Discussão Net Fixa ou Net 5G

_BeBeDo_

I fold therefore I AM
Boa tarde! Tudo bem?
Estou aqui numa dúvida do que poderei colocar cá em casa!
Onde moro atualmente tenho à disposição Vodafone MEO NOS NOWO só que quero gastar o mínimo possível pois a Internet vai ser só para mim porque moro sozinho.
Nao me interessa TV pois isso eu acho que tenho aqui em casa de graça.

Estive a ver e o que já encontrei mais barato foi NOWO 20 ou 22 eur e depois a NOS 5G 25eur velocidade 1Gbp dados ilimitados.

NOS 5G aqui apanho um sinal mesmo muito bom. Tenho um cartão da Woo temporário e fiz um speestest e consegui 548Mb Download e 41Mb de upload, Ping 19ms.

Por estas medidas a solução da NOS é a melhor?
Eu já excluí a Vodafone e meo porque os valores são bem mais altos além do mais Vodafone nem 5G tem aqui.

Para jogar online o 5G dá perfeitamente? Existe algum Hotspot que tenha saída Ethernet ou mais vale espetar com o cartão no telemóvel e assim só faço Hotspot quanto estiver em casa? (telemóvel é S21 Ultra 12gb RAM) Ou se comprar uma placa WiFi para o PC qual norma deve ter?

Agradeço a vossa opinião.
 
Boa tarde! Tudo bem?
Estou aqui numa dúvida do que poderei colocar cá em casa!
Onde moro atualmente tenho à disposição Vodafone MEO NOS NOWO só que quero gastar o mínimo possível pois a Internet vai ser só para mim porque moro sozinho.
Nao me interessa TV pois isso eu acho que tenho aqui em casa de graça.

Estive a ver e o que já encontrei mais barato foi NOWO 20 ou 22 eur e depois a NOS 5G 25eur velocidade 1Gbp dados ilimitados.

NOS 5G aqui apanho um sinal mesmo muito bom. Tenho um cartão da Woo temporário e fiz um speestest e consegui 548Mb Download e 41Mb de upload, Ping 19ms.

Por estas medidas a solução da NOS é a melhor?
Eu já excluí a Vodafone e meo porque os valores são bem mais altos além do mais Vodafone nem 5G tem aqui.

Para jogar online o 5G dá perfeitamente? Existe algum Hotspot que tenha saída Ethernet ou mais vale espetar com o cartão no telemóvel e assim só faço Hotspot quanto estiver em casa? (telemóvel é S21 Ultra 12gb RAM) Ou se comprar uma placa WiFi para o PC qual norma deve ter?

Agradeço a vossa opinião.


Não sei se para jogares jogos Online a solução de net por rede móvel é favorável por causa do ping.
Se fosse eu optaria por uma "internet fixa".

Mas visto que tens um cartão da WOO podes sempre fazer testes em jogos com o hotspot do tlm.

Um router de 5G custa sempre para cima de 300/350 euros e são dos mais simples, tipo hotspot.
 
O problema de optar por net 5G é a velocidade ser inconstante e estar dependente das bandas caso a caso...

Por agora o 5G está ainda em lançamento, não está amplamente difundido como o 4G. Quando começar a estar creio que as velocidades nunca poderão ser de 1 Gbps, talvez nem de 500 megas (a todas as horas não, pelo menos). Além disso, tudo o que são difusões móveis tende a sofrer com picos de uso, e não só duvido que a capacidade seja remotamente igual face a um serviço fixo, como duvido que estas velocidades atuais que vemos em 5G se venham a manter da mesma forma com a continuação, como duvido ainda que consigas fazer tanto tráfego sem ajustes como numa rede já FTTH, por exemplo.

É uma boa solução se for mais barato e souberes que em termos de tráfego não vais usar a linha 24/7, mas não tenho dúvidas que podes ter um maior rácio de partilha de uma mesma largura de banda por cada antena e ficar pior com isso, sem contar que a velocidade não fica garantida por contrato e vais ficar numa fidelização de 24 meses a algo que é uma incógnita.

Se a mobilidade da net for uma preocupação para ti acima de tudo ou não puderes ter cablagem, avança. De resto... eu optaria por FTTH. Não há como resiliência da net fixa.

Hotspots devem ter saída de Ethernet de 1 Gbps, creio que não há atualmente de 2,5 Gbps; se partilhares via hotspot de telemóvel o ideal seria uma norma AC bem larga em MHz ou mesmo uma norma AX, qualquer coisa abaixo disso nem pensar.

Tive a mesma dúvida quando mudei para esta casa com Kanguru a 15,36€. Em última análise não avançar os 250-300€ que custa o router fez a diferença. Mas os telemóveis 5G estão cada vez mais baratos... e se calhar qualquer dia é dia. Dependendo.
 
Obrigado pela ajuda.
Sem dúvida que não poderei comprar esses routers super dispendiosos, teria mesmo que usar o telemóvel como AP.
O que me prende em relação aos outros pacotes nomeadamente o da nowo é a qualidade porque pelo que vi é Fibra Híbrida aqui e muita gente sabe que a nowo não é fiável ao fim do dia... A não ser que tenham mudado muito.. Já não sou cliente NOWO hà 10 anos..
 
Sim verifiquei, é Híbrida.
Tendo em conta a tecnologia da nowo acho que vou mesmo para a kanguru XL 25eur sem limitações e até dá como dados móveis de telemóvel 😁 e meto o meu número de telemóvel com tarifário básico com chamadas gratuitas.
Resumindo estou a tentar espremer o máximo em relação aos meus gastos.
Vodafone é mais caro e meo também.. Quando vi a qualidade de sinal 5G da NOS dentro de casa até fiquei burro além do mais o contrato é apenas 12 meses.
 
Sim verifiquei, é Híbrida.
Tendo em conta a tecnologia da nowo acho que vou mesmo para a kanguru XL 25eur sem limitações e até dá como dados móveis de telemóvel 😁 e meto o meu número de telemóvel com tarifário básico com chamadas gratuitas.
Resumindo estou a tentar espremer o máximo em relação aos meus gastos.
Vodafone é mais caro e meo também.. Quando vi a qualidade de sinal 5G da NOS dentro de casa até fiquei burro além do mais o contrato é apenas 12 meses.
Tens para novos clientes:
32 EUR Sem fidelização
25 EUR 12 meses fidelização
24.16 EUR 6 meses (pré-pago se carregares logo 180 dias 145 EUR)

Para atuais clientes na retenção:
15.36 EUR 24 meses fidelização


Há quem diga que o pré-pago tem mais prioridade na rede que o pós-pago. Há alguns relatos desses no fórum
 
Acho que irei para o pós pago, não faz sentido isso de diferenciar por ser pago de maneiras diferentes o povo gosta de inventar..Não estamos a falar de partilhas de infraestruturas estamos a falar do mesmo serviço só que digamos em vez de pagares por mbway pagas por transferência bancária.. Eles querem é que pagues 😅.

Ui isto a 15 eur é que era.
Vou testar como se comporta a jogar online mas acho que mesmo assim só a velocidade que ganho em comparação ao resto das opções já vale a pena pelo preço.
Tenho que comprar placa Wi-Fi não tenho no PC.
 
Pois eu sei que não, estive a testar o 5g e o ping não é grande espingarda na NOS eu até acho que o 4g+ da Vodafone é mais estável e menor é ridículo mas infelizmente é a realidade parece que me vou sujeitar a meter nowo de certo deve ser melhor. Na verdade também já não jogo muito aliás o PC está a pedir reforma de gráfica.

No speed test tens um ping fixe mas na realidade nos jogos é um pouco mais alto e na NOS é pior nota se bem quando fazemos refresh a vários servidores guardados na Steam.
 
Eu não tinha tanta certeza... Experimentaste a nos em 4g+ também? O problema pode ser bufferbloat. Podes testar isso aqui: https://www.waveform.com/tools/bufferbloat

Edit: na woo (submarca da nos) tens net fixa 500/100 e móvel por 35€. Não sei quanto estás a pensar gastar no movel se fores com a solução na nowo

Fui a esse site e fiz o teste, deu Grade F
Unloaded 73ms download active +334ms upload active +698ms

Download 623Mbps Upload 31Mbps

Acho que o mal aqui é a velocidade do upload é baixíssimo.

Resumindo está tudo errado aqui.

Não não tenho ligaT aqui sou do norte, aliás nem a Woo instala aqui já fui ver.
É estranho é quando mudo os dados para a Vodafone aqui em casa aparece 5G depois passa para o 4g+..
 
Para saber se instalam temos de proceder a dar os dados todos? Bahh..
Estou lixado..

Edit BTW eu fiz aquele teste no meu telemóvel mas acho que o telemóvel é bem capaz por tanto não me parece um problema de hardware.
 
Fui a esse site e fiz o teste, deu Grade F
Unloaded 73ms download active +334ms upload active +698ms

Download 623Mbps Upload 31Mbps

Acho que o mal aqui é a velocidade do upload é baixíssimo.

Resumindo está tudo errado aqui.

Não não tenho ligaT aqui sou do norte, aliás nem a Woo instala aqui já fui ver.
É estranho é quando mudo os dados para a Vodafone aqui em casa aparece 5G depois passa para o 4g+..

Velocidade não é sinonimo de estabilidade.

Pelo que vi estas na zona de SJM, essa zona na NOWO so tem HFC.
Na NOS se não viveres no centro a volta é tudo NOS FTTH.

Eu se fosse a ti não optava por rede movel para jogar jogos online como CS, COD e derivados.

Os 100mb da WOO (FTTH NOS) por 27e são mais estáveis que esses 623mbps da rede movel.
Tens também 35€ (100mb com 6G+6G de net movel num total de 12gb)


No caso de optares pela net da WOO, na minha opinião safava-me com a rede móvel até ao Q1 de 2024 quando a DIGI iniciar operações.
Fala-se que vem com bons preços e sendo assim a WOO vai baixar o valor da net fixa (FTTH).
 
Última edição:
Vou analisar, mas uzo não estou muito inclinado ainda por cima pertence à PT não quero nada com essa gente.
A nowo continua assim tão má?
Vai ser um pouco tédio, eu já não vivo em SJM vivo em Oliveira de Azeméis.
A questão é vou perguntar à senhoria se poderei colocar serviço de Internet para mim porque digamos eu vivo numa casa alugada dela que fica dentro da propriedade dela e então já estão a ver a coisa não está nem vai estar legal.
 
Back
Topo