Mudança na referência às lojas e feedbacks

Status
Fechado a novas mensagens.
A segunda parte do post não faz sentido. Se quisermos implicar naturalmente que é fácil. Mas eu coloco-te a questão. Como é que resolves o problema. Penso que esse exercício é perfeito e podes efectivamente ajudar.

Não é uma questão de implicar, mas sim de ver até que ponto este critério faz sentido ou não, qual é a diferença entre os exemplos que dei e lojas/feedback das mesmas? Eu digo-te, só existe um que é o facto da Zwame necessitar dessas marcas para ter assunto para discutir, caso contrário não faria sentido sequer a existência do fórum, mas de resto os exemplos que dei lucram tanto ou mais do que lojas com a publicidade gratuita que é feita por aqui todos os dias, e links directos dos produtos das marcas podem-se colocar?

Quanto ao problema, sei que não é de fácil resolução, mas duvido que a solução apresentada seja melhor e passe a trazer muitos mais € por mês ao fórum, já no que toca a participação no mesmo e clicks de certeza que o fórum se irá ressentir com as restrições apresentadas.

Sobre lojas estrangeiras se quiseres podes ajudar a ZWAME já hoje. Se comprares na Amazon pedia-te que entres pelo banner da amazon que está na lateral do Portal. Para ti não tem qualquer diferença e para nós é uma ajuda. Uma das coisas que temos já hoje também é uma selecção de artigos da amazon feita com a ajuda de várias pessoas aqui do fórum: Amazon.co.uk. Sim tem um referal e é uma ajuda. Se puderem ajudem. Portanto não é verdade que não é possível nas lojas estrangeiras não termos ajuda.

Neste caso o tópico de feedback sobre a Amazon.co.uk já se pode manter e colocar links da mesma ? É que se for esse o caso, é exactamente com esse critério com que não concordo de que só porque "alguém paga" já se pode falar abertamente sobre a loja em questão, ou se fala sobre qualquer uma ou então sobre nenhuma.

E em relação aos exemplo que coloquei de tópicos de promoções de jogos em que se dá o link da loja online (normalmente do UK) ou o tópico sobre o Steam onde são colocadas as promoções que existem?


Como utilizador de foruns no exterior tenho visto por exemplo marcas censuradas. Na marca X se lá colocares a marca Y ficas com asteriscos.
Nos fóruns das lojas não tens lá links para outras lojas, mesmo que o preço seja menor na loja concorrente. O que aqui é pedido é muito simples e apela á vossa compreensão. Nós podiamos ter adoptado a atitude de colocar o nome da loja A, B ou C com asteríscos. Isso não foi feito. Por isso é que estamos aqui a conversar.

Pois, eu não utilizo nenhum fórum estrangeiro pelo que não tenho (nem quero ter diga-se que este já me consome mais tempo do que devia) uma base de comparação, agora o que sei é que qualquer uma dessas soluções (proibição ou asteriscos) vai retirar participações ao fórum, sendo a maioria delas mais positivas que negativas (ou falsificada), retirando interesse ao mesmo.

Calculo que seja frustrante não ir buscar mais receita por causa da publicidade gratuita (que como já referi até é muito grave noutros aspectos aqui do fórum), agora sinceramente, que aumento esperam ter com esta medida? É que se me disserem que resolvem todos os problemas financeiros até a aceito embora continue a não concordar com ela, agora sinceramente duvido que tenham assim um incremento tão relevante nas receitas de publicidade só porque se deixou de falar de lojas abertamente no fórum.

O que quer que avance, espero é que não venha com dois pesos e duas medidas (isso sim o pior que podia acontecer ao fórum na minha opinião), agora não se esqueçam é que não é só a loja que está a lucrar com a exposição gratuita, mais do que ela ganha o utilizador do fórum que pode comprar um produto poupando dezenas/centenas de € só porque teve acesso a um link num tópico ou evitar chatices com uma loja só porque alguém felizmente relatou uma má experiência, isto é uma mais valia para o fórum e para os seus utilizadores.
 
Realmente esta e uma situacao bastante complicada, e sinceramente so consigo ver os varios problemas, mas nao vejo uma solucao. Banir a discussao de lojas por ser publicidade, leva a que grande parte das discussoes neste forum devessem ser banidas, visto todas elas girarem a volta de publicidade gratuita: este ou aquele telemovel, este ou aquele jogo, este ou aquele software, e por ai adiante.
Por outro lado a zwame e grande, e obviamente ter um forum na web como servidores dedicados como julgo ser o caso nao e de borla e alguem tem que pagar as contas ao fim do mes.

Gostei da sugestao de um dos utilizadores de terem mais variedade de material da zwame. Nao me importava de ter uma pen (apesar de raramente usar), mas so por ser zwame ja valia a pena. Ou um chaveiro. Coisas pequenas, baratas, que podem parecer mariquices, mas que tendo adesao e vendendo em quantidade ate da lucro.

Enfim, boa sorte com a decisao, nao e uma facil.
 
Neste caso o tópico de feedback sobre a Amazon.co.uk já se pode manter e colocar links da mesma ? É que se for esse o caso, é exactamente com esse critério com que não concordo de que só porque "alguém paga" já se pode falar abertamente sobre a loja em questão, ou se fala sobre qualquer uma ou então sobre nenhuma.

E em relação aos exemplo que coloquei de tópicos de promoções de jogos em que se dá o link da loja online (normalmente do UK) ou o tópico sobre o Steam onde são colocadas as promoções que existem?

A Amazon pode ter um sub-forum para ela é simples. Assim como lojas interessadas.

Realmente esta e uma situacao bastante complicada, e sinceramente so consigo ver os varios problemas, mas nao vejo uma solucao. Banir a discussao de lojas por ser publicidade, leva a que grande parte das discussoes neste forum devessem ser banidas, visto todas elas girarem a volta de publicidade gratuita: este ou aquele telemovel, este ou aquele jogo, este ou aquele software, e por ai adiante.
Por outro lado a zwame e grande, e obviamente ter um forum na web como servidores dedicados como julgo ser o caso nao e de borla e alguem tem que pagar as contas ao fim do mes.

Gostei da sugestao de um dos utilizadores de terem mais variedade de material da zwame. Nao me importava de ter uma pen (apesar de raramente usar), mas so por ser zwame ja valia a pena. Ou um chaveiro. Coisas pequenas, baratas, que podem parecer mariquices, mas que tendo adesao e vendendo em quantidade ate da lucro.

Enfim, boa sorte com a decisao, nao e uma facil.

Esquece mais material da ZWAME. A iniciativa não teve grande sucesso. Pontualmente poderemos fazer algo mas como tempos que fazer em grande quantidade para o preço ser melhor.
 
A Amazon pode ter um sub-forum para ela é simples. Assim como lojas interessadas.

Então confirma-se de que a ideia é que as que paguem publicidade será permitido falar delas sem problemas? Como já disse anteriormente não concordo assim como acho um exagerado a criação de um sub-fórum para uma loja, sinceramente não tenho ideias como alternativa ao que propõem, mas espero que alguém tenha porque este rumo até pode trazer alguns € a mais ao fórum mas está longe de ser positivo para o mesmo.

Quando ao assunto do tópicos de promoções (jogos/steam) que referi antes, quando tiverem uma opinião formada sobre os mesmo em relação a este assunto, gostava que a partilhassem com os restantes.

Cumprimentos.
 
Então confirma-se de que a ideia é que as que paguem publicidade será permitido falar delas sem problemas? Como já disse anteriormente não concordo assim como acho um exagerado a criação de um sub-fórum para uma loja, sinceramente não tenho ideias como alternativa ao que propõem, mas espero que alguém tenha porque este rumo até pode trazer alguns € a mais ao fórum mas está longe de ser positivo para o mesmo.

Quando ao assunto do tópicos de promoções (jogos/steam) que referi antes, quando tiverem uma opinião formada sobre os mesmo em relação a este assunto, gostava que a partilhassem com os restantes.

Cumprimentos.

Falar no sub-forum não em todo o lado.

Quem usa o Fórum apenas para links de lojas e afins não vai provavelmente gostar das alterações. Mas como tentei explicar não é possível ter links em todo o lado.
Alem disso o fórum é muito mais do que lojas. Há muito mais para além disso. Isto não é o centro do fórum.

Como bem dizes as alternativas não são fáceis. Além desta discussão temos outra a decorrer internamente já à algum tempo. Não são decisões tomadas de ânimo leve.

Agora, tomaremos as decisões necessárias para que o fórum sobreviva durante muitos anos. Tão simples quanto isso.
 
Quem usa o Fórum apenas para links de lojas e afins não vai provavelmente gostar das alterações.

Felizmente não é o meu caso, mas duvido que sejam só esses a não gostar das alterações pela ideia por alto que passaste.

Alem disso o fórum é muito mais do que lojas. Há muito mais para além disso. Isto não é o centro do fórum.

É verdade, mas como se vê já é um aspecto considerável do mesmo, caso contrário este tópico nem existia.


Aconselho é que dêem mais visibilidade ao mesmo (esta não é propriamente a área do fórum mais frequentada), já que é um assunto que merece ser discutido e pode ser que alguém surja com uma ideia melhor. ;)
 
Uma das soluções pode passar por haver um sub-forum da loja A, B ou C onde pode colocar os seus produtos e dar suporte aos utilizadores. Mas isso será um local específico do fórum e não links em todos os fóruns que temos.

Mas isso não responde à minha questão e sugestão.

Existem, por exemplo, muitos casos de novidades de hardware que ainda não foram anunciados, em que um loja, por engano ou não, coloca o produto à venda e é assim que se descobrem muitos produtos não anunciados.
No Japão é comum isso acontecer e eu não hesitaria em colocar na secção de "Hardware Novidades".

Se um produto só costuma existir nos Estados Unidos, mas há um local da Europa que também vende e até tenho uma boa experiência com a loja, não hesitaria em recomendar a loja no forum numa zona publica, mesmo que isso vá contra as regras.
Se for possível evitar os portes e alfandegas, só estou a fazer algo positivo e se receber uma infracção, não me importo de assumir a responsabilidade.

A única coisa que peço é que não fechem o assunto, da forma como está e aceitem sugestões dos utilizadores.
 
bom já deu para ver pelos últimos comentários que esta medida vai avançar aconteça o que acontecer, por isso desejo-vos boa sorte a partir daí...isto é impensável!
qualquer dia este fórum (e desculpem que vos diga isto) parece uma anarquia...este fórum é criticado noutros sitios por vários aspectos, e eu sempre vos defendi, mas isto ultrapassa largamente os limites...é que não faz sentido nenhum...não podermos falar á vontade da loja X só porque a loja não pagou?? Isto é alguma comunidade? Isto de comunidade não tem nada, desculpem lá que vos diga.
Mas pronto... vocês é mandam!
 
O problema passa a meu ver, nao só pela questão da publicidade gratuita que passa ás lojas pelas recomendacoes de productos e onde é mais barato
assim como o feedback de lojas e que a zwame nao recebe pelos banner mas tambem passa pela questão que o Metro lançou de falsos feedbacks de lojas
para novamente elevar lojas que nao pagam publicidade.

Já aconteceu aqui na zwame haver "bidons" de gasolina inflamaveis que tal deixou de haver.
mas se havia bidons, agora parece haver pequenas latas amontoadas e volta-se a ter o mesmo problema, dissimulado mas continua a haver.

A meu ver e dado que a zwame é grande ( tamanha e estatura ), é a secção dos feedbacks ser totalmente remodelada para evitar abusos, publicidade,
falsos testemunhos ( porque basta escrever atrás de um monitor e isso é muito facil ) . É chato mas tem de se ( a meu ver ) cortar o mal pela raiz e de
preferencia na base.

A zwame/unreal no inicio nao tinha coisas como o geral, como fotografica, mas era um forum de informática de capacidade tecnica. E isso de certa forma perdeu-se
mas ganhou-se em outras coisas.
Ganhou em ser um forum mais generalista , em ajudar as pessoas , os hobbies por exemplo ( caso da fotografica, termos tecnicos de lentes, como comprar coisas que
nao informática ) e que em geral é a meu ver o que faz um forum. Ajudar a sociedade.

Mas como tudo que cresce, ha coisas que crescem mal.
Mal informação, casos de azia mal resolvidos, pessoas que olham para o humbigo apenas e os casos do primeiro paragrafo.
E é isto que tem de ser resolvido pouco a pouco tb , nao só a publicidade mas sim principalmente pois é o motor do forum.

o facto dos sub-foruns das lojas, cabe a cada uma embora muitas lojas já tenham um forum, se nao for bem controlada a
ideia pode levar mais fogos.


@ Nemesis11
Penso que uma coisa é haver um producto na alemanha e tu dizeres que já ha na alemanha ou dizeres que ha em frança, holanda
etc . Outra coisa é teres lojas em portugal que beneficiam directamente com a publicidade e penso que isso acontece muito com informática.
Embora compreenda o teu ponto de vista pois sem isso nao conhecida mais uma loja para comprar onde comprei a TV ou a de electrodomesticos
na zona da encarnação. Se calhar como primeiro passo, talvez implementar a restricao a nome de lojas e feedbacks apenas a lojas que vendam informatica
 
jfbbms, compreendo o facto de fazeres aí certas afirmações, pois já houve bastante feedback negativo na empresa em que tu trabalhas (para não citar nomes), mas uma coisa é haver feedback negativo falso só para falarem mal da loja em questão, e outra são aquelas que honestamente dão esse feedback negativo...tu, eu e muitos sabem/sabemos que a empresa onde tu trabalhas já agiu muito mal com os membros do vosso fórum, apagando os comentários quando alguem fazia comentários menos bons relativamente a algo que vocês estivessem a vender, só para potenciar as vendas...tu sabes que isso é verdade, eu sei que isso é verdade, e muitos também o sabem, não há que o negar!
se há falsos feedback's só tem de se investigar a situação junto desses membros, e aplicar as medidas correctas...agora cortar essa liberdade de discussão??? Eu sinceramente já não percebo isto...falam dos feedback's falsos, mas e depois se alguma loja pagar para ter um sub forum, como vai ser? garantem que já não vai haver falsos feedbacks, ou apagam os comentários sempre que haja algum? Já não percebo nada.
 
jfbbms, compreendo o facto de fazeres aí certas afirmações, pois já houve bastante feedback negativo na empresa em que tu trabalhas (para não citar nomes), mas uma coisa é haver feedback negativo falso só para falarem mal da loja em questão, e outra são aquelas que honestamente dão esse feedback negativo...tu, eu e muitos sabem/sabemos que a empresa onde tu trabalhas já agiu muito mal com os membros do vosso fórum, apagando os comentários quando alguem fazia comentários menos bons relativamente a algo que vocês estivessem a vender, só para potenciar as vendas...tu sabes que isso é verdade, eu sei que isso é verdade, e muitos também o sabem, não há que o negar!
se há falsos feedback's só tem de se investigar a situação junto desses membros, e aplicar as medidas correctas...agora cortar essa liberdade de discussão??? Eu sinceramente já não percebo isto...falam dos feedback's falsos, mas e depois se alguma loja pagar para ter um sub forum, como vai ser? garantem que já não vai haver falsos feedbacks, ou apagam os comentários sempre que haja algum? Já não percebo nada.

o facto de de trabalhar no sitio onde trabalho nao tem nada a haver.
se ha posts a serem removidos é dentro da regras do forum e este topico é sob a zwame.
o problema é que a meu ver, é um bolo grande todo ligado por dentro... e para tocares numa parte tens de mexer na outra inevitavelmente
 
Eu acho que aqui há um problema que as pessoas não se estão a aperceber.
O que me parece é que gerir estas situações se tornou insustentável, porque chega a ter consequências pessoais.

Recebi à pouco uma PM de uma pessoa do staff a contar uma situação. Devido a ter-me pedido, não vou referir o nick da pessoa nem a loja.

O que me foi descrito foi algo impensável. Por um feedback na zwame de um utilizador normal a uma loja, foi ameaçado de forma pessoal. Ora isto não pode acontecer.
Se vos acontece-se a vocês, gostariam? Eu não gostaria.

Mas como tudo que cresce, ha coisas que crescem mal.
Mal informação, casos de azia mal resolvidos, pessoas que olham para o humbigo apenas e os casos do primeiro paragrafo.
E é isto que tem de ser resolvido pouco a pouco tb , nao só a publicidade mas sim principalmente pois é o motor do forum.

Esse tipo de thread pode gerar muita confusão e animosidade, mas se não tiver consequências pessoais, até revela mais do que apagando a thread.
Normalmente quem está errado, exagera/distorce nos seus argumentos e qualquer pessoa com o mínimo de cabeça percebe.

Eu já aqui vi feedbacks positivos a lojas (que muitas vezes nem isso são) que me fizeram rir e até acho que se deixe visível, pois é um sitio onde nunca irei comprar.
Já vi feedbacks negativos em que os argumentos são tão disparatados, que ignoro.

Eu não compro muito online, mas há uma loja que já paguei sem o produto estar em stock. Sei perfeitamente que não vou ter problemas. Só conheci a loja pelo feedback de outros.
 
Não concordo muito com estas medidas, mas parece que a vossa decisão é esta mesmo.

A Zwame já tem regras muito restritas e basta meter o pé na argola e o pessoal é suspenso, ou recebe avisos, ou fica logo com posts apagados. Em certas situações, acho ridículas as medidas tomadas, mas vocês hão-de ter as vossas razões e sabem, de certeza, melhor do que eu, o que é necessário para manter um fórum de pé durante muito tempo e com a qualidade que a Zwame tem.

Sobre esta questão, estou contra. Não acho que o ganho da Zwame (em termos monetários) seja assim tão grande para que se devesse implementar esta medida. Ao fazerem isso, vão desviar muitas atenções para outros fóruns. É que não é muito difícil, alguém começar a visitar um fórum para ver serem debatidas questões que aqui não se podem debater, e que ao longo do tempo se comece a habituar a esse novo fórum e a deixar de usar a Zwame.

Se outros fóruns começarem a crescer, pelo motivo que enunciei e levar à diminuição de users na Zwame, não creio que isso seja uma grande vantagem para vocês a nível monetário. Actualmente ganham dinheiro com a publicidade.. Ora, se as pessoas se desinteressam na Zwame, depois ficam menos pessoas para carregarem nos links de publicidade e aí vocês "perdem" dinheiro com isso.

Resumindo, se vocês acham que podem ganhar dinheiro com a medida, eu também acho que podem perder. Logo, fará com que as contas se equilibrem, mas o balanço (a meu ver) será negativo, pois as receitas são praticamente as mesmas, mas os users no fórum são menos. E não é por serem menos que a qualidade aumenta. Este é um dos pontos que também me preocupa. Acho mal, a pouca importância que o Metro dá à possível perda de membros na Zwame. Sei que são muitos os membros, mas acho que não deverá nunca haver desinteresse de qualquer moderador do fórum para com os utilizadores do mesmo.
 
Compreendo perfeitamente os motivos por trás destas novas medidas e por isso sou em parte a favor delas.

Mais concretamente, acho que na secção "Guias de Compras: Lojas, preços e marcas" deveria continuar a existir um tópico de lojas nacionais onde estivessem todas listadas e com o respectivo link para as mesmas. Este seria o único espaço do forum que os users teriam para terem conhecimento das lojas existentes, e o link respectivo para terem acesso à pagina web das mesmas.

Fora este tópico, sou a favor que não seja permitida qualquer indicação ou link para qualquer loja nacional. Falo mais especificamente na secção de configurações que é onde se constata maior "abuso", mas sou a favor que não seja permitido noutros sub-fóruns.
O forum quer-se imparcial, como foi dito quer-se que seja um forum de "todas as lojas" e não só da loja A,B,C e D.

E se os users não souberem onde comprar o material indicado, vão ao tal tópico das lojas e que pesquisem e comparem material e preços por si... se vão ter mais trabalho ao fazê-lo é para seu próprio beneficio...
Assim os users não deixam de ter acesso à informação, mas têm-na de uma forma mais limitada, e sem links espalhados por tudo o quanto é tópico a fazer publicidade, que acredito, muitas vezes ser involuntária.

Em relação ao feedback das lojas... acho má politica deixar de existir.
No entanto, e mais uma vez, aceito os argumentos que utilizaram, e deixo uma ideia:
Porque não fazer uma espécie de questionário padrão do género:

Nome Loja: X / Atendimento: X / Preços: X / Politica RMAs: X / etc... Média: X
Em que o X fosse substituído por uma pontuação de 0 a 5.
Cada utilizador daria a sua pontuação no tal sub-tópico da loja a ser criado, e evitar-se-iam os tais feedbacks alucinantes ou degradantes.
Cada user poderia fazer apenas um feedback por loja, sendo que se muda-se de opinião apenas teria que editar o post já efectuado.

De qualquer modo, e mais uma vez, os users só teriam acesso a estes feedbacks nos tais sub-tópicos das lojas, dentro do sub-fórum "Guias de Compras: Lojas, preços e marcas"
Obviamente que as opiniões dadas por mim referem-se apenas a lojas e não a marcas! não confundam as duas coisas que são bem diferentes.
 
Última edição:
Não concordo muito com estas medidas, mas parece que a vossa decisão é esta mesmo.

A Zwame já tem regras muito restritas e basta meter o pé na argola e o pessoal é suspenso, ou recebe avisos, ou fica logo com posts apagados. Em certas situações, acho ridículas as medidas tomadas, mas vocês hão-de ter as vossas razões e sabem, de certeza, melhor do que eu, o que é necessário para manter um fórum de pé durante muito tempo e com a qualidade que a Zwame tem.

Sobre esta questão, estou contra. Não acho que o ganho da Zwame (em termos monetários) seja assim tão grande para que se devesse implementar esta medida. Ao fazerem isso, vão desviar muitas atenções para outros fóruns. É que não é muito difícil, alguém começar a visitar um fórum para ver serem debatidas questões que aqui não se podem debater, e que ao longo do tempo se comece a habituar a esse novo fórum e a deixar de usar a Zwame.

Se outros fóruns começarem a crescer, pelo motivo que enunciei e levar à diminuição de users na Zwame, não creio que isso seja uma grande vantagem para vocês a nível monetário. Actualmente ganham dinheiro com a publicidade.. Ora, se as pessoas se desinteressam na Zwame, depois ficam menos pessoas para carregarem nos links de publicidade e aí vocês "perdem" dinheiro com isso.

Resumindo, se vocês acham que podem ganhar dinheiro com a medida, eu também acho que podem perder. Logo, fará com que as contas se equilibrem, mas o balanço (a meu ver) será negativo, pois as receitas são praticamente as mesmas, mas os users no fórum são menos. E não é por serem menos que a qualidade aumenta. Este é um dos pontos que também me preocupa. Acho mal, a pouca importância que o Metro dá à possível perda de membros na Zwame. Sei que são muitos os membros, mas acho que não deverá nunca haver desinteresse de qualquer moderador do fórum para com os utilizadores do mesmo.


Penso que o que o master diz na primeira frase do seu post resume tudo...
Ao que parece a decisão está tomada, é inevitável e irrevogável (ao que parece), portanto de que serve este "Brainstorming"?! De nada serve senão dar a sensação aos users que afinal até tem algum voto na matéria...
Não censuro a Zwame a tomar este tipo de decisões, afinal de contas são uma empresa e uma empresa tem de dar lucros! Sejam para superar as despesas inerentes ou para efeitos capitalistas! Portanto é mais do que lógico "censurar" certas coisas de forma a que daí advenha mais benefícios! No entanto como já foi referido, isso é um pau de dois bicos! Resta saber se a médio prazo essa decisão foi a mais acertiva!
 
Se os subforuns forem para comparar material, mais vale ir a um site de comparacao que daria menos trabalho e seria mais rapido.
Tambem ficar de animo leve quando a perca de utilizadores nao e la muito boa ideia. Nao se esquecam que a zwame sao os utilizadores e nao o forum em si.
 
boas

pelo que vi, voces so falam de lojas de material informatico, mas como o jfbbms mencionou, existem mais subforuns como o de fotografia por expl-
o que acontece nestes ? tambem existem referencias a lojas que vendem este tipo de material-
e as lojas q vendem jogos ? tambem ja foi perguntado e ainda nao foi respondido.
o que pretendem é a total eliminaçao de referencia a lojas, sejam de que ramo de actividade forem ?
 
Consigo claramente sentir o vosso problema! Ainda sou do tempo em que via-mos assinaturas com "props to nome_da_loja". Felizmente isso acabou.

Há aqui duas questões:

A primeira, e mais importante, é como rentabilizar o projecto! Essa acaba por ser a questão fulcral. E, sinceramente, já pensaram em colocar a questão a um consultor web? Conheço vários que são users activos do forum... e tenho a certeza que haverão muitos webmasters por aqui! Assim de repente, alguma vez colocaram banners (bem visíveis e chamativos) para o material de merchandising? Nas reviews, artigos, ou mesmo posts acerca de produto X, colocarem banners directos para a compra do mesmo, com links com referral? Vender publicidade ao mês e não por view?

A segunda, e eu já a adiantei, é as medidas para tal. Sinceramente, e apesar de compreender o problema, a solução que se está a falar vai completamente contra o que a Zwame é. Metro, quando dizes "Nós não queremos aumentar os espaços de publicidade e também não queremos passar a ser o forum da marca A ou B.", é isto que sempre te ouvi referir como o caminho, e é esta identidade com que sempre me identifiquei. Mas ao implementarem o que falam, é isso exactamente que acontece. Ok... não foram comprados por marca X ou Y, é certo... mas só quem pagou é que é referido. Qual a diferença para nós comunidade/utilizadores?

Em grande parte, esta medida inviabiliza muita da entre-ajuda que se procura num forum de informática e tecnologia. Eu quando procuro informação sobre um determinado produto, não quero só saber as características. Interessa-me também saber onde comprar, seja ao melhor preço ou melhor qualidade. Interessa-me estar a par das promoções. Interessa-me saber bundles, etc etc etc. Nada disso é possível no regime referido! Por outro lado, já pensaram bem no exercício mental que o utilizador tem de fazer num caso desses (pensar que loja pode referir ou não), ou no trabalho de moderação extra que vai gerar? E, já agora, havendo uma empresa que paga e que pode ser referenciada ou ter uma área para ela, que acontece se depois deixarem de pagar? Remove-se os posts que tinham referência a elas? Mesmo que com informação extra relevante/importante?

Eu consigo perceber o que o bseixas quer dizer... no fundo o forum precisa de marcas para ter tema de conversa. O problema é que eu acho mesmo que não precisa só das marcas globais. As mais pequenas acabam por ser essenciais também a tudo o que se discute.

No fundo, ao não falarmos de lojas, porque podemos falar de marcas de fabricantes (já que são eles quem mais ganham com a visibilidade aqui)? Porque se pode referir o nome "Intel" e não "Worten"? E pode-se falar em Apple mas não no iTunes? Epá, eu posso estar a parecer chato, mas sinceramente vejo uma ENORMEEE área cinzenta se este for o caminho a seguir, que trará muito mais custos que benefícios.

Respeitarei como sempre fiz a decisão, e até a comunidade ser algo que tem o meu interesse participarei dentro das regras. No entanto, não deixo de me preocupar pelo caminho que esta toma, e fica portanto a minha opinião.

E já agora, contem comigo se quiserem realmente promover o brainstorming sobre "como rentabilizar a Zwame"... :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo