• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

Alguém já mandou vir da EU um módulo destes M471A2K43CB1-CTD (Samsung 16Gb DDR4 2666Mhz)? Se sim mande-me PM sff que estou igualmente interessado.

Obg desde já!
 
Update:
-180mV CPU e DDR4 hynix com OC a 3200Mhz estável talvez compre uma HyperX Impact 16gb 3200Mhz não sei se consigo alcançar os -190mV no 8750h.

Alterei no intel XTU o Reference clock para 102,5Mhz até agora tudo estável

Cada vez estou mais contente com a máquina.

Agradecimentos a todos e em especial ao horus19 pela ajuda.
 
Fica aqui uma referencia no que toca aos processadores de oitava geração em relação ao adicionar Ram nos portáteis da série GT,

For GT83, GT75 and GT63 notebook with 8th generation Intel CPU, please refer to the memory support information below. - 1 DIMM Per Channel*1 DDR4-2666 up to 32GB (16GB x 2) - 2 DIMMs Per Channel*1 DDR4-2400 up to 64GB (16GB x 4) *1: DIMM per channel = DIMMs populated in the available slots per memory channel. Supported memory operating speed will vary by the number of sockets populated per channel. GT83, GT75 and GT63 notebook support 2 memory channels, and each channel supports 2 memory slots.
 
@ horus19 como não te consigo responder em PM respondo-te por aqui, tenho os 32Gb em Dual Channel com as hynix, o estranho realmente é que coloquei a memória no banco 3 e no CPU-Z aparece Dual (quer na memória quer na parte do Dual channel) no entanto as memórias surgem no CPU-Z no 1 e no 4 slot apesar de estar fisicamente no 3 na board. Desde que funcione é o que interessa...

No Dragon Center consigo colocar +120Mhz GPU e +200Mhz Mem e chego a ter 1923,5Mhz, usando a curve do MSI afterburner apenas fica-se pelos 1911Mhz nos primeiros instantes e cai para os 1898Mhz. (não testei durante muito tempo mas acredito que as temps durante o uso do OC no DC aumentem por estar a usar valores de tensão mais elevados)

Vou tentar fazer o undervolt na BIOS para não andar sempre a "martelar" valores no Intel XTU (talvez num upgrade do software corrigam o bug) no meu antigo i7 4710HQ isto não acontecia, guardava o OC e o undervolt após restart...
 
@ horus19 como não te consigo responder em PM respondo-te por aqui, tenho os 32Gb em Dual Channel com as hynix, o estranho realmente é que coloquei a memória no banco 3 e no CPU-Z aparece Dual (quer na memória quer na parte do Dual channel) no entanto as memórias surgem no CPU-Z no 1 e no 4 slot apesar de estar fisicamente no 3 na board. Desde que funcione é o que interessa...

No Dragon Center consigo colocar +120Mhz GPU e +200Mhz Mem e chego a ter 1923,5Mhz, usando a curve do MSI afterburner apenas fica-se pelos 1911Mhz nos primeiros instantes e cai para os 1898Mhz. (não testei durante muito tempo mas acredito que as temps durante o uso do OC no DC aumentem por estar a usar valores de tensão mais elevados)

Vou tentar fazer o undervolt na BIOS para não andar sempre a "martelar" valores no Intel XTU (talvez num upgrade do software corrigam o bug) no meu antigo i7 4710HQ isto não acontecia, guardava o OC e o undervolt após restart...

Tu podes até colocar a 2000Mhz para cima desde que não mexas muito no oc da memoria na gráfica e aumentes o limite de voltagem, quanto as rams...por baixo da motherboard tens os slots 1 e 3, quanto a parte que tens acesso são as slots 2 e 4.

Channel 1 (DIMM1-DIMM3)
Channel 2 (DIMM2-DIMM4)


EDIT

Quando referes no Gt63 a "slot 3 na board", é neste contexto?

5v6c5d.png


No meu Gt75 também está mencionado da mesma forma, porém a designação correta foi a que demonstrei acima.

122ytmb.png
 
Última edição:
Isso mesmo @horus19 a que coloquei está no slot3 (o que fica por cima) conforme a foto que colocaste mas aparece #4 no cpu-z e #1 a que já lá estava mas pelos vistos dá Dual channel na mesma.

O que notei na GTX1080 usando a curva é que ele não passa dos 1898Mhz provavelmente porque tenho +200Mhz na memória no entanto no Dragon Center parece que ele aumenta tudo (abri o MSI afterburner e o tracejado aparece acima da curva que tinha definido).

Outra questão que tenho presente é se a RAM com OC necessita mesmo de 1.3V em vez dos 1.2V, as que tenho visto á venda a 3200Mhz correm a 1.2V. :D
 
Última edição:
Isso mesmo @horus19 a que coloquei está no slot3 (o que fica por cima) conforme a foto que colocaste mas aparece #4 no cpu-z e #1 a que já lá estava mas pelos vistos dá Dual channel na mesma.

O que notei na GTX1080 usando a curva é que ele não passa dos 1898Mhz provavelmente porque tenho +200Mhz na memória no entanto no Dragon Center parece que ele aumenta tudo (abri o MSI afterburner e o tracejado aparece acima da curva que tinha definido).

Outra questão que tenho presente é se a RAM com OC necessita mesmo de 1.3V em vez dos 1.2V, as que tenho visto á venda a 3200Mhz correm a 1.2V. :D

Depende das rams, essas rams a 3200Mhz da HyperX(Impact DDR4) ou as G.Skill(Ripjaws DDR4), já incluem perfis programados na própria memoria com a velocidade de clock, voltagem e latências e caso o hardware seja capaz de lidar com tais velocidades ela faz o "auto-overclocking"...ou seja, em vez de andares a mexer nas configurações na Bios essas Rams facilitam-te o trabalho.



Na tua GTX1080 senão estou em erro ela começa com 1911Mhz e depois desce para 1898Mhz porque ultrapassa os 65ºC, salvo erro as pascal descem 12Mhz de cada vez conforme a temperatura.
 
Última edição:
Para novos e actuais GT63 8RG owners...

Novos testes realizados -190mV estáveis em jogos e stress test com o intel XTU, atualmente já vou testar -200mV, quanto á ram tive de aumentar o tRFC para 550, com o tRFC a 524 pontualmente crashava, resolvi alterar para 550 (Hynix 2666Mhz@3200Mhz 1.3V)

Usando o dragoncenter +100/+200Mhz passo acima dos 1928Mhz mas ao fim de 15min de GTA V tenho freeze na imagem e o PC encrava, vou ter de baixar os clocks na GTX 1080 e explorar melhor este campeonato.

Queria saber se alguém conseguiu activar os gráficos integrados em vez da GTX 1080 para reduzir o consumo (quando for necessário usar bateria).
 
Para novos e actuais GT63 8RG owners...

Novos testes realizados -190mV estáveis em jogos e stress test com o intel XTU, atualmente já vou testar -200mV, quanto á ram tive de aumentar o tRFC para 550, com o tRFC a 524 pontualmente crashava, resolvi alterar para 550 (Hynix 2666Mhz@3200Mhz 1.3V)

Usando o dragoncenter +100/+200Mhz passo acima dos 1928Mhz mas ao fim de 15min de GTA V tenho freeze na imagem e o PC encrava, vou ter de baixar os clocks na GTX 1080 e explorar melhor este campeonato.

Queria saber se alguém conseguiu activar os gráficos integrados em vez da GTX 1080 para reduzir o consumo (quando for necessário usar bateria).

Na nova linha GT da msi, o igpu está desactivado por defeito e apesar de na Bios ter uma opção para alternar entre ipgu e dgpu, podes dar brick no portátil...penso que não tens hipótese de ativa-la mesmo.
 
524 fiz um stress test e deu-me blue screen as minhas são as hynix não são as Samsung mas os restantes valores deixei tudo e agora parece estar ok, optimizei já a curve no MSI afterburner tb ficou impec ja ando sempre nos 1948Mhz as vezes passa dos 2000Mhz. Temps CPU 70ºC em stress test com -190mV mas tenho sempre de baixar no intel XTU na bios fica só a -190mV a cache não altera os 2 ou seja poucas vezes passa do 1V. o GPU ando pelos 77ºC a jogar com +200Mhz mem e o tweak da curve do MSI. Testei -200mV mas muito pontualmente dá-lhe um solavanco, assim está estável e acho que já não vou mexer mais. As memórias realmente é o campeonato que menos confortável estou por isso alterei o tRFC o datasheet destas mems são muito mais elevados do que o que eu coloquei e me disseste. Mas está impec joguei a noite passada toda a noite GTA V e The secret world legends e 5*. (como diz o outro se não crashar não mexe mais).
 
Viva horus!

Long time no see!
GT63 Titan 8RG por aqui com a modded cover, 32gb de RAM, e uma série de mini heatsinks adicionados, mais ssd heatsink.

Impecável. Nada a dizer. Muito satisfeito.

Abraço.
 
tenho de trocar os discos ao meu. isso é o meu próximo passo. Ainda está com o SSD e o HDD de origem.
Entre o GT75 e o GT63, e comparando com o GT72VR, acho que fiz bem em ter aceite a troca de um de 17'' por um de 15''. Não fiquei a perder em termos de rendimento e expansibilidade, e ganhei na mobilidade.
Em termos de temperaturas, fiz respaste, e adicionei uns heatsinks como disse em cima, e as temperaturas estão na casa dos 80 em full load, o que é perfeitamente aceitável.

valeu bem a pena a troca :D

Abraço
 
Back
Topo