Media Center & HTPC - Toda a verdade!

OpenMind

Power Member
Olá a todos!

Depois de comprar um novo televisor chegou a altura de dar o passo seguinte: arranjar um sistema media center!

Fiz então uma pesquisa por aqui para ler algumas opiniões, sugestões, etc, e também fiz uma pequena pesquisa pelo mercado e cheguei à conclusão que ele nunca esteve tão difuso! A escolha é cada vez mais, os preços cada vez mais baixo mas nenhuma solução parece a ideal ou a perfeita! Lembrei-me, por isso, de criar este tópico para que quem já tem um destes sistema possa deixar a sua opinião e todos aqueles que como eu têm dúvidas as possam partilhar e finalmente abordar este assunto de forma concisa!


A questão concreta é então a seguinte:

Qual o melhor sistema Media Center ou HTPC para se ter na sala e interligar toda a nossa rede domestica?



O sistema ideal, para mim tem que ter as seguintes caracteristicas:

- Funcionar perfeitamente apenas com um televisor
- Ser silencioso ou muito perto disso
- Funcionar sem problemas com um controlo remoto
- Permitir ver filmes Divx, ouvir música em mp3 e ver fotografias
- Ter uma drive optica para leitura fácil e imediata de DVD's e filmes em cd
- Ter a capacidade de se interligar (preferencialmente por wireless) a uma rede para acesso a ficheiros num pc
- Ter acesso à internet para possibilidar ouvir música online, ver videos em stream, noticias em rss, estado do tempo, emails, programação televisiva, etc.
- Estar 24 horas ligado ou ligar rapidamente




Com estes requisitos encontrei algumas soluções entre as quais:

- Xbox
- Kiss
- PC's com algum software media center



Nenhuma delas parece ideal! A Xbox n tem controlo remoto de origem, aparentemente faz algum barulho, é preciso modificar (seja por software ou chip) e, bem, é uma consola! Por outro lado são capazes de ler todo o tipo de formato, funciona tudo rapidamente e tem disco rigido! Os leitores de dvd kiss permitem aceder por rede a ficheiros mas não são exactamente media centers mas sim leitores de dvd! Um pc por seu lado é totalmente flexivel mas geralmente faz barulho e não ficam bem numa sala!



Gostava então de saber qual acham que é o melhor sistema ou qual têm actualmente tendo em conta sempre o preço!!!
 
Tenho xboxs em todas as tvs :) Por 150/200€ nao se consegue montar um pc que faça 1/3 do que uma xbox (com chip ou soft modding) faz.
 
Pelo preço, eu diria a xbox

Tenho uma com softmod e um disco de 160gb, ligada em rede por wifi, e com a ultima versao do Xbox Media Center :) É fabulosa :)

Principal problema - o barulho...mas segundo sei da para meter uma ventoinha mais silenciosa...
 
kidloco disse:
Tenho xboxs em todas as tvs :) Por 150/200€ nao se consegue montar um pc que faça 1/3 do que uma xbox (com chip ou soft modding) faz.

Encontrei este barebone à venda aqui na techzone por 190 euros q msm n tendo grafica parece q servia para o assunto.

Mas em relação as xbox's q tens, usas controlo remoto? e que barulho faz ela? o equivalente a um pc?qto custa um adaptador para wireless?



tens sempre o showcenter da pinnacle.

http://www.pinnaclesys.com/PublicSit...Center+200.htm
Nunca o experimentei mas acho que foi o unico que já vi ah venda ao vivo.
A ideia é interessante. Com que ideia ficaste dele ao vivo?

ares disse:
Pelo preço, eu diria a xbox

Tenho uma com softmod e um disco de 160gb, ligada em rede por wifi, e com a ultima versao do Xbox Media Center :) É fabulosa :)

Principal problema - o barulho...mas segundo sei da para meter uma ventoinha mais silenciosa...
Obrigado pela tua resposta! Já tinha visto no outro tópico que tinhas uma xbox ;)

Mas diz-me, quanto te custou a xbox + wifi? E n tens controlo remoto pois n? O barulho será equivalente a qual?
 
Última edição pelo moderador:
Compras um adaptador wireless para xbox na vobis por 70 euros, mas é possivel arranjar mais barato...

MAs se tiveres hipotese de ligar por cabo, acabas por benificiar na rapidez em tudo o que meta streaming...mas no meu apartamento isso nao era opção, o escritorio é bem longe da sala

A xbox custou-me 200 euros no Natal, com dois comandos e o Halo 2 (que ja vendi)

Depois gastei mais algum no disco novo de 160, no softmod+mudança de disco, no comando (20 euros no ebay)

Enfim, fica para aí por uns 250-300 o material todo...
 
Como é que é a performance da XBOX+adaptador Wifi para ver filmes por streaming?
Já tenho discos e leitor de DVD que cheguem no meu PC. Não tenho vontade para andar a passear as coisas pela casa.
Esse software permite navegar nos discos do PC partilhados em rede e correr simplesmente os videos do PC? Consegue-se por um stream do TV-out da placa de TV do PC (para não andar a passear as box da TV Cabo)?
 
timber, o streaming é leve a nível de playback. Só notas lag (2/5 segundos) quando mandas tocar o filme e/ou fazes fast forward/rewind. Mas isto é culpa do protocolo, e não da consola... ou então era o adaptador da Linksys que não valia um cu :p Com cabos "não há" delays como é óbvio.
 
timber disse:
Se é só ao começo não me aborrece.
E como é feita a navegação nos discos do PC host?

Pelo menos usando o XBOX Media Center e criando servidores Samba no PC (onde estará o conteúdo multimédia) consegue-se aceder. Já me cruzei algures por um tutorial na net, não deve ser dificil de encontrar.

Navegar na rede com pastas e partições partilhadas como se fosse outro PC não sei se será possível.

Estou para testar há algum tempo a até já tenho o servidor Samba criado no ClarkConnect (e o acesso ao mesmo testado através do Win XP noutro PC), mas de momento não tenho a XBOX comigo...
 
Eu optei pela solução PC + windows media center.

É sem dúvida a solução mais cara, mas é a mais flexível.

No meu caso específico além dos pontos que focaste, queria pôr o computador a fazer também de TIVO, isto é:

Pause e Rewind de Televisão em directo
Guia de progamação electrónico (EPG) para todos os canais (Deixei praticamente de ver televisão em directo. Ele grava tudo o que eu quero, desde é claro que não seja na RTP1, SIC e TVI que não têem a minima noção do que é respeitar horários). O PC acorda sozinho pra fazer gravações e actualizações do EPG e volta a standby (S3) em seguida.

Quanto a barulho, nem se ouve. Tb não exige grande máquina (É um celeron 2.4 e consegue gravar 2 canais de TV (Mpeg2) e ver um divx, tudo em simultâneo sem um único soluço). A partição que tenho dedicada pra TV (cerca de 140Gb) é o suficiente pra gravar quase 50h de TV, à qualidade máxima.

O preço claro é capaz de ficar 3 ou 4 vezes mais que uma Xbox e o setup inicial, especialmente do EPG tb dá bastante trabalho.

Depois podes pôr mais uma série de mariquices, tipo metereologia em directo, catalogação da biblioteca de divx directamente do IMDB, messenger integrado, frontend para emuladores, etc. Tb está para sair um frontend para o skype.

Tudo quanto é media files excepto gravações de TV, não está local, mas sim num fileserver.
 
Última edição:
Anthrax_OC disse:
Pelo menos usando o XBOX Media Center e criando servidores Samba no PC (onde estará o conteúdo multimédia) consegue-se aceder. Já me cruzei algures por um tutorial na net, não deve ser dificil de encontrar.

Navegar na rede com pastas e partições partilhadas como se fosse outro PC não sei se será possível.

Estou para testar há algum tempo a até já tenho o servidor Samba criado no ClarkConnect (e o acesso ao mesmo testado através do Win XP noutro PC), mas de momento não tenho a XBOX comigo...
Estou a depreender que normalmente não usas esse método?
Como é que usas a tua Xbox como media center? Com cd's, dos discos? Como é que "carregas" os discos?

A solução do Tenebrus é excelente mas eu simplesmente não tenho tempo para ver tanta coisa. Só que ver umas cenas do PC na TV.

ares disse:
Tanto o xbox media center com Unleash X ou outro dashboard qq têm file explorer que permite navegar pela rede...
Então sempre se consegue ver os discos, abrir uma pasta, escolher um ficheiro de video e ver o filme em streamings sem grande trabalho?
 
timber disse:
Estou a depreender que normalmente não usas esse método?
Secalhar não me fiz entender bem. Nunca cheguei ainda a usar o método, mas já faz bastante tempo que tinha lido o tal tutorial.
timber disse:
Como é que usas a tua Xbox como media center? Com cd's, dos discos? Como é que "carregas" os discos?
Disco de 120 GB na XBOX e passo tudo por FTP. Por vezes também gravo vários DivX num DVD (a minha drive não lê CD's).
timber disse:
A solução do Tenebrus é excelente mas eu simplesmente não tenho tempo para ver tanta coisa. Só que ver umas cenas do PC na TV.

Então sempre se consegue ver os discos, abrir uma pasta, escolher um ficheiro de video e ver o filme em streamings sem grande trabalho?

Eles realmente têm um file explorer, mas acho que só mesmo para os conteúdos dos discos fisícos (DVD, CD ou HD) da XBOX e não dos PC's na mesma rede. Alguém que já os tenha usado para aceder ao PC que elucide esta questão.
 
Muito interessante toda esta informação.
Obrigado ppl.

Já agora .... saltar à corda não é assim muito fácil... sei lá se fosse tirar o doce a uma criança ou isso...
 
A descrição está velha, mas já dá para terem uma noção do que o XBMC é capaz de fazer.

http://www.xboxmediacenter.com/info_project.htm

Quanto ao barulho da consola, dá pra trocar de fan. O XBMC tem no entanto um regulador inteligente para a fan.

XBMC has fan/temperture-control features and harddrive spin-down functions and all new Xbox only has one fan so in theory it should be real quiet but unfortunate Microsoft selected a very cheap FAN/BLOWER (probebly to save money) and that original fan is relativly loud (for such a small 60mm 9volt fan), we haven't measued it but would guess the Xbox give out 30db which isn't too loud but it can be annoying. Fortunately it's really simple too replace that fan with a ultra-quiet PC fan, (either a 60mm 9volt fan, or a 80mm 12volt with a few modifications). PS! There are also other mods you can also make to make it more silet, see xbox-scene.com
 
Última edição:
alguem usa a xbox com um controlo remoto? tb tenho lido q n é possivel ligar/desligar a xbox com controlo remoto :/

Tenho lido q existe a possibilidade de colocar portas usb de uma forma simples e q por essa forma se pode ligar um teclado e um rato. alguem ja experimentou? existe alguma aplicação para aceder ao email?
 
Sim,infelizmente o comando da xbox não dá para desligá-la :(.Quanto ás portas de usb,o que te sei dizer é que aquelas portas para ligar os comandos da xbox são usb,só que são um usb no formato "xbox" .Não te sei dizer se dá para ligar um rato e teclado....
Abraço
 
Back
Topo