MEO - Android TV

Precisas de uma box para ver TV fora de casa, que será o "cliente". Depois precisas de correr o Tailscale em casa, numa outra box Android TV/Apple TV, telemovel, num PC, etc.

O ideal é usar o que já se tem em casa. Para quem tem duas boxes, usa isso. Para quem só tem uma, usa essa fora de casa e pode usar um telemovel velho/PC/etc a fazer de servidor em casa.
 
Última edição:
Não me recordo assim de nada relevante.

- Tailscale instalado na box servidor com Exit node ligado. Ligado à internet MEO fixa.
- Tailscale instalado na box cliente com Exit node do servidor escolhido. Ligado ao hotspot WOO do telemovel.

Desliguei a box servidor multiplas vezes e o Tailscale indentificava a box sempre como online. Mesmo depois de 30m desligado, tudo igual. Tailscale online, app MEO a funcionar.

Mas funciona com a box ligada, certo?
 
Com a Box ligada assume o meu IP de casa, correcto.
Mas quando coloco a box em stand by perde a ligação.
Ligo a box, volta a funcionar.
Tens a box por WiFi ?


EDIT: Estranho, agora voltei a experimentar e continua activo...
Mas vou experimentar ligar por cabo de rede a ver se melhora.
 
Então é assim.

Fiz novos ensaios e realmente com a Mi BOX S em stand by a APP fica ativa (desde que não faça logout, ou desative o exit node).

Claro que se reiniciar a box, a APP faz reset e vai a ligação de vela.

Tive uma Fire Stick (ligada ao hotspot do telemóvel) ligada a Tailscale da Box, e a APP da MEO funciona impecável.

Agora vou deixar a Mi Box S assim uns dias (desligada sem a reiniciar) a ver se a ligação não se perde.
Se a ligação não se perder, acho que é algo muito bom e por pouco dinheiro.

O importante na APP é fazer sempre logout quando está não é necessária.
 
E mesmo que perca a ligação, basta deixar a box ligada o tempo todo. Não vale a pena "stressar" com isso, IMO.

O standby, pelos menos das minhas boxes, gasta menos 0.5-1w vs ligada. Portanto, isto de standby tem muito pouco. Basicamente corta a energia da porta HDMI e pouco mais.

O Android TV 13 vai trazer um novo modo de standby, onde vai poupar muito mais energia e não permite tarefas a executar em background como acontece agora. Até lá, é o que há.
 
Mas neste caso até é bom que funcione assim.
Vamos ver quantos dias fica ON


EDIT: lá se foi a ligação 😅
 
Última edição:
Eu tenho um router a fazer de servidor Wireguard. Não é dessa marca, mas faz o mesmo (openwrt).

Para quem não está dentro do assunto, recomendo GL.i.Net. É simples de configurar.
Dá para configurar o Wireguard com o GL.i.Net em modo repetidor? Ou tem que estar em modo router?
 
Dá para configurar o Wireguard com o GL.i.Net em modo repetidor? Ou tem que estar em modo router?
Viva.
Não deve haver problemas em mode repetidor.
Desde que o server wireguard esteja na rede.
Os meus estão em equipamentos dentro da rede. O único hip nisso podem ser as performances das velocidades WiFi em mode repetidor.
 
Viva.
Não deve haver problemas em mode repetidor.
Desde que o server wireguard esteja na rede.
Os meus estão em equipamentos dentro da rede. O único hip nisso podem ser as performances das velocidades WiFi em mode repetidor.
Obrigado. Perguntei porque tenho um Archer AX50 que só tem possibilidade de configurar openvpn se estiver configurado como router.
 
Peço desculpa pela ignorância na matéria mas como sou um gajo curioso, alguém me consegue explicar o que é o Tailscale e exemplos para o que pode ser usado? Quando falam de ver TV (meo) fora de casa com esta app, estão a falar fora de Portugal?
 
Peço desculpa pela ignorância na matéria mas como sou um gajo curioso, alguém me consegue explicar o que é o Tailscale e exemplos para o que pode ser usado? Quando falam de ver TV (meo) fora de casa com esta app, estão a falar fora de Portugal?
Istalas a app num equipamento numa casa com o serviço MEO. (telemóvel à boavida por exemplo), e fazes login na tua conta. Em qualquer parte do mundo com uma ligação à Internet, abres a app noutro equipamento e entras na tua conta. Se esse equipamento for AndroidTV e der para instalar a app MEO. Sim podes ver TV. Básicamente é isto. Não vou mudar o meu sistema para já, mas parece uma boa opção para quem vai iniciar porque é fácil e podes aproveitar algum equipamento que não estejas a usar.
 
Última edição:
Istalas a app num equipamento numa casa com o serviço MEO. (telemóvel à boavida por exemplo), e fazes login na tua conta. Em qualquer parte do mundo com uma ligação à Internet, abres a app noutro equipamento e entras na tua conta. Se esse equipamento for AndroidTV e der para instalar a app MEO. Sim podes ver TV. Básicamente é isto. Não vou mudar o meu sistema para já, mas parece uma boa opção para quem vai iniciar porque é fácil e podes aproveitar algum equipamento que não estejas a usar.
Tudo dito.
 
Não te sei dizer. Tenho um router com OpenWRT a fazer de "dumb AP" e servidor Wireguard mas não é GL.iNet. Essas especificidades só mesmo tendo um.
Viva.
Nas specs do glinet tem la suporte wireguard, pelo menos o modelo que referiu o @MR_X.
E desde co glinet esteja na mesma gama de ips, nao deve haver problemas.
Tambem tenho um wireguard a correr openwrt. Mas o resto esta em mikrotik.
 
@Gustave

Eu sei que sim, daí recomendar estes routers a quem não tem muito conhecimento ou paciência para andar a ver tutoriais, instalar Wireguard, configurações pela linha de comandos e coisas do gênero. Já vem com suporte Wireguard, com um GUI agradável, simples q.b. de configurar (no Youtube da própria marca ensina a fazer), e os preços começam nos 20€.

Agora, especificamente se é possível fazer X com Y, não me sinto confortável em afirmar que sim a alguém que, potencialmente, vai comprar um baseado na minha resposta se não tenho absoluta certeza sobre isso.
 
Istalas a app num equipamento numa casa com o serviço MEO. (telemóvel à boavida por exemplo), e fazes login na tua conta. Em qualquer parte do mundo com uma ligação à Internet, abres a app noutro equipamento e entras na tua conta. Se esse equipamento for AndroidTV e der para instalar a app MEO. Sim podes ver TV. Básicamente é isto. Não vou mudar o meu sistema para já, mas parece uma boa opção para quem vai iniciar porque é fácil e podes aproveitar algum equipamento que não estejas a usar.

Então neste caso, se por exemplo instalar a app Tailscale numa box do meu pai que está ligado à rede NOS com a uma conta dele e instalar na minha TV (google) a app Tailscale com a conta dele, vou conseguir ver os canais da NOS na minha TV?
 
Agora, especificamente se é possível fazer X com Y, não me sinto confortável em afirmar que sim a alguém que, potencialmente, vai comprar um baseado na minha resposta se não tenho absoluta certeza sobre isso.
Viva.
Estás como eu, só falo do que utilizo/testei.
Espero que o meu PT seja claro, não afirmei nada. Só suponho que seja possível com a experiência que tenho com o wireguard e openwrt/mikrotik.
Na mikrotik também e fácil, mais difícil é fazer copy/past das keys 😁. Mando por mail para mim próprio.
 
Última edição:
Então neste caso, se por exemplo instalar a app Tailscale numa box do meu pai que está ligado à rede NOS com a uma conta dele e instalar na minha TV (google) a app Tailscale com a conta dele, vou conseguir ver os canais da NOS na minha TV?
Nada como testar. NOS não conheço.
 
Back
Topo