Nikon D5500 ou D7100?

Rui Cunha XWX

Power Member
Tenho um colega de trabalho que tem uma Nikon D5000 com cerca de 97000 disparos.
Segundo ele quando o obturador gripar, o arranjo não vale o valor da maquina...

Pretende brevemente fazer um upgrade para a D7100 ou para a nova D7200.

Ele fotografa paisagem natural/urbana e também faz uns biscatos para uma imobiliária.

A questão que eu coloco é, ele ganha alguma coisa em ter uma maquina desta gama em relação por ex à também nova Nikon D5500, para o tipo de fotografia que faz?

Não será "mais inteligente" poupar no corpo e melhorar o seu setup de lentes, que são as Sigma 10-20 e 18-200?
 
com d5200 ou d5300 fica mt bem servido já para o que é que já têm função de bracketing e HDR incorporadas

a d7100 em nada serve a mais nesses cenários!!

por isso é começar primeiro a investir numa boa lente
 


Aposto que até uma D3300 lhe chegava perfeitamente...

Isto agora fez-me lembrar um "caso" bem recente entre 2 amigos meus. Um comprou uma 700D o outro a seguir ia fazer o mesmo mas mudou de ideias. Preferiu gastar mais e escolher uma 70D.

Depois andou-se a exibir, a dizer que tinha comprado uma maquina melhor e maior! :facepalm:

O estilo de foto de ambos é igual, longas exposições.
 
São máquinas com sensores praticamente idênticos, o que as distingue são as "features" de cada uma.

Considero a D5300 a melhor escolha para quem faz muitas longas exposições, pois o ecrã articulado dá imenso quando a máquina está montada num tripé. A D5500 não compensa a diferença de preço. Note-se que o ecrã articulado da D5000 é muito menos prático que o dos novos modelos, devido a posição da articulação.
 
Ricardo 2012, o rapaz apenas se está a percaver, pois a D5000 está em "fim de vida" e é normal que quando se faz um upgrade subir-se para uma gama acima, mas neste caso pelos vistos não vale a pena o extra para uma D7100, pois não vai tirar qualquer partido das features extras desta.

Como já foi referido, que invista em lentes como deve de ser! ;)
 
Sim, o que eu ao fim ao cabo quis dizer foi que, em muitos dos casos as pessoas compram modelos mais caros com imensas "features", para depois na prática não as usarem, como será este caso.

Para paisagem, talvez o facto de a D7100 ter 51 pontos de focagem contra os 39 da D5300, este seria muito provavelmente o único ponto que a D5300 fica a perder para a D7100 para utilização que ele dá.

A minha Canon 550D tem 9, mas uso apenas e sempre o ponto de focagem central. Não gosto de usar os 9 pontos ao mesmo tempo...
 
Só por mera curiosidade, nas gamas actuais a D5500 tem 39 pontos de focagem contra apenas 19 das Canon 750D/760D.

Naturalmente (penso eu) quantos mais melhor!
 
é um HDR para preguiçosos visto que a função grava em jpeg apenas e podes escolher o grau de intensidade! é giro para umas brincadeiras, mas para algo sério o auto bracketing é mais indicado
 
Só por mera curiosidade, nas gamas actuais a D5500 tem 39 pontos de focagem contra apenas 19 das Canon 750D/760D.

Naturalmente (penso eu) quantos mais melhor!
Isso não é assim. Os pontos AF "normais" só detectam arestas numa direcção. Os pontos cruzados detectam arestas em duas direcções. E nas Canon tipicamente o ponto central é duplamente cruzado, detecta arestas em 3 direcções. Geralmente é preferível ter menos pontos, mas mais cruzados, do que muitos unidirecionais. Também é preferível que cubram todo o enquadramento em vez de estarem agrupados no meio.
 
Isso não corresponde à minha compreensão do funcionamento do PDAF.
Pelo que percebo, quanto maior a abertura mais "fácil" é para o PD. Por isso a f/2.8 todos os sensores funcionam. Quando falam em "maior sensibilidade" querem dizer que o ponto central tem um sensor adicional em X, que só funciona acima de f/2.8, a somar ao em + que funciona até f/5.6.

Por exemplo, no caso da 7D:
Canon-EOS-7D-AF-Sensor-Config.gif
 
Última edição:
Isso não é assim. Os pontos AF "normais" só detectam arestas numa direcção. Os pontos cruzados detectam arestas em duas direcções. E nas Canon tipicamente o ponto central é duplamente cruzado, detecta arestas em 3 direcções. Geralmente é preferível ter menos pontos, mas mais cruzados, do que muitos unidirecionais. Também é preferível que cubram todo o enquadramento em vez de estarem agrupados no meio.

Não fazia ideia o que era isso dos pontos de focagem cruzados.

No site da Canon, sim dizem que os 19 pontos de focagem são do tipo cruzado.



Na Nikon dizem isto;



Pontos focais - 39, podem ser selecionados a partir de 39 ou 11 pontos de focagem

Modo de área de AF - AF de ponto simples, AF de área dinâmica de 9, 21 ou 39 pontos, seguimento 3D, AF de área automática


Só por mera curiosidade, então se grande parte dos pontos de focagem da Nikon são "normais" quantos são do tipo cruzado?
 
tipo o focus é feito por phase detection, ou seja, cada pixel do sensor contém 2 fotodiodos que captam luz de maneira diferente, a imagem de cada ponto de focus é dividida ao meio num ponto de focus normal.. por exemplo se tentares focar o horizonte de um mar com o céu, um ponto de focus normal não te serve de mt porque ele só foca objectos na vertical!
um cruzado já divide a imagem em 4 quadrantes, horizontal e vertical e detecta mt mais eficazmente! aquele especial diagonal é mais preciso ainda!
 
Obrigado pelas explicações.

Esta tarde mostrei este tópico à pessoa em causa, e chamou-me maluco por estar a falar do caso dele nos foruns. Mas ficou na boa! :D

E até acabou por achar que voces teem razão em adquirir uma D5300 em vez de uma D7100 ou D7200, porque admitiu que não está particularmente satisfeito com a Sigma 18-200. Disse que as fotos teem pouco sharp...;)
 
Ainda há pessoas humildes!

Os cerca de 300€ que ele poupa ao adquirir uma D5300, + se vender essa 18-200 já consegue arranjar facilmente qualquer coisa melhor que essa 18-200.

Eu já tive contacto com uma Tamron 18-200 (sem VC) e só tenho um adjectivo para a classificar. Uma bosta!

Eu até acho que a nova Canon 760D, até já seja um bom upgrade em relação à 550D. Talvez quando baixar de preço, pondero adquiri-la.
Agora para uso paisagístico e urbex, não vou comprar uma 70D ou uma 7D Mark II, para me armar em grande, como alguns que conheço.
 
Só mais uma questão, as lentes que ele usa na D5000 são compativeis com por ex a D7100? Pergunto isto porque existem Nikons com motor de focagem icorpurado e outras sem...
 
Back
Topo