Migrar de XP PRO para ?

Kral

Power Member
Boas!

Acabei de montar a seguinte maquina:
INTEL Core 2 Quad Q6600 GO 2.4GHZ
DDR 2 Corsair 1GB PC6400 800 MHZ+ASUS P5KR
WD de 320GB SATA
Samsung de 80GB ATA
Gravador DVD 20X SAMGUNG SATA
Asus 8600GT 513MB DDR3

E tenho o XP PRO instalado... que era o S.O. que tinha no meu pc antigo (AMD ATLHON 2600+ Samsung de 80GB ATA, Asus x1600 128MB, Asrock que nao me lembro agora o modelo) e sempre foi o S.O. que tive habituado a trabalhar. Quando fiquei desempregado surgiu o VISTA e não tenho tido grande contacto com o S.O.
Então tenho uma duvida... qual o melhor S.O. a instalar?!
Manter o XP PRO?
Instalar o XP PRO 64BIT?!
Instalar o Home VISTA?!

Quer o Vista ou o Xp Pro 64bit reconhecem o meu disco sata de 320?!

Gostaria de alguma opiniões! Obrigado!
 
Última edição:
Pelas opiniões que tenho lido nos mais diversos forums, o Vista é mais comilão em termos de recursos. Se esse PC é mais para jogos, eu ia para o XP.

Há também o problema da estabilidade do sistema operativo. Se compararmos o Vista e o XP, na mesma altura em que sairam, o Vista tem o mérito ter saído mais estável. Mas no presente, o XP é sem dúvida um SO mais estável, o que é normal.
Mais tarde ou mais cedo o Vista vai ser o SO de eleição, mas para já o XP ainda dá cartas.

Já agora aproveito para dizer /offtopic, que já se justificava um SP3 para o XP que incluisse as dezenas de critical updates.
 
Já experimentei o Vista (vinha com o portátil), e não demorei muito tempo a trocá-lo pelo XP Pro. É simplesmente demasiado pesado para ser utilizável, além de ser irritante.

Já que tens um Core 2 Quad, talvez não seja má ideia experimentar o XP Pro x64. Se conseguires pôr tudo a funcionar (pode haver problemas de drivers, mas devem ser todos solucionáveis numa máquina recente) deves ter melhor desempenho que com XP a 32bits.

Linux :D
Qualquer Linux moderno te reconhecerá o disco SATA....
É verdade, mas estamos no fórum sobre Windows, por isso achei melhor não sugerir ^^
 
com esse sistema que montas te irás ter melhores rendimentos a longo prazo com o Windows Vista

Tens várias threads na minha sig que podes usar para esclarecer dúvidas e problemas no Windows Vista..


Pelas opiniões que tenho lido nos mais diversos forums, o Vista é mais comilão em termos de recursos. Se esse PC é mais para jogos, eu ia para o XP.
Por favor deixem de viver em mitos, lê a minha Vista FAQ



AH! E com 2Gb eu não te recomendo usares um sistema 64bits.. a não ser que estejas a pensar colocar 4Gb
 
sim.. gastar tanto dinheiro naquele sistema para agora instalar Linux :rolleyes:

Não sei se reparas te mas estamos no forum windows world..

eu até o aconselho a instalar o Linux.. mas estámos a debater o Windows...

e nesse campo já dei a minha opinião..


Prefiro 1000X um sistema operativo deterministrico do que um sistema operativo como o windows.
Alem de que poupar dinheiro no SO traduz-se em mais dinheiro para HW melhor e não andar sempre com o coração na boca com spywares e virus..... e de serem apanhados com software pirata.

A somar a isso... temos as interfaces gráficas gnome/kde que já nada ficam a dever ao vista e afins, tendo ainda produtos de office como o openoffice entre outras aplicações q apesar de gratuitas não se envergonham perante os produtos da m$.

Finalmente lembro que o linux consegue SEMPRE (caso bem configurado) tirar maior partido de HW do que um windows....
 
Acho que falta mais um 1GB de RAM para equilibrar o sistema e, dependendo do uso do PC, dois discos em RAID0 (o pessoal normalmente compra quadcores mas existem outros componentes a limitar o sistema como os discos rigidos por exemplo).

Quanto ao sistema operativo, numa máquina recente eu instalaria o Windows Vista. Consome mais recursos que o XP, mas num Q6600 isso não é problema.
 
Por isso a performance em openGL é o que é... como já dizeram tamos num forum windows.
Eu apostaria num sistema 64Bits, alias e o que irei tambem fazer em breve, para tirar partido dos 4GB de Ram.
 
Prefiro 1000X um sistema operativo deterministrico do que um sistema operativo como o windows.
Alem de que poupar dinheiro no SO traduz-se em mais dinheiro para HW melhor e não andar sempre com o coração na boca com spywares e virus..... e de serem apanhados com software pirata.

A somar a isso... temos as interfaces gráficas gnome/kde que já nada ficam a dever ao vista e afins, tendo ainda produtos de office como o openoffice entre outras aplicações q apesar de gratuitas não se envergonham perante os produtos da m$.

Finalmente lembro que o linux consegue SEMPRE (caso bem configurado) tirar maior partido de HW do que um windows....

eu quando digo tirar proveito do hardware nao digo ter maior poder de processamento.. lê bem o que digo.. parece que nao me conheces.. e olha para o meu my system.. nao falta linux.. nao faltou ja também o MAC...

o que digo é que se alguem compra um Quad core, um sistema que parece ser para gamming, e vem á zona de windows perguntar o que há de fazer não vai instalar Linux com o sendo o seu sistema operativo principal...

Olha o "meu sistema", e estou 101% satisfeito.

PS: certa "conversa de pilinha" chateia imenso.

Chateia imenso mesmo...
 
Back
Topo