MylleZ

A D5100 é uma bela máquina ;)

Há um outro user por aqui, com fotos brutais de paisagem, que tem uma D5100. Um outro com uma Canon 1200D, que depois passou para uma 700D, com fotos muito boas também (e lente kit se não estou enganado). É preciso é unhas, na captura, e depois na edição :)

E não estou a dizer que a qualidade não é importante... Mas até ser realmente importante, há que batalhar muito :)

Quanto à surpresa, gosto sempre de ver o que prai vem :D
 
Última edição:
Eu não sou completamente viciado na ideia de comprar melhor...embora sim, muitas vezes tenha a vontade, mas acho que todos passamos por isso. Aliás, vocês até que sabem mais ou menos que eu sou um defensor da lente de kit. Valorizo-a bastante, tenho a minha e, até ver, não a troco nem quero trocar. Seja ou não a melhor, dá para muita coisa.

Eu aqui só tenho estado a criticar o desempenho do sensor da minha câmara. Eu pego numa foto de ISO3200, redimensiono para 1MP e mesmo assim nota-se o grão dela. E já estou a falar duma redução muito grande, de 18 para 1MP. Reparem que eu não me estou a queixar da nitidez da lente, sei que poderia ter muito mais nisso. Mesmo com a 50mm, ficava nítido/sharp, sim, mas o grão estava lá na mesma.

Por exemplo, o Myllez tem aquele tópico a comparar o ISO da D5300 com a D7200. Digo-vos já que a D5300 em ISO8000 tem +/- o mesmo, ou até melhor desempenho do que a minha em 6400 ou até 3200.

Amostra: https://flic.kr/p/KUEuKz (redimensionada)
RAW a 100%, em PNG: https://app.box.com/s/np3217hdljwnszjys6nfq5s4ge06zj6x

Podem ver que é após importar, portanto só tem aqueles valores padrão que o Lightroom mete.

E a minha opinião é que...não há lente que me valha assim de muito, se a foto estiver cheia de grão. Por essa razão é que me vêm sempre a olhar para objectivas com grandes aberturas, é porque se assim não for, sei que terei que usar ISO muito elevado na câmara.

Eu não deixo de fazer as coisas, atenção...mas simplesmente elas não ficam como eu quero :P
 
Sim, sim, Lyp.
Bem sei disso tudo.
É verdade que tenho tido pouco tempo para as chapas...
Por isso é que ainda não criei o meu tópico. Até tenho medo. HEHEHE
Como disse em cima, estou satisfeito com a lente de kit. Mas para foto de produto falta qualquer coisa, percebes?

Bem, MilleZ, estou ancioso por ver as surpresas. O que virá aí?
 
@Nuno0000, para foto de produto é mais importante a luz, do que a lente. E depois, a edição.

Tenta ver as páginas que o Emanuel criou por aqui. Creio que deu dicas de edição, e do setup de luz.

Eu cheguei a testar em casa, fiz uma cabana de folhas A4 brancas, flash externo, editei, e consegui bons resultados... Não foi com a lente de kit, foi com a Sigma 17-70C, mas com a de kit acredito que conseguia resultados próximos.

Acho que tenho isso no flickr, vou procurar.

Agora... Dá trabalho... Não é comprar uma Art, e esperar que ela faça tudo sozinha :)


Edit: https://www.flickr.com/photos/112607880@N03/shares/83b4R3

Não ficaram mal, mas o Emanuel consegue melhor. Mas é pelo controlo da luz (e apetrechos, eu fiz com flash externo apenas), não é por causa da lente :)
 
Última edição:
Sim, eu não tenho flash externo.
Este é o tópico do Emanuel, mas já agora, deixo esta que tirei com a lemte de kit.
https://flic.kr/p/L8Ak25
Não ficou perfeita, longe disso, mas deu para testar.
Eu já li este tópico todo.
Tou sempre à espera que o Emanuel ponha aqui fotos novas.
Mas ele agora deixou as fotos dos relógios para se dedicar às moscas...:007:
 
Eu estou a pensar em voltar a refazer as minhas fotos dos relógios (usando agora o método de stacking).
Só há um ligeirissimo "problema" - vendi a 40mm 2.8 Micro :P
Não andava a dar-lhe uso nenhum.
Mas a 18-35mm chega muito bem para produto, pois foca bem perto.

Essa foto não está má Nuno, mas precisavas de ter tudo mais cuidados com a posição do relógio.
O que custa mais em macro e produto, em estúdio, é mesmo arranjar o bicho/produto e metê-lo numa boa posição, sem reflexos, e com boa luz.
Depois é só disparar e editar.

Mas eu depois deito mãos à obra :)

Cumps
 
Oh Emanuel, puseste toda a gente a tirar fotos aos relógios :winknu:

Louvar aqui a forma generosa como partilhas as tuas experiências... Generosidade não só por ajudares outros a evoluir, mas também generosidade pelo tempo que perdes a fazer os tutoriais, com fotos e explicações. Quem já fez, sabe o trabalho que dá, e o tempo que ocupa :Winkani:

@Nuno0000, a foto não está nada má, vês? Os 2 "problemas" que encontro, é a luz (lá está) e parece-me que focaste no aro e devia ter sido no mostrador. Também creio que podias puxar mais um pouco na edição... Um pouco mais de clarity parece-me que ajudaria a melhorar a definição... Mas só testando. É continuar a tentar:Winkani:
 
Emanuel,
Partilho as palavras do Lyp.
Já te tinha dito, mas volto a referir que é com gente como tu, que "nós" que estamos a começar neste mundo, nos entusiasmamos e ganhamos vontade em fotografar.
Agradeço-te muito os toturials e o tempo dispensado aqui.
Lyp, podes-me tratar só por Nuno, HEHEHE. Essa foto foi um dos primeiros testes à nova máquina (D5500), ficou um pouco torna, falhei o foco, a posição do relógio não é fascinante, devia ter mais cuidado com a composição e a edição podia estar melhor. Há muito para explorar e aprender. Para já só tiro fotos em casa, porque ainda não tive oportunidade de sair com a máquina.

Emanuel, lanço-te um desafio. Quando voltares a tirar fotos macro ou close-up, (relógios, telemóvel...), tira fotos a outros objetos, com novas composições.
 
Obrigado.
Eu antes dedicava-me aos telemóveis e computadores.
Passava horas a ajudar pessoal. Agora virei-me para a fotografia...
O pouco que vou aprendendo vou partilhando e ajudando no que posso.

Eu bem queria arranjar uns adereços bonitos, mas não sei é o quê :P
Gostava de ter umas pedras bonitas e tal, e até fazer foto de produto no exterior, com elementos naturais.

A semana passada tive a trabalhar outra vez na comunhão - mais material, desta vez para os avós da menina.
Não tive tempo para muita coisa.
Mas vamos ver se durante esta semana consigo fazer alguma coisa.

Andei também em testes de ISO elevado em condições de "boa iluminação".
Para ver em que tipo de situações me posso esticar à vontade.
Ou seja, continuo a estudar a luz :D
Entretanto também comprei o programa de retratos, e ainda tenho que fazer o álbum das férias dos meus sogros...
Mais o trabalho "oficial", claro. É muita coisa junta!

Podemos é criar um tópico dedicado a tutoriais.
Um tópico de entreajuda onde podíamos ir ajudando o pessoal.
Senão aqui vai ficar muito desorganizado...

Cumps
 
Sim, concordo contigo.
Até porque por exemplo, eu acho que a conversa está boa, mas este é o teu tópico, onde nos mostras o teu (excelente) trabalho, não nos podemos esticar muito na conversa.
Mas era bom termos um tópico sempre aberto para irmos tirando dúvidas.
Já agora, devo-te dizer, que também ando a ver se arranjo objetos para tirar fotos. Andei a tirar fotos a sabonetes, pastas dos dentes, detergentes, ao teclado e rato do pc e coisas desse género. HAHAHAHAHA Há falta de melhor, é o que se arranja.
 
Ora boas,

Eu tenho uma opinião a serca de equipamento, mas lá está pode não ser partilhada por todos. Como expliquei no meu tópico, houve uma altura em que decidi avançar para full-frame e comprei vidro a condizer. Com full-frame consigo tirar fotos com bastante detalhe com a full frame mas eu comecei a perceber que o detalhe não faz uma foto necessariamente boa. No final vi que para o tipo de fotografia que gosto de fazer, a full-frame não é ideal.
Conheço fotografos muito bons que adicionam sempre um bocado de noise. O que lhes interessa não é se uma foto tenha detalhe mas o que realmente interessa é a composição, cores, etc.
Na minha opinão é bom ter o material que seja adaptado ao tipo de fotografias que gostas de fazer. Lá está fotografia de produtos (relógios, sabonetes, teclados, etc.) é bastante importante ter o detalhe necessário.
No final de contas eu decidi por um sistema mais pequeno 4/3, em que ando com uma lente prime e siga, levezinho e com qualidade q.b. ;)

@MylleZ, concordo contigo. Já tens muita coisa neste tópico que podia ser interessante para outros users. Talvez criar um tópico com tutoriais não seja má ideia.
 
A brincar com a surpresa :D

29570850725_036a411b7a_h.jpg
 
Última edição:
E porque produto não é só relógios, fica aqui uma lente fofinha :D

29491461751_7867ee3aaa_h.jpg


Cumps

EDIT: bem que tentei um stack para deixar o elemento frontal todo focado, mas acabou-se o trial do Helicon focus e o Photoshop não consegue ligar as imagens :(
Ficaria mais ou menos assim (sem as letras, claro) :D
 
Última edição:
Back
Topo