Nintendo New Nintendo 3DS/3DS XL

Não tenho um único amigo que deixou de jogar numa consola portátil por causa dos smartphones.
Contudo esse número até pode ser grande a nível mundial.
 
Nao devemos ter os mesmos amigos, entao ;)
Mas sim, era a nivel mundial que me referia, e noticias de sites de jogos, e tal. So falei nisso, porque acho que é inegavel que a esmagadora maioria que joga em portateis (seja phone/consola) faz isso em smartdevices, e nao é tudo mau o que la existe. Tenho tambem um ipad, e ha la muita coisa boa com qualidade 5 estrelas, por isso o mehrcado dos smartdevices nao sera assim uma tontice passageira e sem o minimo de qualidade como alguns acham
 
Isso não é concorrência directa. Isto nem é acerca de gaming.

Reduz-se a isto. (Só) Tens 250 euros para gastar, podes comprar um telémovel que faz tudo tudo, um tablet que tira fotos (dá muito jeito para fazer figura de urso) ou uma consola portátil, o que escolhes? Uma consola só serve para jogar ou é menos apelativa para as outras coisas que para ela são derivativas, todos os argumentos de que um iphone é fixe ou como um tablet também serve para trabalho (yeah right). Gaming só aparece muito no fim dessa lista, videos do youtube, web browsing estando muito à frente na hierarquia actual das pessoas.

A fuga está a dar-se por aí, cool factor, status e necessidade de escolher. Já acontecia com a NDS, pessoas a comprarem antes iPod's mais caros até para ouvir musica, facto é que se comprassem uma coisa não compravam a outra. E as hipóteses e a quantidade de coisas que elas conseguem fazer aumentaram entretanto.

Ao passo que as consolas ficaram mais ou menos no mesmo sitio, mas o que quer que fizessem estavam apenas a ganhar tempo.


Isso não quer dizer que haja dinheiro para fazer ali, gaming-related. Acaba por ser a ameaça fantasma, já me habituei ao facto de que é impossivel fugir dessa percepção, mas isso não muda o facto de que na prática o que aconteceu é que o mercado encolheu porque perdeu as pessoas que não sabiam o que queriam (que insisto, não é um mercado fidelizado). Quem não sabe o que quer agora não compra uma consola, são dark ages para os fabricantes quando isso acontece e más noticias para a componente porta de entrada para gamers.

Mas são más noticias precisamente porque a alternativa smart-device é estupida e francamente... Nem conta.


Não significa que o novo mercado dominante são os Smartphones. O que os smartphones fizeram foi uma race to the bottom onde os casos de sucesso o são por o investimento ser ridiculo... São jogos que podiam ser trampas flash feitas por um estudante aborrecido. De um ponto de vista realista não valem nada mas "hey, é de borla".

Esse mercado não compete de forma directa com este (embora seja verdade que introduziu um rift), um monopólio mais pequeno continua a ser um monopólio. Acontece.

Se alguma coisa é pena que depois da PSP que não foi assim tão má, a Sony tenha deixado a Vita ser um nado morto tão grande.
 
Nem eu durmo mal sabendo que isto está a acontecer.

A ausencia de um Xenoblade portátil não me tirava o sono, nem tão pouco parece que será a melhor versão do jogo.

Vais-me dizer que perdeste o sono porque não podias jogar o Picture Perfect Hair Saloon? :D

Não é a questão de existir um Xenoblade portátil, mas sim o facto de haver a possibilidade de o jogares. Sabes bem os problemas que o lançamento original teve (falta de stock, por aí fora) e que arranjar um a um bom preço é quase impossível.

É uma oportunidade para jogar um dos melhores jogos dos últimos 10 anos. Independentemente de ser um downgrade ou não.

A inclusão de segundo analógico (encavalitado) e shoulder buttons mais não são que integrar o CirclePad Pro (e isso torna-o standard por isso acho que irão haver mais jogos a usá-lo), era algo que ia sempre acontecer mais tarde ou mais cedo. Se o circlepad pro não existisse tinhas razão, ena pá, há jogos que se vão jogar pior ou não dar para jogar sequer, assim sendo... O lógico é que no pior cenário precises mesmo deles para jogar um jogo.

Sorte a nossa que o circlepad pro parece ser mais confortável do que esta solução encavalitada, aquele joystick cabeça de lápis especialmente.

Já não me basta obrigarem a comprar uma bateria (onde já se viu isto), agora vão-me forçar a gastar 20 euros (pelo que vi no ebay e amazon).

Se vão entrar por esse caminho, ao menos que ofereçam o Circlepad Pro. :/

Eu não acredito que eles tenham feito uma revisão de hardware por causa de um jogo (ainda para mais um IP que não é principal), revisões de hardware lançam-se quando as vendas abrandam e é sabido que as vendas da 3DS estavam a abrandar, isso somado a componentes que podem ou devem ser mudados ou porque se tornaram caros ou porque como o preço baixou é possivel meter algo mais. Ou porque simplesmente melhoraram, caso do ecrã e seus angulos de visão melhorados.

Talvez o ano passado tenha sido uma excepção, porque não faltaram jogos de qualidade. Ainda estamos a meio do caminho, mas esperava algo igual ou superior em termos de qualidade de software.

É um jogo core, dirigido ao nicho de jogadores core. Nao vendeu assim tanto na wii, logo dificilmente pode ser considerado um "system seller". Embora seja o melhor RPG tradicional da ultima geracao, sem duvida. Mas qualidade nem sempre rima com vendas

Não podes pegar nesse exemplo e tirar de imediato essa conclusão. O Xenoblade não vendeu o que vendeu, por várias razões.

Aliás, não fazia sentido fazerem este push se não tivessem em perspectiva boas vendas para o jogo.
 
Nao considero o xenoblade um system seller. As vendas dele na wii atestam isso. Se isso nao é indicativo de system seller, entao nao sei o que eh (por "system seller" entede-se um jogo que aumenta consideravelmente as vendas do "system" no seu lançamento, tipo mario kart7 ou pokemon, e que tem um grande numero de pessoal a dizer "epa, vou comprar consola x porque vai ter aquele jogo", certo?).

Mas ira de certeza ter um novo fôlego na n3DS, e se for bem publicitado, acredito que tera umas boas vendas e encontrará o seu publico (problema que acho que teve na wii). Mas em portatil, verdadeiros system sellers sao um mario kart ou pokemon, e nao vejo o Xeno a vender tantas 3DS's como os 2 jogos anteriores. Eu tambem comprei originalmente a minha 3ds para jogar o Luigis Mansio 2, foi system seller para mim e para os (alguns) fas da franquia, mas globalmente é fantasioso chamar-lhe um system seller. Uma andorinha nao faz a primavera

Ps: vejo aqui muito gozo acerca de jogos em smartdevice. Mas alguem aqui tem um ipad/iphone para alem da 3ds? Ja experimentaram os muitos grandes jogos que la existem? Nao é tudo tao mau como pintam, ha la muita coisa de qualidade e com um publico fiel, nao sendo a escolha propriamente entre smartdevice/jogo mau e consola/jogo bom. O sucesso que têm tido nao é assim tao infundado, nao é so uma tontice passageira e vazia o jogar em smartdevices, e podes muito bem passar uma grande noite com um ipad no colo e uma cerveja na mão. E faz lucro, senão ja ninguém lançava jogos pagos. ha la muita coisa boa
 
Última edição:
Eu não consigo ultrapassar as limitações de não ter botões num telefone. Conduzir um horror, plataformas nem se fala, tudo o que vá além de tocar para mandar umas bolas ou estratégia que é só clicar aqui e ali e mandar as tropas não vai lá. Eu que fui crescendo com as várias nintendo, não encontro nada que me faça deixar uma portátil no que toca a jogos.

Há muito lixo nas portáteis, claro que sim. Mas ainda gosto de jogar alguma coisa mais desafiante.

Que as pessoas tenham deixado um pouco as portáteis para trás porque jogam no telemóvel, até acredito mas muitas dessas pessoas nunca tiveram um interesse por jogos por aí além. A minha mãe joga candy crush. Nunca compraria uma portátil e se calhar nem sabe o que isso é. Basta eu pegar na biblioteca do GBA e tenho mais jogos decentes do que em toda as lojas de aplicações juntas.

Lá que a Sony esteja a enterrar-se com a Vita, isso é lá com eles. Parece que estão a fazer de propósito. Nem a Sega o faria melhor.

Mesmo assim, ainda acho que estamos muito longe do fim das portáteis.
 
Ps: vejo aqui muito gozo acerca de jogos em smartdevice. Mas alguem aqui tem um ipad/iphone para alem da 3ds? Ja experimentaram os muitos grandes jogos que la existem? Nao é tudo tao mau como pintam, ha la muita coisa de qualidade e com um publico fiel, nao sendo a escolha propriamente entre smartdevice/jogo mau e consola/jogo bom. O sucesso que têm tido nao é assim tao infundado, nao é so uma tontice passageira e vazia o jogar em smartdevices, e podes muito bem passar uma grande noite com um ipad no colo e uma cerveja na mão. E faz lucro, senão ja ninguém lançava jogos pagos. ha la muita coisa boa
Claro.

iPhone, telefones Android, iPad, Nexus 7. Já tive ou tenho isso tudo. E já joguei neles.

E é o caso de toda a gente nos dias que correm

O modelo de negócio ali é diferente e a qualidade global também. E há coisas que até podem funcionar melhor ali (jogos simples, dependentes de feedback tactil), mas a maior parte não, nem por isso. Não investes milhões num jogo para um smartdevice... Investes milhares, dezenas de milhar no máximo.

Em termos de dinheiro gerado pago na admissão (ignora o adware em meia dúzia de jogos com sucesso, que são a excepção) é um mercado minúsculo. Nunca podes julgar um mercado pelos exemplos de sucesso, como referir que um First Person Shooter de alto orçamento tem poucas hipóteses de competir com o CoD ou Battlefield e por isso estás a atirar dinheiro ao rio. Muita gente o fez esta geração.

Como disse, é pirite. Ouro dos parvos.
Lá que a Sony esteja a enterrar-se com a Vita, isso é lá com eles. Parece que estão a fazer de propósito. Nem a Sega o faria melhor.
O mais estúpido é que a Sony tem sempre mais hipóteses de acertar num meio termo capaz de competir em argumentos com a smartdevices do que a Nintendo que regra geral se tenta diferenciar ao invés de convergir nas capacidades e manter a vertente gaming.

A Nintendo não vai fazer um dispositivo multimédia, vai fazer uma consola de jogos onde o resto é acessório e um bónus. A Sony já teve perto de fazer smartphones consola, consolas com leitores de mp3 bastante usáveis (eu tive e usei uma PSVita muito tempo no lugar de um ipod, muito jeitosa, diga-se), um ecosistema de aplicações (não-gaming) mais apelativo... Etc.

Só que eles não estão a tentar. E quando tentaram no pitch inicial, erraram de forma transversal a começar no form factor.
 
Na realidade não se trata de uma nova 3DS XL mas LL. :victory:
A DSi XL e a 3DS XL no japão são LL.

Não sei se virá no Natal para a europa e america, mas se não vier não vejo como contam vender consolas no natal sabendo o cliente que vem aí outra coisa para o mesmo fim e aos mesmos preços.
 
Com o Super Smash Bros a sair em 3 de Outubro de 2014 na Europa e havendo um bundle da New 3DS com o dito cujo no Japão deveria ser essa a data de lançamento.

Mas...

The "New" 3DS will be available this October 11th, but they've been announced for Japan only thus far; a press release from Nintendo says that North America and Europe shouldn't expect the new 3DS until some point in 2015.
Fonte: http://www.engadget.com/2014/08/29/new-nintendo-3ds/

Um lançamento um pouco coxo à falta de melhor termo, vai custar vendas no natal, eu sei que não comprava uma destas agora a não ser que estivessem em promoção.
 
Qualquer data tardia é má.

A não ser que a versão JAP não tenha region lock e coma jogos de todas as regiões, aí perdoo-os, mando vir uma do japão e o Shin Megami Tensei 4 das Américas.

Aquele update do OS com skins também podia tirar o region lock e aí era tão mais bonito, fantástico e... interessante.
 
Não sei se virá no Natal para a europa e america, mas se não vier não vejo como contam vender consolas no natal sabendo o cliente que vem aí outra coisa para o mesmo fim e aos mesmos preços.

Também sinceramente duvido que grande parte do pessoal saiba que vai sair uma nova. O problema vai ser depois as pessoas menos informadas distinguirem os jogos exclusivos da new..Aposto que vao haver ainda muitas devoluçoes de jogos por nao darem na 3ds normal.. Tal como aconteceu na wii u.
 
Eu não acredito que vão haver muitos jogos exclusivos, ainda para mais em formato fisico - pelo menos inicialmente.

Já reparaste que eles no Xenoblade nem mostraram caixa/boxart? Não há boxart especifico para jogos New 3DS. É bem possivel que seja digital only e/ou oferecido com a consola.

Mas concordo, o marketing destas coisas não fica simples assim e não parece que eles estejam a fazer tudo o que podem para evitar confusão. É irónico porque com a história das várias versões da PS3 e X360 na geração passada a Wii com um SKU era a rainha do sem espinhas.

A Wii U e a New 3DS mandaram essa clareza de discurso pela janela.
 
Reparei ontem, a New 3DS teve os ecrãs aumentados em relação à 3DS.

Se calhar fico-me mesmo pela n3DS e não vou para a n3DS XL.

A XL é muito grande, perde um pouco a noção de portabilidade para mim, mas neste caso teria a 3DS normal para quando quero ir para fora de casa.

Decisões...
 
O meu grão de sal é...

Na DSi XL que é o o que eu tenho, o 2D fica pornográfico, os pixeis são gigantes e isso é bom.

Nos jogos 3D mais elaborados (tipo golden sun) é mau, parece que alguém vomitou pixeis.


Na 3DS a maior parte dos jogos são 3D e embora a qualidade gráfica seja melhor não considero que um Resident Evil Revelations seja melhor na 3DS XL, por exemplo.

Acontece que achava o 3D da 3DS XL muito mais confortável que o da 3DS normal e isso era um grande ponto a favor dela (e gosto da consolazorra grande, admito), mas isso supostamente já não é assim nesta consola nova, por isso sim, para usar fora de casa a n3DS deverá ser bastante confortável, mais que a actual.

Além disso a 3DS XL tinha um tratamento anti-reflexo no ecrã que reduzia o reflexo imenso, a 3DS normal não tinha. Com esta revisão nada foi dito mas acredito que a n3DS normal também o passe a ter e isso torna-a mais usável à luz.
 
Back
Topo