou jogo de espelhos (um pentamirror) que está alojado acima da lente e dá o característico alto central das SLRs (tirando a Olympus E-300 que usa uma sistema diferente). O espelho sobe para fazer a foto e desce rapidamente. Por causa desta "obstrução" é que quase todas as reflex não tem live view no LCD. No entanto em contrapartida tem o visor óptico que é bastante superior aos LCDs actuais.
Uma pequena parte da luz também é desviada para os sensores do AF que em todas as SLRs se baseiam no sistema de detecção de fase que tecnicamente é muito superior aos métodos usados nas outras máquinas digitais. E esta superioridade vê-se bem na sua velocidade de focagem especialmente quando acopladas a uma lente com um motor USM ou SWM (que preferires canones ou nikones)
Tipicamente as SLRs tem também sensores CCD ou CMOS muito maiores que as outras camaras e graças a isso tem características de High ISO e tuído incomparávelmente superiores às outras câmaras digitais. A única excepção é até ao momento a Sony R-1
As SLRs geralmente também permitem ter lentes intermutáveis (bem quase todas). Isto acontece na prática mas não tem nada a ver com o conceito SLR. Pode perfeitamente existir uma SLR de lente fixa e uma máquina digital de lentes intermutáveis. Mas na prática é o contrário que se tem verificado.
 
Última edição:
timber disse:
SLR quer dizer single lens reflex. A parte a focar é o "reflex" e deriva da maneira como se obtem a imagem no visor óptico. Existe um espelho do caminho da luz que reflecte a imagem para o visor. A imagem é corrigida através dum prisma ou jogo de espelhos (um pentamirror) que está alojado acima da lente e dá o característico alto central das SLRs (tirando a Olympus E-300 que usa uma sistema diferente). O espelho sobe para fazer a foto e desce rapidamente. Por causa desta "obstrução" é que quase todas as reflex não tem live view no LCD. No entanto em contrapartida tem o visor óptico que é bastante superior aos LCDs actuais.
Uma pequena parte da luz também é desviada para os sensores do AF que em todas as SLRs se baseiam no sistema de detecção de fase que tecnicamente é muito superior aos métodos usados nas outras máquinas digitais. E esta superioridade vê-se bem na sua velocidade de focagem especialmente quando acopladas a uma lente com um motor USM ou SWM (que preferires canones ou nikones)
Tipicamente as SLRs tem também sensores CCD ou CMOS muito maiores que as outras camaras e graças a isso tem características de High ISO e tuído incomparávelmente superiores às outras câmaras digitais. A única excepção é até ao momento a Sony R-1
As SLRs geralmente também permitem ter lentes intermutáveis (bem quase todas). Isto acontece na prática mas não tem nada a ver com o conceito SLR. Pode perfeitamente existir uma SLR de lente fixa e uma máquina digital de lentes intermutáveis. Mas na prática é o contrário que se tem verificado.

Não perdes uma pá :x2: !
 
Bem.. aproveitando esta thread...

Nao percebo muito, alias quase nada, de specs de cameras e assim... o prob é que queria comprar uma camera compacta relativamente barata.. orçamento aí ate aos 200€

vi a Pentax Optio E10.. tem um ecran grande que é uma coisa que valorizo... mas gostava de saber opiniao de alguem que sabe mais.. ja vi que há ai muitos! :D
 
timber disse:
A imagem é corrigida através dum prisma ou jogo de espelhos (um pentamirror) que está alojado acima da lente e dá o característico alto central das SLRs (tirando a Olympus E-300 que usa uma sistema diferente).
a E-300 ou a E-330? pelo menos é a E-330 que permite live view. :)
 
As duas tem um sistema ligeiramente diferente (mas o resultado final é o mesmo portanto ambas são SLRs). Tem um espelhos que eles chamam porro mirrors que fazem o mesmo efeito do prisma (com um pouco mais de perda de luz é verdade)
A E-330 depois aproveita isso para meter um sensor CCD extra lá dentro para um dos modos live view.
 
Back
Topo