FredAsterr: - os programas 3D normalmente têm valores equivalentes no que toca a complexidade e poder. Por isso arranjar um programa que seja o melhor e que não seja complexo, é um bocado complicado.
E a ideia que se forma no comum mortal que o 3D é feito com o apertar de um botão, é completamente errada.
Mesmo o C4D que se diz que é facil de usar. não dispensa muitas pestanas queimadas até se obter bons resultados. E é um queimar de pestanas a cada trabalho que se faz.
O Blue9seed disse practicamente tudo o que acho. Uso 3ds Max e Zbrush maioritariamente, já espreitei o Maya, mudbox, C4D, Blender e Bryce(tinha de começar por algum lado
) Antes de me dedicar definitivamente ao Max, começei com o Maya, e a diferença mesmo entre o Max e o Maya em relação a tutoriais era notoria. Para 3ds Max existe um iniverso infinito de recursos tutoriais e tudo e mais alguma coisa.
E aprender a trabalhar com uma aplicação 3D sem material didatico nenhum é practicamente impossivel. Com material já é dificil quanto mais às cegas... Por isso, uma aplicação com poucos tutoriais na net, por muito mais simples que seja de trabalhar, acaba por se tornar dificil. E do que tenho visto, o Max seguido do Maya são os que mais tutoriais têm na net. E trabalhar com uma aplicação 3D não é fazer umas letras, meter um material reflector e dizer que se trabalha com este ou com aquele programa.
No entanto se a tua onda é mais a do open source, o Blender é um excelente programa. Mas se vires que começas mesmo a curtir de trabalhar em 3D e te começas a babar quando vês alguma foto do interior das instalações da ILM, então, na minha opinião, o que deves fazer é voar o mais rapido possivel para um Maya ou um Max. Porque, e volto a dizer, na minha opinião, nessa altura, teres uma comunidade do tamanho da comunidade Max/Maya vai-te ajudar muito mais.
Tens programas faceis, tipo o Bryce, que sacas modelos ja feitos da net, clicas em "render" e dá-te uma imagem toda catita. Só que é limitado à brava. Ou o Poser.
Dojam: Mudbox e Zbrush com ferramentas de rigging?... Não estaras a falar do transpose? Posso tar redondamente enganado,mas nunca li ou vi referencias a animar no Zbrush. Só se for com morh target, mas da a considerar isso animação...
Não se esqueçam do Softimage, que foi recentemente engolido pela autodesk tambem. É uma excelente ferramenta.