Mudança pra linux!!

Oceanus

Power Member
e como diz o titulo.... porque ñ!? eu sou um windowsmaniako... trabalho com este OS desde o velhinho windows 3.1 e nunca mas nunka vi/mexi com o OS linux... agora como estamos de fim-de-semana estou disposto a arriscar.... lol!

tive a pesquisar aki no forum e achei este link ---> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=73652&highlight=linux <----

Tenho um amd64 3400 e estou a sacar logo o primeiro uma x que é pra o meu processador ( penso eu de k).... mas será a melhor opção!? volto a lembrar que não pesco nada de linux... a instalação será fácil?!?

Ou devia de instalar outra versão do linux!??!

se alguem me aconselhar outra versão do linux, agradecia que me dessem o link pra sacar em nacional!

e mais... lol! se eu ñ gostar disto, a unistall é fácil??

edit: só mais um coisa: uma x que eu tenho 2 discos 1 com 2 repartiçoes e o outro com 3 repartiçoes, isto ñ se vai perder nada, correcto?? tx
 
Última edição:
epa.. cuidado com as partiçoes. se n fizeres nd indevido, n apagas. tens e k saber o k tas a fazer.
kt ao teu processador, penso k tem sido mais complicado usar versoes do linux para amd64 do k para 32 bits. podes instalar ***** uma delas. kt a distro, cm es iniciante, recomendo ubuntu.

www.ubuntulinux.org

tem uma boa wiki, com bons how-to's.

lembra t k tens k ter uma partiçao para swap e outra para root.
e pronto.. depois de começares a usar linux... meu caro, n vais kerer mais nd.

cumps.
 
kt ao uninstall, basta formatares as partiçoes linux e fazeres merge (junta las as k ja tens).
para restaurar a mbr, usas o cd do windows, com o utilitario fixmbr salvo erro.
cumps.
 
no caso das repartições, já sei o k vou fazer. vou desligar um disco, e vou ficar apenas com o disco que tem 2 repartiçoes, no caso de perder algo.... num se perde nada de jeito!

o k é o "swap" e o "root"??

algum site em portugues com um tutorial sobre linux!?
 
Última edição:
pessoal, acabei de configurar o linux, mas quando vou a entrar no sistema (penso eu, uma x que foi logo após a instalação) o ecrã fica todo marado.... lol! fica cheio de barras e cores.... uma x isto aconteceu-me no xp, e foi as memorias da placa que tinham morrido... esta placa está boa, está a trabalhar em perfeitas condiçoes no xp.... alguem sabe o k pderá estár a acontecer??

a gráfica é uma XFX 6600GT
 
Eldor disse:
pessoal, acabei de configurar o linux, mas quando vou a entrar no sistema (penso eu, uma x que foi logo após a instalação) o ecrã fica todo marado.... lol! fica cheio de barras e cores.... uma x isto aconteceu-me no xp, e foi as memorias da placa que tinham morrido... esta placa está boa, está a trabalhar em perfeitas condiçoes no xp.... alguem sabe o k pderá estár a acontecer??

a gráfica é uma XFX 6600GT

Provavelmente tens de configurar os drivers da gráfica (saca do site da nvídia) ou então reconfigura o X e na configuração selecciona uns drivers genéricos.
 
?!? Mas isto acontece antes de entrar no linux... "econfigura o X e na configuração selecciona uns drivers genéricos." onde posso fazer isto!??' durante a instalação??
 
Eldor disse:
?!? Mas isto acontece antes de entrar no linux... "econfigura o X e na configuração selecciona uns drivers genéricos." onde posso fazer isto!??' durante a instalação??

Espera lá. Isso acontece-te antes de entrares no linux, como assim?
Antes de arrancares o servidor gráfico (X)?
Acontece-te mesmo na consola?
Ou é mesmo quando ele está a fazer loading das cenas (mal seleccionas linux no grub/lilo)??
 
epá eu fiz as repartiçoes do disco e etc....
começou a copiar os files, de poix o pc reiniciou e ele começou a configuração. quando está terminou.... o ecrã ficou preto e a imagem ficou assim. ã ideia k me deixa, é k isto acontece quando ele vai a entrar pra o linux.
 
eu ao fazer ctrl-alt-backspace a imagem ficou boa e apareceu-me uma imagem pra eu fazer o login.

Onde pedia o login eu meti o meu, e depoix pedia-me a password..... mas dizia-me que a pass estava errada.... eu vou voltar a apagar a repartição e voltar a instalar tudo do prencipio.... posso ter feito algo mal... lol! o k seria normal! mas eu já volto pra chatear.... ou pra agradecer!!
 
Eldor disse:
okis, eu desisto...... vou continuar WINDOWSMANIAKO!!!!! (forçadamente)

Tás a brincar né??
Vais desistir mal encontras um problemazito???
O prob mantém-se (da imagem marada) ou é a cena da password?

Cumps
 
lols! desistir... eu!! népias! lol

Epá a cena é a mesma. o linux acaba de fazer o boot ao sistema, aparece a barra a carregar os files e quando essa barra acaba..... o linux morre! eu ñ encontro nenhuma explicação lógica para isso.... poderá ser esta versão do unbutu que está marada!??

já fiz o k o "madril" dix "sudo apt-get install nvidia-kernel nvidia-glx nvidia-settings" e aparece-me uma msg a dizer que esse pacote ñ existe .
 
Podes experimentar instalar os ultimos drivers da Nvidia.
Sacas os drivers aqui (IA32 se tiveres a usar Ubuntu 32bit ou AMD64/EMT64T se tiveres a usar de 64).
Depois tentas iniciar o Linux, quando o ecrã fica preto fazes ctrl-alt-backspace para matar o servidor X e voltar a consola.
Fazes login, e dps fazes cd até a pasta onde tens os drivers (por exemplo "cd /home/utilizador/Desktop" e dps carregas no enter), se escreveres duas ou 3 letras duma pasta podes carregar no tab que ele autocompleta (estilo "cd /h TAB u TAB De TAB"). Se n conseguires adivinhar +- onde deixaste os drivers escreves "ls" que é o equivalente do "dir" do ms-dos e ficas a ver a lista das pastas.
Dps escreves "sudo sh nomedodriver.run" (estilo "sudo sh NVIDIA-Linux-x86_64-1.0-7667-pkg2.run") e a instalação começa.
Se ficar bem instalado e se o problema for dos drivers, em principio ao reiniciares já funciona bem.
Se n quiseres reiniciar podes tentar dps da instalação, qd voltas à consola, escrever "sudo /etc/init.d/gdm start"

Já agora se tiveres a experimentar a versão 64bit, tenta mudar pra 32bit que dá menos bronca.
 
Eldor disse:
lols! desistir... eu!! népias! lol

Epá a cena é a mesma. o linux acaba de fazer o boot ao sistema, aparece a barra a carregar os files e quando essa barra acaba..... o linux morre! eu ñ encontro nenhuma explicação lógica para isso.... poderá ser esta versão do unbutu que está marada!??

já fiz o k o "madril" dix "sudo apt-get install nvidia-kernel nvidia-glx nvidia-settings" e aparece-me uma msg a dizer que esse pacote ñ existe .

O ecrã fica preto porque porque o X não consegue arrancar.
Faz o que o Dragoneye disse. Ctrl + Alt + Dell killa o X. Depois mudas para uma consola virtual (ctrl + alt + f1/f2/f3.../f6) e instalas os drivers à pata como ele disse.

Tenta isso ;)
 
Eldor disse:
okis, eu desisto...... vou continuar WINDOWSMANIAKO!!!!! (forçadamente)

n desistes nd.. o k dá pica no linux sao os problemas.

smp instalaste ubuntu certo?

se instalaste tens k fazer apt-get como foi dito acima, se n diz k distribuiçao instalaste. esses PEKENOS problemas de placas graficas tao smp a acontecer e n devem ser razao pra desistencias!!

cumprimentos

n tenho a certeza se os pacotes com o apt se chamam nvidia-kernel, etc. no gentoo sei k sao, agr no ubuntu n sei.
vou investigar e digo ja ***** coisa
 
Última edição:
Back
Topo