Nikon 5000D ou Canon 550D

Xanitas

Power Member
Boas pessoal

Estive a ver duas máquinas que particularmente gosto, a Nikon 5000D e a Canon 550D

Sou um rookie, mas apaixonado plea fotografia. Tenho, ainda, uma Sony DSC R1. mas quero evoluir agora. Gosto particularmente de paisagens, alguns retratos e também cenas com movimento. Destas duas qual a que me aconselham.

Obrigado
 
Bela pergunta. Tenho exactamente a mesma dúvida. A 550D faz ISO 12800 com qualidade aceitável... ISO 6400 impecável. Não sei se a D5000 consegue isto.

Já agora tendo tu uma Sony DSC-R1, que tem uma lente brutal (ver até ao fim), vais apanhar uma bela desilusão se comprares qualquer uma destas máquinas com a lente kit. Só vais sentir uma qualidade semelhante (ou superior) à DSC-R1 com uma Tamron 17-50 f2.8. Eu estou precisamente a vivenciar este problema. Também tenho uma DSC-R1, preciso duma máquina que me faça ISO mais alto com qualidade, mas mantendo a qualidade óptica da Carl Zeiss T*. Ora, isto representa um investimento de quase 600€ na máquina (700€ na 550D) + 350€ na lente. Muito dinheiro... Então aquilo que estou a considerar é comprar uma pentax k-x (que faz ISO 3200 e mesmo 6400 com boa qualidade) em 2ª mão por uns 300€ + Tamron 17-50 f2.8.
 
Última edição:
Sim, claro que é. Uma Carl Zeiss T* com as características da lente da DSC-R1 custa uma pequena fortuna. :p Não tem nada a ver. Pelo que tenho visto a única lente a preço acessível que consegue bater-se com a Carl Zeiss T* é a Tamron 17-50 F2.8. Se quiseres mais zoom só perguntando aqui aos gurus. Não estou por dentro de lentes zoom.
 
Convém não esquecer que a lente da R1 cobre os 24-120mm (equiv. 35mm), enquanto que uma 55-250 cobre 88-400 (equiv. 35mm). Por isso são lentes muito diferentes. A Tamron, embora um pouco mais luminosa que a lente da R1 devido à sua abertura máxima constante f/2.8, tem menos zoom (é equivalente a uma 24-70mm em 35mm).
 
Será então uma má troca? Ou seja, vender a minha DSC-R1 para comprar a Canon ou a Nikon com uma lente que não a Tamron 17-50 F2.8?
 
Eu falo por mim. Aqui há uns tempos comprei uma Canon 500D com a lente kit 18-55 IS. Era tão inferior, mas tão inferior à Sony DSC-R1 em qualidade de imagem, que desanimei e vendi a 500D. É lógico que uma lente kit de 150€ (?) não pode chegar a uma Carl Zeiss T* de mais de 500€. Olha AQUI por exemplo a diferença entre a lente kit da Sony e uma Carl Zeiss T* 16-80mm.

Como escrevi em cima, ando a viver esse dilema neste momento. Quero uma máquina melhor, mas qualidade óptica semelhante. A única alternativa que vejo é a Tamron 17-50 f2.8. Quanto a lentes zoom com esta qualidade não conheço, mas talvez neste caso já optasse pela 55-250 IS. Mas para uso diário e dentro dessas distâncias focais iría utilizar a tamron 17-50 o mais possível.
 
Última edição:
Diz-me uma coisa então. Da Sony não haverá uma máquina semelhante à CANON com uma lente Carl Zeiss, mas sendo SLR?
Não há nenhuma Sony semelhante à Canon, a não ser (e não estou certo) as topo de gama. Custaría uma pequena fortuna com uma lente Carl Zeiss T*.

Não sei se chegaste a ver reviews à DSC-R1, mas na altura dizia-se que para se ter uma SLR com aquela qualidade óptica, era preciso investir uns $2000 USD em corpo + lente. Só a lente, se fosse vendida à parte, custaría uns $1000 (o preço da máquina quando foi lançada).

Porque não pensas em adquirir uma solução Tamron 17-50 F2.8? Para a qualidade óptica que esta lente tem, até nem é cara (350€). Uma Carl Zeiss T* 16-80mm custa 600€.
 
Última edição:
Aqui há uns tempos comprei uma Canon 500D com a lente kit 18-55 IS. Era tão inferior, mas tão inferior à Sony DSC-R1 em qualidade de imagem, que desanimei e vendi a 500D. É lógico que uma lente kit de 150€ (?) não pode chegar a uma Carl Zeiss T* de mais de 500€

A 18-55IS é uma lente que vale menos de 100€. Por melhor que fosse o corpo, o conjunto nunca faria milagres. É por isso que se costuma recomendar investir em vidro.

A 500D é uma máquina superior a R1 e à grande maioria das DSLRs da Sony. Mas obviamente que só tendo vidro decente se consegue tirar partido dessa maior qualidade.
 
Exacto, eu sei. A máquina é claramente superior, o vidro é que não era. E a minha carteira não me permitia investir no vidro, por isso acabei por a vender : (

Agora estou a por várias hipóteses, entre as quais comprar uma 1000D (só corpo) em 2ª mão + Tamron 17-50 F2.8, ou então uma Pentax k-x (corpo) + Tamron 17-50 F2.8. Soluções que rondam os 600€ e fico com uma excelente qualidade óptica.
 
Última edição:
E que tal um Nikon d3100, sei que as objectivas que me desponibilizam não são das melhoras então estou a pensar em comprar o corpo da maquina mais uma objectiva Tamron AF 70-300mm f/4-5.6 Di LD Macro 1:2 ou Tamron XR 18-200mm f/3,5-6,3 DI II Nikon AF. Penso que para inicar não seja muito mau?

Gostaria de saber a vossa opinião em relação à máquina e às objectivas e claro outras hipoteses.

Obrigada
 
Strobe, então que aconselhas comprar, para ter um corpo bom e uma lente semelhante à da R1?

Ainda não percebi bem o que queres, por isso não te posso responder.

Em primeiro lugar: Porque não continuas com a R1? De que sentes falta?

Qualquer que seja a opção que tomes, é óbvio que vais perder alguma coisa no transição (quanto mais não seja dinheiro). Não há qualquer hipótese de ter tudo o que a R1 tem, mais as vantagens de uma DSLR e pagar só o que a R1 custa/custava.
 
Uma boa solução (e uma das que estou a considerar para mim) é: Nikon D5000 (só corpo - 509€) + Tamron 17-50 F2.8 em 2ª mão (250€). Total: 759€.

Acho que fico com uma qualidade óptica relativamente próxima à DSC-R1 e um corpo/máquina muito melhor.
 
Última edição:
Bem, não sabia disso. Obrigado por avisares. Não, não preciso do ecran rotativo. Mas já agora ela é melhor a que nível?

EDIT: Já vi que tem um sensor novo de 14MP, video em Full HD, mas não faz bracketing. :( Uma das coisas que eu quería era fazer algum HDR... A D5000 faz. Há algum outro processo de fazer HDR sem bracketing? Isto é, conseguir multiplas exposições da mesma imagem (correcta, under-exposed, over-exposed) sem a função bracketing? Usando tripé, claro. Como nunca fiz HDR na vida, não estou a ver outros métodos na prática.

Referindo-me SÓ à qualidade de imagem (mesmo porque o vídeo não é de grande importância para mim), será que a D3100 vai marcar assim uma grande diferença face à D5000? É que esta fica-me por menos 100€...
 
Última edição:
Não era querer trocar, mas dou me com alguns fotógrafos profissionais que dizem para eu evoluir. elogiam os meus bonecos, mas dizem que. com outra notaria a diferença. e aconselharam este fórum para tirar as dúvidas. achas que a troca, para um fotógrafo de fim de semana da r1 para a 3100 ou para a Canon 550d com a tamron 17-50 2.8 seria um avanço e n perderia muito para a lente da r1? Ou por ti ficavas com a r1? Obrigado
 
Back
Topo