Discussão Net Fixa ou Net 5G

Vou analisar, mas uzo não estou muito inclinado ainda por cima pertence à PT não quero nada com essa gente.
A nowo continua assim tão má?
Não tendo resposta para o caso concreto, quem vir os meus posts por aqui saberá que não sou nenhum fã da meo/altice e inclusivamente os meus pais recentemente mudaram da meo para a nowo, sob recomendação minha, e é tudo absolutamente top, não podiam estar mais satisfeitos. Dito isto, eles têm ftth da nowo, nunca em caso algum instalaria ou recomendaria a alguem instalar hfc havendo outro operador, qualquer que seja ele, a disponibilizar ftth na morada. Mesmo que seja uma zona "boa" de hfc na melhor das hipóteses tens o triplo do ping, bastante mais bufferbloat e traffic shaping em certas coisas, e também pode deixar de uma zona boa de um dia para o outro e estás agarrado o resto dos dois anos.

Sei o que é isso de experiência própria... sei o que é ter 1,5 megas de download quase todos os dias pela hora de jantar com 120 contratados, com a melhor velocidade a ser atingida pelas 3 da manhã e mesmo assim estávamos a falar de 60 megas que imediatamente passavam a 30 se metesses alguma coisa a descarregar devido ao traffic shaping. Isto não foi há 10 ou 20 anos, foi até à 2, até me passarem a ftth e na nos cuja rede de hfc é reputada como sendo bem melhor que a da nowo
 
Não tendo resposta para o caso concreto, quem vir os meus posts por aqui saberá que não sou nenhum fã da meo/altice e inclusivamente os meus pais recentemente mudaram da meo para a nowo, sob recomendação minha, e é tudo absolutamente top, não podiam estar mais satisfeitos. Dito isto, eles têm ftth da nowo, nunca em caso algum instalaria ou recomendaria a alguem instalar hfc havendo outro operador, qualquer que seja ele, a disponibilizar ftth na morada. Mesmo que seja uma zona "boa" de hfc na melhor das hipóteses tens o triplo do ping, bastante mais bufferbloat e traffic shaping em certas coisas, e também pode deixar de uma zona boa de um dia para o outro e estás agarrado o resto dos dois anos.

Sei o que é isso de experiência própria... sei o que é ter 1,5 megas de download quase todos os dias pela hora de jantar com 120 contratados, com a melhor velocidade a ser atingida pelas 3 da manhã e mesmo assim estávamos a falar de 60 megas que imediatamente passavam a 30 se metesses alguma coisa a descarregar devido ao traffic shaping. Isto não foi há 10 ou 20 anos, foi até à 2, até me passarem a ftth e na nos cuja rede de hfc é reputada como sendo bem melhor que a da nowo
Houve muitas rescisões na NOS durante a pandemia. Entretanto muitos desses problemas já estão resolvidos
 
Houve muitas rescisões na NOS durante a pandemia. Entretanto muitos desses problemas já estão resolvidos
Na realidade durante a pandemia melhorou bastante. 6 megas a partir do fim da tarde em vez de 1,5, e hoje em dia, de acordo com vizinhos ainda em hfc que se continuam a expressar nas reuniões de condomínio, não está muito melhor. Estamos a falar de uma zona balnear, durante o covid aquilo mais parecia uma cidade fantasma. Não havia muita gente lá na zona nessa altura para usar internet
 
Interessante. Mas reportem isso incessantemente até a NOS se cansar. Só assim

Eu por aqui em HFC tenho ping 5 ms e serviço estável. Mas quando pontualmente há uma falha não os largo até a corrigirem
 
Última edição:
Comparar 5G com resiliência da rede Fixa, mesmo se for Nowo (HFC), simplesmente nao tem comparação.
5G esta sempre limitado ao espectro da zona, número de cartoes sim registados na rede etc. HfC tambem vive da partilha da células, sao sempre 10 Gbps por célula, no mínimo. Ja existe células com 100 Gbps.
 
Comparar 5G com resiliência da rede Fixa, mesmo se for Nowo (HFC), simplesmente nao tem comparação.
Sei de quem deixe simplesmente de ter net durante várias horas, com HFC da nowo, 3 ou 4 vezes por semana. O que safa é precisamente esse pouco fiável 5g. E avarias, que parecem ser comuns, muitas vezes levam cerca de duas semanas a reparar. Nunca vi a rede móvel estar inoperacional por 2 semanas
 
Desculpem estar ausente mas não tive muito para avançar com este negócio e então tenho outra carta que é o facto de o vizinho ( filho da senhoria ) tem vodafone ( acredito que seja fibra) e aqui até apanho no meu quarto com 2 traços de sinal e no corredor tenho 3 traços.

Pedi lhe a password da Internet e ele vai me dar :berlusca:, estava de saída quando pedi e acabou por se esquecer de deixar o papel. Amanhã pedirei de novo :victory:.
Eu sei que por wireless não é também muito fiável para jogar mas se conseguir um router no corredor que seja bom a apanhar sinal e a distribuir sem grandes latências seria porreiro nem precisava de colocar serviço nenhum.

PT não quero mesmo que fosse a unica a ter aqui fibra.

Que vos parece?
 
Já tenho a net e pronto medido com um S20 Plus no sitio com maior sinal tenho medições de 80Mbps e 11Mbps de upload acho que o upload é o máximo que a net tem porque é um valor mais constante nas medições.
Para apanhar este sinal tenho o telemóvel em cima do beiral superior da porta do quarto 🤣 não sei como vou colocar lá um repetidor 😑.

Pena apenas de apanhar sinal 2.4ghz. Ou pelo menos é aquilo que o router quer que a ligação seja porque já sabemos que está em automático nas definições do router.
Ping ronda os 6ms.

Para mim já chega.

Sugestões de um repetidor eram bem vindas.
Tenho um TP-LINK WA855RE não é grande coisa pois não? Sempre tem saída Ethernet.
Obrigado pela vossa ajuda e paciência.
 
Última edição:
Back
Topo