Mudança de Distro

S88

Power Member
Viva,
Tenho instalado Mandriva 2009 a primeira versão num computador de secretaria que ate agora tenho usado.
A distro esta bastante boa, no entanto tenho vindo a reparar que come muitos recursos do meu computador, a maquina em questão é um Pentium 4 3000mhz a 512RAM. Noto que muitas vezes a ventoinha dispara a alta velocidade, provavlemente porque nesse momento o computado resta a funcionar ao maximo, quando muitas vezes nem estou a realizar operçaões complicadas, muitas vezes a mexer em Amarok ou em outros programas mas nada de complexos....Gosto muito do ambiente grafico e a destro esta muito boa, entretanto exprimentei a nova versao Spring e nao gostei nada
Queria por uma destro mais levezinha, veio me a cabeça Linux Mint 7, parece me muito boa esta nova versão. Mas gostava que me indicassem uma que na vossa opiniao fosse leve mas ao mesmo tempo completa e simples de utilizar dada a preferencia a KDE....Sera possivel isso? Sei que KDE come mais recursos...Ja agora queria instalar mas nao queria perder os meus documentos e ficheiros, e possivel fazer isso?E que não tenho disco externo para colocar as coisas.....
Agradeço todas as opinioes são bem vindas
 
Última edição pelo moderador:
Boas,
Antes de mais Mint tem uma versão comunitária com KDE mas a principal é gnome, é a que uso e sempre estive habituado ao gnome pelo que me parece sempre muito bem.
Quanto a desempenho, tenho um P4 2.0 512 ram, grafica geforce mx440 64 MB pelo que é semelhante... também já brinquei com o mandriva e notei logo no livecd que é mais pesada eu com este pc corro sem problemas o sistema com o compiz e bastante fluido, sem compiz fica mais rápido ainda e não deixa de ser bonito... (digamos que decidi trocar o desempenho pelo compiz por um tempo).
Antes de mais o mint é uma boa distro mas é diferente de mandriva uma baseada em pacotes rpm e o mint em deb. do ubuntu o que é diferente do que estás habituado mas igualmente facil de mexer.
Experimenta a versão main pelo live cd a ver se gostas de gnome, se não vai para a kde mas ai tens de ir para mint 6.

Quanto a manter os documentos... a não ser que tenhas uma partição /home separada seria dificil, usa dvds ou cds... é sempre bom ter backups para o que possa acontecer ou ser preciso.
 
Ja tive contacto com Mint mas era a versao anterior, mas optei por mandriva porque o design e mto agradavel esticamente , mas desempenho puxa mto mesmo pelo pc...
Nao ha nenhuma maneira de instalar o livecd e manter a partiçao home ? A nova versao pareceu me excelente, alem disso traz aquela barra tarefas bem ao estilo mac gostei...Vou exprimentar , ja agora e mais leve que a que tenho certo?
 
A não ser que a tua /home seja uma partição independente do sistema, vai ao ar quando substituires o mandriva pelo mint ou outro qualquer. podes é usar o Gparted para criar uma partição separada e metas para lá os dados assim ficas com uma partição de backup que é o que tenho no portatil.
 
Tentei instalar o Gparted mas nao abre diz que precisa de previlegios admnistrador que por sinal sou eu.....
Vou ver se arranjo um disco externo mas é....
 
Tentei instalar o Gparted mas nao abre diz que precisa de previlegios admnistrador que por sinal sou eu.....
Vou ver se arranjo um disco externo mas é....

sudo gparted ...
o teu utilizador concerteza não tem previlegios de administrador,tens que usar o sudo para conseguir tal,ou entao o "su" para efeito semelhante
 
Acho que me vou mesmo aventurar em Mint de novo, Mandriva ta me a dar cabo da cabeça encrava me o pc vezes sem conta por tudo e por nada obrigado a reiniciar, dispara a ventoinha ao maximo n vezes enfim! Sinto que o PC esta a ser sufucado por esta distro preciso mesmo de alguma coisa mais levezinha....
 
Back
Topo