Mudar de vida? Em busca de opiniões.

Tiago86

Membro
Boas, sempre gostei de desenho e artes mas por sugestões familiares acabei por enveredar por uma licenciatura de informática. Estou já no ultimo ano mas não o vou acabar este ano de certeza.

Na verdade estou farto e não gosto de programação, não é isto que quero fazer na minha vida, sim é verdade, apercebi-me disso tarde, mas mais vale tarde do que nunca certo?

Não posso candidatar-me a qualquer curso em qualquer universidade neste momento pois não? Teria que fazer exames de admissão.
Estou a pensar enveredar pela licenciatura de design gráfico no mesmo instituto politécnico onde estudo.

As disciplinas são as seguintes:

Desenho I
Metodologia de Trabalho do Designer I
Geometria e Projecção I
Estética e Teoria do Design I
Fotografia
Desenho II
Metodologia de Trabalho do Designer II
Geometria e Projecção II
Estética e Teoria do Design II
Vídeo
Desenho III
Projecto I
Ergonomia e cor
Desenho computacional I
Design editorial
Desenho IV
Projecto II
Sociologia da Comunicação
Desenho computacional II
Tipografia
Projecto III
Produção gráfica
Desenho computacional III
Semiótica
Multimédia
Ante Projecto
Multimédia II
Marketing
Produção Áudio Visual
Gestão da Imagem


Que me dizem as perguntas anteriores? Acham um bom curso? Que tipo de empregos e vida me esperam?

Antes demorar mais 3 anos e fazer algo que goste a vida toda do que acabar o curso e trabalhar em algo mal e contrariado.
Comentem
 
Última edição:
Antes demorar mais 3 anos e fazer algo que goste a vida toda do que acabar o curso e trabalhar em algo mal e contrariado.
Comentem
tens toda a razão... ainda que hoje em dia os planos de carreira sejam muito menos definidos. não te sei ajudar no resto, mas em relação à decisão, fazes bem.

no entanto, se te falta apenas um ano, podias tentar acabar porque não vais começar nenhum curso a meio, isto é, se for possível...
 
tens toda a razão... ainda que hoje em dia os planos de carreira sejam muito menos definidos. não te sei ajudar no resto, mas em relação à decisão, fazes bem.

no entanto, se te falta apenas um ano, podias tentar acabar porque não vais começar nenhum curso a meio, isto é, se for possível...

Não vou começar nenhum curso a meio, vou começar do 1º ano. Quanto ao curso onde estou, vou informar-me se posso fazer as 2 ou 3 disciplinas que vão sobrar como extracurriculares quando já estiver no novo curso.
 
Não vou começar nenhum curso a meio, vou começar do 1º ano. Quanto ao curso onde estou, vou informar-me se posso fazer as 2 ou 3 disciplinas que vão sobrar como extracurriculares quando já estiver no novo curso.

Porque e que nao acabas o curso e tiras o mestrado em Coimbra de Design e multimedia?
 
Mesma Situação

Ola amigo... Há muito que acompanho o forum mas só me registei agora para puder responder-te. Não sei de onde és, talvez tenha essa infromação no perfil mas não importa... Só queria dizer que estou na mesma situação que tu. Falta-me dois anos para terminar o curso onde estou mas quero mudar porque não quero passar a vida á frente de um monitor a programar mas sim a produzir grandes imagens, videos, som, por ai... Há muito que trabalho com programas do género. Programação só mesmo quando os profs querem...

Concorri para Design Multimédia em Coimbra... mas infelizmente encheu á primeira fase... levava média de 15.6 para a segunda... mas não entrei... Fui parar a Computação Gráfica e Multimédia... Pensava que era tudo dentro do que queria... mas infelizmente é tudo ao contrário... é só C, C++. C#, por ai... só no terceiro ano é que as coisas valem a pena.. um pouco de 3D, Video... mas pouco... não é pouco que quero.. é muito....

Estudo em Viana do Castelo, e está prestes a aparecer um curso novinho em folha... Design da Comunicação Visual e Multimédia. É esse o nome...que ate gosto bastante do nome.. =) O unico senão é que ainda não foi aprovado pelo ministério.. Está em processo de aprovação... Estou mortinho que ele abra...Julgo que deverá abrir para 2009/2010. Já estou a preparar para estudar para os exames... Mesmo sendo tudo uma incognita, vou faze-los para puder candidatar-me caso o curso abra... Se abrir, vai ser uma alegria... Mas para isso é preciso que abra, e que eu possa entrar... dai fazer os exames de novo.. porque os antigos já não servem...

Tenho andado a tentar saber novidades deste curso... mas minha prof, que é designer, diz que tem um programa excelente... Só não me diz ao pormenor... Mas pronto... vou tentando aos poucos saber informação...


Por agora fico por aqui...

Vamos falando..

Abraço

Boa Sorte
 
Ola amigo... Há muito que acompanho o forum mas só me registei agora para puder responder-te. Não sei de onde és, talvez tenha essa infromação no perfil mas não importa... Só queria dizer que estou na mesma situação que tu. Falta-me dois anos para terminar o curso onde estou mas quero mudar porque não quero passar a vida á frente de um monitor a programar mas sim a produzir grandes imagens, videos, som, por ai... Há muito que trabalho com programas do género. Programação só mesmo quando os profs querem...

Concorri para Design Multimédia em Coimbra... mas infelizmente encheu á primeira fase... levava média de 15.6 para a segunda... mas não entrei... Fui parar a Computação Gráfica e Multimédia... Pensava que era tudo dentro do que queria... mas infelizmente é tudo ao contrário... é só C, C++. C#, por ai... só no terceiro ano é que as coisas valem a pena.. um pouco de 3D, Video... mas pouco... não é pouco que quero.. é muito....

Estudo em Viana do Castelo, e está prestes a aparecer um curso novinho em folha... Design da Comunicação Visual e Multimédia. É esse o nome...que ate gosto bastante do nome.. =) O unico senão é que ainda não foi aprovado pelo ministério.. Está em processo de aprovação... Estou mortinho que ele abra...Julgo que deverá abrir para 2009/2010. Já estou a preparar para estudar para os exames... Mesmo sendo tudo uma incognita, vou faze-los para puder candidatar-me caso o curso abra... Se abrir, vai ser uma alegria... Mas para isso é preciso que abra, e que eu possa entrar... dai fazer os exames de novo.. porque os antigos já não servem...

Tenho andado a tentar saber novidades deste curso... mas minha prof, que é designer, diz que tem um programa excelente... Só não me diz ao pormenor... Mas pronto... vou tentando aos poucos saber informação...


Por agora fico por aqui...

Vamos falando..

Abraço

Boa Sorte

Boas, o curso em questão é no instituto politécnico de barcelos. Tambem gostava que alguem analisasse as cadeiras e me dissesse de sua justiçao que acha do curso e as saidas profissionais.
 
Um curso é essencialmente uma licença para continuar a aprender. Vocês não têm de ter um curso na área para trabalhar na área propriamente dita...ou seja, podem muito bem acabar os cursos onde estão e ir entrando lentamente na área de que gostam. Não precisam de deitar tudo a perder até porque se pensam que num curso de design/multimédia e afins vão aprender muita coisa, desenganem-se.

Aprendam sozinhos, sejam curiosos, investigem, leiam tudo e mais alguma coisa, investiguem sobre tipografia, cor, forma, desenho, estejam atentos nas trends que vêem na net, aos filmes que visionam, aos efeitos que estão na moda, às publicidades que vêem pela rua, nas revistas, na televisão. Os programas e técnicas são apenas (e só) uma pequena parte do grande mundo que é a comunicação visual. Com uma licenciatura (seja ela qual for) ficamos apenas mais preparados intelectualmente para sabermos procurar e filtrar aquilo que mais nos interessa. Não esperem contudo que um curso seja a solução dos vossos problemas ou que vos leve a um nível de conhecimento que necessitam.

Em qualquer dos casos, boa sorte.

Cumps,
michael c
 
Um curso é essencialmente uma licença para continuar a aprender. Vocês não têm de ter um curso na área para trabalhar na área propriamente dita...ou seja, podem muito bem acabar os cursos onde estão e ir entrando lentamente na área de que gostam. Não precisam de deitar tudo a perder até porque se pensam que num curso de design/multimédia e afins vão aprender muita coisa, desenganem-se.

Aprendam sozinhos, sejam curiosos, investigem, leiam tudo e mais alguma coisa, investiguem sobre tipografia, cor, forma, desenho, estejam atentos nas trends que vêem na net, aos filmes que visionam, aos efeitos que estão na moda, às publicidades que vêem pela rua, nas revistas, na televisão. Os programas e técnicas são apenas (e só) uma pequena parte do grande mundo que é a comunicação visual. Com uma licenciatura (seja ela qual for) ficamos apenas mais preparados intelectualmente para sabermos procurar e filtrar aquilo que mais nos interessa. Não esperem contudo que um curso seja a solução dos vossos problemas ou que vos leve a um nível de conhecimento que necessitam.

Em qualquer dos casos, boa sorte.

Cumps,
michael c

Claro, mas num curso aprendemos mais e em menos tempo do que sozinhos, somos avaliados, trocamos ideias e fazemos trabalhos em grupo com colegas.
 
eu tenho noção do que um curso representa... mas a questão é que infelizmente fui para um curso onde pensava que ia andar todo contente e saiu furado... porque é um pouco oposto ao que pretendo... Se o novo curso no meu instituto não abrir, continuarei no mesmo onde estou e vou encara-lo com a mesma determinação... e vou acaba-lo... Até porque, é por fora que aprendo tal como disses-t... Aprender sozinho é mesmo a melhor solução quando se quer ir mais longe... não é na univ que se aprende...
Atendendo ao que o Tiago falou, era numa de mudar para algo melhor em relação ás nossas pretensões. Eu pretendo mudar para o curso de Design da Comunicação Visual e Multimédia de modo a poder acompanhar toda e qualquer técnica de design desde o inicio entre outras muitas coisas...Para poder levar todas as bases de design para a vida...coisa que no curso onde estou, não levo. Prefiro tirar esta licenciatura para depois tirar um mestrado do que levar a outra onde estou...sinto que irei mais preparado e mais confiante face ao que quero pra vida.... De qualquer maneira, é totalmente verdade que não há melhor maneira para aprender do que sozinho... Interesse pessoal... Procurar, Descobrir...

Abraço
 
Outra questão, entrando neste curso e tirando boas notas, poderei pedir transferência para um curso de design noutra universidade?

Caso acabe as cadeiras e conclua a licenciatura de informática ao mesmo tempo, isso trará alguma vantagem na possível transferência?
 
Não posso candidatar-me a qualquer curso em qualquer universidade neste momento pois não? Teria que fazer exames de admissão.
Podes. Tive numa situação idêntica e consegui mudança de curso. Podes pedi-la a qualquer altura no ano (eu pedi em Fevereiro e entrei em Abril). Mudei de Economia (Universidade do Algarve) para Eng. Informática (Politécnico de Leiria). Inclusivamente até acho mais acertado tentares durante o ano do que em Setembro uma vez que existem vagas em separado e pouca gente preenche as referentes a todo o ano.

Que me dizem as perguntas anteriores? Acham um bom curso? Que tipo de empregos e vida me esperam?
Saídas profissionais - desemprego. Acho que é um péssimo curso. Sou designer desde 2002. Tirei 2 cursos de nível 3, que basicamente foram 2 anos perdidos da minha vida. Conheço muita gente que se formou em escolas superioras de Design e que têm um nível muito mediano ao até medíocre. Os professores não ensinam o que sabem e não sabem o que ensinam. O design, desenho, arte em geral, sentido de estética, não se aprendem na escola mas sim em casa, praticando diariamente.
Por ex.
http://www.shinybinary.com/ - este man é formado em Física
http://www.deviantart.com/ - melhor sítio para aprenderes


Antes demorar mais 3 anos e fazer algo que goste a vida toda do que acabar o curso e trabalhar em algo mal e contrariado.
Comentem
Estás num óptimo curso. Curiosamente estou no design há alguns anos e tive a necessidade de ir aprender eng. informática para poder alargar os meus conhecimentos e desta forma poder juntar as duas áreas. As saídas são imensas, desde programador de jogos de computador, até aplicações web, incluindo flash e muitas outras ferramentas essencialmente visuais. A informática, assim como a matemática são a base de muita coisa, e não devem ser vistas como um fim mas sim como um meio para chegar a um fim, se é que me faço entender.
 
Todos os cursos têm partes que fazem qualquer desejar desistir! Não penses que é só esse.
O mais provável é, depois de mudares, acabares por pensar o mesmo (que não gostas) do curso para onde queres ir agora.
Não eras o 1º e não serás o último a quem isso acontece. Há pessoas que entram um circulo vicioso de mudanças de curso precisamente por isso.
Acaba o curso onde estás, fica com ele no currículo e depois pensa no próximo passo.
Não deites a perder todo o esforço que fizeste até agora só porque o último passo parece mais difícil. Agora pode parecer que é em vão, mas não é!
Estás mais perto de nunca de acabar e deitar isso a perder é que torna o teu esforço anterior em vão.
Se estivesses no 1º ano a história era outra, mas no último? É só mais um pouco... Não desistas ;)
Até podes não querer fazer isso na tua vida, mas está lá no currículo que está feito ( e não incompleto, ou deixado a meio)
 
Última edição:
Podes. Tive numa situação idêntica e consegui mudança de curso. Podes pedi-la a qualquer altura no ano (eu pedi em Fevereiro e entrei em Abril). Mudei de Economia (Universidade do Algarve) para Eng. Informática (Politécnico de Leiria). Inclusivamente até acho mais acertado tentares durante o ano do que em Setembro uma vez que existem vagas em separado e pouca gente preenche as referentes a todo o ano.

Não percebi como se processam essas transferências. Como posso pedir transferência a meio do ano para um curso cuja media é de 17,5 e cuja area nao tem muito a ver?

Estava a pensar inscrever-me em design no instituto onde estou e ao fim do ano pedir transferência para o 2ºano design de comunicação no instituto de belas artes do porto.
 
É uma questão de verificares se a universidade em questão está a seguir esse despacho.
Tens que lhes falar em "vagas especiais para mudanças de curso durante o ano lectivo". Se por acaso te disserem que não sabem do que se trata poderei eventualmente informar-me junto da minha Escola. Foi extremamente fácil entrar, e até entendo porquê... mais 1 gajo a pagar propinas!
Mas volto-te a dizer reflecte muito bem. O curso onde estás tem muita saída, então se conseguires de alguma forma aliar engenharia com design... espectáculo!
Take care!
 
Claro, mas num curso aprendemos mais e em menos tempo do que sozinhos, somos avaliados, trocamos ideias e fazemos trabalhos em grupo com colegas.

mmm... nao.
a minha experiencia, diz-me que aprendes mais, em menos tempo, com auto-didactismo do que num curso, os cursos hoje em dia so servem para teres o canudo. o resto es tu fazes.
 
Back
Topo