PC Mass Effect: Andromeda (Bioware/EA)

O Casey Hudson sempre foi competente nos projectos que liderou na Bioware (apesar do final polémico do ME3 que muitos não gostaram) por isso fico esperançado que as coisas tomem um rumo melhor.

Para ele ter voltado deve ter provavelmente algumas exigências a nível de autonomia de gestão (os rumores que correm é que ele saiu inicialmente por conflitos com a EA) o que poderá ser bom presságio.

No entanto com o afastamento do Aaryn Flynn acho que deve ser praticamente certo que não haverá DLC para single player para o MEA e vamos ficar com tantas pontas soltas... :(
 
Tendo em conta que para mim este foi o pior jogo de sempre da Bioware, não fico nada chateado se não sairem DLCs single-player...

Prefiro que se foquem em voltar a ser a empresa de referência no género, o que tendo em conta a concorrência (principalmente a CD Projekt Red) será algo que requererá um grande investimentos em recursos e gestão de qualidade.
 
Eu até gostei do jogo (apesar de não ser perfeito) e considero-o bem acima do Dragon Age 2, por exemplo.

Tem alguns pontos altos como o sistema de combate que é o melhor que a Bioware alguma vez fez.
 
Concordo. Alias, eu até o prefiro ao Dragon Age Inquisition. Têm defeitos semelhantes mas ao menos o combate no Mass Effect é mais divertido e variado.

É inegável que este Andromeda é um jogo inferior aos melhores RPGs do mercado, mas ainda assim acho que a imagem negativa que muitos pintam é bastante exagerada. O problema é que a imagem já ninguém a tira e para pena minha alguns pontos interessantes desta nova história ficarão por resolver...

Sinceramente não creio que o Casey Hudson vá trazer grande diferença a nós jogadores (provavelmente a nível interno fará). A BioWare já vinha na direção actual (mais experiência cinematográfica, menos mecânicas de RPG) ainda antes da EA entrar em cena.
 
Provavelmente o meu problema é também que já começo a ficar bastante saturado da fórmula 'open-world' que está tão na moda nos últimos tempos...

Mapa gigante recheado com ícones. Ir do ponto A ao ponto B, sempre com os olhos no mapa para ver se estou no caminho certo. Fazer quest/actividade. Repetir até terminar o jogo.

Eu vejo isto como encher chouriços. E os jogos que melhor seguem esta fórmula são aqueles que nos fazem esquecer que realmente estamos a encher chouriços. Seja com quests excelentes que nos presenteiam com dilemas morais ou com vários métodos de capturar uma base inimiga. E achei o Andromeda especialmente mau neste aspecto, parece que o objectivo máximo de algumas das quests é simplesmente matar-nos de tédio.

"Estás a ver este sudoku? Existem mais 3 espalhados pelo planeta e se quiseres tornar o planeta habitável vais ter de os encontrar e resolver" "Boa agora que já melhoraste o clima neste planeta, vais ter de fazer exactamente o mesmo para mais um mão cheia de planetas"

Sim, eu sei que muitas destas quests não eram obrigatórias, mas mesmo assim o enredo principal e respectivas missões ficaram bastante abaixo das minhas expectativas... Valeu pelo combate, esse sim esteve em bom nível.
 
Mass Effect Andromeda Update 1.10 Addresses Various Multiplayer Issues

BioWare has released a new patch for Mass Effect Andromeda, addressing a selection of multiplayer issues, including character ranking, problems with the Dhan shotgun, the Bulwark, Siphon and Concussive pistol variants, and more besides.

Weighing in at around the 1GB mark, the 1.10 patch is actually fairly hefty, despite only really adminstering some minor tweaks and bug fixes for multiplayer. The update is available now, and you can get the full patch notes below, as per the BioWare Blog:

  • Veteran ranks of characters will only drop after all characters of that rarity have been unlocked to rank 10.
  • Naladen explosion now deals damage when Cryo or Incendiary Ammo are equipped.
  • Fixed issue where Dwindling Supplies and Empty Resupply mission modifiers would not function correctly if a player left the game.
  • Dhan shotgun now properly primes enemies.
  • Fixed issue where Bulwark, Siphon, and Concussive variants of pistols and sniper rifles would prime enemies too slowly when using special ammo.
  • Fixed issue where using Supply Pack Transmitter would reduce spare ammo if Empty Resupply mission modifier was active.
  • Using First Aid with Supply Pack Transmitter no longer heals enemies.
  • Fixed issue that caused screen to blink red/yellow when using Siphon and Bulwark weapons.
  • Rank XIV Common Characters are no longer displayed as Rank XV
Mass Effect Andromeda launched for PlayStation 4, Xbox One and PC earlier this year. You can check out our review here.
 
Adorava experimentar este jogo, no entanto a critica que leio é que a história de outros Mass Effect não está presente. Cada vez tenho menos paciência para jogar, se o gameplay não foi entusiasmante desisto, não tenho tempo para andar a grindar 2/3 horas por dia para de vez em quando acontecer algo interessante no jogo :(
 
O gosto é relativo e é difícil responder se é ou não adequado para ti. Eu gostei bastante e acho que o combate está muito bom e a história, apesar de não ser perfeita, cumpre os mínimos.

No entanto vejo como aspecto mais negativo o efeito dragon age inquisition: um open world que por vezes se torna enfadonho com tanta fetch quest. A bioware nunca soube fazer um open world bem e este jogo é mais uma prova viva imho.
 
Eu também gostei do jogo apesar de algumas quests secundarias servirem só para gastar tempo. O aspecto mais negativo deste jogo, para mim, sendo openworld e depois de ter jogado Fallout 4, é o mapa ser meio vazio. Enquanto que no Fallout, em qualquer esquina existem mil objectos que podemos pegar e interagir, gente para falar, armas para apanhar, etc, neste jogo grande parte do mapa não tem nada para explorar a excepção de paisagens bonitas. Melhor ainda, no Fallout uma pessoa as vezes está horas a jogar só a explorar, sem fazer quests nem nada e aquilo é viciante, no mass effect a exploração torna-se meia aborrecida.
 
E pronto, é oficial! Já não vão haver mais patchs ou DLCs para single player:

Mass Effect: Andromeda: An Update from the Studio

Since the release of Mass Effect™: Andromeda, we’ve worked hard to address feedback from our community. From improving animations to expanding customization options, we looked to respond to your concerns, and build on what you loved.

With each patch, you let us know we were heading in the right direction, and we’re grateful to everyone who joined us on this journey. We’re proud of what we created, and we hope you enjoyed it as well.

Early in development, we decided to focus Mass Effect: Andromeda’s story on the Pathfinder, the exploration of the Andromeda galaxy, and the conflict with the Archon. The game was designed to further expand on the Pathfinder’s journey through this new galaxy with story-based APEX multiplayer missions and we will continue to tell stories in the Andromeda Galaxy through our upcoming comics and novels, including the fate of the quarian ark.

Our last update, 1.10, was the final update for Mass Effect: Andromeda. There are no planned future patches for single-player or in-game story content.

In the coming weeks, our multiplayer team will provide details of their ongoing support and upcoming content, including new multiplayer missions, character kits, and what’s in store for N7 Day.

We appreciate all the millions of people who came with us to the Andromeda galaxy. We hope to see you again in the Mass Effect universe.

The Mass Effect Andromeda Team

fonte

Neste caso tenho a dizer que com tantas pontas soltas na história do jogo que fiquei mega desiludido.
 
E pronto, é oficial! Já não vão haver mais patchs ou DLCs para single player:



fonte

Neste caso tenho a dizer que com tantas pontas soltas na história do jogo que fiquei mega desiludido.

A culpa acho que é tanto da Bioware como da EA. Bioware porque colocou uma equipa que não a principal a trabalhar no jogo e EA porque não adiou o jogo. Mas acredito que mesmo que tvesse sido adiado o jogo, acho que poderiam ter melhorado animações e história e tal mas nunca chegaria a ser um jogo que nós gostariamos de ter tido. O jogo simplesmente tem falhas fundamentais em termos de narrativa, as personagens são uma miragem do que foram na primeira triologia. Até mesmo o 1º Mass Effect teve melhor história que este (na minha opinião). Caso lançem uma sequela não deve ser assim tão cedo o que é pena porque adorei os 3 primeiros jogos.
 
Eu também acho que não deviam ter feito o salto para a galáxia de Andrómeda. Deviam ter ficado cá pela Via Láctea para que, pelo menos, tivesse uma maior ligação com o Universo Mass Effect. Assim só teve uma minúscula relação.
 
Eu também acho que não deviam ter feito o salto para a galáxia de Andrómeda. Deviam ter ficado cá pela Via Láctea para que, pelo menos, tivesse uma maior ligação com o Universo Mass Effect. Assim só teve uma minúscula relação.
Quando descobri que a única forma que podia relacionar os save games da triologia que gastei quase 100H a jogar, era dizer se o meu Shepard era homem ou mulher :neutral:
 
Estive a jogar durante uma hora e não fiquei impressionado. Nem é bom, nem mau. É apenas desinteressante. Ainda tenho 9 horas da trial do Origin, mas nem sei se vale a pena gastar tempo com este jogo.
Nenhuma das personagens tem carisma ou personalidade. A história está no inicio, mas mesmo assim, não vi nada que me cativasse. No ME1, por esta altura já estava cheio de vontade de descobrir mais e mais.
Os gráficos estão bons, mas as animações ainda deixam a desejar. Sempre que começa uma conversa, entramos logo no uncany valley e é muito difícil ter empatia por estes humanos que mais parecem o Data do Star Trek.
Segundo dizem as noticias, o jogo vai deixar de receber patches para a campanha, o que significa que já não há esperanças de estas coisas virem a ser corrigidas.
O combate é igualmente desinteressante. Mais uma vez, nem é bom, nem mau. Apenas desinteressante e repetitivo. Também não ajuda nada que a IA seja um pouco estúpida, sejam os inimigos ou os nossos colegas.
Um elemento que me está a causar uma certa impressão é a falta de originalidade de conceitos de ficção. O jogo está cheio de clichés, desde os lens flares estilo o Star Trek do J.J. Abrams, os hologramas estilo Minority report, A IA dentro da cabeça estilo Halo, etc...
Comparado com a trilogia original é difícil não ficar desiludido.
 
E pronto, é oficial! Já não vão haver mais patchs ou DLCs para single player:



fonte

Neste caso tenho a dizer que com tantas pontas soltas na história do jogo que fiquei mega desiludido.

É coerente com o jogo é o que se pode dizer...enfim:facepalm:

Muito longe dos anteriores e depois comparando com a qualidade de outros títulos (Witcher por exemplo) vira mediocre....
 
O jogo está longe de ser perfeito, mas o que o matou foram as primeiras impressões.
As más animações que tanto se falou na altura do lançamento (e com razão!) marcaram negativamente a percepção que se teve do jogo.

Aposto que se tivessem tido mais tempo para as melhorar (como acabaram por fazer via patches) o jogo não teria sido tão mal recebido.
Obviamente o jogo continuaria com defeitos, mas quase de certeza que não teria scores de 6... As reviews de sites da especialidade ainda têm muito peso.

Sei que é uma opinião pouco partilhada mas eu considero o ME Andromeda quase ao nível do ME3, por exemplo. (Disclaimer: o ME3 é o que menos gosto da trilogia)
 
Última edição:
Os ratings ao jogo não enganam, passou de muito bom para mediano e se a par de Witcher era dos títulos que comprava em pre-order, deixou de o ser...
 
Eu dava 6 na mesma, se não mesmo 5,que jogo fraco...joguei há 1 mês atrás e só consegui pouco mais de 8 horas e com extremo esforço para gostar deste (não contei ao certo). Bem que tentei gostar dele mas não deu.
 
Eu gostei bastante do jogo. Não é perfeito e esperava mais mas honestamente não é tão mau como muitos o pintam. Jogabilidade é boa, personagens não são más (Drack FTW!), e a história apesar de não ser perfeita acaba por cumprir o mínimos (especialmente mais para o fim do jogo).

Quem vê muitas das opiniões até dá a ideia que é ao nível de um no man's sky, por exemplo, o que é absurdamente falso. No fundo virou moda falar mal do jogo :\

Por exemplo, falam mal das animações do MEA e no entanto falam maravilhas do Fallout4 onde a bethesda sempre foi um desastre em animações. Porque raios há esta dualidade de critérios? E nem vou falar do facto de a bethesda nunca ter tido personagens memoráveis ao nível da bioware ou de um witcher.

É certo que a Bioware não sabe fazer open-worlds (fez o mesmo erro com o dragon age inquisition mas parece que na altura ninguém achou mal vai-se lá perceber a razão), as animações podiam ser melhores e a história com menos plot holes mas isso não torna o jogo num desastre - muito longe disso.
 
Back
Topo