Memórias Tiple-Channel, Quais comprar?

Boas,

Passei o dia de ontem a tentar afinar o pc, com o objectivo de ter o processador a 3.8GHz. Consegui sem grande esforço e ainda vou afinar melhor a coisa.

Entretanto também consegui por as memórias com timings abaixo do anunciado pela marca, isto com 1.66 de voltagem. (As Motherboards da Asus só têm voltagens pares....)

semttuloiaq.jpg




Quando tiver mais novidades aviso.

Quem foi atrás de umas destas já as tem?

Cumpz
 
8-7-7-21 @ 1600MHz parece-me bem... Já tentaste puxar por elas?

Mais do que apresentei não. Entretanto aprimorei um pouco as voltagens. Para já vou focar-me nisso, estou a dar os primeiros passos em i7 e ainda estou em fase de aprendizagem.

Tinha um Q9550 num sistema X48 e posso dizer que sente-se bem a diferença para os i7. A minha precessão é que em multitask este último é ainda superior sem contar com a frequencia que é possível obter com toda a facilidade!

Cumpz
 
Ai sim? Então agora estás com 8-7-7-21 @ 1600MHz a que voltagem?

(Estou curioso porque em princípio serão essas memórias que vou mandar vir...)
 
Ai sim? Então agora estás com 8-7-7-21 @ 1600MHz a que voltagem?

(Estou curioso porque em princípio serão essas memórias que vou mandar vir...)

1.66 ( como disse em cima as Mobos da Asus só permitem voltagens pares)


Vou ainda melhorar o Overclock. Depois posto resultados.

Cumpz
 
Boas,

Trago novidades. Passei uns dias a testar várias coisas e fiquei algo desiludido... Antes de comprar as memórias vi várias reviews e em quase todas conseguiram chegar a latências na ordem de 7-7-7-21 a 1600MHz com stock voltage (1.65, eu considerei 1.66 por causa da história de nas Asus só permite valores pares).

Assim com 1.33 e 1.64 (BIOS) de voltagem no processador e memórias respectivamente, consegui o seguinte:

semttuloq.jpg


Isto tudo com horas de Prime 95 em cima (cerca de 6) sem problemas. Consegui que as temperaturas nunca passassem dos 75ºc.

Resumindo nem no processador tive muita sorte, nem nas memórias. O processador, pelo que tenho visto está na média em termos de capacidade de overclock.

Comentem.

Cumpz
 
Última edição:
O processador foi comprado em 2ª mão e a preço MUITO acessível :P. Já sabia o que esperar dele e não é por ai a desilusão. Faz o que queria que são os 3.8 com voltagens razoáveis..

As memórias é que queria mais, apesar de em i7 a diferença entre latências ser mínimas.

Cumpz
 
Encomendei estas memórias: GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ PI (CL8)

Nas caracteristicas diz: Test_Voltage 1.6v-1.65v

Pelo que ouvi dizer, com 1600MHZ é preciso ir configurar memórias na BIOS.

1º Pergunta: Que parâmetros têm de ser alterados? (Vêm discriminados em algum manual das Memórias?)

2º Pergunta: Com aquele intervalo de voltagens, que valor devo colocar? Escolher um "ao calhas" entre aqueles valores?
 
Provavelmente ninguem respondeu, porque achou que em alguns segundos de pesquisa aqui no forum, chegavas lá sozinho.

Quanto á configuração, vais á bios e escolhes o valor mais parecido para as tuas memorias. O que muita gente não se apercebe, é que quando as memorias são 1600, quer dizer que conseguem correr ATÉ 1600 dentro das especificações do fabricante, ou seja, é garantido até essa velocidade. No entanto, dependendo dos valores que tenham no vosso bclk/multiplicador, podem não conseguir meter as memorias nessa velocidade mesmo. Muita gente reclama que compra memorias XPTO de X velocidade e que depois não conseguem chegar a essas velocidades... se lessem antes, depois não ficavam desiludidos ;)

Quanto aos timings, meter a velocidade das memorias na BIOS e experimenta com os timings em AUTO a ver como ela se defini. Se não fizer correctamente, mudas á mão ( se não sabes o que é, pesquisa aqui no forum ou na net que informação não falta ;)
Quanto á voltagem, experimenta com a mais baixa, 1,6V.
 
Pois, acredito que sim, já encontrei vários posts a falarem deste assunto mas, para quem percebe minimamente de OC é facil dizer que a minhas perguntas tenham sido mais que descabidas.

No entanto, para aqueles que não pescam literalmente nada do assunto, às vezes não é assim tão simples de perceber. (Podem chamar-me burro) Mas antes de perguntar o que quer que fosse, andei a pesquisar, surgiram-me dúvidas e perguntei. É que ainda não encontrei nada do género "Tutorial de OC a memórias" (Devo andar cego). E então a única coisa que percebi é que quando se aumenta a velocidade, caso não esteja estavel, aumenta-se a voltagem. Quanto aos tempos nem sei como puxar por eles.

Apenas vou montar um novo sistema agora e quero correr as memórias que vou comprar à velocidade e timmings anunciados. Acredita que pesquisei, mas não encontrei. (acredito que até o problema seja meu, mas não é por preguiça, é mesmo por falta de sorte/pontaria/lucidez o que for..)

lol ando mesmo desesperado, mas já faltou mais.. :rolleyes:

PS: Obrigado pela resposta ;)
 
Não tem mal nenhum perguntares. :)

O Stormgiant só fez aquele comentário porque muitas vezes as pessoas nem se dão ao trabalho de pesquisar minimamente o que quer que seja antes de colocarem as dúvidas.

Quanto à configuração das tuas memórias, tens de ir à BIOS (no manual da board encontras lá indicações da localização dos menus) e colocá-las com os timings delas (8-8-8-21) e a 1.65v. Se elas funcionarem assim depois podes ir tentando baixar a voltagem a ver se continuam estáveis.
 
Back
Topo