Meo Sat - PT

Não tenho muito mais informação. Também fiquei admirado quando me falaram desta solução. Tanto que a primeira coisa que fiz foi pesquisar na Internet e encontrei o post do @arquitec.
No website da Altice / MEO não há informação sobre o assunto. O técnico que me informou da instalação do serviço referiu que era uma nova solução que estavam a instalar em zonas onde não há Fibra nem ADSL.

Não. Muito pelo contrário, a zona em causa tem uma excelente cobertura. A habitação encontra-se a 1km de distância da estação 4G e, tenho linha de vista com essa mesma estação.

Cumps

Olá Boa tarde,

Interessante solução a que lhe propuseram, muitos parabéns por conseguir ter um bom nível de serviço.

Uma dúvida: quando lhe foram instalar o novo equipamento, os técnicos estiveram a orientá-lo para a antena 4G da Meo mais próxima? Ou simplesmente colocaram cá fora e já está?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
 
Interessante solução a que lhe propuseram, muitos parabéns por conseguir ter um bom nível de serviço.

Segundo a informação que obtive na altura, é uma solução para todos os clientes que não têm Fibra Ótica.

Uma dúvida: quando lhe foram instalar o novo equipamento, os técnicos estiveram a orientá-lo para a antena 4G da Meo mais próxima? Ou simplesmente colocaram cá fora e já está?

Não. O técnico simplesmente subiu para o telhado e instalou a antena. Tendo a mesma ficado virada para o oposto da estação 4G. Quando o mesmo (técnico), em cima do telhado tinha linha de vista com a estação 4G.

Como acompanhei a instalação, dei indicações ao técnico para que a mesma fosse devidamente direcionada para a estação 4G. Mencionou que "funcionava na mesma". Como já tinha uma outra solução, com uma antena 4G no exterior disse-lhe para colocar na mesma posição que a antena exterior já existente. Lá acabou por fazer o serviço corretamente...

O que sugiro, é que acompanhem a instalação de modo a que o serviço seja feito corretamente. São field technicians com pouco know-how. E em redes Wireless, cada mm conta.

Quanto à receção do nível de sinal 4G, andava nos -75dBm. No final do mês de janeiro subi ao telhado com o propósito de colocar uns filtros RJ45 de modo a proteger os equipamentos internos (router) em caso de trovoada e, aproveitei e subi o rádio (modem / router 4G). Fui medindo a qualidade do sinal até obter um valor razoável. Esta atualmente com cerca de -70dBm.

WOGc5f4.png


Os equipamentos que instalei para proteção em caso de trovoada foram os seguintes:
https://www.ui.com/accessories/ethernet-surge-protector/
Modelo: ETH-SP-G2

ubiquiti-outdoor-gigabit-ethernet-surge-protector-ubnt-eth-sp-gen2-ycshop-1807-05-ycshop@8.jpg


Informação sobre a receção de sinal sobre tecnologias 2G/3G/4G:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/Mobile_Signal_Strength_Recommendations

Cumps
 
Então essa instalação é feita como?
Aderimos ao serviço satélite e depois o técnico a quando da instalação mete ou não o router externo consoante a velocidade que ele presenciar?
 
Então essa instalação é feita como?
Aderimos ao serviço satélite e depois o técnico a quando da instalação mete ou não o router externo consoante a velocidade que ele presenciar?

Segundo o que me informaram na altura, esta instalação é feita em clientes onde não existe cobertura de fibra ótica e, aderem ao pacote com TV por satélite. Portanto, desde o final do ano passado que andam a instalar este serviço nesses clientes...

Eu como já tinha o serviço por 4G, e como estava farto de reclamar das velocidades durante o dia, fui contactado a informarem-me que iram instalar um novo equipamento.

Internamente como a coisa esta a ser feita ou em mais detalhe não sei.

Cumps
 
Segundo o que me informaram na altura, esta instalação é feita em clientes onde não existe cobertura de fibra ótica e, aderem ao pacote com TV por satélite. Portanto, desde o final do ano passado que andam a instalar este serviço nesses clientes...

Eu como já tinha o serviço por 4G, e como estava farto de reclamar das velocidades durante o dia, fui contactado a informarem-me que iram instalar um novo equipamento.

Internamente como a coisa esta a ser feita ou em mais detalhe não sei.

Cumps
E para quem tem ADSL também alteram para esse serviço? Sabes alguma coisa? Tenho cerca de 16 megas mas a velocidade actualmente anda entre os 10 e os 12 e as vezes tem quebras.
 
@daddydj Mas é claro que alteram. Se não alterarem no fim da fidelização ameaças desistir e se mesmo assim não passarem, desistes.
Mas quem é a MEO para obrigar-te a ficar com um serviço para lá de velho?
 
@daddydj Mas é claro que alteram. Se não alterarem no fim da fidelização ameaças desistir e se mesmo assim não passarem, desistes.
Mas quem é a MEO para obrigar-te a ficar com um serviço para lá de velho?
Ainda estou na fidelização e ainda falta muito por isso é que estou a perguntar se eles faziam essa alteração para esse serviço pois acho que ficaria melhor do que estou em ADSL. Como é este serviço a nível de tráfego? Será que limitam a partir de uns certos GB?
 
E para quem tem ADSL também alteram para esse serviço? Sabes alguma coisa? Tenho cerca de 16 megas mas a velocidade actualmente anda entre os 10 e os 12 e as vezes tem quebras.

ADSL não faço a mínima ideia. Se o serviço (ADSL) for muito mau e fores reclamando por constantes falhas, indisponibilidade do serviço, etc. talvez te proponham essa solução...

Entra em contacto com a Provedoria do Cliente e expõe a situação. Diz que existem melhores alternativas, mais fiáveis e que pretendes que haja uma migração para este serviço.

@daddydj Mas é claro que alteram. Se não alterarem no fim da fidelização ameaças desistir e se mesmo assim não passarem, desistes.
Mas quem é a MEO para obrigar-te a ficar com um serviço para lá de velho?

Não é bem assim... Assinaste um contrato com o fornecimento de um serviço sobre uma determinada tecnologia (ADSL), e nesses serviços bem como 4G, os ISP estão blindados no "até X Mbps". Na fibra os débitos são garantidos, nas restantes tecnologias não funciona da mesma forma.

Ainda estou na fidelização e ainda falta muito por isso é que estou a perguntar se eles faziam essa alteração para esse serviço pois acho que ficaria melhor do que estou em ADSL. Como é este serviço a nível de tráfego? Será que limitam a partir de uns certos GB?

Atualmente tens TV por IPTV ou Satélite? Não sei se este serviço abrange ADSL.

Ao nível de tráfego, não há limite. Mensalmente passo os 500 GB / 700 GB.

Cumps
 
ADSL não faço a mínima ideia. Se o serviço (ADSL) for muito mau e fores reclamando por constantes falhas, indisponibilidade do serviço, etc. talvez te proponham essa solução...

Entra em contacto com a Provedoria do Cliente e expõe a situação. Diz que existem melhores alternativas, mais fiáveis e que pretendes que haja uma migração para este serviço.



Não é bem assim... Assinaste um contrato com o fornecimento de um serviço sobre uma determinada tecnologia (ADSL), e nesses serviços bem como 4G, os ISP estão blindados no "até X Mbps". Na fibra os débitos são garantidos, nas restantes tecnologias não funciona da mesma forma.



Atualmente tens TV por IPTV ou Satélite? Não sei se este serviço abrange ADSL.

Ao nível de tráfego, não há limite. Mensalmente passo os 500 GB / 700 GB.

Cumps

Actualmente tenho TV por iptv. Mas essa solução é a que instalam actualmente ou ainda não está disponível para todos? Eu a TV pouco uso a Internet é que me faz falta... Se disser que quero a migração depois não me instalam so um daqueles routers 4g em vez dessa solução que te propuseram com ligação à um router com portas Ethernet?
 
Actualmente tenho TV por iptv. Mas essa solução é a que instalam actualmente ou ainda não está disponível para todos? Eu a TV pouco uso a Internet é que me faz falta... Se disser que quero a migração depois não me instalam so um daqueles routers 4g em vez dessa solução que te propuseram com ligação à um router com portas Ethernet?

Se tens IPTV o serviço que tens atualmente vai ser considerado viável para a operadora...

O que me informaram na altura (inícios de dezembro de 2020) foi que, era uma serviço novo. Que estava a ser instalado em clientes ao qual os mesmos aderiam ao serviço de TV por satélite e Internet por 4G. Em locais onde não existe cobertura de fibra ótica. Portanto, não foi algo exclusivo para mim. Tanto, que o técnico que me veio instalar o modem / router outdoor indicou-me que as últimas instalações que tinha andado a fazer, tinham sido iguais.

Se TV para ti não é problema, o que te sugiro é que entres em contacto com o ISP e exponhas a situação. Propõe a migração para o serviço de TV por satélite bem como Internet por 4G com condições (equipamentos) indicados. Não trabalho para a Altice / MEO, não tenho como saber mais detalhes...

O equipamento que te vão instalar, não faço a mínima ideia. Já tens conhecimento e informação do que andam a instalar. Cabe-te a ti expor a situação ao ISP e questiona-los sobre a possibilidade de instalação de tal serviço / equipamento.

Cumps
 
Ainda estou na fidelização e ainda falta muito por isso é que estou a perguntar se eles faziam essa alteração para esse serviço pois acho que ficaria melhor do que estou em ADSL. Como é este serviço a nível de tráfego? Será que limitam a partir de uns certos GB?
Já cheguei a fazer quase 2 TB num mês e não se passou nada.
 
Se tens IPTV o serviço que tens atualmente vai ser considerado viável para a operadora...

O que me informaram na altura (inícios de dezembro de 2020) foi que, era uma serviço novo. Que estava a ser instalado em clientes ao qual os mesmos aderiam ao serviço de TV por satélite e Internet por 4G. Em locais onde não existe cobertura de fibra ótica. Portanto, não foi algo exclusivo para mim. Tanto, que o técnico que me veio instalar o modem / router outdoor indicou-me que as últimas instalações que tinha andado a fazer, tinham sido iguais.

Se TV para ti não é problema, o que te sugiro é que entres em contacto com o ISP e exponhas a situação. Propõe a migração para o serviço de TV por satélite bem como Internet por 4G com condições (equipamentos) indicados. Não trabalho para a Altice / MEO, não tenho como saber mais detalhes...

O equipamento que te vão instalar, não faço a mínima ideia. Já tens conhecimento e informação do que andam a instalar. Cabe-te a ti expor a situação ao ISP e questiona-los sobre a possibilidade de instalação de tal serviço / equipamento.

Cumps

Vai ser considerado viavel? tenho 16 megas mas muita vez anda nos 12 e a internet por vezes fica lenta... Esta solução era o ideal para mim nem que fizesses um novo contracto de 24 meses...Faco o teste do 4G da meo no telemovel e tenho sempre entre 30 a 70 megas o que é bem melhor do que tenho actualmente. Quem tiver este serviço que diga como é as ligacoes com varios equipamentos ligados e mesmo a nivel de ping (em 4G anda entre os 20ms e os 28ms).
 
Vai ser considerado viavel? tenho 16 megas mas muita vez anda nos 12 e a internet por vezes fica lenta... Esta solução era o ideal para mim nem que fizesses um novo contracto de 24 meses...Faco o teste do 4G da meo no telemovel e tenho sempre entre 30 a 70 megas o que é bem melhor do que tenho actualmente. Quem tiver este serviço que diga como é as ligacoes com varios equipamentos ligados e mesmo a nivel de ping (em 4G anda entre os 20ms e os 28ms).
Se usar a saída ethernet do router consigo facilmente 50 megas. Através de Wi-Fi, e por estar numa vivenda com dois andares, consigo desde 8 megas com várias divisões pelo meio e no andar de baixo, a 30 megas se na divisão ao lado do router. Porém flutua ao longo do dia, com períodos um pouco mais lentos que outros.
Com vários equipamentos ligados em simultâneo não há grande problema, porém, se tiver vários (3?) a tentar ver vídeos em 1080p ou a puxar um pouco pela net, vai deteriorar a ligação. No final do dia não há milagres para o router da treta que a MEO dá.
Relativamente aos pings, vai novamente depender da altura do dia. Acabei de fazer um teste para Castelo Branco (estou na zona de Viseu) e estou com 38 ms. Porém, lembro-me já ter feito testes em que estava com 28 ms/30 ms. E também já ocorreu estar com 60s e 70s. Isto numa zona rural, sem a antena, em princípio, sobrecarregada.

Em ADSL tinha 3/1 como velocidades. Era impossível fazer o que quer fosse. Logo, mesmo quando estou com 8/6 é sempre melhor que o degredo anterior.
 
Vai ser considerado viavel? tenho 16 megas mas muita vez anda nos 12 e a internet por vezes fica lenta...

É considerado viável porque tens um serviço funcional que além de Internet também te fornece IPTV. Nos serviços onde lês "até X Mbps" o ISP não é obrigado a garantir os débitos contratados.

Não te esqueças que a box consome 8 a 12 Mbps.

Se fica lenta e é um serviço instável, até que não reclames por escrito e para o 16209, não te vão propor absolutamente nada.

Esta solução era o ideal para mim nem que fizesses um novo contracto de 24 meses...Faco o teste do 4G da meo no telemovel e tenho sempre entre 30 a 70 megas o que é bem melhor do que tenho actualmente. Quem tiver este serviço que diga como é as ligacoes com varios equipamentos ligados e mesmo a nivel de ping (em 4G anda entre os 20ms e os 28ms).

Pede a migração para TV por satélite e Internet por 4G.

Tenho cerca de uns 30 devices dentro da rede e sem qualquer problema. Desses 30 só 10/15 é que consomem bastante largura de banda.
Nota: tenho a rede interna preparada.

Além disto, em caso prático, conseguem estar 2 portáteis assistir a streams na Twitch e outros equipamentos no YouTube, Facebook e afins.

Deixo-te uns testes realizados à instantes:

279811030.png


279811445.png


Cumps
 
Ainda estou na fidelização e ainda falta muito por isso é que estou a perguntar se eles faziam essa alteração para esse serviço pois acho que ficaria melhor do que estou em ADSL. Como é este serviço a nível de tráfego? Será que limitam a partir de uns certos GB?

Eu deixei de ter esse serviço ha cerca de meio ano. Quando tinha, gastava sempre à volta de 1Tb/mes sem qualquer problema.
 
Eu deixei de ter esse serviço ha cerca de meio ano. Quando tinha, gastava sempre à volta de 1Tb/mes sem qualquer problema.
Agora tens fibra? Eu não sei se espero se mudo para este tarifário. Começaram a abrir ''buracos'' esta semana mas se calhar ainda vai demorar vários meses até instalarem a fibra...
 
Sim, passei para fibra. Mas andei com net sobre 4G durante cerca de 4 a 5 anos. Primeiro Vodafone Biz e no final Meo. Ap assagem para fibra é transparente, ou seja, mesmo que tenha fidelização no MeoSat podes passar para Meo Fibra sem stress.
 
Sim, passei para fibra. Mas andei com net sobre 4G durante cerca de 4 a 5 anos. Primeiro Vodafone Biz e no final Meo. Ap assagem para fibra é transparente, ou seja, mesmo que tenha fidelização no MeoSat podes passar para Meo Fibra sem stress.

E a nivel de valores ficaste a pagar o mesmo ou como foi? Qual o teu tarifário?
 
Back
Topo