Já joguei mais um pouco.
Hoje experimentei jogar com o wiimote a servir de ponteiro. É uma confusão! Acabamos por estar sempre a olhar para o ponteiro, esquecendo o personagem. Isto porque o ponteiro está ligeiramente à frente de NiGHTS e, à velocidade a que o jogo se passa, juntamente com os obstáculos, há que estar sempre a controlar o posicionamento do ponteiro.
Prefiro jogar com o Classic Controller, sem qualquer dúvida. Ainda não experimentei com o pad da GC, mas deve ser semelhante.
No primeiro jogo, NiGHTS Into Dreams, não havia muita história. Era como em Super Mario: havia um argumento simples no início, depois era só finalizar níveis até ao último. Agora há sempre cut-scenes com diálogos parvos, que quebram completamente o ritmo do jogo. E este é (quase) um racing game.
NiGHTS deixou de ser um personagem misterioso (sim, voice acting e diálogos parvos, não me canso de repetir). Perdeu carisma. E depois, a história aparece para justificar uma série de características do jogo, desde o mundo em que este decorre até a coisas simples como o motivo pelo qual NiGHTS se encontra sempre preso numa gaiola, no início de cada nível. A minha imaginação levava-me para longe de uma jaula. Não o imaginava a ser constantemente preso por inimigos que são mais lentos que ele (afinal, o nosso objectivo é persegui-los, e conseguimos sempre alcança-los). Pensei que era um casulo (ou algo parecido) onde o personagem repousava à espera de um sonho (ou pesadelo) de uma criança (e até podia nem ser isso, mas que importava?). Mas o personagem é, afinal, um ser muito descuidado que é constantemente apanhado por criaturas ridículas.
O primeiro jogo era relativamente curto. Tínhamos sempre a possibilidade de obter melhores classificações, mas pouco mais. Em JoD, acrescentaram mais missões a cada nível, para aumentar a longevidade. O único senão é que são obrigatórias. Só no fim de concluirmos as 5 missões de cada cenário é que podemos seleccionar o seguinte.
O nível principal consiste sempre em perseguir alguns inimigos o mais rapidamente possível e recolhendo objectos para conseguir uma boa classificação. No fim, há um confronto com um boss.
Nos níveis secundários existem missões mais curtas. E até provas que envolvem conduzir NiGHTS transformado num barco ou num vagão.
A forma de derrotar um boss nem sempre é evidente, como no jogo original. O mais certo é ter que recomeçar muitos níveis por perder em alguns confrontos (há um tempo limite para cada, que é escasso).
Já fiz uma partida online. Há o modo de corrida e o modo de batalha. Fui humilhado na corrida que fiz, mas o adversário já tinha muitas corridas no currículo.
Parece que há um ranking com os resultados mundiais. No fim da corrida o sistema estava a tentar actualiza-lo, mas não foi possível.
O nível principal de cada cenário continua belo. Já consegui a máscara de golfinho, e travessias subaquáticas contribuem ainda mais para o surrealismo do jogo.
Como ainda não joguei muito, não sei se a banda sonora se encontra ao nível do original.
Agora só jogo na sexta, pois vou estar fora de casa uns dias.