MMO Nem mil milhões garantem concorrência a WoW

.:SP:.

What is folding?
Nem mil milhões garantem concorrência a WoW

World of Warcraft é, muito provavelmente, o modelo de negócio mais lucrativo do actual panorama do mundo dos videojogos. A sua excelência e sucesso são tais que não é fácil para ninguém querer lutar de igual para igual com o Massively Multiplayer Online Role-Playing Game da Blizzard. E quem o quiser fazer, de acordo com a Activision, terá de investir entre 500 a mil milhões de dólares… e mesmo assim não teria quaisquer garantias de sucesso.

"Não nos parece que mesmo que fizéssemos um investimento de 500 ou de mil milhões de dólares para lançar um produto para fazer concorrência a World of Warcraft se seríamos bem sucedidos nisso", salientou Bobby Kotick, presidente da Activision. "A EA, a Microsoft, a Sony e grupos de investidores já tentaram sem sucesso desenvolver títulos online como uma oportunidade de negócio. E quando olhamos para o dinheiro que já foi investido e perdido neste negócio, não parecia haver a possibilidade de nem mesmo uma companhia bem organizada como a Activision ter lucro nesta categoria nos próximos tempos", continuou Kotick.

A Activision, que agora está numa boa posição pois juntou-se recentemente à Blizzard, fez ainda vários elogios à equipa por detrás de World of Warcraft. "Eles têm um modelo muito bem desenvolvido, e um excelente conhecimento da sua audiência, e continuam a investir em novas oportunidades em muitas áreas… Estes rapazes estão entre os melhores no mundo do desenvolvimento de videojogos", concluiu Bobby Kotick.

Fonte: MyGames

CumpS
 
fixe..isto faz-me lembrar o mackdonalds...

Vamos supor k eu crio uma nova empresa de fast food tipo o mackdonalds com um nome diferente como "Burgerlicious"..os meus hamburgers e tudo o mais são de melhor qualidade e mais saborosos k no mackdonalds...mas...nem k a vaca tussa eu alguma vez vou ter o mesmo sucesso do mackdonalds..nem perto disso...

Eu proprio nas grandes superficies se tenho um mackdonalds e um burger king mesmo ao lado vou sempre ao mack...não me perguntem porquê...e no mack estão grandes filas de espera..e no king é so pedir e sentar..porque tá vazio...
 
O problema da concorrência ao WOW é que não existe.
Assim que alguém com 2 dedos de testa apanhar todos os ex-jogadores de WOW e outros jogos e lhes der uma alternativa viável, e o pagamento mensal não é impeditivo, vamos ter em pouco tempo um novo "jogo da moda".
O problema até aqui é que parece que algumas companhias gostam de deitar dinheiro ao lixo. Antes de sair o Vanguard li algures que os tipos que o estavam a fazer jogavam WOW para tirar ideias, pelos vistos não adiantou de muito.
Já fiz Beta Test a jogos durante menos de 1 hora, alguns demorei mais tempo a fazer download do que a jogar, assim de repente estou a lembrar-me por exemplo do Rappelz, se calhar o que demora mais é a criar a personagem porque depois é ligar, desligar, desinstalar.
Neste momento a única alternativa ao WOW talvez seja o LOTRO embora seja mais do mesmo e o Hellgate, um jogo mesmo muito bom que acho que anda um pouco despercebido.
Vamos a ver se o WAR vai trazer assim muita coisa nova e o AOC uma abordagem diferente ao tema "capa e espada" que já chateia.
Não é por ser grande adepto de WOW mas acho que a maioria dos MMORPG novos já nascem mortos ou moribundos e é pena.
 
fixe..isto faz-me lembrar o mackdonalds...

Vamos supor k eu crio uma nova empresa de fast food tipo o mackdonalds com um nome diferente como "Burgerlicious"..os meus hamburgers e tudo o mais são de melhor qualidade e mais saborosos k no mackdonalds...mas...nem k a vaca tussa eu alguma vez vou ter o mesmo sucesso do mackdonalds..nem perto disso...

Eu proprio nas grandes superficies se tenho um mackdonalds e um burger king mesmo ao lado vou sempre ao mack...não me perguntem porquê...e no mack estão grandes filas de espera..e no king é so pedir e sentar..porque tá vazio...

Uma vez tentei explicar aos tipos do Burger King porque é que eles não fazem mais guito que a Macdonalds até porque o produto é melhor. Ninguém quis ouvir. O problema da fast-food é que é quase tudo dos mesmos donos donde estão-se bem nas tintas para o consumidor.

Sim, é muito bom ir ao BK porque ta sempre vazio.
Não, ninguém vai mexer no WOW a sério enquanto continuar a vender e ser lider destacado de mercado.
 
Sim tenho que admitir que ira ser muito difícil algum mmorpg ganhar ao wow, não se trata pelo o wow ser o melhor (como alguns defendem mas não vou por ai) trata-se por ter sido o único jogo que investiu seriamente no jogo e que agora recebe os seus lucros merecidos, mas também digo-te porque não da muito para se passar o wow, se fores a ver o melhor jogo de pvp, knight online (este nem que venham 20 mil a dizer o contrario ninguém lhe tira o titulo). É bom para pvp, mas na sua excelência de pvp teve que se tirar uma coisa que muitos jogadores querem, os efeitos das skills, lá uma skill demora 2/3 segundos a fazer o “cast” e as skills tem quase todas animações similares. Mas tem uma coisa boa, da para ver que tem dedinhos rápidos e da para identificar os verdadeiros donos daqueles que apenas compraram o char…
Se alguém quiser criar um jogo com jogabilidade tem que sempre que levar com o rotulo de “jogo tipo wow”, diz-me quem quer jogar um jogo novo sem tentar no qual ele se baseou?
 
Difícil sim, mas impossível não!

E acredito que os mmorpgs que vão sair este ano vão ser prova disso.

- Warhammer online
- Aion
- Guild Wars 2
- Age of Conan Hyborian Adventures

E pelo que eu já observei o Warhammer Online e o Age of Conan Hyborian Adventures, são de longe superiores em quase tudo ao "velhinho" WoW.

Fiquei principalmente fascinado com o Age of Conan Hyborian Adventures.
E existe já uma comunidade portuguesa relacionada com este jogo e com bastante informação -> www.ageofconan-pt.com

Vão ver que á coisas melhores que o WoW...

Um abraço.
 
Última edição:
O melhor PVP é o do WOW. Já agora eu detesto PVP.
Para alguns adeptos de um PVP mais fácil e restricto na construção da personagem talvez Guild Wars também seja bom.

Quem me dera que existissem mais jogos "tipo WOW", só conheço o LOTRO.
Quem me dera que existissem menos jogos "tipo Lineage", são todos foleiros.
 
O melhor PVP é o do WOW. Já agora eu detesto PVP.
Para alguns adeptos de um PVP mais fácil e restricto na construção da personagem talvez Guild Wars também seja bom.

Quem me dera que existissem mais jogos "tipo WOW", só conheço o LOTRO.
Quem me dera que existissem menos jogos "tipo Lineage", são todos foleiros.

Desculpa discordar mas o PVP do Age of Conan e do Warhammer são melhores.
É um facto.
 
Jogo wow desde quase o início, antes já jogava daoc ( o primeiro mmorpg pago que jogei) e se o wow me fez abandonar o daoc, nenhum outro me conseguiu fazer abandonar o wow .. Ja joguei ao LOTRO, Guild Wars, aquele de naves que n me lembro agora do nome ... e mais umas dezenas deles free ...

Agora vou experimentar o Warhammer online quando sair ... é o único que pode beliscar o wow na minha opinião ...
 
O melhor PVP é o do WOW. Já agora eu detesto PVP.
Para alguns adeptos de um PVP mais fácil e restricto na construção da personagem talvez Guild Wars também seja bom.

Quem me dera que existissem mais jogos "tipo WOW", só conheço o LOTRO.
Quem me dera que existissem menos jogos "tipo Lineage", são todos foleiros.


O melhor pvp é o do daoc (Dark Age of Camelot) na minha opinião ... MUITO melhor que o wow nesse aspecto ... infelizmente é um jogo já obsoleto ...
 
Bah, ja estou farto de tentar explicar mas nunca ninguem percebe.... O motivo pelo qual o WoW e' melhor (sim, melhor, no sentido de ser melhor recebido, das pessoas manterem-se mais tempo a jogar WoW mesmo que nao gostem do que em qualquer outro jogo, etc etc etc).

Muitos falam do lore e do background todo de jogos da blizzard para a adopcao do jogo... erm... isso nao justifica o jogo ter esgotado assim que saiu... temos o exemplo do HL2 que quando saiu nao esgotou. Justifica sim o facto das edicoes de collectors edition terem esgotado, nao as restantes caixas.
O que justifica o jogo ter tido uma adopcao massiva logo desde que saiu foi a hype gerada 'a volta do jogo. Agora vem uma alma iluminada dizer "ah, mas hype quer dizer que o jogo tinha mais publicidade que conteudo, que era o lore que o sustentou", errado... a prova disso foi a segunda leva do jogo (que saiu em abril, pois as primeiras esgotaram logo em fevereiro) tambem esgotaram... e 3 anos depois tem cada vez mais subscritores. Logo a hype tinha fundamento (ao contrario da gerada, por exemplo, no RFO e mais tarde no D&D Online).

O jogo e' facil.... erm.... e' intuitivo. E' facil no sentido que nao tens de escolher onde poes os pontos de str ou agi (mas escolhes que items usar). Mas a facilidade e' aparente devido 'a intuitividade do jogo. Nao e' que seja facil jogar, e' facil aprender a jogar... e' certamente mais facil de jogar que outros jogos. Nao interessa se e' facil ou aparentemente facil de jogar, desde que de prazer a quem joga. Ser facil nao e' propriamente mau, desde que nao estrague o prazer que da jogar. Nessa medida temos o Quakeworld... que assim que se descobriu o bug na physics engine que permitia fazer bunny hopping, muitos adventistas vieram dizer que o jogo tornou-se facil... e no entanto veio a tornar o jogo mais dinamico, e mesmo a revitalizar o jogo.

Consegues personalizar qualquer parte do jogo... meter as barras como quiseres, colocar filtros nos sacos (e mostra-los como quiseres) de forma a saberes onde estao items de quest, ou lixo, ou gear. Tens addons para ajuda nas profissoes, como tens addons de quiz. Tens addons para ajudar em boss encounters, para gerir a guild, a raid ou simplesmente a party e os targets. Podes por background nas areas nao renderizadas, ou podes pura e simplesmente usar o vanilla interface.
Logo ai, dentro que tens de impor aos jogadores para que estejam a jogar o mesmo jogo, o facto de deixares os jogadores personalizar tudo o resto torna a experiencia de jogo mais pessoal, logo mais atractiva.

Introducao de novo conteudo e correccao de bugs com ciclos relativamente curtos. Ja acontecia e acontece em outros jogos, nao e' exclusivo do WoW, mas e' uma mais valia na mesma.
Estamos a falar do motivo pelo qual o WoW e' superior a todos os restantes tanto a nivel de modelo de negocio, como de jogo, como comunidade (e nao me refiro aos forums oficiais, mas a todos os sites de informacao sobre o jogo que surgiram, a todos os sites de addons), etc.

E nao me venham com maravilhas de que la porque a maioria joga, nao quer dizer que e' bom.... quer sim senhor... estamos a falar de um jogo, e segundo a logica, se a um jogo que ninguem joga diz-se que e' uma maravilha, o inverso tambem e' verdade... opinioes pessoais sao da responsabilidade de quem as tem, e sao aceites como isso mesmo: pessoais... o objectivo de um jogo e' ser jogado, nao interessa se e' superior tecnologicamente, se nao for jogado nao cumpre o seu objectivo, logo nao e' um bom jogo, e nessa medida o WoW e' actualmente O Melhor MMORPG par com o EVE (e porque meto o EVE ao barulho? porque um nao exclui o outro... sao modelos de MMORPG distintos, com publicos distintos, ao contrario do WoW vs Lineage - e todos os Lineage alike - por exemplo, embora que existam zonas "cinzentas"... e nao, eu nao jogo EVE).

Podia continuar aqui a dar mais exemplos, mas acho que basta o meu ultimo paragrafo.
E por favor, analogias mac vs kfc ou bk e' idiotico no minimo. Se vais ao mac e' porque te da mais prazer ou porque com o dinheiro que gastas no bk comes mais no mac (ou assim parece... olhos tambem comem). Se as pessoas seguissem o que e' melhor para elas comiam 3 vezes peixe por cada prato de carne que comem, nem sequer iriam ao mac.
 
Última edição:
O melhor PVP é o do WOW. Já agora eu detesto PVP.
Para alguns adeptos de um PVP mais fácil e restricto na construção da personagem talvez Guild Wars também seja bom.

Quem me dera que existissem mais jogos "tipo WOW", só conheço o LOTRO.
Quem me dera que existissem menos jogos "tipo Lineage", são todos foleiros.

Desculpa discordar mas o PVP do Age of Conan e do Warhammer são melhores.
É um facto.

O melhor pvp é o do daoc (Dark Age of Camelot) na minha opinião ... MUITO melhor que o wow nesse aspecto ... infelizmente é um jogo já obsoleto ...


Ate agora ainda não vi nenhum jogo com zona própria para pvp de mundos vs mundos a qualquer hora do dia e com melhor experiência da pvp do que knight online, pvp tem que ter "algum realismo" se assim o podemos dizer, K.O. não há doge não há miss nem nada disso, apenas se da mais ou menos dano e a skill fica a fazer efeito ou não.
ve isto:
http://br.youtube.com/watch?v=aeLp8QiyzBE
olha para o warrior pequeno a dar coça, quase que nem vês a arma a bater no outro isso e que e pvp de jeito ele tem mais rapidez nos dedos e pratica e consegue fazer grande combo...
 
Zev, tens parcialmente razão no que dizes, é claro que a maior parte dos MMORPGs lançados pós WoW têm tido muita dificuldade em vingar pois o WoW estabeleceu com o tempo decorrido uma fasquia bastante elevada, o que não se verificava na altura em que o WoW saiu.

Muitos MMORPGs saem com ideias novas excelentes e inovadoras, o problema é que até à data nenhum foi lançado com a quantidade de conteúdos à data da release capazes de fazer frente ao gigante WoW e o primeiro contacto com os harcore-gamers revela-se sempre desastroso. O problema é que a formula que o WoW aplicou na altura da release já não se aplica, e neste momento para vingar um MMORPG tem de ser muitíssimo melhor do que o WoW foi na altura de lançamento.
Actualmente o LOTRO é superior ao WoW a muitos níveis, aliás todos excepto eventualmente o PvP, no entanto não tinha este nível na data de lançamento e isso levou muitos a abandonarem e muitos a nem experimentarem. No entanto a formidável política de content updates da Turbine tem dado provas e o LOTRO tem ganho muitos adeptos, mas nunca terá o sucesso que poderia ter tido se fosse lançado com a actual build.

É aqui que o AoC me dá esperanças, visto que os conteúdos da build de release são extremamente completos e os consecutivos adiantamentos da data de release em tudo levam a crer que este jogo será lançado num estado de desenvolvimento completo e com capacidades de se tornar sem dúvidas o melhor MMORPG do mercado.

Claro que isso não basta para destronar o WoW, a formula de vício através de cíclos eternos de "gear-grind" para aceder a novos conteúdos é muito forte e difícil de contrariar.
Só o tempo irá desgastando a base de jogadores do WoW e abrindo mercado a títulos de melhor qualidade, mas isso será sempre um processo lento, especialmente atendendo a que nos 3 anos de existência houve muitos jogadores que criaram laços de amizade online que são difíceis de quebrar, e esse é o principal trunfo da Blizzard, que eles conhecem bem e sabem explorar bem.

No entanto, o facto de o WoW "morrer" em nada beneficia os jogadores de MMOs, o que interessa é que para ganhar quota de mercado os jogos cada vez têm de ser melhores e mais completos, e nisso o sucesso do WoW ajuda e muito :)
Pessoalmente prefiro jogar os melhores jogos do mercado e não tenho qualquer problema de deixar para trás meses gastos a criar "toons" nem tão pouco os amigos online. Isso é tudo virtual e portanto fácil de substituir, mas também compreendo que muitos não pensem assim e prefiram manter-se fieis aos seus "toons" e amigos online, mesmo que tal signifique jogar um jogo ultrapassado e de características inferiores.
É por essa razão que o WoW continuará a existir por muito tempo, embora com o lançamento de cada vez mais e melhores jogos o "reinado" irá começar a entrar em declínio gradualmente.
 
A título de curiosidade, wow actualmente tem ~10 milhoes de contas...6 milhões são na ásia, o que nem é mto surpreendente já que eles consomem TUDO o que sao jogos online lol .Portanto game developers , façam aim para o mercado asiático :P
 
As pessoas nunca mais se mentalizam que ninguém vai matar o WoW, ele vai morrer de velhice e por si próprio.

E enquanto se continuar a comparar os jogos todos que saem com o WoW para tentar dizer que são melhores em X ou em Y, só se vai matar esses mesmos jogos sem terem hipóteses de mostrar o que valem.
 
De momento existem grandes empresas a invistir em MMO, como a BioWare/EA, grandes rumores correm sobre 1 Kotor MMO ( 1 dos melhores RPG, sobre o maior IP do mundo, Star Wars ), entre outros, deste que sejam feitos como deve ser, o WoW têm que ter cuidado que ira ter concorrencia a serio.

Uma coisa vejo muitas vezes, muito pessoal a dizer que o melhor pvp é o do WoW, mas porque ? Muitas das pessoas o primeiro MMO que jogaram e unico talvez que jogaram foi o WoW, dai não conhecerem mais nenhum PvP dos outros MMO, por exemplo o SWG Pre-CU, se os dev's se divessem posto tudo a funcionar, nem o WoW lhe chegaria aos calcanhares .... na altura já tinhamos players city em que podiam ser Rebel ou Imp, ou bem como neutras, poderias por bases com NPC da facção, minas a volta da base, tinhas turret's, e isto estava tudo implantado. Se tivessem tido o trabalho de arranjar o que tinham, e não estragar o jogo, tinhamos os Battleground's como no WoW, acho que a ideia de BG nasceu no SWG, mas não foi implimentado, havia "capital ships" no jogo para pvp, mas nunca foi implementado entre outras coisas.

A sorte do WoW, na minha opinião e de muitos, foi que apostaram na jogabilidade facil ( em comparação a outros MMO ), pc's low end e também muita publicidade, acho que nunca vi tamanha publicidade até a altura para 1 MMO como a blizzard fez.

Acho que muitos dos jogadores do WoW deveriam experimentar outro MMO, outro estilo, recomendo SandBox, o estilo que cria uma forte User Base ( a User Base de 1 MMO nunca foi tão forte como a dos SandBox, vejamos o caso do SWG ), mas é pena haverem muitos poucos actualmente, acho que o melhor de momento a nivel de SandBox é o Eve-Online.
 
Back
Topo