Massa térmica para CPU, mesmo necessário?

Nazgulled

Power Member
Já ouvi dizer que sim, já ouvi dizer que não servia de nada (que era indiferente)... Em que é que ficamos? Depende do CPU, se este aquece/puxa muito ou nem por isso e deve-se sempre pôr?

É que isso chateia-me... Primeiro não tenho e gastar uns euros para usar uma vez na vida, é um bocado parvo. Segundo, tenho receio porque também leio por todo o lado que basta por de mais ou se se espalhar incorrectamente pelos circuitos que estraga, etc, aqueles mitos que não sei se são verdade ou não.

Uma nota, não tenho qualquer intenções de fazer overclock, pelo menos num futuro próximo, talvez um daqui a muito longe...

O que têm a dizer sobre isto?
 
É conveniente usar sempre pasta térmica. A simples aplicação ajuda a reduzir uns graus na temperatura do processador.

O preço não é nada de especial.

As melhores marcas como por exemplo a Artic não são condutoras eléctricas, portanto a aplicação não oferece riscos
 
lool deve-se ter enganado de pasta.. deve lavar os dentes com massa termica.. loool

bem fora de brincadeiras, a arctic tem a ceramic k nao é condutora, mas a silver é..
colocar massa termica serve para haver o maior contacto possivel entre o cpu e cooler.. ganha-se uns graus a menos..basta colocar uma pekena gota, espalhar e meter o cooler pra cima..
 
lool deve-se ter enganado de pasta.. deve lavar os dentes com massa termica.. loool

bem fora de brincadeiras, a arctic tem a ceramic k nao é condutora, mas a silver é..
colocar massa termica serve para haver o maior contacto possivel entre o cpu e cooler.. ganha-se uns graus a menos..basta colocar uma pekena gota, espalhar e meter o cooler pra cima..

não se enganou. O gajo andou com aquilo durante 3 meses: http://www.youtube.com/watch?v=KdghR9urTOk
 
É mais que conveniente, é essencial.
A pasta térmica tem a função de fazer uma condução térmica entre o cpu e o cooler utilizado, e caso o cpu não tenha pasta térmica, a temperatura vai ser bastante alta.
A pasta de dentes não é uma boa opção porque tem muitos iões e conduz electricamente, o que não dá muito jeito. :D
 
E o preço para mim é "especial" tendo em conta que só a vou usar uma vez, logo é alguns euros que dão para muita coisa.

Mas se tenho que pôr, tenho que pôr... recomendam uma que não seja condutora correcto?

E já agora, como recomendam que a espalhe? Quero ter a certeza que faço as coisas como deve ser sem estragar nada, não sou rico para andar a brincar com estas coisas :P
 
E o preço para mim é "especial" tendo em conta que só a vou usar uma vez, logo é alguns euros que dão para muita coisa.

Não é bem assim.

Eu andei uns meses sem pasta térmica, depois quando comprei foi um tubinho de artic silver 5, nem chegou a 5 euros. E dá para muito tempo.

E depois a cena do "vou só usar uma vez", eu até te digo mais, guardas aquilo e de 3 em 3 meses abres o pc, aspiras tudo, tiras o cooler e aspiras aquele pó todo, e metes pasta térmica novinha. O pc agradece.
 

Eu normalmente nem faço assim, meto um bocado no meio, um bocado menos do que ele mete no filmes, e depois meto o cooler, e mexo muito devagarinho o cooler numa forma circular. Fica sempre muito bem espalhada para ser sincero, quando tiro depois de fazer isso vê se bem se estava bem espalhada e tambem notas, ao puxar o cooler se ele "custa" a sair um bocado quer dizer que estava bem metida a pasta.
 
Eu normalmente nem faço assim, meto um bocado no meio, um bocado menos do que ele mete no filmes, e depois meto o cooler, e mexo muito devagarinho o cooler numa forma circular. Fica sempre muito bem espalhada para ser sincero, quando tiro depois de fazer isso vê se bem se estava bem espalhada e tambem notas, ao puxar o cooler se ele "custa" a sair um bocado quer dizer que estava bem metida a pasta.

é como eu faço e fica bem espalhada.. de kek adianta espalhar milimetricamente a massa termica com uma lamina se depois de colocar o cooler vai "estragar" esse alisamento..
 
eu espalho com o dedo, uma camada o mais fina possivel. uso a mesma quantidade(ou menos) que o "grao de arroz". para mim é a tecnica com melhores resultados

limpo as superficies com alcool e o dedo tb e aplico

sem massa termica o cpu vai aquecer mais e o cooler menos
a função da massa é preencher as macro e microporosidades na interface cpu/cooler e melhorar a transferencia de calor

compra uma bisnaga de mx-2 (5€) que ficas bem servido.
 
E onde comprar uma coisa dessas sem ter de mandar vir da net e pagar portes por uma coisa minúscula?

tu és de braga ou estudas em braga? tinha ideia que sim. Agora nao me lembro exactamente em qual das duas é que comprei(ou se foi nas duas), mas procura na ***** e *****.
tb há na newtech, mas essa loja fica em real
 
Já agora:

- Massa termica não condutora ou condutora?

- Qual o Cooler que recomendam para um INTEL PENTIUM DUAL CORE E5200 (2.5GHZ) SKT 775 ?


Obrigado
 
Sim, estudo em Braga. Ás vezes esqueço-me que tenho a ***** à porta de casa lol...

Pelo que vi no site deles, não têm em stock nenhuma Artic Silver, mas têm uma da CoolerMaster é que baratinha (2€) e escusava de estar a perder tempo com encomendas... Recomendam? Acham suficiente? Ou convém mesmo ir para o melhor, Artic Silver?

E já agora, também estou curioso na pergunta do pmlc, condutora o não condutora? A da CoolerMaster é não condutora.

P.S: Encontrei aqui em casa uma pasta destas que nunca usei, veio com um simples "heatsink" que comprei para a minha antiga GeForce 4 Ti 4200. É uma Titan Silver Grease TTG-S104. Mas pelo que consegui encontrar na net, não recomendam lá muito o seu uso...
 
Última edição:
a massa termica nao deve ser condutora de electricidade, mas deve ser condutora de calor
por exemplo a mx-2 nao é condutora de electricidade, e a AS-5 ainda que nao seja condutora electrica é ligeiramente capacitiva; todas elas tem de ser condutoras de calor, e quanto mais melhor

por acaso tb n encontro MX-2 no site da *****, mas quase que jurava que já la comprei
 
a massa termica nao deve ser condutora de electricidade, mas deve ser condutora de calor
por exemplo a mx-2 nao é condutora de electricidade, e a AS-5 ainda que nao seja condutora electrica é ligeiramente capacitiva; todas elas tem de ser condutoras de calor, e quanto mais melhor

por acaso tb n encontro MX-2 no site da *****, mas quase que jurava que já la comprei


Entao, nesta listagem: http://www.*****.pt/index.aspx?p=CartPage&a=Show#?p=CatPage&CatId=10843 qual a recomendada?
 
Back
Topo